Como tirar ar do cano? ➞ Torneira | Chuveiro | Encanamento

A entrada de ar na tubulação deixa muita gente desesperada. Isso acontece normalmente quando o registro de água é fechado, seja para fazer algum conserto, durante uma construção ou reforma, enfim. Entretanto, aprender como tirar ar do cano é mais simples do que você imagina.

Se ao abrir as torneiras e o chuveiro não sai água, seja na cozinha ou banheiro, é possível solucionar o problema rapidamente de um modo bem prático. Saiba como neste guia completo com ótimas dicas.

ar na torneira

Como tirar ar do cano? – Passo a passo

O problema de entrada de ar na tubulação afeta sobretudo o banheiro, principalmente a saída de água do chuveiro. Entretanto, para acabar com o problema, é só seguir o passo a passo.

Você pode realizar o procedimento com as torneiras abertas ou o chuveiro ligado. Só basta ficar atento para que a água não volte em alta pressão e molhe o chão.

Sendo assim, basta procurar um ponto de conexão acoplado à tubulação, seja um registro ou tubo. Os mais comuns são o da pia do banheiro ou da caixa de água do vaso sanitário.

tirar ar do cano
Exemplos de pontos de conexão ligados à tubulação que podem ser removidos para tirar ar do cano

Retire a conexão do tubo com o cano da parede. Basta rosquear até que a água que vem do cano comece a jorrar. Não se esqueça de usar um balde ou limpar a área antes de fazer esse processo, pois a água sairá com forte pressão.

Deixe jorrar por alguns segundos e rosqueie o tubo ao cano novamente. Se torneiras ou chuveiro já estiverem abertos, a água sairá normalmente. Caso estejam fechados, é só abrir para verificar se o fluxo de água está normalizado.

Para que tudo fique esclarecido, assista ao vídeo:


#Dicas

  • Para tirar ar de qualquer tubulação, basta procurar pela casa algum registro que possa ser removido do cano da parede. A forte pressão da água ajuda a retirar todo o ar que impede o fluxo normal nas torneiras.
  • Outra solução é retirar o registro do chuveiro. Para isso, porém, você precisará de ferramentas como chave de fenda.
  • No mercado, existem aparatos que ajudam a evitar a entrada de ar na tubulação, como as válvulas bloqueadoras de ar. Entretanto, devem ser instaladas corretamente.
ar no cano
O problema é comum em chuveiros e torneiras

Viu só como é simples aprender como tirar ar do cano? Nada de quebrar as coisas, chamar encanadores e pensar em soluções complexas. Esperamos que tenha gostado do tutorial. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.