Porcelanato acetinado – Vale a pena? + 60 ideias na decoração!

O porcelanato acetinado é um dos materiais mais procurados para revestir ambientes. Ele é um meio termo entre os porcelanatos brilhantes e foscos e por isso tende a combinar com muito mais estilos de decoração.

Mas quais seriam as características desse modelo de porcelanato? O que mais ele tem de diferença? Seu preço é mais caro ou mais barato? Como aproveitá-lo na decoração?

porcelanato acetinado 3
O que acha de investir no porcelanato acetinado para o seu projeto?

São muitas questões que surgem na hora de escolher um revestimento, sobretudo quando se trata de novidades do mercado como é o caso dos porcelanatos.

O que acha de conhecer mais sobre esse tipo especial? Elaboramos um post para tirar as principais dúvidas a respeito do porcelanato acetinado e mostrar sugestões de decoração. Conheça agora mesmo!

Tópicos

Dúvidas frequentes – FAQ

Como falamos anteriormente, o uso dos porcelanatos ainda é algo novo no setor de construção e decoração. Apesar de já estar no mercado há um bom tempo, ele não havia se popularizado tanto como hoje em dia.

Com um preço mais elevado do que outros tipos de revestimentos, os porcelanatos muitas vezes são considerados artigos de luxo em uma obra. No entanto, enxugando um pouco o orçamento para outros detalhes, é possível ter um material assim em seu projeto.

porcelanato acetinado 4

Uma das alternativas mais interessantes é o porcelanato acetinado. Para que você conheça mais sobre ele, selecionamos as dúvidas mais frequentes. É para ter certeza de que esse é ou não o material certo para a sua obra. Veja a seguir 🙂

O que é porcelanato acetinado?

A priori, é preciso saber o que é, de fato, o porcelanato. Basicamente, esse material é produzido com 70% de rochas e 30% de argila.

Em relação à cerâmica tradicional, por exemplo, é mais resistente. Isso por que a cerâmica é composta por mais argila do que rocha, não conferindo tanta rigidez assim.

porcelanato acetinado

Outra característica do processo de produção do porcelanato é que nele ocorre a queimada dele a mais de 1200ºC. Essa ação é responsável por deixar o produto compacto e vitrificado.

A saber, o mercado nos oferece várias opções de porcelanatos para escolher e ornar com a decoração. Os que recebem uma camada de polímero (ou esmalte), são chamados de esmaltados. Os que não passam por isso têm o nome de porcelanatos técnicos.

Lembrando que o esmalte não é um acabamento final. O acabamento do porcelanato é que dará a diferença na aparência. Sendo eles: polido, acetinado ou brilhante.

porcelanato acetinado 1

Enfim, o porcelanato você já sabe o que é. Mas no que consiste o acetinado?

Bom, chega de mistério. O que diferencia o acetinado dos demais porcelanatos é a sua superfície mate e suave. Como dissemos logo no início do texto, ele é como se fosse um meio termo entre os brilhantes e os foscos. Isto é, tem uma aparência neutra e por isso conquista tanta gente. Afinal, combina com praticamente tudo!

Sua textura não é polida, portanto, não tem o acabamento liso. Dessa forma, pode ser indicado até mesmo para revestir áreas molhadas e externas.

Porcelanato branco acetinado na cozinha americana
Porcelanato branco acetinado na cozinha americana

Atenção: Como fazer a limpeza do porcelanato acetinado

A limpeza do porcelanato acetinado é muito simples e o recomendado é que seja feita diária ou semanalmente no máximo.

Passo a passo:

  1. Passe uma vassoura macia ou aspirador de pó por toda a superfície.
  2. Dilua uma colher (sopa) de detergente líquido em 5 litros de água.
  3. Passe a mistura com um pano.
  4. Depois é só passar um pano úmido para garantir que o revestimento continue com brilho.
Banheiro grande com porcelanato cinza acetinado
Banheiro grande com porcelanato cinza acetinado

Quais suas vantagens?

