Modelos de Telhados – 60 Tipos Diferentes e Dicas para Escolher!
Escolher entre os modelos de telhados não é das missões mais fáceis, pois é necessário que a estrutura seja funcional, mas também tenha boa estética.
No mercado de construção existe uma grande variedade de materiais para telhado, estilos e especificidades diferentes. É necessário conhecer cada modelo antes de definir qual o ideal para sua obra.
Um telhado mal construído pode causar muitos problemas, como deixar a casa muito quente, com goteiras, umidade nas paredes, telhas mal encaixadas e que soltam com o vento, entre uma lista de muitos prejuízos.
Nesse post vamos mostrar 60 tipos de telhados que são bonitos e de boa qualidade para se inspirar. Além das fotos também vamos falar das características de cada um deles.
Tópicos
Fotos e Modelos de Telhados
O telhado pode ser de madeira, de zinco, vidro, ser curvado, com 2 águas, telhado verde, em L, entre uma grande variedade de possibilidades.
São tantos estilos e materiais diferentes que fica difícil saber qual o ideal para o nosso projeto. A seguir vamos mostrar fotos de modelos de telhados modernos e explicar as diferenças entre cada tipo de material.
Telhado Embutido
O telhado embutido também é conhecido como platibanda. Não sabe o que é platibanda? É aquele murinho que fica mais alta que o telhado deixando ele completamente escondido e faz com que a fachada da casa seja mais alta.
Esse é um dos modelos de telhados muito modernos que valorizam a estética da casa. Mas sua vantagem não para na beleza, pois também é um telhado que pode custar menos que outros modelos.
Por ser um dos modelos de telhados que ficam escondidos você pode optar por um tipo de telha que seja mais simples, mas de alta qualidade. Outra opção é usar a placa pré moldada com calha para escoar a água.
Outro fator que faz com que esse tipo de projeto seja mais barato é o fato de exigir menor madeiramento.
O telhado embutido pode estar presente na casa toda ou em apenas alguns espaços. Como vemos na foto, uma parte da casa tem telhado embutido enquanto a garagem tem o telhado tradicional.
O preço para construção de modelos de telhados embutidos vai depender da mão de obra contratada e do tipo de material escolhido. Apesar disso, podemos dizer que o metro quadrado custa na média de R$120.
Telhado de Vidro
A cobertura de vidro nunca é feita na casa toda devido ao alto custo e ao estilo. Geralmente, o vidro é usado para cobrir o pergolado, na varanda ou em ambientes com pouca luminosidade, como pode acontecer com a garagem se ela for completamente fechada.
Há duas formas de usar o telhado de vidro. A primeira e mais econômica é usar algumas telhas de vidro em meio as telhas de cerâmica para permitir que a luz natural entre no ambiente.
A segunda possibilidade é com placas de vidro temperado ou laminado, como vemos em pergolados e sacadas. As placas cobrem todo o espaço e é necessário usar uma estrutura de aço ou madeira.
A escolha do vidro vai depender do tipo de clima da região onde pretende construir. Se é uma região com ventos e tempestades frequentes recomendamos o uso do vidro laminado. Ele é reforçado e mesmo em casos de acidente os estilhaços não são cortantes.
Em regiões de clima mais tranquilo o vidro temperado pode ser uma opção. Ele é 5 vezes mais resistente que o vidro comum e por isso dá conta do recado.
Não tem como negar que área de lazer é um dos principais ambientes da casa. É nesse ambiente em que familiares e amigos se reúnem para passar momentos incríveis desfrutando da companhia uns dos outros. Pensando nisso é fundamental caprichar na decoração desse espaço.
Para deixar a área da churrasqueira ainda mais bonita apostar em um lindo telhado de vidro pode ser a pedida certa para deixar o visual dessa área incrível, iluminado e super aconchegante e com isso aproveitar o máximo de festas, feriados, férias, entre outras ocasiões.
Telhado Verde / Ecológico
Nunca se falou tanto em sustentabilidade e na necessidade de preservar o meio ambiente. Essa onda verde vem como uma alerta não só para a quantidade de lixo que produzimos, gases emitidos pelos carros ou consumo de água, também tem relação com as construções.
O telhado verde vem como uma solução para quem busca algo sustentável e traz muitas vantagens. A principal vantagem é reter até 90% menos calor que outro tipo de telhado, deixando a casa mais fresca e arejada.
Outra vantagem é de melhorar o ar ao redor da casa e ter um bom isolamento de som. Isso sem falar que deixa o visual da casa moderno e bonito, sendo uma visão relaxante.
O telhado verde tem algumas desvantagens como o fato de precisar de manutenção com frequência e custar até 40% mais caro que outros modelos de telhados.
