Como colocar placa de gesso na parede? •【PASSO A PASSO】

Como colocar placa de gesso na parede? Essa é uma tendência muito popular para revestir ambientes como a sala, quarto e diversos ambientes da casa.

Trata-se de uma solução bem acessível, que gera um efeito incrível e pode ser feita por você mesmo – basta seguir um passo a passo simples e prático.

O resultado é a decoração do cômodo totalmente renovada, com sensação de amplitude e base neutra perfeita para ornamentar diversos estilos, do clássico ao moderno.

Então, acompanhe nosso tutorial completo + ótimas dicas para aprender a como colocar placa de gesso na parede. Com certeza você vai se surpreender com tanta facilidade.

Tópicos

o que é placa de gesso 1

Fazer um painel de gesso ou revestir a parede com esse material são técnicas convencionais que protegem a superfície e ainda renovam a decoração do ambiente.

O gesso é um produto muito versátil, chamando atenção pelo acabamento e por servir de base para qualquer tipo de pintura. Além disso, possui um preço bem acessível, além de uma aplicação rápida e eficiente.

A instalação pode ser tanto como revestimento direto na parede quanto em forma de placas 3D, que podem ser compradas prontas nas lojas. A grande vantagem dessas placas é o efeito tridimensional e a elegância que trazem a qualquer ambiente, modificando totalmente o cenário.

Além disso, a placa possui uma série de desenhos diferentes. Você pode escolher a forma que mais se destaca na parede, seja algo geométrico, simétrico, conceitual, enfim.

placa de gesso o que é

Como colocar placa de gesso na parede? – Passo a passo

Aprender como colocar placa de gesso na parede é bem simples. Basta seguir o passo a passo para renovar a decoração da sua casa.

Providencie os materiais necessários

Para esse trabalho, você precisará de alguns adereços: trena, nível, lápis, serrote e espátula. Além disso, as protagonistas também entram nessa lista – as placas de gesso -, bem como o gesso cola, que será utilizado para fixá-las na parede.

Escolha as placas de gesso

Conforme salientamos, você pode comprar placas de gesso dos mais variados tipos nas lojas especializadas. São diversas formas e acabamentos. Já o tamanho lembra um piso cerâmico, tornando a instalação fácil e rápida, por meio de colagem.

Meça a parede

A quantidade de placas de gesso depende da superfície que você deseja cobrir. Portanto, use a trena para fazer as medições necessárias, definindo a largura e altura exatas da parede.

placa de gesso como instalar

Compre as placas e a cola

Com as medidas em mãos, basta comprar as placas de gesso em quantidade suficiente para realizar a instalação. Além disso, compre a cola – tradicionalmente, é vendida em sacos em forma de pó.

Nivele a parede

Use a trena para tirar as medidas da placa. Definida a largura, meça o valor a partir do canto da parede. Marque com um lápis. Em seguida, nivele rente à marcação para que as placas fiquem retas. Realize esse processo de fora a fora, assim você saberá exatamente o limite em que cada peça ocupará – e se será necessário realizar cortes nas placas.

Prepare a cola

Use um pote de plástico ou uma bacia para preparar a cola. Encha metade do compartimento com água e vá polvilhando o gesso em pó aos poucos. Mexa com a espátula até formar uma mistura densa, que não escorra e tenha um aspecto semelhante à cola branca.

placa de gesso na sala

Inicie a colagem

Com a parede nivelada, pegue uma placa e passe cola em suas bordas usando a espátula. Não precisa passar em toda a placa, apenas nos cantos. Fixe na parede e esfregue de cima para baixo para uma boa fixação. Continue assentando as placas até cobrir toda a superfície.

Faça recortes

Se há espaço sobrando e não cabe uma placa inteira, use o serrote para fazer recortes de acordo com a medida correta para o encaixe da placa de gesso.

Capriche no acabamento

As placas devem ser coladas bem próximas para facilitar o acabamento. Para isso, especialistas recomendam fazer um rejunte.

Para isso, é só usar massa de rejunte da mesma cor das placas de gesso. Prepare conforme as instruções da embalagem e aplique em todas as frestas usando a espátula. Limpe as laterais e capriche no acabamento para garantir um bom resultado.

Tempo de secagem

A secagem completa dura aproximadamente dois dias. Depois disso, você pode até pintar as placas de gesso com a cor de sua preferência. Caso contrário, vale mantê-las no aspecto original branco. Assim, o ambiente fica mais claro e iluminado, com total sensação de amplitude.

placa de gesso na decoração

Fotos de parede com placa de gesso

Agora que você já sabe como colocar placa de gesso na parede, inspire-se com fotos de ambientes com essa tendência.

quarto com placa de gesso sala com placa de gesso decoração com placa de gesso

As formas de placas de gesso mais populares são: floral, diamante, origami, trançado, scaleno, mosaico, ondas, eclipse e canjiquinha.

o que é placa de gesso

Você pode usar as placas de gesso para fazer painéis de TV, decorar salas de jantar, ornamentar a parede da cabeceira da cama em quartos, modernizar home offices e renovar a decoração de lavabos.

placa de gesso na cozinha

Placa de gesso na decoração

Se achar necessário, você pode pintar as placas após a secagem. Use tintas específicas e a cor que mais combine com o estilo de decoração.

quarto com gesso rosa placa de gesso no banheiro placa de gesso amarelo na sala placa de gesso 3d


De fato, é bem simples aprender como colocar placa de gesso na parede. Gostou do nosso tutorial e das fotos? Deixe um comentário e conte tudo pra gente. Boa sorte na instalação e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.