Teto de Gesso – Qual tipo escolher? +100 Inspirações de ambientes!

A usabilidade do teto de gesso em projetos de construção é bastante convencional. Essa é uma das melhores alternativas de acabamento, sobretudo para quem deseja contar com um ambiente iluminado e amplo.

O branco no teto, nas paredes e no piso dá essa sensação de amplitude e valoriza pequenos cômodos, como a sala, por exemplo. Além disso, é possível utilizar luminárias embutidas para deixar o espaço ainda mais clean, bem como criar pontos de luz estratégicos – em móveis e locais específicos, bem como inovar com técnicas de rebaixamento e formas surpreendentes.

Em todo caso, saber como é realizado esse processo e as suas vantagens é essencial. Sendo assim, para saber tudo sobre o teto de gesso, conferir dicas e fotos, é primordial ler nosso post completo sobre o tema.

Tópicos

100 projetos com teto de gesso + dicas incríveis de decoração
100 projetos com teto de gesso + dicas incríveis de decoração

Dúvidas frequentes

Quais as principais vantagens?

Há boas vantagens ao instalar um teto de gesso em sua casa, com ganhos tanto na questão prática quanto na decoração. De acordo com especialistas, essa cobertura é importante para:

Favorecer a iluminação: o gesso é essencial para manter o ambiente bem iluminado e com sensação de amplitude, o que garantirá muitos ganhos à decoração. Além disso, é possível instalar os mais diversos tipos de luminárias, trilhos, spots, pendentes, entre outras técnicas de luz que valorizam o espaço.

Acabamento original e acessível: acima de tudo, o teto de gesso é um tipo de acabamento prático, simples e acessível. Qualquer pessoa pode aproveitar essa opção para deixar o cômodo com uma proposta clean e moderna. Do mesmo modo, o aspecto decorativo fica perfeito com o uso de técnicas específicas, como o rebaixamento, criação de rasgos ou pontos de luz, etc.

Deixar as bases uniformes: seja aplicado no teto ou nas paredes, o gesso deixa essas estruturas totalmente uniformes, acabando com as imperfeições que são inevitáveis após o processo construtivo.

Iluminação estratégica e decoração sofisticada em vários cômodos de sua casa
Iluminação estratégica e decoração sofisticada em vários cômodos de sua casa

Esconder passagens hidráulicas e elétricas: da mesma forma que deixa o teto uniforme, o gesso é capaz de esconder essas passagens de fios e tubulações que desvalorizam a decoração caso fiquem aparentes.

Versatilidade: não podemos deixar de destacar que o teto de gesso garante versatilidade no projeto. Sendo assim, você pode utilizar muitas técnicas na aplicação, desde as mais básicas até métodos modernos e incrementados. Nas fotos abaixo, você vai conferir alguns exemplos impressionantes.

Existem desvantagens?

Assim como qualquer tipo de material, acabamento ou técnica, há também algumas desvantagens no uso do gesso em sua reforma ou construção. Em primeiro lugar, a aplicação deixará o cômodo bem sujo, por isso é fundamental que esteja vazio – ou com móveis bem protegidos e cobertos. Sendo assim, você precisará caprichar na limpeza após a fixação no teto ou paredes.

Por outro lado, o gesso é um material propenso a absorver umidade. Do mesmo modo, podem surgir algumas manchas com o tempo, sobretudo se não há manutenção adequada. Entretanto, para evitar esses problemas, vale a dica que já dissemos anteriormente: só realizar a aplicação após o processo de reboco nas paredes externas e a cobertura total do teto. Logo, o gesso não deve ser fixado em casas apenas com laje ou tipos de cobertura mais frágeis.

Apesar de ser um tipo de acabamento uniforme, em técnicas mais simples o gesso está propenso a trincas e rachaduras. Sendo assim, é bom contar com uma opção de qualidade e um serviço profissional de aplicação. Por fim, destacamos que gesso nunca deve ser usado em áreas externas, justamente por ser extremamente permeável.

Projetos inspiradores com teto de gesso
Projetos inspiradores com teto de gesso

Quais os tipos de teto de gesso?

