Tipos de Forro – Como escolher o ideal + Fotos e características!
Há muitos tipos de forro e por isso mesmo fica difícil escolher um para compor a obra. Se você está envolvido em alguma construção ou reforma deve saber bem disso.
O mercado oferece atualmente uma gama impressionante de materiais indicados para o chamado teto. Se antes não era dada a atenção necessária a esse quesito, hoje em dia a sua presença é marcante nos projetos de arquitetura.
Além de olhar para baixo e ver algo bonito, agora você pode enxergar o alto de qualquer ambiente / cômodo com outros olhos. Com a quantidade de forros lindos que há para essa composição dá para criar uma decoração bem diferenciada e que combine com o resto.
O fato é que os forros, além de serem funcionais, podem ser também decorativos. Com eles você consegue dar mais força ao estilo decorativo que escolheu para sua sala, cozinha, quarto, enfim, qualquer cantinho de sua casa, escritório, loja, etc.
Mas como saber qual é o melhor tipo de forro para o seu projeto? Isso é algo que gera muitas dúvidas. Por essas e outras que resolvemos escrever um artigo a respeito.
Confira com a gente do começo ao fim para entender as características dos principais materiais para forros e se inspirar com imagens de decorados. Vamos lá?
Tópicos
Principais materiais e tipos de forro
Como falamos anteriormente há muitos tipos de forro, dos mais simples aos modernos e sofisticados. É primordial fazer uma pesquisa prévia antes de escolher o modelo para sua obra, afinal, esse item tem poder de mudar todo o visual de um ambiente.
Além da estética, entretanto, é essencial que você leve em consideração o tipo do material. Cada um possui uma estrutura física, uma capacidade térmica e acústica, durabilidade e forma de aplicar.
Portanto, não deixe de tirar todas as dúvidas antes de comprar para não ter dores de cabeça posteriormente.
Antes de escolher, todavia, há algumas dicas bacanas para você prestar atenção.
A primeira é sobre o estilo de decoração. A partir dele você tem maior facilidade para definir o estilo e a cor do forro. Outra é ter em mãos todas as medidas para calcular certinho o orçamento e não ter surpresas.
Além disso, atente-se ao dinheiro que você tem para gastar nisso. Atualmente é super possível ter forros lindos mesmo escolhendo aqueles mais econômicos.
Selecionamos os principais modelos de forros para você conhecer. Inspire-se!
Forro de PVC
Primeiramente vamos falar de do forro de PVC, muito usado atualmente. Em relação com outros materiais, como o gesso, por exemplo, podemos dizer que é de qualidade.
Ele é resistente ao fogo, tem excelente vedação, bem como isolamento térmico e acústico. Mas suas principais vantagens são:
- bom preço
- rapidez na instalação
- acabamento simples
Se você busca um forro sofisticado já lhe adiantamos que o PVC não oferece isso. Ele é, de fato, simples e com um visual sem nada muito de diferente.
Dessa forma, é bastante requisitado para projetos nos quais se pede uma decoração mais neutra e tradicional. Por exemplo: escritórios, galpões, assim como salas comerciais.
Os forros de PVC mais usados são os brancos, porém, você encontra diversas cores em lojas especializadas. Fora o apelo estético, considere contratar uma empresa que tenha profissionais qualificados para fazer essa instalação.
Dê uma olhadinha abaixo nas sugestões de decorações de ambientes com forros de PVC:
Forro de gesso
O forro de gesso é considerado um dos mais tradicionais. Ele é usado em obras residenciais, comerciais e até mesmo em halls de prédios.
De acordo com os especialistas, o gesso é aplicado em placas. Estas se encaixam umas nas outras, mas no resultado final nem parece esse tipo de acabamento. Ou seja, fica super elegante.
A moda do forro de gesso ficou em alta nos anos 90 e até hoje perdura nos projetos de decoração de interiores. O principal objetivo é para embutir luzes com a ajuda de spots, além de esconder fiações e ferragens.
Fica muito melhor em projetos modernos e contemporâneos, mas dependendo do restante da decoração dá para inovar com esse tipo de forro.
É muito resistente a fogo e tem bom isolamento termo-acústico, por isso pode ser bem vantajoso caso você queira agregar qualidade e estética.
Leia mais sobre o assunto: Rebaixamento de gesso – 80 inspirações e modelos de tirar o fôlego!
Conheça muitas ideias de decoração com forros de gesso lindas!
Forro de madeira
Agora vamos falar de um dos tipos de forro mais usados antigamente e que agora está voltando com força total. É uma excelente opção para quem gosta de decoração tradicionalista, bem como rústica.
No entanto, vale dizer que a madeira é muito versátil e sendo assim combina com qualquer estilo. Além disso, não é nem preciso frisar que se trata de um material extremamente resistente e com alto valor estético.
Se você tem dinheiro para investir, com certeza vale a pena escolher a madeira para o forro de sua casa.
Mas atenção: também há desvantagens em usar esse modelo de forro. A madeira, como uma matéria-prima natural precisa de cuidados específicos a fim de garantir sua durabilidade e beleza.
Uma das precauções é o tratamento anti cupim e demais pragas que podem assolar a madeira. Outra é o acabamento com verniz e impermeabilizante que vão proteger contra infiltrações e dar um charme a mais ao teto.
Veja a seguir modelos de cômodos decorados com forros de madeira:
Forro de isopor
Pode parecer estranho falar em isopor para revestir o teto, no entanto, esse material que a princípio nos remete à fragilidade também pode ser usado como forro.