De um modo geral, os porcelanatos acetinados apresentam diversas vantagens ao revestir ambientes internos e externos.

Confira os principais benefícios de apostar nesse material:

1 – Acabamento uniforme

Porcelanatos são, de certa forma, padronizados. Eles apresentam acabamentos e cores uniformes, facilitando a combinação das peças entre si e com outros materiais.

2 – Versátil

Uma das maiores vantagens dos porcelanato acetinados é a versatilidade. Ele realmente tem potencial de combinar com qualquer estilo decorativo, outros revestimentos, bem como ser utilizados em qualquer ambiente, dos internos aos externos.

porcelanato acetinado 2

3 – Pouca retenção de água

O porcelanato acetinado é um dos menos porosos que têm. Por isso eles não retém muita água e podem ser usados em áreas úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas. Se você os lavar, não estufa.

4 – Reflete pouca luz

Diferentemente dos brilhantes e polidos, os acetinados não refletem luz e por isso garantem um visual muito mais aconchegante.

5 – Menos manchas e riscos

O tipo de acabamento que ele recebe garante uma menos propensão a manchas, riscos e demais marcas. Ou seja, ele é mais resistente à abrasão do que os demais modelos de porcelanatos.

Vantagens do porcelanato acetinado
A uniformidade de suas peças é uma das vantagens do porcelanato acetinado

6 – Fácil de limpar

Como você pode ver no tópico anterior, é facílimo de limpar o porcelanato acetinado, além de ser barato. Para mantê-lo sempre bonito e limpo, o ideal é fazer essa manutenção semanalmente.

7 – Pode ser retificado

O porcelanato acetinado pode ser retificado. Isso significa que suas peças terão cortes precisos para que não necessitem de muita argamassa e, consequentemente, menos rejuntes. Assim o visual do revestimento se torna mais uniforme, homogêneo e amplo.

Porcelanato sem necessidade de rejunte
Porcelanato sem necessidade de rejunte

Existem desvantagens?

Logo após conhecer tantas vantagens, é difícil imaginar que o porcelanato acetinado possui também desvantagens, não é mesmo? Pois é! Assim como qualquer material, esse modelo pode ter certos pontos negativos. Confira quais seriam eles.

1 – Dificuldade de remoção

O porcelanato é lindo e maravilhoso, mas se houver uma quebra ou se você quiser removê-lo vai se deparar com uma grande dificuldade. Ele é difícil de ser trocado e muitas vezes precisa ser realizado por um especialista para não danificar toda a estrutura. Portanto, na hora de escolher, tenha a certeza de que é um modelo atemporal, que combina com tudo e não vai enjoar.

Quarto de bebê com porcelanato acetinado
Quarto de bebê com porcelanato acetinado

2 – É um piso frio

A saber, o porcelanato acetinado é considerado um piso frio. Isso muitas vezes não agrada quem deseja um piso mais confortável e aconchegante ao toque, principalmente se a região tiver prevalência de temperaturas baixas. Dessa forma, pode não combinar muito com quartos ou salas, que pedem um material com mais “calor”. E continuam sendo boa opção para banheiros e cozinhas, por exemplo. Já em cidades quentes, no entanto, são excelentes pedidas.

Panorama de casa com porcelanato bege
Panorama de casa com porcelanato bege

3 – Não é muito barato

Vamos combinar que os porcelanatos não são os materiais mais baratos do mercado de revestimentos. Perto dos tradicionais cerâmicos, por exemplo, eles são bem mais caros. Se você está com um orçamento bem enxuto para a obra, pode considerar esse fator uma super desvantagem. Mas como já falamos, é um custo que vale muito a pena a longo prazo.

Porcelanato cinza acetinado em restaurante
Porcelanato cinza acetinado em restaurante

Quanto custa em média? #preço

Por falar em preço, chegamos a um tópico especificamente sobre esse assunto. É algo que muita gente se pergunta e fica com um pé atrás na hora de determinar os revestimentos de suas obras.

