Pergolado – 70 Modelos belíssimos, dicas + tutorial de como fazer!

Está pensando em instalar um pergolado na sua casa? A casa fica com a área externa muito bonita, mas a melhor parte não é essa. O pergolado cria uma área super ventilada e fresquinha para aproveitar os dias de calor protegido do Sol.

Você pode montar um jardim embaixo, colocar cadeiras e almofadas ou ainda fazer do pergolado a sua garagem. Ainda não sabe direito o que é? Acha que custa muito caro? Nesse post vamos falar tudo que você precisa saber sobre essa estrutura, dar dicas de decoração, mostrar 70 inspirações maravilhosas e ainda vamos ensinar como fazer para que você economize um bom dinheiro. Bora aprender?

Tópicos

Dúvidas sobre Pergolado

Antes de mexer na casa é necessário entender tudo sobre pergolado, afinal, é um investimento que vai ocupar uma boa parte da área externa. A  seguir vamos responder as principais dúvidas sobre o assunto:

O que é?

Você provavelmente já viu um pergolado, mas não sabia que o nome era esse. É uma estrutura de vigas e colunas apoiadas uma das outras e com vãos permitindo a entrada de ventilação e luz natural. O teto é vazado e pode acomodar diversos tipos de plantas.

A estrutura de madeira é feita na área externa da casa, podendo ser próximo da piscina, funcionar como garagem, abrigar um jardim, varanda e quintal.

É o ambiente perfeito para curtir um final de domingo com a família, por exemplo. Além de funcional, o pergolado deixa o visual da casa mais bonito e sofisticado.

A característica principal do pergolado é a brincadeira de luz e sombra provocada pela uso de vigas intercaladas com os vãos.

Para que serve?

A estrutura de madeira não tem uma função específica. Assim como a varanda e o quintal, ela pode ser um espaço para curtir com amigos e familiares, principalmente nos dias mais quentes do ano.

Como falamos anteriormente, também pode ter a função de uma garagem. Tudo depende do tipo de espaço que você deseja criar, o fato que essa estrutura de madeira fica linda em qualquer casa e pode ser refúgio da correria do dia a dia.

Quanto custa em média? #preço

O preço varia bastante e vai depender de uma série de fatores, como o material escolhido. Por exemplo, um de bambu custa muito mais barato que uma estrutura de alumínio.

Um pergolado pronto de madeira de boa qualidade devidamente tratada custa na faixa de R$1800. Claro que quanto maior a estrutura, maior será o valor.

Para quem não está podendo gastar e entender um pouquinho da montagem de estruturas de madeira, fazer o próprio pergolado é a opção mais econômica. Com menos de R$500 é possível comprar madeira de qualidade satisfatória e fazer uma estrutura pequena.

Fotos e Modelos de Pergolado

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de estrutura é hora de ver as inspirações para imaginar como ficará em sua casa. Embora possamos ver esse tipo de estrutura em muitas mansões é possível adaptar o projeto para qualquer tipo de casa, basta ter o espaço disponível. 

Pergolado: Modelos para se inspirar

Pergolado: Modelos para se inspirar

Pergolado: Modelos para se inspirar

Pergolado: Modelos para se inspirar

Pergolado: Modelos para se inspirar

Pergolado de Madeira

O pergolado de madeira é o mais usado nas casas e traz uma rusticidade para a área externa. É a pedida certa para quem deseja montar um jardim, pois a cor da madeira tem tudo a ver e ajuda a ambientar.

Além disso, a madeira é muito resistente se tratada da maneira correta, sendo uma opção boa para lugares úmidos ou com ação da maresia do mar.

O mais legal dessa estrutura de madeira é que não existe uma única forma de fazer. São vários e vários modelos para escolher, desde as versões clássicas até os designs despojados. Basta escolher o que mais combina com a área externa que você vai decorar.

Pergolado: Em madeira

Para quem ama a decoração rústica a dica é investir as plantas trepadeiras. Elas vão cobrir parte do vão, garantindo mais frescor e sombra, mas sem deixar a parte de baixo completamente escura.

Essa estrutura de madeira veio da Itália, antigamente eles usavam essa estrutura para cultivar as uvas e posteriormente fazer vinho. Só depois de muito tempo é que esse item passou a fazer parte das decorações da casa, porém você ainda pode investir na parreira de uva. Outra opção é o maracujá.

