Rebaixamento de gesso – 80 inspirações e modelos de tirar o fôlego!

O rebaixamento de gesso está na moda atualmente, mas não é à toa. Esse recurso propõe modernidade, elegância e aconchego a qualquer ambiente, garantindo um efeito visual diferenciado ao projeto.

Aposta de muitos arquitetos e profissionais de acabamentos em gesso, o teto rebaixado pode ser uma estratégia para deixar o local mais intimista. Principalmente no caso de cômodos em que o pé direito é muito alto.

Além disso, há muitas outras estratégias que podem ser empregadas através do uso do rebaixamento de gesso.

Elaboramos um artigo completo para solucionar dúvidas, dar dicas de como elaborar um projeto assertivo e imagens de inspiração. Acompanhe já com a gente!

Tópicos

Teto rebaixado de gesso

Dúvidas frequentes – FAQ

Antes de se decidir sobre ter ou não um teto rebaixado com gesso em casa, é preciso saber tudo sobre o material, as possibilidades de aplicação, os prós e contras, além, claro, do preço que tem sido trabalhado no mercado atual.

Trouxemos as principais dúvidas para serem respondidas e ajudar você nesse processo!

O que é rebaixamento de gesso?

Primeiramente, é preciso responder a questão mais elementar: o que é, de fato, rebaixamento de gesso?

Trata-se de uma estrutura de gesso, instalada no teto por especialistas na área em cômodos diversos de casas, apartamentos ou estabelecimentos comerciais.

Essa estrutura pode ter variados estilos, tamanhos e acabamentos, podendo ser escolhida pelo cliente antes de contratar o projeto. É possível pedir desde rebaixamentos clássicos até os mais modernos, dependendo do que você idealiza para o ambiente.

O principal motivo para escolher rebaixar o teto é melhorar a estética do local, sendo que é um recurso muito mais requisitado para ambientes com o pé direito alto – com mais de 2,50 metros de altura.

Teto rebaixado de gesso

Esse material também pode ser usado para esconder colunas falsas, vigas, canos e fiações, ou então embutir cortinas.

Apesar de trazer um resultado charmoso e ousado, o rebaixamento não é recomendado para todos os ambientes. Há casos em que não fica bacana. A seguir você pode conhecer mais características.

Quais suas vantagens?

Muita gente se pergunta se há vantagens em optar pelo rebaixamento de gesso para o acabamento de sua obra. E o fato é que existem muitas! Listamos algumas delas para você ficar por dentro:

  • Ambiente proporcional

Uma das razões para se investir no rebaixamento é diminuir o pé direito do ambiente, deixando-o assim mais proporcional em relação ao todo. Com essa técnica você consegue um cômodo mais harmonioso visualmente.

  • Aconchego

Quando se traz o teto que antes era muito alto mais para baixo, consegue gerar a sensação de aconchego e acolhimento. O ambiente fica mais intimista e pode ser uma dica assertiva para quem já tinha feito de tudo para deixar tudo confortável, mas ainda não tinha alcançado o objetivo.

  • Esconde imperfeições

Quando estamos engajados em uma obra, muitas vezes surge a necessidade de fazer alguns truques para finalizar um espaço. É comum que fiquem tubulações e vigas aparentes, algo que não é muito desejado pelos clientes. Por isso que o rebaixamento de gesso surge como um forte aliado, escondendo essas e demais imperfeições com muita maestria e sofisticação. Ninguém vai nem imaginar que por detrás há fiações, canos, etc.

Teto rebaixado de gesso

  • Cortinas embutidas

Atualmente está na moda embutir cortinas, sobretudo em projetos com estilo moderno. No entanto, para embuti-las usa-se uma placa de gesso e que às vezes não é um acabamento que combina muito com o ambiente. O rebaixamento ajuda a embutir com classe, sem aparecer nenhum vão.

  • Versatilidade de estilos

Como falamos anteriormente, na hora de contratar esse serviço você pode escolher o tipo de acabamento que vai querer para o rebaixamento. Há diversos estilos para escolher. Por exemplo: com as molduras com as linhas retas, com linhas arredondadas e sinuosas, com mais de um degrau, com espaçamento entre o gesso e o teto, etc.

