Academia em Casa – Como montar a sua? 72 Ideias surpreendentes!
Ter uma academia em casa faz parte do sonho de muita gente, assim aquela desculpinha de não ter tempo de sair para fazer exercícios deixa de existir, e você pode malhar de acordo com sua disponibilidade e com a vantagem de se exercitar sem sair de casa.
Para ter uma academia em casa é preciso planejar-se, e nesse caso não é preciso ter apenas os aparelhos destinados para os exercícios, mas pensar em um espaço que seja adequado para se exercitar.
Então, se você está construindo ou reformando e quer fazer esse cantinho para malhar em casa, no post trouxemos dicas de como montar uma academia em casa, além de muitas inspirações de projetos.
Tópicos
Como montar uma academia em casa?
Como deve ser a ventilação do ambiente?
O planejamento de uma academia em casa envolve muitos detalhes e um deles é em relação a ventilação do ambiente.
O ideal para que a academia seja atrativa, é que o ambiente tenha temperatura agradável. Para isso, considere um projeto com telhado, forro, e revestimentos que ajudem no isolamento térmico, mantendo a temperatura do cômodo sempre agradável, não sendo quente e nem fria demais.
Para quem quer aproveitar a ventilação natural, considere aberturas opostas, de modo que possa criar uma corrente de ar que circule dentro do cômodo, deixando o ambiente com uma temperatura sempre agradável.
O uso de ventiladores também pode ser bastante funcional para os dias quentes, e nesse caso, o ideal é instalar modelos de parede ou de teto, evitando que os ventiladores fiquem no piso e possam atrapalhar o prática de exercícios.
Para quem não abre mão de um ambiente com temperatura estável e sempre agradável, o ar condicionado é uma excelente opção, mas nessa situação, escolha um modelo que renove o ar interno, para que a academia particular não fique com mau cheiro.
Qual tamanho deve ter?
Para uma academia em casa, não é preciso ter uma grande espaço, e um cômodo de 12 m² já pode ser transformado nesse espaço para exercitar-se.
No cômodo de 12 m², a ideia é de fazer uma academia mais compacta com um aparelho, como bicicleta ou esteira, e deixar o restante do espaço para alongar-se, usar colchonete para exercícios de solo e fazer exercícios com pesos, como halteres.
Para ter um pouco mais de espaço para incluir outros equipamentos, o indicado é ter um ambiente de no mínimo 16 m², e assim já é possível ter um equipamento cardiovascular (bicicleta, esteira), um aparelho multifuncional para malhar diversos músculos e o espaço para exercícios de solo e alongamento.
Para quem pensa em ter uma academia completa com diversos aparelhos e espaço para exercícios de solo, é preciso considerar uma área maior, de modo que os aparelhos mantenham distância adequada entre si.
Devo levar as cores do ambiente em consideração?
Sim!
A desculpa de não ir para a academia é bastante frequente, e isso pode acontecer até mesmo com uma academia em casa. Por isso, faça um projeto agradável, onde a academia seja estimulante.
Para criar esse espaço estimulante, evite a predominância de cores frias e que possam causar sonolência, como branco, verde e azul claro, que podem influenciar até mesmo no ritmo dos exercícios, que podem ficar mais lentos por conta das cores não estimulantes.
O ideal para o projeto é escolher uma parede em cor estimulante, e que dê mais energia para malhar mesmo nos dias de indisposição.
Além de investir em uma parede colorida, outra proposta é a de usar materiais quentes, como madeira nas paredes.


Qual tipo de piso ideal?
Para planejar a academia particular com uma proposta segura e funcional, o ideal é evitar alguns tipos de pisos, como:
- Pisos cerâmicos, que podem rachar com a queda de peso;
- Porcelanato, que pode trincar e até ficar escorregadio com gotas de suor;
- Madeira ou pisos laminados, que podem sofrer desgaste e arranhões com as práticas de exercícios.
O piso ideal para academia são os modelos mais resistentes e não escorregadios, como pisos emborrachados ou vinílicos.
Para uma solução simples para deixar o piso adequado e que não envolva obras, uma possibilidade é de revestir outros tipos de piso com tatames, que são bastante funcionais para a prática de exercícios.
Quais equipamentos comprar?
Para escolher quais equipamentos comprar para a academia em casa, é preciso considerar dois quesitos – espaço disponível e tipos de exercícios que você prática.
Em relação ao espaço disponível, esse é um ponto importante, já que espaços menores pedem menos aparelhos, sendo assim, dê prioridade para aparelhos multifuncionais, em que um único equipamento permite fazer diversos exercícios, e assim ocupa menos espaço.
Para espaços mais amplos e que permite ter diversos equipamentos para malhar, o ideal é ter em mente quais tipos de exercícios você prática, e assim investir em aparelhos que atendam a sua necessidade. Como equipamentos para quem malha em busca de músculo; acessórios para práticas específicas, como ioga e pilates; equipamentos que ajudem na queima de gordura, ou seja, é preciso considerar a sua especificidade para montar uma academia que seja funcional para você e sua família.
Se o espaço permitir, é ideal ter uma disponibilidade de equipamentos que tenham diferentes funcionalidades, como equipamentos cardiovasculares (esteira, bicicleta), equipamentos para malhar diferentes músculos (estação de musculação), aparelho abdominal, aparelhos para reduzir percentual de gordura (elíptico), simulador de caminhada.
Além dos aparelhos mais comuns de academia, vale também investir em acessórios que ajudem a praticar exercícios, como halteres, colete de peso, corda, colchonetes, entre outros.