Essas frutas ficam lindas em combinação com a madeira e de tempos em tempos os moradores poderão curtir frutas fresquinhas colhidas direto do pé. Mesmo nas grandes cidades isso lembra um pouquinho da calmaria da vida no campo.

Pergolado: Em madeira

Pergolado: Em madeira

Pergolado de Eucalipto

A grande diferença da estrutura de eucalipto é o formato roliço das vigas que dá um charme todo especial. É uma estrutura simples e combina muito bem com decoração rústica.

Assim como os outros tipos de madeira, o eucalipto também deve ser tratado para resistir as alterações do clima. Isso garante mais durabilidade.

Pergolado de eucalipto

Pergolado de eucalipto

Pergolado de eucalipto

Com Vidro

Se você não pretende usar trepadeira o vidro pode ser uma opção moderna. Contrastando com a rusticidade da madeira, o vidro faz a cobertura, protege o ambiente do sol e é ótimo para quem quer montar um cantinho relaxante.

Funciona bem como cobertura de ofurô, pequenas piscinas ou mesmo uma sala de estar aberta. Confira as inspirações maravilhosas que selecionamos:

Pergolado: Com vidro

Pergolado: Com vidro
Sala de Jantar: Para quem costuma receber muitos amigos e familiares a sala de jantar integrada com a área da piscina pode ser a pedida certa para curtir bons momentos. A cobertura de vidro permite que a família aproveite o espaço durante o ano inteiro e não apenas durante o verão.

Pergolado: Com vidro

Pergolado de Bambu

O bambu é uma material sustentável, super resistente e combina bem com casas na praia. Com esse visual praiano a estrutura de bambu é um convite para férias e momentos de muita descontração.

Pergolado: Em bambu

Pergolado: Em bambu

Pergolado: Em bambu

Pergolado de Ferro / Metálico

Embora fuja um pouquinho da essência da estrutura de madeira italiana, a estrutura de ferro confere muita modernidade ao visual da casa. Assim como a madeira, é necessário tomar alguns cuidados para que não estrague com o passar do tempo.

Pergolado: Em ferro

Pergolado: Em ferro

O ferro é uma opção para casas em localização que naturalmente não bate muito sol e a temperatura é amena. Com o sol batendo direto o ferro pode esquentar bastante e até provocar acidentes como queimadura ao encostar. Por o Brasil ser um país tão quente esse tipo de estrutura metálica não é muito utilizada.

Pergolado: Em ferro

Pergolado de Concreto

Uma opção moderna e menos quente que o ferro é o pergolado de concreto. A área externa na casa fica muito chamativa e sofisticada, principalmente quando a fachada mantém a cor de concreto.

É possível usar trepadeiras para ter mais sombras, assim como outros tipos de cobertura, como é o caso do vidro.

Pergolado: Em concreto

Pergolado: Em concreto

De Alumínio

A estrutura de alumínio pede uma cobertura que não esquente durante o calor, mas que mantenha a temperatura confortável durante o frio. Não é comum combinar o alumínio com trepadeiras.

Pergolado: Em alumínio

Pergolado: Em alumínio

Pergolado: Em alumínio

Pergolado Coberto

Em ambientes muito quentes a cobertura total pode ser a pedida certa para fugir do sol. É uma boa opção para a área da piscina e você pode escolher entre vários tipos de cobertura de acordo com o estilo visual que deseja.

Pergolado: Coberto

Pergolado: Coberto

Pergolado: Coberto

Pergolado com Vidro

Pergolado: Com vidro

Pergolado: Com vidro

Pergolado com Policarbonato

O policarbonato é uma ótima alternativa de cobertura e pode ser combinado com madeira, bambu, alumínio, ferro, entre outros. Você pode escolher da cor fumê e com proteção solar, garantindo a saúde da pele mesmo nos dias mais quentes.

Pergolado: Com Policarbonato

Pergolado: Com Policarbonato

Pergolado: Com Policarbonato

Rústico

O estilo rústico tem tudo a ver com a estrutura de madeira que era usada na Itália para cultivar uvas. Geralmente, vem acompanhado de muitos elementos naturais como trepadeiras, orquídeas e outros tipos de plantas. Confira algumas inspirações:

Pergolado: Rústico

Pergolado: Rústico

Pergolado: Rústico

Moderno

Podemos dizer que a estrutura moderna tem muitas linhas retas, as vigas são grossas e ficam mais aparente. Geralmente, esse estilo conta com cobertura de vidro ou policarbonato.