  • Projetos de iluminação diferenciados

Outra novidade proporcionada pelo rebaixamento de gesso é a inovação no projeto de iluminação. Nessa estrutura você pode embutir pontos de luz indireta com ajuda de sancas também de gesso, o que deixa o ambiente muito agradável. Podem ser colocadas fitas de LED ou então spots por toda a dimensão do gesso. Outro efeito legal é o conhecido “banho de luz na parede”, que decora com muita modernidade.

Teto rebaixado de gesso

Existem desvantagens?

Se existem tantas vantagens, será que há alguma desvantagem em se investir no rebaixamento de gesso?

Bom, tudo vai depender do tipo de projeto e da necessidade que ele possui. Confira

  • Sensível à umidade

De acordo com especialistas, o rebaixamento de gesso pode ser feito em áreas úmidas internas como banheiros, lavabos e cozinhas. No entanto, deve-se lembrar que o gesso nunca foi muito resistente à umidade e contato direto com a água.

Nesse sentido, é preciso lançar mão de produtos que garantam ao material uma proteção eficaz, visando a durabilidade mesmo em locais com alta umidade.

Além disso, recomenda-se que a espessura do gesso seja maior do que as utilizadas em demais ambientes. É uma tática para não gerar riscos desnecessários de infiltrações.

Rebaixamento de gesso para sala
O rebaixamento pode ter linhas retas assim como na foto
  • Trincas e rachaduras

O gesso é suscetível a apresentar trincas e rachaduras no decorrer do tempo. Algumas empresas atualmente, entretanto, oferecem acabamento especial para que essa peça esteja imune a esses eventos indesejados por um bom período.

  • Ambiente desproporcional

Uma desvantagem que merece ser citada é o poder de deixar o ambiente desproporcional quando aplicado em locais que não têm altura suficiente. Quando se trata de cômodos com menos de 2,50 metros em vez de deixar mais aconchegante, vai trazer aquela sensação de “aperto”.

Teto rebaixado de gesso

  • Estilos desencontrados

O gesso pode ter linhas retas, combinando mais com uma decoração moderna, clean e contemporânea, ou linhas sinuosas e arredondadas, ornando com um décor clássico, vintage ou provençal.

Atentar-se a esses fatores é extremamente importante para não “desencontrar” os estilos decorativos e fazer aquela “mistureba”, onde nada combina com nada. Na hora de contratar esse serviço tenha já na ponta do lápis a decoração do espaço como um todo.

Quanto custa em média? #preço

Antes de desvendar quanto custa colocar o rebaixamento de gesso é preciso dizer que os valores variam de região para região, de empresa para empresa.

Além disso, depende muito do tamanho do projeto, bem como do acabamento que será utilizado.

Quando você realizar a cotação desse tipo de projeto, exponha tudo o que você deseja. É importante também receber a visita de um profissional para que ele perceba a necessidade do ambiente, as possibilidades e tire as medidas de forma precisa para passar o orçamento correto.

Rebaixamento de gesso para sala
O teto pode ter recortes para iluminação

O preço do gesso aplicado no teto é calculado em metro quadrado. De acordo com pesquisas recentes do mercado, a média desse tipo de serviço nas capitais do Brasil é de R$50 o metro quadrado.

Algumas empresas garantem, por esse valor, já a mão de obra. Mas outras cobram a parte.

Lembrando que podem ser usados os seguintes materiais: gesso liso aplicado diretamente, placas de gesso com tabicas e o dry-wall acartonado. A escolha dependerá do que você deseja para o ambiente.

Fotos e modelos de rebaixamento de gesso

Agora que você já está por dentro de todos os detalhes sobre o rebaixamento de gesso, que tal conhecer fotos de projetos decorados inspiradores?

Selecionamos imagens de diversos ambientes decorados com rebaixamentos de gesso. Inspire-se!

Rebaixamento de gesso para sala

A sala é um dos ambientes mais visitados de uma casa. Por isso é importante que ela seja projetada para ser extremamente confortável e acolhedora aos moradores e visitantes. Reduzir o pé direito com gesso pode ser uma estratégia excelente.

