Como calcular a inclinação do telhado? | Dicas fáceis e práticas!
Como calcular a inclinação do telhado? Muitas pessoas têm essa dúvida na hora de planejar a construção.
Fazer a estimativa de quanto o telhado deve se inclinar para garantir uma obra eficiente e segura não é uma tarefa simples. Há profissionais que estão habilitados a realizar esse e demais cálculos, como os engenheiros, por exemplo.
Mas você pode se inteirar do assunto para acompanhar a obra de perto e conferir se tudo o que está sendo feito está dentro dos conformes.
É primordial valorizar o planejamento da construção do telhado em uma obra. Seja um projeto iniciado do zero ou uma reforma, é necessário ter em mente todas as medidas (inclusive ter uma planta baixa ou 3D com os parâmetros), os materiais que serão empregados, os profissionais que irão executar, etc.
Na hora de pensar no telhado, não se esqueça que é preciso considerar a inclinação ideal de acordo com a telha escolhida.
Esse detalhe não pode ser deixado de lado, pois é ele que vai garantir a proteção da construção. Caso tenha problemas de inclinação, podem ocorrer problemas como vazamentos, goteiras, paredes e tetos com umidade, etc.
Muitas escolhas devem ser feitas antes de calcular a inclinação do telhado. Por exemplo: Qual unidade de medida será usada? Qual tipo e tamanho da telha?
Por ser um quesito tão importante, sugerimos que você entenda melhor sobre esse processo. O que acha de ver nesse post como calcular a inclinação do telhado? Vamos mostrar aqui as principais formas de realizar esse trabalho.
Acompanhe!
Tópicos
Escolha da telha para o telhado
Como falamos anteriormente, você precisa elaborar um projeto, podendo ser uma planta baixa convencional ou uma 3D junto a um engenheiro ou arquiteto com credencial. Assim, você terá em mãos todas as medidas da obra.
Partindo do princípio que seu projeto tenha o telhado aparente, aquele tradicional, é preciso escolher bem as telhas. Você pensará tanto na estética, quanto no preço que cabe no seu orçamento e na eficiência que deseja.
A saber, existem diversos modelos de telhas disponíveis no mercado de construção atualmente. Os principais são:
- Telha de cerâmica (barro)
- Telha galvanizada
- Telha de concreto
- Telha de fibrocimento (amianto)
- Telhas ecológicas (materiais sustentáveis)
- Telha de policarbonato
- Telha de vidro
- Telha de metal, entre outras
Importante saber que a escolha da telha vai determinar também a inclinação de seu telhado. Basicamente, quanto maiores forem, maior deve ser a inclinação.
Escolha a telha que mais se encaixa com o estilo de sua obra, lembrando que conforme ela for, a inclinação poderá ser de um jeito ou de outro, garantindo um visual específico para a sua construção.
Por que é tão importante definir o tipo de telha?
É a partir das telhas que o engenheiro ou outro profissional poderá estabelecer a base para calcular a inclinação do telhado. E isso passará pelos fabricantes das telhas. Eles que irão indicar o mínimo e o máximo recomendado de inclinação.
Importância da inclinação do telhado?
O cálculo da inclinação do telhado é tarefa fundamental para ter uma obra completa, eficiente e não ter dores de cabeças futuras. Fazer isso traz segurança e conforto.
Um telhado com cálculo de inclinação errado, como expusemos anteriormente, pode trazer diversos problemas, até mesmo abalar a estrutura da casa.
Os problemas mais comuns são:
- Umidade
- Mofo
- Goteira
- Vazamentos
Ocorrendo alguma dessas consequências haverá a necessidade de realizar reparos. Ou seja, acarretará em um custo a mais e imprevisto para a reforma. Além disso, conviver com mofo e outros estragos, pode prejudicar a saúde dos moradores.
Mesmo que você seja interessado no assunto, saiba que a ajuda de especialistas é super necessária. Ele poderá liderar o projeto e executar essa obra.
Claro que isso pode aumentar um pouquinho o custo, mas futuramente você terá conforto, segurança e sentirá a realização de ter uma casa em perfeito estado, sem causar problemas estruturais.
Como calcular a inclinação do telhado?
Logo saber um pouco mais sobre os tipos de telhas existentes e qual a importância da inclinação do telhado, o que acha de ver como será feito o cálculo?
A saber, a principal forma de calcular a inclinação do telhado é por porcentagem. Ou seja, a medida é feita em cima desse cálculo.
Para fazer toda a cobertura com as telhas aplicando a inclinação correta você / o profissional deverá levar em consideração alguns fatores. São eles:
- Largura de um vão (A)
- Fator de inclinação a ser usada (porcentagem) (FI)
- Largura do pano inclinado ou “água”. (B)
- Comprimento do pano ou “fiada” (C)
*Caso tenha beirais, eles devem entrar no cálculo (A) e (C).
Segundo os profissionais da área uma das fórmulas eficientes para calcular a inclinação é essa:
Porém, sempre leve em consideração a porcentagem mínima e máxima indicada pelo fabricante. A saber, a porcentagem da inclinação também irá variar com o tipo de telha e seu material.
Lembre-se: quanto maior for a telha, menor a inclinação do telhado.
As telhas cerâmicas, por exemplo, devem ter no mínimo 30% de inclinação, com exceção da telha francesa.
Já as esmaltadas devem ter no mínimo 35% segundo a maioria dos fabricantes.
É possível, de forma simples, explicar um cálculo de inclinação da telha cerâmica em centímetros:
30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100.
Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical.
A telha de fibrocimento é menor do que a de cerâmica. Deste modo a sua inclinação deverá ser em uma porcentagem menor.
Abaixo você conhece todas as estruturas que compõem um telhado aparente:
Em relação à inclinação do telhado com a telha de fibrocimento, segundo especialistas, a medida mínima é de 9%. Lembrando que pode variar de um modelo para outro deste material. Os principais são:
- Tropical
- Ondulada
- Etermax
- Modulada
- Canalete
O cálculo da telha de fibrocimento, supondo uma inclinação de 10%:
10% é igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical.
Inclinação em regiões com ventos fortes
Entendedores do assunto julgam que, para regiões de ventos fortes, o ideal é que a telha tenha no mínimo 45% de inclinação. Essa medida é necessária para proporcionar maior segurança e menos aderência ao vento.
O modo da instalação é fundamental para a boa fixação e eficiência do telhado também. As telhas devem estar devidamente presas com parafusos, amarrações ou grampos, pregos com borrachas de vedação, etc.
E então, gostou de saber como calcular a inclinação do telhado? Esperamos que nosso post tenha ajudado com as informações que buscava!
Aproveite para conhecer outros artigos relacionados:
Madeira para telhado: 7 melhores tipos e suas características
Modelos de Telhados – 60 Tipos Diferentes e Dicas para Escolher!
Quantas telhas por metro quadrado? » Saiba como calcular!
Caso tenha dúvidas ou dicas deixe um comentário. Obrigado e até a próxima!