É ideal para criar uma sala de TV aberta, uma sala de estar ou um ambiente para meditar, por exemplo.

Pergolado: Moderno

Pergolado: Moderno

Pergolado: Moderno

Simples e Barato

É possível fazer pergolado sem gastar muito dinheiro. A dica é procurar por madeira que seja de qualidade e resistente, mas tenha o preço mais em conta. Outra opção é usar o bambu que pode custar mais barato que muitos tipos de madeira.

Outra dica é construir o seu próprio modelo1. Não é tão difícil quanto parece e com certeza você conseguirá fazer seguindo as dicas do final dessa postagem.

Pergolado: Simples e barato

Pergolado: Simples e barato

Pergolado: Simples e barato

De Canto

A estrutura no canto do quintal vem como uma solução para quem tem pouco espaço ou não quer comprometer a área em que as pessoas passam em um corredor, por exemplo.

Pergolado: De canto

Pergolado: De canto

Pergolado: De canto

Com Plantas e Flores

Pergolado: Com plantas

Pergolado: Com plantas

Pergolado: Com plantas

Com Balanço

Pergolado: Com balanço

Pergolado: Com balanço

Pergolado: Com balanço

Com Cortina

Pergolado: Com cortina branca

Pergolado: Com cortina

Pergolado: Com cortina vermelha

Com Churrasqueira

Pergolado: Com churrasqueira

Pergolado: Com churrasqueira

Pergolado: Com churrasqueira

Pergolado Interno

Pergolado: Interno

Pergolado: Interno

Pergolado: Interno

Na Varanda de Apartamento

Pergolado: Na varanda de apartamento

Pergolado: Na varanda de apartamento

Pergolado: Na varanda de apartamento

Para Jardim

Pergolado: Para jardim

Pergolado: Para jardim

Pergolado: Para jardim

Na Piscina

pergolado

pergolado

pergolado

Pergolado para Garagem

Pergolado: Para garagem

Pergolado: Para garagem

Pergolado: Para garagem

Como Fazer um Pergolado: Passo a Passo

Aprender como fazer seu próprio modelo de pergolado é uma forma de trazer ainda mais beleza para o visual da casa e também economizar.  A seguir vamos mostrar os princípios básicos para fazer, porém se você não tem experiência com carpintaria é recomendado comprar um modelo pronto ou encomendar com um profissional. O trabalho exige ferramentas específicas e só a compra dessas ferramentas já fica muito mais caro que comprar pronto. 

  1. O primeiro passo é escolher o material que irá usar na sua estrutura. Independente do tipo de madeira que escolher é essencial comprar o material já tratado. Lembre-se que o pergolado ficará exposto as ações do Sol e da chuva, por isso é importante que a madeira seja tratada para aumentar a durabilidade.
  2. O segundo passo é medir o espaço que tem disponível. Seja preciso nas medidas e compre a madeira do tamanho correto, pois não dá certo fazer pergolado com emendas.
  3. Na loja de material de construção eles vão saber te orientar, mas é necessário ter um boa noção para não comprar gato por lebre. As madeiras verticais precisam ter no mínimo 8 cm de espessura para que o pergolado fique resiste.
  4. Caso compre madeira maior que o espaço disponível será necessário cortar com equipamento apropriado.
  5. Não use madeira com partes apodrecidas ou que já esteja envergando no meio. É melhor investir em uma madeira de mais qualidade e gastar dinheiro uma única vez que ter que refazer alguns meses depois.
  6. Prenda as duas madeiras verticais no chão, pode ser no cimento, no deck ou diretamente no solo. É importante medir o nível para que os dois pilares fiquem na mesma altura. Além disso, os dois devem estar retos, para isso use uma trena ou um barbante.
  7. Use uma ripa transversal para ligar as duas bases instaladas. Use furadeira.
  8. Repita o processo com as outras duas bases que ficarão rentes a parede.
  9. Use sempre furadeira e parafusos grossos para que a estrutura fique resistente.
  10. As ripas devem ficar a 90 graus, por isso use o nível de bola para medir.
  11. Faça a instalação das vigas que farão parte da cobertura.
  12. É indicado deixar um vão de no mínimo 20 centímetros entre uma viga e outra.
  13. Reforce a instalação com parafusos grossos.
  14. Agora é só decorar!

Curtiu nossas inspirações de pergolado? Ficou com alguma dúvida sobre como montar o seu? Deixe seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.