Entre os tipos mais convencionais de teto de gesso, três são bastante usuais e populares em diversos projetos:

Sanca de gesso

A sanca de gesso é um conceito moderno que deixa o acabamento muito elegante. Funciona como uma espécie de moldura que fica entre o teto e o forro. A instalação é realizada sem precisar de rebaixamento, em espaços no qual o pé direito não é muito alto (cerca de 2.50 metros, por exemplo). Além disso, pode ser tanto reta quanto curva.

Sanca de gesso na sala ampla
Em meio a dois ambientes
Abertura central

A sanca pode ser aberta – com a abertura voltada para o centro -; fechada, com acabamento sem aberturas; ou invertida, quando a abertura é direcionada às paredes em vez do centro.

Sanca de gesso no teto do quarto
Sanca de gesso no teto da sala

Rebaixamento com forro de gesso

O rebaixamento de gesso é o modelo de acabamento mais utilizado na maioria dos projetos. Um dos grandes objetivos é diminuir e abaixar o pé direito deixando o teto regular e com melhor aspecto – liso e uniforme.

De acordo com especialistas, a aplicação se dá com algumas variações:

  1. Dilatação simples: não fica rente a parede e dá a sensação de que o teto de gesso está ‘flutuando’, favorecendo o visual estético. Do mesmo modo, evita trincas na estrutura. Técnica conhecida como ‘tabica’.
  2. Com moldura: a aplicação é convencional e o acabamento se dá com diversos tipos de molduras nos cantos, uma técnica bem tradicional e atemporal.
  3. Com sancas: uso de moldura entre o teto e o forro (conforme explicamos anteriormente), sendo abertas, fechadas ou invertidas, para locais com pé direito alto.
  4. Com rasgos de luz: em meio ao teto de gesso, aberturas funcionam como pontos específicos de iluminação, deixando o ambiente super atrativo, moderno e conceitual.
O gesso rebaixado deixa o teto liso e uniforme
O gesso rebaixado deixa o teto liso e uniforme
Teto de gesso rebaixado com moldura em um quarto infantil
Teto de gesso rebaixado com moldura em um quarto infantil
Projeto moderno para o quarto
Projeto moderno para o quarto
Gesso rebaixado na sala
Rebaixamento de gesso no banheiro
Rebaixamento de gesso no banheiro

Gesso removível

A técnica do gesso removível é indicada para grandes empreendimentos, ambientes corporativos, indústrias e locais amplos. Nesse caso, as placas podem ser retiradas facilmente, sobretudo para a instalação ou manutenção de fios e cabos. A remoção é simples e não causa nem barulho e nem sujeira. Sendo assim, o foco maior é na praticidade, e não no aspecto decorativo.

Com luminárias instaladas em pontos específicos do teto
Com luminárias instaladas em pontos específicos do teto
Em um ambiente corporativo amplo
Em um ambiente corporativo amplo
As placas ficam em destaque no teto
As placas ficam em destaque no teto
Favorecendo a iluminação
Favorecendo a iluminação
Projeto com gesso removível
Projeto com gesso removível

Dicas de decoração com teto de gesso

Segundo especialistas, o gesso está entre as melhores alternativas de acabamento para o teto. Todavia, é primordial se atentar a algumas questões antes da instalação. Primeiramente, avalie se toda a casa receberá essa cobertura ou um cômodo específico.

Nesse caso, é importante salientar que o gesso é um material que deixará muita sujeira, por isso é ideal que seja aplicado com o cômodo vazio. Sendo assim, no caso de reformas, o trabalho deve ser realizado em um local específico por vez. Já na construção, o uso pode ser logo por todos os espaços.

Diversos tipos de técnicas para tetos de gesso diferenciados e inovadores
Diversos tipos de técnicas para tetos de gesso diferenciados e inovadores

Além disso, é interessante destacar que esse modelo de acabamento é um dos mais acessíveis. Você não precisa gastar muito, sobretudo em propostas mais simples de aplicação. Entretanto, técnicas mais apuradas acabam encarecendo o trabalho – por isso é bom definir como deverá ser o trabalho em cada cômodo, sobretudo quanto as molduras nas laterais.

Outra dica essencial é aplicar o gesso somente na parte final da construção/reforma, após a fase de cobertura da casa – com telhas, entre outros materiais -, bem como o reboco na parte externa das paredes. Assim, é possível evitar problemas em caso de chuvas fortes.