Apesar da praticidade de poder malhar na hora desejada tendo todos os equipamentos em casa, considere a contratação de um profissional da área esportiva, como um personal trainer, que vai te direcionar aos exercícios corretos conforme sua necessidade e/ou desejo, além de acompanhar se os exercícios estão sendo praticados da maneira correta.
O que não pode faltar?
Para montar o espaço particular para se exercitar em casa, alguns elementos são essenciais, como:
- Espelhos – ajudam a manter o foco e a observar a postura durante a prática do exercício.
- Armário – um pequeno móvel já é essencial para guardar equipamentos menores, como cordas, pesos, entre outros. E assim deixar o ambiente organizado.
- Frigobar ou filtro – ter um frigobar ou filtro de água na academia em casa é essencial para ter um espaço com água e manter a hidratação durante o treino. Além disso, vale até colocar um cesta de frutas ou snacks saudáveis para o momento que bater uma fominha.
- TV / Som – aparelhos com TV ou som ajudam a te deixar menos entediado enquanto malha. Por isso, considere ter um aparelho de TV e/ou aparelho de som para te deixar com mais energia para a hora de malhar.
- Bancos e cadeiras – além de criarem um cantinho para sentar-se no momento de descanso entre um exercício e outro, ainda podem ser úteis durante a prática de alongamentos ou outros exercícios.
Dicas de decoração de academia em casa
Simples / Para Iniciantes
Como ideia para ter uma academia simples em casa, a proposta aqui traz um pequeno espaço que foi transformado para ter um cantinho próprio para malhar.
O ambiente ganhou aparelhos como simulador de caminhada e esteira, além de aparelhos simples e funcionais, como mini cama elástica e espaldar, que ocupam pouco espaço e ajudam na hora de exercitar-se.
Para a composição do espaço, a ideia foi pelo piso vinílico que imita madeira e parede de cimento queimado, que são estimulantes. O ambiente ainda traz televisão em frente a esteira, que ajuda o tempo a passar mais rápido.












Pequena
Para planejar uma academia particular em um espaço pequeno, uma boa inspiração é este projeto, que traz um espaço bem pensado para fazer exercícios.
Como o cômodo é pequeno, a ideia foi de escolher por equipamentos com mais prioridade de acordo com a necessidade própria, e nesse caso a escolha foi por uma esteira e e um aparelho de musculação.
Como o pequeno espaço, a ideia foi de manter distância entre os aparelhos e aproveitar o espaço do chão para outros tipos de exercícios que podem ser feitos com colchonete e no solo, como o uso de halteres.
O espaço ainda foi planejado com armários, um pequeno frigobar e até TV, adicionais que deixam a academia em casa mais funcional.










De Luxo
Para quem pretende investir um pouco mais na academia particular, pode se inspirar neste projeto que traz um espaço perfeito para a prática de exercícios em casa.
O projeto de luxo traz uma academia com estilo moderno e com diversos equipamentos que podem ser usados para malhar.
O charme do projeto fica por conta da piscina interna e aquecida, que pode é integrada a academia e pode completar a prática de exercícios com a natação.










Grande / Completa
Para quem não abre mão de ter uma academia em casa completa, este projeto traz um espaço amplo e com uma enorme variedade de equipamentos para fazer exercícios de diferentes estilos.
O projeto moderno traz uma grande porta de correr que dá acesso a uma sacada e vista para o jardim, deixando o contato com a natureza como um estimulante para malhar em casa.










Agora é só se planejar e ter esse cantinho dos sonhos para cuidar da saúde no conforto do lar.