Rebaixando o teto da sala de estar, de TV ou de jantar, você consegue dar um acabamento diferenciado, fugindo de modelos tradicionais de decoração.

Pode ser também uma saída para inovar no projeto de iluminação. Vá além das luminárias e dos lustres pendentes e garanta a sua sala pequenas luzes diretas com spots e banhos de luz impressionantes.

Seja com a moldura em linhas retas ou curvas, com sancas ou não, esse tipo de material dá um upgrade e tanto.

Lembrando que você não precisa investir nele na totalidade da área disponível. Criar um desnível entre um ambiente e outro com a ajuda do rebaixamento confere um resultado incrível. Por exemplo: sala de jantar com teto rebaixado e sala de estar normal.

Veja a seguir modelos de decoração para salas com rebaixamento de gesso:

Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixamento moderno de gesso para sala
Rebaixamento de gesso para sala
É um ótimo artifício para iluminar o ambiente de forma diferente

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
Pode ter linhas curvas também
Rebaixamento de gesso para sala
Veja como a iluminação fica mais chique

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
Sala com teto com curvas sinuosas

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
Perfeito para deixar a sala de jantar mais intimista

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixe somente em uma área para diferenciá-la
Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixamento de gesso para sala pequena

Rebaixamento de gesso para sala Rebaixamento de gesso para sala Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
O teto de gesso ficou elegante com o piso em mármore

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para sala
Rebaixamento de gesso para sala de jantar e estar
Rebaixamento de gesso para sala
Dica para modernizar a sala pequena

Rebaixamento de gesso para sala

Rebaixamento de gesso para cozinha

O rebaixamento de gesso pode ser aplicado em várias situações em uma cozinha. Ele dá um toque bem especial em cozinhas americanas, as quais dividem o espaço com a sala, por exemplo.

Também pode ser interessante quando instalado somente na área onde está a ilha com o fogão, garantindo sinalização de espaço.

Isso fica bacana também na região da bancada da pia, ou então onde fica a mesa de jantar, se for o caso de uma cozinha que abriga esse espaço também.

Nas cozinhas, além da melhoria estética, esse material é usado como um truque para deixar o teto mais baixo para a instalação de coifas.

Dê uma olhadinha nas ideias de cozinhas com tetos rebaixados de gesso:

Rebaixamento de gesso para cozinha
Rebaixamento de gesso para cozinha americana
Rebaixamento de gesso para cozinha
Rebaixamento de gesso para cozinha pequena

Rebaixamento de gesso para cozinha

Rebaixamento de gesso para cozinha
O rebaixamento pode ser apenas onde está a ilha
Rebaixamento de gesso para cozinha
Bancada com teto rebaixado
Rebaixamento de gesso para cozinha
O rebaixamento ajuda na instalação de lustres pendentes

Rebaixamento de gesso para cozinha

Rebaixamento de gesso para cozinha
Perfeito para quem quer uma mesa na cozinha
Rebaixamento de gesso para cozinha
Duas ideias de projetos com rebaixamento de teto

Rebaixamento de gesso para cozinha

Rebaixamento de gesso para cozinha
Cozinha em preto e branco com teto de gesso

Rebaixamento de gesso para cozinha

Rebaixamento de gesso para cozinha
Esse teto pode ter duas cores

Rebaixamento de gesso para cozinha Rebaixamento de gesso para cozinha Rebaixamento de gesso para cozinha Rebaixamento de gesso para cozinha

Rebaixamento de gesso para quarto

Quando se pensa em ambientes aconchegantes não dá para se esquecer dos quartos. Estes pedem um conforto extremo para que os moradores tenham um verdadeiro oásis para a hora de descanso e as noites de sono.

O rebaixamento de gesso consegue deixar o quarto mais intimista de uma forma muito eficaz. Se seu intuito é fazer uma decoração clássica, vintage ou até mesmo moderna e clean poderá aproveitar o benefício desse material.

Além do teto mais baixo, com aquele conforto visual super adequado para um quarto, você pode agregar valor com a iluminação natural proveniente da janela.

