Piso de Concreto – 32 Projetos e fotos para se inspirar + Dicas de uso!

O piso de concreto sempre foi um tipo de acabamento popular em diversos estilos de construção. Suas vantagens e características fazem dele uma opção super versátil e prática.

No entanto, ele tem sido ainda mais utilizado nos projetos mais modernos e contemporâneos atualmente. Se você adora os estilos industriais e gosta de seguir tendências, essa matéria é especialmente para você!

Preparamos algumas fotos incríveis de projetos com piso de concreto para você se inspirar. Além disso, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes e mostrar como os tipos diferentes podem se encaixar com qualquer estilo de decoração!

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

Tópicos

Dúvidas frequentes

Para começar o nosso pequeno guia sobre o piso de concreto, separamos algumas dúvidas frequentes sobre esse acabamento. Confira!

O que é o piso de concreto?

piso de concreto

O piso de concreto é um tipo bem comum e resistente, que também pode ser chamado de piso industrial e piso de alto desempenho. A durabilidade e as opções de acabamento são pontos super atrativos dessa opção.

Além disso, a versatilidade desse estilo de piso possibilita lindas criações tanto em áreas externas quanto internas. Ou seja, você pode usar o piso de concreto dentro e fora de casa.

O mais importante nesses casos é escolher um bom profissional para realizar a obra. Dessa forma, você evita problemas com construções mal feitas como manchas, infiltrações e rachaduras.

Com um projeto bem feito e materiais de qualidade, esse tipo de piso te proporcionará uma resistência incrível e uma durabilidade incomparável. Sendo assim, vale a pena pensar na escolha do profissional como um investimento duradouro!

Processos envolvidos na obra

O processo de concretagem envolve algumas fases importantes e determinantes para o bom resultado de sua obra. A condição do terreno, declínio, distribuição de cargas e quais impactos o piso sofrerá precisam ser considerados antes de tudo.

Essas características mudarão conforme o local onde o piso será instalado. Para fábricas e comércios, por exemplo, os agentes de deterioração são diferentes dos de locais menos movimentados, como residências.

Por isso, um profissional qualificado deve zelar por cada detalhe, garantindo que você não terá problemas futuros.

As etapas de instalação do piso de concreto, resumidamente, são:

  • Compactação do solo;
  • preparação da sub-base,
  • instalação de uma barreira de estanqueidade,
  • concretagem,
  • nivelamento do piso,
  • cura do piso,
  • acabamento da superfície.

concretagem

Quais suas vantagens?

As principais vantagens do piso de concreto, são:

  • Baixo custo – o que promove um excelente custo-benefício;
  • Alta resistência,
  • Boa durabilidade,
  • Fácil instalação,
  • Versatilidade – pode ser utilizado em ambientes internos e externos,
  • Variedade no acabamento da superfície – podendo apresentar várias texturas,
  • Ajuda a dar efeitos de amplitude, iluminação e liberdade na decoração,
  • Oferece a maior expectativa de vida em pisos do mercado,
  • As cores neutras permitem ousar na decoração e composição do ambiente,
  • Possibilita o tingimento com pigmentos,
  • É fácil de limpar,
  • Não exige uma manutenção frequente.

Existem desvantagens?

Diante de tantas vantagens, será que existem desvantagens para a escolha do piso de concreto? Podemos citar alguns pontos que podem ser relevantes na hora da decisão.

  • Esse tipo de piso pode não ser o melhor para locais como quartos ou ambientes mais frios, pois eles podem potencializar esse efeito. No entanto, é possível reverter essa situação com o uso de tapetes, que também enriquecem a decoração.
  • Um projeto mal feito ou o excesso de agentes agressores podem causar danos ao piso. Esses danos podem resultar em rachaduras, infiltrações, manchas e porosidade.
  • Em acabamentos mais lisos, a movimentação e impacto dos móveis pode causar a quebra do piso de concreto.
  • Os acabamentos mais lisos, como polido, podem não ser bons para locais como escadas e ambientes úmidos. Afinal, a superfície lisa e escorregadia pode ser perigosa para as pessoas. No entanto, há outras versões de textura que podem ser perfeitas para esse uso.

Como limpar?

De modo geral, todos os pisos de concreto tem uma limpeza bem fácil de ser feita. Por isso, independente do tipo de acabamento, água e sabão já são suficientes para uma limpeza completa.

Já para dar um brilho a mais para a superfície, você pode aplicar cera líquida ou verniz. Nesse caso, a aplicação a cada 5 meses é a mais indicada.

Quanto custa em média? #preço

O valor desse tipo de piso dependerá muito do tipo escolhido em relação ao acabamento. Além disso, a área que será coberta também alterará o valor final de sua obra.

No entanto, de modo geral, o valor por metro quadrado varia de 25 a 30 reais. Para se certificar de um valor exato para o seu caso e necessidade, vale a pena pesquisar bastante de acordo com o seu objetivo.

Desse modo, você conseguirá escolher o custo mais baixo sem perder em qualidade. Ou seja, fará a melhor compra possível e aproveitará todo o custo-benefício que o piso de concreto tem a oferecer!

Fotos e tipos de piso de concreto

Confira a seguir quais os tipos principais e mais populares de piso de concreto e fotos incríveis para se inspirar!

Piso de concreto polido

O concreto polido é uma alternativa linda, fina e sofisticada, perfeita para áreas internas. As possibilidades modernas oferecem versões em cores diversas, com efeito antiderrapante e brilhante.

Além de ser super resistente, essa opção é econômica e tem um efeito visual incrível. Os acabamentos polidos podem mudar a intensidade do brilho de acordo com o seu objetivo visual.

Inclusive, essa é uma alternativa mais barata e fácil de lidar do piso de porcelanato. Na versão original em cinza, as combinações de decoração são infinitas!

piso de concreto polido

Piso de concreto estampado

O piso de concreto estampado é uma alternativa bem econômica e com várias opções de estilo e acabamento. A técnica consiste no uso de um piso monolítico, pintado com diversas cores para fazer uma composição.

Ou seja, as cores diferenciam e combinam de acordo com o ambiente e o objetivo na decoração. Em geral, é mais comum o uso desse tipo de piso em áreas externas, como calçadas, entradas e jardins.

piso de concreto estampado

Piso de concreto intertravado

O piso tipo intertravado é bem comum em áreas externas, como calçadas e entradas. Ele é composto por blocos pré-fabricados em formatos diversos, que se encaixam e formam uma estrutura completa.

Os blocos de concreto podem formar desenhos, formas ou painéis retos, de acordo com a preferência de cada um. É muito comum vê-lo em locais públicos como supermercados, praças ou comércios em geral.

Além disso, é possível diferenciar a paisagem através da pigmentação dos blocos. Ou seja, você poderá colorir de acordo com sua decoração ou intenção.

Em áreas externas residenciais como jardins, áreas de piscina e lazer, o piso de concreto intertravado é uma alternativa linda, resistente e muito prática.

piso de concreto intertravado

Piso de concreto queimado

O concreto queimado também é conhecido como cimento queimado, uma das fortes tendências atuais em decoração. O toque rustico e elegante desse piso combina com vários estilos diferentes, além de ser econômico e fácil de aplicar.

Para não errar no investimento, vale a pena confiar em um profissional bom e qualificado para deixar o seu espaço incrível e moderno!

piso de concreto queimado Confir

Esperamos que essas dicas e fotos tenham colaborado e te inspirado para dar um toque especial e autêntico em suas áreas externas e internas. Escolha o seu tipo de acabamento ideal e aproveite os detalhes para enriquecer ainda mais seus ambientes!

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.