Assim como é comum usar paredes de dry-wall, que é mais mais leve que as de alvenaria, está cada vez mais na moda investir em um material menos robusto para o forro também.
No mercado, esse tipo de forro é conhecido por poliestireno expandido, e é mais usado em projetos comerciais, por exemplo, escritórios.
Uma das maiores vantagens em se investir no forro de isopor é que ele é 100% reciclável. Em tempos em que a sustentabilidade é de grande valia e necessidade, temos que considerar esse ponto.
A fácil instalação também é um quesito benéfico. E apesar de ser leve, isola o ambiente acusticamente, diminuindo os ruídos do local, e termicamente, garantindo uma temperatura boa tanto no frio quanto no calor.
Inspire-se com modelos de forros feitos de isopor:
Forro metálico
O forro metálico também merece um tópico especial. E vale saber que não há só um modelo, há dois principais. O primeiro é o forro metálico liso, que se constitui em chapas finas às vezes perfuradas e que podem ter estampas até mesmo em alto relevo.
O segundo estilo é o composto, cuja variação mais conhecida é a colmeia. Esse modelo é conhecido por ser quadriculado.
A saber, o forro metálico pode ser produzido em alumínio, aço ou aluzinc. Por conta disso é naturalmente resistente e durável. Outra vantagem é a grande variedade encontrada no mercado, tanto de cores quanto de estilos.
Conheça abaixo algumas opções de projetos decorados com forros metálicos:
Forro de bambu
Quem gosta de acabamentos naturais e / ou rústicos vai curtir o forro de bambu. Geralmente usado para proteger pergolados, que são mais comuns em áreas externas de casas.
Mas dependendo do estilo de seu projeto pode também decorar o interior de sua residência.
Um dos motivos para ele ser bem procurado atualmente é o seu potencial sustentável. Afinal, o bambu é uma matéria-prima 100% renovável, com emissão de carbono praticamente zero.
Outro ponto positivo é que o forro de bambu, apesar de não parecer, é produzido para resistir a baixas e altas temperaturas sem sofrer danos. Possui a resistência que todos procuram para a sua obra.
Dê uma olhadinha abaixo nos projetos que têm o forro de bambu:
Forro de cimento / concreto
Seja para aplicar um detalhe industrial ou para seguir um certo tradicionalismo, o forro de cimento / concreto vem muito à calhar em muitos projetos.
Ainda que seja um acabamento dito como simples deve ser preparado totalmente por um profissional qualificado. Você pode, por exemplo, encomendar com o pedreiro durante a construção ou reforma.
Atualmente é comum que o forro de cimento seja finalizado com a sua cor natural, ou seja, acinzentado, podendo ser claro ou escuro.
No entanto há também a possibilidade de pintar da cor que desejar, considerando o estilo decorativo que escolheu para o ambiente.
Por não demandar muitos detalhes durante sua produção – somente a mão de obra especializada já basta como investimento maior – esse é um dos tipos de forro mais baratos que há. Portanto se o seu intuito é economizar pode investir nele.
Algo que deve ser falado, entretanto, é a diferença entre o concreto aparente e o cimento queimado. O primeiro consiste na produção do forro sem um revestimento devido.
O segundo pode ser caracterizado pelo forro revestido com o cimento queimado, que é o cimento acabado com uma desempenadeira.
Bom, selecionamos algumas opções de ambientes decorados com forro de cimento ou concreto para você conhecer. Veja só:
Forro de fibra mineral
Esse é um dos tipos de forro mais modernos que há. Por isso mesmo você pode nem ter ouvido falar dele ainda. Porém é uma alternativa que tem crescido muito, sobretudo em projetos comerciais.
Assim como outros modelos citados por aqui anteriormente, o forro de fibra mineral é considerado sustentável. Proveniente de uma mistura que contém areia, vidro reciclado e lã de rocha, não prejudica o meio ambiente.
Além disso oferece isolamento acústico e redução do reflexo de luz. Outro fator positivo é sua ação preventiva contra incêndios e propagação de fumaça.
Na questão estética podemos dizer que esse forro é neutro, afetando pouco ou quase nada na composição da decoração de ambientes. Portanto, pode ser usado cômodos com qualquer estilo decorativo.
Sua instalação é feita em módulos. E não precisa dizer que ela deve ser realizada por um profissional habilitado!
Saiba melhor como é o forro de fibra mineral e a sua aplicação na decoração de interiores.
Forro de pallet
Por último vamos falar do forro de pallet. Um material antigo, porém, que nos últimos anos têm sido reaproveitados na decoração de interiores.
Os pallets geralmente são feitos com madeira de reflorestamento Pinus, mas podem receber o acabamento que você desejar.
Eles são muito mais utilizados para fazer móveis, porém, é possível também aplicá-los como forros. Normalmente a madeira é retirada da estrutura do pallet e você pode dispor no teto da maneira que quiser.
É importante tratar os pallets contra cupins e demais pragas, além do impermeabilizante. Com qualquer tipo de acabamento é uma ótima opção para uma decoração rústica ou então minimalista.
Se o seu objetivo é economizar no projeto pode considerar usar o pallet para o forro.
Confira a seguir uma série de cômodos com forros de pallets super interessante!
E então, o que achou de nosso post sobre tipos de forro? Esperamos que tenha gostado do conteúdo, das dicas e imagens de inspiração.
Aproveite para ler também:
Cortineiro de Gesso – 30 Ideias inspiradoras na décor de ambientes!
Modelos de Pisos – Os 18 melhores tipos + Dicas para os ambientes!
Revestimento de Parede – 77 Ideias com dicas de tipos e materiais!
Boa leitura. Até mais!