Closet de Gesso – 30 Inspirações encantadoras + Dicas e vantagens!
O closet de gesso tem sido uma boa opção em projetos modernos, justamente por ter várias vantagens em comparação a outros modelos. Sendo assim, muitas pessoas conhecem melhor essa proposta e decidem montar um desses em sua casa, planejado de acordo com cada necessidade.
Entretanto, ainda há muitos pontos que precisam ser sanados. Questões como durabilidade, limpeza e manutenção dessa estrutura estão entre as principais dúvidas. É por isso que preparamos este post completo para esclarecer tudo sobre closet de gesso.
Acompanhe o conteúdo para saber mais e surpreenda-se com várias dicas e fotos impressionantes.
Tópicos
Projetos de closet estão cada vez mais comuns em muitas casas e apartamentos. Contar com um local específico para guardar roupas e acessórios é muito proveitoso, sobretudo para quem possui diversas peças, para casais e locais em que há espaço suficiente para instalar essa estrutura.
Portanto, é válido conhecer melhor quais são os modelos mais convencionais de closet e como montá-los. A opção de gesso pode ser uma boa alternativa para vários projetos, por isso vale a pena entender como funciona, vantagens e desvantagens, além do preço para ter um desses em sua casa.
Dúvidas frequentes
Quais as vantagens do closet de gesso?
Primeiramente, é primordial elencar as vantagens do closet de gesso:
Projetado sob medida: o closet de gesso pode ser planejado de acordo com o espaço disponível. Você pode aproveitar cada cantinho e investir tanto em um modelo grande quanto pequeno, tudo depende da necessidade do usuário.
Organização: assim como os demais tipos de closet, com a versão de gesso é possível manter suas peças totalmente organizadas em um local específico. Sendo assim, evita aquela bagunça típica de guarda-roupas, além de otimizar o espaço – pois é projetado exclusivamente para guardar suas roupas e demais acessórios.
Preço: segundo especialistas, o closet de gesso tem um preço muito acessível. Na média, o preço é de 30% a 40% menor comparado com modelos de móveis planejados e até com alguns tipos de guarda-roupa.
Durabilidade: o gesso se destaca por ser um material resistente e durável. Não é à toa que se tornou uma das melhores opções de revestimento de teto, paredes, etc. Sua vida é longa, desde que você não utilize opções como drywall ou placas acartonadas, que são mais frágeis em comparação aos tipos convencionais.
Versatilidade nas cores e decoração: se você pode planejar uma estrutura de acordo com suas necessidades, com todos os espaços e compartimentos específicos, também é possível decorá-la de diversas formas. Embora a base do gesso seja sempre branca, é possível pintar de qualquer cor, além de incrementar com adesivos, papéis, entre outras propostas criativas. Do mesmo modo, também é interessante instalar um sistema de iluminação (LED ou demais opções).
Existem desvantagens?
Por outro lado, é primordial saber quais são as desvantagens do closet de gesso:
Aparato fixo: esqueça qualquer possibilidade de mudança ao instalar um closet de gesso. Trata-se de um modelo fixo que fica embutido na parede. Logo, não dá para alterá-lo, por isso é primordial projetar um tipo que supra perfeitamente as suas necessidades.
Limpeza e manutenção: sobretudo por ser branco, o gesso está propenso a sujeiras aparentes e até algumas manchas que podem ser causadas por maquiagens, cremes ou perfumes. Portanto, mantenha esses produtos longe da estrutura. A limpeza deve ser frequente para manter o closet impecável e evitar a umidade, outro problema que pode afetar o aparato. Por isso tal modelo não é indicado para casas muito frias ou que ficam sempre fechadas.
Mão de obra: se o preço chama atenção por ser mais acessível, por outro lado pode ser desafiador encontrar mão de obra especializada nesse tipo de projeto. Sendo assim, o valor cobrado por um profissional renomado pode ser mais caro em comparação com outros modelos. Pesquise bem para definir o melhor orçamento.
Sujeira ao instalar: em qualquer construção ou reforma com uso de gesso, é essencial ficar ciente com a sujeira que o material deixará no local. Logo, é indicado cobrir móveis e o piso, além de começar a limpeza logo após a finalização do trabalho.
Alguns cuidados fundamentais com o closet de gesso:
Evitar deixar produtos de beleza, perfumes e similares no local – sobretudo os oleosos;
Instalar em um local que não seja abafado, propenso a umidade e sem luz ou ventilação;
Limpar com materiais e produtos específicos, como sabão neutro, pincel e espanador.
É barato? Quanto custa em média? #preço
Conforme já salientamos, o closet de gesso tem um preço mais acessível em comparação com outras opções, sobretudo quanto ao custo do material. Entretanto, quando se considera o valor da mão de obra, não há muita diferença.
De acordo com especialistas, a média inicial é de 1500 reais. Todavia, o valor muda conforme tamanho, número de compartimentos, design, entre outros fatores.
O closet de gesso pode ser uma ótima opção para o seu projeto se você é uma pessoa que preza pela organização e limpeza. Do mesmo modo, é interessante para pessoas que desejam ter um espaço planejado de acordo com suas necessidades, com o local ideal para deixar seus pertences.
Fotos e modelos de closet de gesso
Agora que você já sabe mais sobre o closet de gesso, veja muitas fotos com modelos incríveis e escolha o melhor para o seu projeto.
Com porta de vidro
Quem busca uma opção moderna e que está em alta pode investir no closet de gesso com porta de vidro. Esse material transparente mantém suas peças à vista e, ao mesmo tempo, ajuda a protegê-las da sujeira.
Além disso, deixa o closet com um aspecto elegante, unindo beleza com praticidade e funcionalidade. Do mesmo modo, é uma alternativa versátil. O vidro pode ser espelhado, com ou sem reflexo, com insufilm, maior ou menor espessura – o que implica na resistência e durabilidade do material.
Pequeno
O closet de gesso pequeno é ideal para otimizar o espaço. Boa proposta para cômodos menores, já que pode ser planejado de acordo com a disponibilidade. Se é custoso instalar um móvel em espaços compactos, com o closet de gesso você pode aproveitar cada cantinho de modo estratégico.
Nesse caso, destacam-se os modelos mais altos, que ocupam toda a parede. Além disso, é interessante que tenham muitas divisórias, assim você consegue armazenar diversas peças e adereços. Do mesmo modo, gaveteiros, nichos e compartimentos ajudam a deixar o closet organizado.
Grande
Para quem tem muito espaço disponível e uma variedade enorme de peças pode instalar um closet de gesso grande. É uma tendência ideal para quem busca um projeto ousado, para deixar roupas, joias, acessórios, produtos e demais itens em um local exclusivo.
Do mesmo modo, o closet grande é ideal para casais, pois comporta os pertences de ambos. Entretanto, o planejamento também deve ser bem pensado para que o closet não ocupe espaços desnecessários. Na dúvida, conte com o auxílio de um especialista.
Com cortina
Outra maneira de dar um toque elegante ao closet de gesso é instalar uma cortina para proteger as peças e não deixá-las aparente. Além disso, a cortina é mais acessível que portas de vidro ou madeira, por exemplo.
Vale destacar que esse aparato pode ter várias cores e estampas, o que ajuda a otimizar a decoração do espaço. Tendência ideal para cômodos pequenos e projetos modernos.
O closet de gesso pode renovar totalmente o seu espaço. É um aparato que une beleza e funcionalidade. Baseado em nosso conteúdo, defina qual é a melhor opção para o seu projeto. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.