Pedra para Calçada – Qual tipo escolher? 47 Ideias e dicas incríveis!
Há uma infinidade de revestimentos para calçadas, e a pedra para calçada é uma das opções muito versáteis e com ótimo resistência e durabilidade, garantindo um projeto como ótimo custo-benefício e com versatilidade na escolha de diferentes tipos de pedras.
E se você está à procura do tipo de pedra ideal para a calçada, no post reunimos as versões mais procuradas e os modelos que são mais recomendados para o revestimento do passeio.
Tópicos
Fotos e tipos de pedra para calçada residencial
Pedra Miracema
A pedra Miracema, também conhecida popularmente como lajinha, é um tipo de granito usado em sua forma bruta, por isso traz características rústica e áspera.
Esse tipo de pedra é bastante usado em calçadas por conta da sua alta resistência e durabilidade, tornando-se uma opção bastante versátil por essas vantagens e também pelo preço, uma vez que a pedra costuma ter um preço mais acessível.
A pedra Miracema exige pouca manutenção e a limpeza pode ser feita utilizando lavadora de alta pressão para remover sujeira mais profunda.
Esse tipo de revestimento em sua forma bruta traz a vantagem de ser antiderrapante e pode ser encontrado em diversas cores, uma vez que é de origem natural. As cores mais comuns para pedra Miracema são:
- Cinza;
- Branco;
- Rosa;
- Amarelo.
Assim, o projeto da calçada pode utilizar apenas uma cor, ou criar mosaicos criativos para o acabamento da calçada e misturando mais de uma cor da mesma pedra.
Pedra Portuguesa
Um clássico entre os tipos de pedras para calçadas é a Pedra Portuguesa, que lembra o clássico calçadão da Praia de Copacabana.
Essa opção de acabamento de origem calcária costuma ser utilizada em pequenos pedaços, permitindo criar lindos desenhos e mosaicos nas calçadas.
A pedra portuguesa tem como vantagens resistência e durabilidade, fácil manutenção, e uma beleza icônica!
Apesar de ser muito versátil com variação de cores para uso em calçadas, um ponto que pode ser mais crítico na escolha da Pedra Portuguesa é o fato da instalação ser um trabalho artesanal, uma vez que a pedra de tamanho pequeno é assentada uma por uma e tem um processo mais lento.
Pedra Basalto
Entre as variações de pedra para calçada, uma das opções é a Pedra Basalto, facilmente encontrada e com excelente custo-benefício.
Essa pedra com acabamento áspero é naturalmente uma opção antiderrapante, perfeita para deixar a calçada segura e evitar acidentes com o piso molhado.
O corte do Basalto pode ser irregular ou definido, o que permite a criação de mosaicos de desenhos diferenciados no passeio.
Além da versatilidade e do excelente custo-benefício, há ainda a vantagem das variações de cores para essa pedra de origem natural, variando entre tons de ferrugem, cinza, preto, entre outros.
Pedra São Tomé
Essa pedra tem origem na cidade de são Tomé das Letras, no sul de Minas Gerais, e por isso o nome de pedra São Tomé, uma referência ao seu local de extração.
A pedra São Tomé tem uma variedade imensa de cores, e as mais comuns são em tons de branco, amarelo, cinza e rosa.
É bastante comum ver o uso dessa pedra em torno de piscinas, sendo uma opção perfeita para o acabamento nessas áreas, uma vez que tem alta resistência, durabilidade e um fator importante, o fato de ser antiderrapante naturalmente.
É bastante comum ver a ornamentação de calçadas com esse tipo de acabamento, muitas vezes usado em tamanhos grandes e com cortes irregulares, formando lindos mosaicos no passeio.
Pedra de Granito
O granito é uma pedra bastante conhecida para diferentes estilos de projetos, inclusive podendo ser uma opção de pedra para calçada.
Nesse caso, há a possibilidade de escolher por granito em sua forma bruta, sendo uma opção para acabamento antiderrapante na calçada, ou o revestimento também pode ser usado na forma polida, reunindo cacos de granito para formar uma calçada diferenciada e com o reaproveitamento de pequenas sobras do material.
Há inúmeras vantagens ao escolher o granito como acabamento para a calçada, entre elas estão a alta resistência da pedra ao tráfego de pessoas e veículos, a variedade de cortes e acabamentos, e a variação de tons naturais dessa pedra.
Pedra Mineira
Como o próprio nome já indica, essa pedra é de origem mineira, e mais frequente nas regiões da Serra da Canastra e na cidade de Diamantina.
A pedra tem altas concentrações de sílica, por isso é chamada de quartzito.
A escolha por usar o acabamento em forma bruta torna o revestimento uma ótima opção de piso antiderrapante para calçadas, garantindo segurança até mesmo com o acabamento molhado.
Apesar de ser uma pedra de origem natural e com possibilidade na variação de cores, a tonalidade mais frequente é a Pedra Mineira na cor bege, que costuma ser utilizada na maior parte dos projetos com pedras naturais.
Você tem uma opção preferida entre esses estilos de acabamentos? Conte-nos qual das opções você mais gosta e se você já escolheu qual a opção para a sua calçada.