Como já expusemos no tópico anterior, o valor do porcelanato, seja ele acetinado ou outro, não é algo que alegra os bolsos. Investir nele significa desembolsar um dinheiro que poderia ser economizado usando um revestimento cerâmico, por exemplo.

Cozinha industrial com porcelanato cinza
Cozinha industrial com porcelanato cinza

Apesar disso, o sucesso dos porcelanatos não é à toa. Eles surgem como ótimo custo-x benefício, uma vez que são lindos, versáteis, duráveis e resistentes.

Você não sofrerá com quebras, riscos e manchas frequentes, principalmente se recorrer ao acetinados, não terá dificuldade para limpar e nem precisará fazer manutenção a não ser que queira fazer trocas.

Porcelanato imitando madeira acetinada na área externa
Porcelanato imitando madeira acetinada na área externa

Sendo assim, pagar por ele vale a pena. Por isso que é tão buscado atualmente, mesmo em projetos pequenos e com orçamentos medianos.

Para você ter uma ideia dos preços cobrados, selecionamos sugestões de modelos de peças em porcelanatos acetinados de algumas lojas online. Confira:

*Preços podem sofrer alterações. Pesquisa feita no mês de novembro / 2019.

Você viu que os preços variam de acordo com os detalhes como estampa, acabamentos superficiais, demanda e cor. Continue pesquisando para encontrar os melhores valores.

Lavabo com porcelanato que imita mármore acetinado
Lavabo com porcelanato que imita mármore acetinado

Porcelanato acetinado ou polido – Qual a diferença?

O porcelanato com polimento é outra alternativa para quem deseja revestir. Mas qual a diferença dele para o modelo acetinado? Entenda:

Porcelanato polido

Como o próprio nome indica, esse porcelanato recebe polimento, que é um processo para deixar o material com certo brilho, além disso, com a superfície lisa. Identificado pela sigla PO na embalagem, ele é mais recomendado para área secas, como salas e quartos, por ter essa característica.

Porcelanato acetinado

Este tem muito menos brilho do que o polido. Tem textura mais suave e aparência aveludada, quase fosca, pois não recebeu acabamentos elaborados como os demais tipos. Ele é identificado pela sigla AC.

Além disso temos o porcelanato brilhoso

Esse modelo aparece na embalagem como BR e tem a superfície brilhante por ter recebido uma camada superficial de esmalte. A saber, os acetinados também podem ter esse tipo de acabamento, portanto você pode encontrar peças que são “acetinadas esmaltadas”, como é o caso das que imitam madeiras.

Decoração com porcelanato que imita madeira
Decoração com porcelanato que imita madeira

Fotos e modelos de porcelanato acetinado

Agora que você já está craque sobre as características técnicas dos porcelanatos acetinados, que tal então descobrir formas de utilizar essas peças na decoração?

Porcelanato acetinado moderna
Porcelanato acetinado para obter uma decoração moderna

Selecionamos tópicos com diversas maneiras de aplicação do porcelanato acetinado, desde ambientes internos até os externos. Como são versáteis e surgem em variados modelos e cores, dá para obter resultados super diferentes. Confira!

Porcelanato acetinado retificado

O retificado significa que o corte da peça de porcelanato é reta e permite que a sua aplicação não demande muita argamasse e nem rejunte.

Isso garante um visual muito mais elegante e uniforme, sem as separações convencionais que vemos comumente em azulejos.

Ambiente amplo com porcelanato retificado
Ambiente amplo com porcelanato retificado

É uma excelente alternativa para quem deseja conferir mais amplitude aos espaços e decorar com um mesmo material dois ambientes compartilhados.

Essa característica também reduz a chance de quebras e acúmulo de sujeira, evitando manutenções frequentes.

