Concregrama – 40 inspirações lindas e tudo sobre pisograma!

O concregrama é uma estrutura que está cada vez mais comum em projetos residencias, seja para a decoração de jardins, fachadas, garagens e áreas com alta circulação de pessoas, como praças e parques.

Conhecida como pisograma, possui uma função bem interessante e uma série de vantagens. Além disso, é fácil de instalar e dá um plus no paisagismo de qualquer ambiente.

Bacana, não é? Por isso vale saber tudo sobre concregrama neste guia completo. Entenda como funciona, a instalação passo a passo, preço e diversas fotos.

Tópicos

pisograma
Saiba tudo sobre pisograma em um guia completíssimo!

O que é concregrama?

Concregrama trata-se de uma peça vazada feita de concreto utilizada para revestir calçadas, corredores, garagens, jardins e áreas externas de modo geral.

Instalada no solo, a estrutura pode receber diversos tipos de grama que se desenvolvem em suas aberturas, criando um contraste bacana entre a rigidez do concreto com a beleza da grama.

modelos de concregrama

Além disso, com o desenvolvimento da grama entre a peça, é possível protegê-la, evitando o esmagamento por animais, pessoas e veículos. Sendo assim, com essa alternativa você pode aposentar a placa “não pise na grama”.

Melhor que isso é saber que a instalação do pisograma é simples, sem a necessidade de mão de obra especializada. Você mesmo pode fazer passo a passo, sem precisar isolar a área, se atentar com tubulação, entre outras providências.

Modelos de pisograma

Vantagens e desvantagens

O concregrama se destaca por ter várias vantagens:

  • A estrutura muda o paisagismo de qualquer área externa. A versatilidade de formatos muda o cenário e dá um plus na decoração de jardins e quintais;
  • A permeabilidade do pisograma é a maior vantagem. A água da chuva é absorvida e drenada com total eficiência, evitando alagamentos e a formação de lama – por isso é indicado tanto para áreas urbanas quanto rurais;
  • Conforme salientamos, a instalação é simples e não demanda mão de obra especializada, basta preparar e nivelar o terreno do modo correto;
  • A manutenção também é fácil. Atente-se apenas ao corte da grama para que não ultrapasse o desenho do pisograma;
  • O preço é acessível e baixo em comparação a outros pisos e estruturas. Você encontra diversos tipos disponíveis nas lojas com valores diversos;
  • A versatilidade é um dos maiores benefícios do concregrama. São vários tipos com formatos e design diferentes, perfeitos para qualquer tipo de projeto.
  • O pisograma combina com diversos estilos de decoração, desde fachadas rústicas até modernas, clássicas, entre outras. Além disso, você pode plantar qualquer tipo de grama: São Carlos, Esmeralda, Batatais, etc.

o que é pisograma

Do mesmo modo, vale salientar algumas desvantagens do pisograma:

  • Não se adapta a terrenos desnivelados, pois o nivelamento e compactação do solo são essenciais antes da instalação da estrutura;
  • Alguns pisos vazados podem causar quedas em mulheres com salto alto, sobretudo o modelo agulha. Sendo assim, vale combiná-los com estruturas lisas e que permitam caminhar com esse tipo de calçado.

Quanto custa em média? #preço

O preço do pisograma varia conforme o modelo, por isso é essencial fazer pesquisas em várias lojas de paisagismo, jardinagem e materiais para construção.

De modo geral, o metro quadrado custa cerca de 60 reais. Além disso, é possível comprar as peças separadas, assim você delimita a quantidade necessária para revestir o terreno.

Algumas lojas para comprar: C&C, Shoptime, Copafer, Leroy Merlin, etc.

Dicas de decoração com concregrama

A instalação das peças de pisograma pode ser realizadas em áreas de tráfego leve ou pesado. Em todo caso, o nivelamento é essencial, assim como a compactação do solo.

O assentamento é simples e somente após a colocação das estruturas é possível plantar a grama – seja em placas ou sementes, com a terra devidamente preparada com adubo e outros insumos.

A escolha do melhor modelo de concregrama depende do seu projeto. Considere o paisagismo e se achar necessário, contrate um especialista.

A saber, as peças possuem formatos com diversos acabamentos, conforme mostram as imagens:

peças de concregrama

tipos de concregrama

modelos de pisograma
Quadrados, arredondados, curvilíneos… escolha o modelo que mais se adapta ao seu projeto
tipos de pisograma
O pisograma possui uma variedade de formatos

Uma área com pisograma fica totalmente renovada. Inspire-se com algumas ideias incríveis!

Concregrama em calçadas

É muito comum a instalação do concregrama em calçadas e áreas públicas, como parques e praças. Diversos projetos paisagísticos valorizam essa estrutura com peças dos mais variados formatos.

Além disso, é interessante combinar o pisograma com outros tipos, como os pisos intertravados e até com alguns modelos de pedras. De fato, há uma série de projetos inspiradores que mostram toda a versatilidade desse conceito.

calçada com Concregrama calçada com pisograma Concregrama em calçadas Concregrama ideias Concregrama na calçada

No jardim/quintal

Jardins ficam mais bonitos e modernos com o concregrama instalado. É possível inovar montando uma série de projetos, valorizando entradas ou locais para descanso, sem a necessidade de instalar em todo o quintal.

Além disso, as peças de concreto podem harmonizar com outras estruturas, como pequenos muros, postes de iluminação e até esculturas decorativas. Uma ideia incrível e acessível para renovar a área externa de sua casa.

caminho com Concregrama Concregrama moderno jardim com Concregrama jardim moderno com Concregrama piso com grama Pisograma com grama sintética quintal com pisograma varanda com Concregrama

Em fachadas

Entradas de casas e estabelecimentos podem contar com o pisograma para deixar a fachada mais charmosa. Uma boa ideia é investir em peças de formatos diferentes, criando até desenhos.

Com certeza o concregrama deixará o imóvel mais atraente. Além disso, evitará o acúmulo de água durante os períodos de chuva, sendo uma ótima opção para áreas que sofrem com cheias e até enchentes.

area publica com Concregrama Concregrama no quintal entrada com pisograma ideia com Concregrama linda entrada com Concregrama locais com Concregrama pisograma em calçadas praça com Concregrama

Na área da piscina

Que tal deixar a área da varanda e da piscina com uma decoração diferente e ousada? As peças de pisograma são perfeitas para esse objetivo, sobretudo os modelos quadrados que se destacam na grama verde e combinam com o azul das águas. Um projeto sofisticado e que valoriza o paisagismo da sua área de lazer.

área de piscina com Concregrama Concregrama o que é quintal com Concregrama

Em garagem 

Muitas garagens contam com o pisograma em alternativa a outros tipos de piso. É uma forma de deixar o local mais verde e seguro, evitando que os veículos danifiquem a grama com o tempo. Nesse caso, basta se atentar à manutenção para garantir um ótimo visual.

Concregrama decoração com Concregrama decoração com pisograma entrada com Concregrama estacionamento com Pisograma garagem com Concregrama garagens com Concregrama


De fato, o concregrama é uma opção interessante para qualquer área externa. São muitas vantagens que vale a pena aproveitar. Gostou de saber tudo sobre essa ideia? Conte pra gente e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.