Agora que você já sabe mais sobre o teto de gesso, veja muitas fotos e dicas de decoração com esse modelo de acabamento surpreendente e atemporal.

Teto de gesso para sala

A sala é um dos principais locais no qual vale a pena instalar um teto de gesso. Independente se for grande ou pequena, é interessante que fique sempre bem iluminada, com um tom clean e leve. O branco garante um conceito minimalista que nunca sai de moda, além de ser um tom neutro que serve de base para várias cores.

Além disso, você pode inovar com técnicas modernas de iluminação que favoreçam ainda mais o cômodo, tanto na utilização de aberturas quanto em pontos específicos de luz. Do mesmo modo, modelos desenhados deixam o local ainda mais alternativo, bem como o uso de luminária e aparatos que rendem um toque moderno ao ambiente.

teto de gesso para sala
Desenhos e detalhes no teto de gesso para um projeto moderno
teto de gesso para sala
Que tal unir rústico com minimalista?
teto de gesso para sala
Aberturas que destacam o teto de gesso que vai até as paredes
teto de gesso para sala
Veja como a iluminação valoriza a sala
teto de gesso para sala
Tendência única em meio aos elementos rústicos
teto de gesso para sala
Modelos com placas de gesso removíveis em uma sala de empreendimento
teto de gesso para sala
Os pontos em vermelho dão um charme à decoração da sala
teto de gesso para sala
Uma sala aconchegante, com decoração leve e sofisticada
teto de gesso para sala
Pontos estratégicos de iluminação
teto de gesso para sala
Única abertura central em um projeto que une vários ambientes
teto de gesso para sala
Para salas amplas e confortáveis
teto de gesso para sala
Estilo minimalista
teto de gesso para sala
De fato, alguns projetos ficam surpreendentes e inovadores
teto de gesso para sala
Inspiração para sala e área gourmet, por exemplo
teto de gesso para sala
Tendência rebaixada em salas pequenas de apartamentos
teto de gesso para sala
Decor em linhas neutras para uma sala pequena

Para cozinha

A cozinha é um cômodo que você passa grande parte do tempo. Sendo assim, necessita de uma iluminação que favoreça o ambiente, sobretudo em pontos como mesa, pia ou fogão, por exemplo. Logo, uma alternativa bacana é usar apostar na técnica de sancas ou nos rasgos de luz.

Do mesmo modo, o teto de gesso facilita a instalação de tubulações, bem como a parte elétrica, ambas extremamente necessárias para esse cômodo. Quanto à questão estética, o branco garante um aspecto amplo e clean, deixando o cômodo leve e com possibilidade de aderir a conceitos minimalistas, industriais e contemporâneos em si.

teto de gesso na cozinha
Aberturas em partes do teto, em uma técnica bem incrementada
teto de gesso na cozinha
Área gourmet inovadora e com linhas industriais nos móveis e aparatos, por exemplo
teto de gesso na cozinha
Sanca de gesso com desenhos e curvas
teto de gesso na cozinha
Uma área leve, clean e confortável
teto de gesso na cozinha
Rebaixamento que favorece a iluminação
teto de gesso na cozinha
Projetos modernos merecem ser sempre destacados
teto de gesso na cozinha
Sanca de gesso favorecendo a iluminação
teto de gesso na cozinha
Inspiração para casas grandes e com muito espaço
teto de gesso na cozinha
Espaço amplo entre a cozinha e a área gourmet, por exemplo
teto de gesso na cozinha
Gesso em apenas uma parte do teto, na qual são instaladas as luminárias
teto de gesso na cozinha
Uma junção do minimalismo com o rústico
teto de gesso na cozinha
Ponto de luz na abertura central
teto de gesso na cozinha
Abertura central que favorece a iluminação
teto de gesso na cozinha
Proposta moderna, bem como clean e prática
teto de gesso na cozinha
Lindo exemplo do teto de gesso branco com o piso de madeira e as paredes em tom sóbrio
teto de gesso na cozinha
Das aberturas, saem os aparelhos que devem ser instalados no teto da cozinha
teto de gesso no banheiro
Acima de tudo, o banheiro deve ser bem iluminado e leve

Para quarto

O quarto é o ambiente no qual vale a pena investir no teto de gesso, principalmente para criar novos conceitos e focar em estilos diferenciados.