Inspire-se com obras incríveis com porcelanatos retificados acetinados:

Área externa com porcelanato acetinado retificado
Área externa com porcelanato acetinado retificado
Banheiro com porcelanato retificado
Banheiro com porcelanato retificado
Decoração com porcelanato retificado no piso
Decoração com porcelanato retificado no piso
Porcelanato acetinado retificado na sala
Porcelanato acetinado retificado na sala
Quarto com porcelanato acetinado bege retificado
Quarto com porcelanato acetinado bege retificado
Quarto com porcelanato retificado acetinado que imita madeira
Quarto com porcelanato retificado acetinado que imita madeira
Sala com porcelanato retificado
Sala com porcelanato retificado

Porcelanato acetinado bege

A cor bege é uma coringa na decoração. Nem muito sóbria, nem muito alegre, ela pode ser usada em qualquer estilo de decoração e tende a ser muito fácil de combinar com outras cores.

Também devemos dizer que o bege, sobretudo o mais claro é indicado para dar a sensação de amplitude aos ambientes. Então se você tem uma sala pequena, por exemplo, pode apostar nesse revestimento para dar aquele toque de espaço bem maior do que realmente é.

Dê uma olhadinha nas ideias de decoração com porcelanatos acetinados bege:

Área externa com porcelanato bege acetinado
Área externa com porcelanato bege acetinado
Banheiro decorado com porcelanato bege
Banheiro decorado com porcelanato bege
Cozinha toda preta com porcelanato bege no piso
Cozinha toda preta com porcelanato bege no piso
Decoração de quarto com porcelanato acetinado bege
Decoração de quarto com porcelanato acetinado bege
Decoração moderna com porcelanato acetinado bem como marmorizado bege
Decoração moderna com porcelanato acetinado bem como marmorizado bege
Dica de ambiente amplo com porcelanato bege
Dica de ambiente amplo com porcelanato bege
Sugestão de porcelanato acetinado bege na sala de estar
Sugestão de porcelanato acetinado bege na sala de estar

Porcelanato acetinado cinza

Outra cor que se dá bem com praticamente tudo se tratando de estilos, cores e materiais é o cinza. Misturado a tons neutros você obtém sobriedade e descrição. A tons vibrantes consegue um estilo bem alegre e moderno.

O cinza é excelente para quem deseja dar um toque contemporâneo à decoração ou então industrial. O mais bacana é que existem diversas tonalidades para investir, além daquelas que são mescladas com branco ou preto, dando um charme a mais.

Confira a seguir modelos de ambientes decorados com porcelanatos cinzas acetinados:

Porcelanato acetinado
Porcelanato acetinado
Apartamento pequeno todo em porcelanato cinza
Apartamento pequeno todo em porcelanato cinza
Banheiro pequeno com porcelanato cinza no piso
Banheiro pequeno com porcelanato cinza no piso
Cozinha com porcelanato marmorizado cinza acetinado
Cozinha com porcelanato marmorizado cinza acetinado
Porcelanato cinza acetinado para banheiro
Porcelanato cinza acetinado para banheiro
Quarto com porcelanato acetinado cinza clarinho
Quarto com porcelanato acetinado cinza clarinho
Sala de estar com porcelanato cinza
Sala de estar com porcelanato cinza
Sala de jantar com porcelanato acetinado cinza
Sala de jantar com porcelanato acetinado cinza

Porcelanato acetinado imitando madeira

Os revestimentos que imitam madeira estão na moda, isso é um fato. Além das madeiras de demolição e de lei serem mais caras por serem maciças, elas não garantem a eficiência em qualquer ambiente e nem por tanto tempo como os porcelanatos.

Assim, investir nas peças que imitam espécies de madeira faz todo o sentido para quem busca custo x benefício. Elas podem até ser usadas em áreas externas ou então dentro do box. Interessante, não é mesmo?

Leia mais sobre o tema: Piso que Imita Madeira – Qual o melhor? 90 Ideias de decoração!