Telhado Duas Águas
Sabe o que significa quando falamos de águas sobre telhado? Pode ser duas águas, três ou quadro. Também chamado de queda, é o termo “água” se refere a inclinação do telhado, duas águas são duas inclinações diferentes e assim por diante.
O telhado de duas águas cangalha é o mais comum em casas brasileiras. As duas partes do telhado se unem na cumeeira no centro do telhado, formando um triângulo.
Esse telhado é chamado de telhado de duas águas americano. Ele tem as duas inclinações, mas uma parte do telhado é mais alta que a outra e não se liga pela cumeeira no meio.
Telhado Retrátil
Os modelos de telhados retráteis são usados para cobrir espaços pequenos onde queremos ter a possibilidade de abrir e fechar quando necessário. Isso acontece na lavanderia, por exemplo, o Sol é ótimo para secar as roupas, mas se começa a chover nada mais prático que um telhado retrátil para fechar e proteger da água.
O mesmo acontece com outras áreas externas, como churrasqueira, varanda e piscina. Veja alguns modelos de telhados retráteis:
Telhado em L
Como você deve imaginar o telhado em L é ideal para casas pequenas que seguem esse formato. A própria parede de sustentação é usada para puxar o telhado, resultando em economia e agilidade de instalação.
O telhado em L pode ser aparente ou embutido como vimos no primeiro tópico. Depende do estilo você quer trazer para casa e o quanto pretende gastar com o projeto.
Telhado Transparente
Para quem está sonhando com um telhado transparente há duas opções: vidro e policarbonato. As duas versões ficam maravilhosas e apresentam uma excelente durabilidade.
Telhado Shingle
O telhado Shingle, também conhecido como telhado americano, não tem um formato específico. Na verdade o nome refere-se ao tipo de telha usada na composição do telhado.
No Brasil ainda é raro vermos construções com a telha Shingle, mas ela tem alta durabilidade, é bonita e de fácil instalação. Além disso, é uma opção de telha leve e que conta com boa variedade de cores.
Esse tipo de telha não é tão popular no Brasil devido ao preço, podendo custar o dobro da telha tradicional de cerâmica.
Telhado Colonial
O telhado colonial tem um estilo muito bonito e é composto por telhas que levam esse mesmo nome. Não há um desenho padrão para o telhado, por isso pode combinar com casas modernas, clássicas ou rústicas.
Com a escolha de uma telha tão bonita como a colonial é quase que uma obrigação fazer um telhado que fique aparente. Essa telha valoriza o visual externo da casa, tem boa durabilidade e pode ser pintada ou envernizada com a cor que desejar.

Telhado de Madeira
O telhado de madeira geralmente é combinado com telhas de cerâmica. Podemos dizer que esse é o modelo de telhado mais usado no Brasil.
É comum deixar as vigas da madeira a mostra para criar um ambiente rústico. Confira as inspirações que selecionamos:
O telhado de madeira combina muito bem com áreas externas como varanda, sacada, churrasqueira, piscina, entre outros.
A madeira usada recebe tratamento para que não estrague por causa da umidade ou esteja exposta a ação de insetos.
Além da beleza, uma das vantagens dos modelos de telhados de madeira é o fato desse material não reter calor, deixando o ambiente mais fresco e convidativo.
Telhado de Zinco
É comum vermos o telhado de zinco em comércios e clubes esportivos, mas ele também pode ser uma solução para residencias.
Como vantagem dos modelos de telhados de zinco temos o baixo custo, a alta durabilidade e a facilidade de instalação, sem precisar investir em madeiramento.
Por outro lado, a placa de zinco faz muito barulho quando chove e absorve muito calor nos dias de sol. A solução para esse tipo de problema é colocar manta entre a chapa metálica e o forro, porém encarece o projeto podendo ficar no mesmo preço de outros modelos de telhados.
Podemos dizer que o telhado de zinco é uma solução funcional, porém não é bonita. Esse tipo de telhado pode desvalorizar qualquer casa e não tem uma boa estética.
Telhado de Amianto / Fibrocimento
Embora ainda seja muito popular em casas brasileiras, a telha de amianto representa um grande risco para a saúde.
Esse tipo de material usado para fazer telhas e caixas de água é proibido em mais de 50 países, pois pode provocar câncer em várias partes do corpo.
Como uma opção de baixo custo tal como o amianto temos o fibrocimento, que não tem os mesmos malefícios. Veja alguns modelos de telhados baratos e seguros:
Gostou das nossas inspirações de modelos de telhados? Escolheu o ideal para seu projeto? Deixe seu comentário.