Como alguns rebaixamentos podem ser colocados com um vão entre o gesso e a parede, a luz solar que entra no ambiente reflete nessa estrutura e forma um efeito visual muito lindo.

Leia mais sobre o assunto: Closet de Gesso – 30 Inspirações encantadoras + Dicas e vantagens!

Inspire-se com quartos super elegantes com rebaixamentos de gesso:

Rebaixamento de gesso para quarto
O rebaixamento de gesso para quarto pode ser colorido
Rebaixamento de gesso para quarto
Ótimo para quarto moderno
Rebaixamento de gesso para quarto
Valoriza ainda mais o quarto de casal
Rebaixamento de gesso para quarto
Ele pode conter detalhes diferentes
Rebaixamento de gesso para quarto
Os spots iluminam de forma diferente

Rebaixamento de gesso para quarto

Rebaixamento de gesso para quarto
Pode contar com um projeto de iluminação único
Rebaixamento de gesso para quarto
O rebaixamento assim acompanha a cama
Rebaixamento de gesso para quarto
Alguns podem ter aberturas para luz artificial

Rebaixamento de gesso para quarto

Rebaixamento de gesso para quarto
Veja modelo que esconde a cortina

Rebaixamento de gesso para quarto

Rebaixamento de gesso para quarto
Até mesmo os quartos de bebê podem ser decorados com teto de gesso

Rebaixamento de gesso para quarto

Rebaixamento de gesso para quarto
Esse acabamento é muito feito em quartos de hotel
Rebaixamento de gesso para quarto
O rebaixamento combina com o espelho grande do guarda-roupa

Rebaixamento de gesso para banheiro

Os banheiros são ambientes úmidos e uma decoração neles com gesso não seria nada indicada antigamente.

Mas hoje em dia investir nesse material nesses espaços, assim como em lavabos, se tornou comum e seguro, principalmente por conta de algumas estratégias.

Como falamos anteriormente, é preciso que a estrutura de gesso tenha uma espessura grossa a fim de evitar infiltrações no teto do banheiro.

Além disso, é extremamente importante que haja uma finalização com produtos impermeabilizantes, sendo que será preciso fazer uma manutenção constante para garantir a durabilidade.

Você pode apostar nesse recurso somente na área do chuveiro, ou na área externa do box, só na região do espelho / da bancada, ou então na totalidade do espaço.

Na área do espelho, capriche na iluminação direcionada para ajudar na produção de penteados, maquiagens, aplicação de cosméticos, etc.

Lembre-se de combinar o estilo da moldura de gesso com a decoração do banheiro para que o resultado seja 100% harmonioso.

A seguir você conhece banheiros incríveis decorados com rebaixamentos de gesso:

Rebaixamento de gesso para banheiro
Esse projeto dá o efeito wall washing
Rebaixamento de gesso para cozinha
Banheiro amadeirado com teto de gesso
Rebaixamento de gesso para banheiro
É uma dica e tanto para banheiros estreitos
Rebaixamento de gesso para banheiro
Esse acabamento ajuda a iluminar o ambiente

Rebaixamento de gesso para banheiro

Rebaixamento de gesso para banheiro
Rebaixamento de gesso para banheiro moderno

Rebaixamento de gesso para banheiro

Rebaixamento de gesso para banheiro
Combine o gesso com o granito

Rebaixamento de gesso para banheiro

Rebaixamento de gesso para banheiro
Pode ser usado até na área do box
Rebaixamento de gesso para banheiro
No banheiro, o rebaixamento deve ter espessura maior

Rebaixamento de gesso para banheiro Rebaixamento de gesso para banheiro Rebaixamento de gesso para banheiro Rebaixamento de gesso para banheiro Rebaixamento de gesso para banheiro


E então, conheceu tudo sobre o rebaixamento de gesso? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo para tentarmos lhe ajudar.

Aproveite para ler também:

Moldura de gesso – 80 modelos lindos, preços e dicas de decoração!

Teto de Gesso – Qual tipo escolher? +100 Inspirações de ambientes!

Parede de Gesso – 73 Projetos belíssimos + Tipos, fotos e vantagens!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Esperamos por você!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.