Conheça como usar porcelanato acetinado que imita madeira na decoração:

Área da piscina com porcelanato que imita madeira
Área da piscina com porcelanato que imita madeira
Dica de ambiente pequeno com porcelanato acetinado amadeirado
Dica de ambiente pequeno com porcelanato acetinado amadeirado
Procelanato amadeirado no banheiro
Porcelanato amadeirado no banheiro

Porcelanato acetinado na sala

Apesar de ser um material considerado “frio”, é muito usado no revestimento de salas, tanto de estar quanto de jantar. Pode cobrir pisos e paredes com total elegância. Veja exemplos lindíssimos a seguir:

decoração de sala com porcelanato bege retificado bem como acetinado
Decoração de sala com porcelanato bege retificado bem como acetinado
Elegância do porcelanato acetinado na sala
Elegância do porcelanato acetinado na sala
Panorama de sala de estar com porcelanato acetinado
Panorama de sala de estar com porcelanato acetinado
Sala clean com porcelanato acetinado
Sala clean com porcelanato acetinado
Sala com porcelanato que imita mármore
Sala com porcelanato que imita mármore
Sala de estar ampla com porcelanato bege acetinado
Sala de estar ampla com porcelanato bege acetinado
Sala grande com porcelanato bege acetinado
Sala grande com porcelanato bege acetinado

Porcelanato acetinado na cozinha

Os porcelanatos acetinados são um alento para quem quer fugir dos azulejos tradicionais. Eles diferenciam o visual da cozinha, deixando-a mais aconchegante e sofisticada. Podem até ser usados para revestir bancadas e pias, algo que é bem inovador. Dê uma olhadinha nas ideias abaixo:

Cozinha clean pequena com porcelanato acetinado
Cozinha clean pequena com porcelanato acetinado
Cozinha com porcelanato acetinado
Cozinha com porcelanato acetinado
Cozinha de apartamento com porcelanato acetinado
Cozinha de apartamento com porcelanato acetinado
Dica de cozinha pequena com porcelanato cinza
Dica de cozinha pequena com porcelanato cinza
Ideia de cozinha americana com porcelanato acetinado cinza
Ideia de cozinha americana com porcelanato acetinado cinza
Piso básico na cozinha americana
Piso básico na cozinha americana
Porcelanato cinza acetinado na cozinha
Porcelanato cinza acetinado na cozinha
Porcelanato neutro na cozinha
Porcelanato neutro na cozinha

Porcelanato acetinado no banheiro e lavabo

Está sem ideia para inovar no decor do banheiro ou lavabo de sua casa? O porcelanato acetinado tem alto potencial para isso! Como já falamos por aqui, pode até ser usado para revestir áreas bem molhadas, como é o caso na parte interna do box. Confira:

Banheiro com banheira e porcelanato acetinado
Banheiro com banheira e porcelanato acetinado
Banheiro pequeno com porcelanato bege
Banheiro pequeno com porcelanato bege
Banheiro pequeno com porcelanato branco acetinado
Banheiro pequeno com porcelanato branco acetinado
Porcelanato acetinado no banheiro
Porcelanato acetinado no banheiro
Porcelanato acetinado no box do banheiro
Porcelanato acetinado no box do banheiro
Porcelanato geométrico em banheiro moderno
Porcelanato geométrico em banheiro moderno
Porcelanato marmorizado marrom em banheiro
Porcelanato marmorizado marrom em banheiro

E então, gostou de conhecer mais sobre porcelanato acetinado? Esperamos que sim! Conte para a gente suas impressões, se tem dúvidas ou sugestões.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Porcelanato Líquido 3D – Como funciona? + 55 Inspirações incríveis!

Modelos de Pisos – Os 18 melhores tipos + Dicas para os ambientes!

Revestimento de Parede – 77 Ideias com dicas de tipos e materiais!

Volte mais vezes para conferir mais novidades sobre o mundo da construção e decoração 🙂 Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.