Acima de tudo, é interessante inovar com modelos que valorizem a estética do cômodo. Em propostas mais simples, molduras diferenciadas são boas ideias. Por outro lado, a técnica de sancas é uma alternativa bacana. Do mesmo modo, vale investir na instalação de luminárias mais descoladas, além de trilhos, spots, entre outras opções.

teto de gesso no quarto
Aspecto minimalista encantador
teto de gesso no quarto
Luminárias em trilhos em meio à abertura no teto de gesso
teto de gesso no quarto
Iluminação perfeita para um quarto grande
teto de gesso no quarto
Aberturas e rasgos entre o teto do quarto infantil
teto de gesso no quarto
Tendências modernas sempre chamam atenção, como nesse projeto, por exemplo
teto de gesso no quarto
Sanca com rasgo de luz no quarto de casal

Seu quarto fica mais clean e descolado com as sancas de gesso e aberturas estratégicas. Os pontos de luz podem ser direcionados à cama, escrivaninha, etc.

teto de gesso no quarto
Iluminação no detalhe da abertura central no teto
teto de gesso no quarto
Para corredores que se estendem entre os cômodos
teto de gesso no quarto
Teto de gesso com moldura colorida
teto de gesso no quarto
Detalhe perfeito para um quarto moderno
teto de gesso no quarto
Proposta interessante para um quarto infantil
teto de gesso no quarto
Ambiente leve e amplo
teto de gesso no quarto
Sancas em curvas em meio ao teto de gesso no quarto
teto de gesso no quarto
Pontos iluminados em meio as laterais emolduradas
teto de gesso no quarto
Em um quarto compacto com sancas e detalhes
teto de gesso no quarto
Detalhe com ponto de luz direto na cama
teto de gesso no quarto
Teto de gesso no quarto de casal

Para banheiro

Enfim, outra boa proposta é a instalação de teto de gesso para banheiro. Embora esse cômodo ainda fique um pouco esquecido quando se trata de decoração, é essencial pensar em métodos práticos quando se trata do acabamento.

Por ser um local menor, a aplicação do gesso no banheiro é rápida e prática. Além disso, a vantagem da iluminação clean deve ser considerada. Entretanto, ainda há a dúvida quanto a umidade: será que prejudica o gesso?

Nesse caso, segundo especialistas, a alternativa é fortalecer o revestimento com uma tinta especial ou tinta epóxi. Isso, obviamente, com o gesso seco e devidamente instalado. Além disso, alguns tipos contam com maior permeabilidade, já que são misturados com outros materiais.

teto de gesso no banheiro
Acima de tudo, o banheiro deve ser bem iluminado e leve
teto de gesso no banheiro
Modelo com sanca de gesso
teto de gesso no banheiro
Detalhe em tom sóbrio nas paredes no teto de gesso rebaixado
teto de gesso no banheiro
Combinando com as paredes mais escuras
teto de gesso no banheiro
De fato, a iluminação fica valorizada com o teto de gesso
teto de gesso no banheiro
Abertura estratégica com rasgos de luz
teto de gesso no banheiro
Os móveis e demais aparatos podem ser em branco também

No caso do rebaixamento do teto, as peças de iluminação devem ser leves. Se for instalar molduras, evite peças grandes – sobretudo se o banheiro é pequeno. O ideal é que o espaço fique clean, leve e sem exageros.

teto de gesso no banheiro
Um espaço aconchegante, bem como leve e clean
teto de gesso no banheiro
Molduras no teto de gesso rebaixado
teto de gesso no banheiro
Sensação de amplitude total
teto de gesso no banheiro
Proposta clean combinando com a parede de pastilhas
teto de gesso no banheiro
Linha minimalista em um banheiro todo branco

Antes de recorrer ao teto de gesso, faça uma boa pesquisa para definir o orçamento e escolher os melhores profissionais para instalar. Atente-se à técnica e ao estilo para que o resultado seja impecável. Esperamos que tenha gostado das dicas. Comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.