Forno de pizza【2024】– Modelos | Preços | Como escolher

Como escolher um forno de pizza? Quais são os modelos mais populares do mercado? Se você pretende comprar um desses para sua casa ou comércio, vale a pena se inspirar com ótimas dicas.

Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber: tipos, características, onde comprar e como fazer passo a passo. Leia e escolha a melhor opção para seu projeto.

Tópicos

forno de pizza onde comprar

Todo mundo adora a “noite da pizza”, na qual muitas famílias e amigos se reúnem para apreciar os mais variados sabores. É comum encomendar os tipos que todos gostam, mas é melhor ainda quando tudo pode ser feito em casa. Para isso, é essencial contar com um bom forno de pizza.

Hoje em dia, essa estrutura é parte de muitos projetos de varandas, áreas gourmet e até cozinhas planejadas. Além de um bom fogão, bancada e fogão à lenha, o forno desponta como uma ótima alternativa para assar pizzas de todos os tamanhos e sabores.

Do mesmo modo, é essencial escolher um bom forno para estabelecimentos comerciais: pizzarias, lanchonetes, restaurantes, entre outros. Além de pizzas, a estrutura ajuda na preparação dos mais variados assados, como esfirras, por exemplo. Se você pretende abrir um negócio nesse setor, vale se atentar a muitas dicas para escolher a melhor estrutura.

forno de pizza marcas

Tipos de forno de pizza

De modo geral, há vários tipos de forno de pizza disponíveis no mercado, desde os portáteis até os pré-moldados e planejados, construídos de acordo com o espaço e as disposições de cada projeto.

A principal diferença de um forno de pizza para um forno convencional é a temperatura. Para assar, a massa precisa de temperaturas a partir de 350 graus, capacidade que não é alcançada no modelo tradicional – chegando no máximo a 280 graus.

Um forno quente é capaz de assar diversas pizzas em curto tempo, por isso você deve conhecer cada modelo e suas especificações. Selecionamos os mais populares. 

Forno de pizza a gás

O forno de pizza a gás é um dos mais utilizados nas pizzarias e restaurantes, justamente pela facilidade de manipulação. Há modelos de diferentes marcas, cada qual com características diferentes.

A grande vantagem é a praticidade. É comprado pronto para uso, dispensando montagem. Além disso, exige baixa manutenção e pouca mão de obra. Tem chama regulável e bom tempo de pré-aquecimento, capaz de assar até 90 pizzas por hora.

Entretanto, necessita de boa disponibilidade de gás para funcionar, então tenha sempre um botijão reserva para não passar apuros. De modo geral, é o modelo mais econômico do mercado, com o melhor custo benefício.

Forno de pizza a gás dicas Forno de pizza a gás grande Forno de pizza a gás moderno Forno de pizza a gás redondo Forno de pizza a gás

Os modelos redondos são projetados especificamente para assar pizzas grandes de modo rápido e eficiente.

ideias de Forno de pizza a gás modelo de Forno de pizza a gás

Forno de pizza a lenha

O forno de pizza a lenha é o modelo mais tradicional, ainda usado em muitos estabelecimentos e projetos de varandas rústicas e gourmet. Pode ser pré-moldado ou construído com alvenaria, combinando ainda com um fogão e uma churrasqueira.

A versão em formato de iglu é a mais indicada para assar pizzas. Além dos tijolos de cerâmica, é possível usar outros materiais sofisticados, como tijolos refratários e pedras. Quando atinge alta temperatura, é capaz de assar mais de 20 pizzas por hora.

Embora tenha um belo aspecto, o forno a lenha não é tão vantajoso quando se trata da manipulação, praticidade e limpeza. Depende de mão de obra especializada para o funcionamento, gera muita fuligem e fumaça, além de necessitar de lenha de boa qualidade esquentar.

Forno de pizza a lenha completo Forno de pizza a lenha iglu Forno de pizza a lenha moderno Forno de pizza a lenha redondo Forno de pizza a lenha simples

De fato, o forno a lenha se destaca pela beleza e acabamento, embora não seja tão prático de usar em comparação a outros modelos.

lindo Forno de pizza a lenha

 Forno de pizza elétrico

Se você busca praticidade, o forno de pizza elétrico é a melhor opção. Funciona de modo simples e tem ótima eficiência, ideal para pequenos estabelecimentos.

Existem várias versões e marcas disponíveis nas lojas, muitos com potência para assar uma pizza em poucos minutos. Além disso, há modelos que assam outros alimentos, como pães e doces.

Entre as desvantagens, está o preço – mais alto em comparação a outros tipos – e o alto consumo de energia elétrica caso seja usado com frequência.

Forno de pizza eletrico moderno Forno de pizza eletrico pequeno Forno de pizza eletrico quadrado Forno de pizza eletrico ideias de Forno de pizza eletrico

Os fornos elétricos são portáteis, compactos e bonitos, ideal para usar em casa e em pequenos comércios.

modelos de Forno de pizza eletrico

Forno de pizza pré-moldado

Os modelos pré-moldados podem ser feitos sob medida e a gosto do usuário. São versáteis e fabricados em larga escala no formato de iglu, funcionando a lenha ou a gás.

Grande parte desses fornos são fabricados em conjunto com churrasqueiras ou fogões a lenha. Por isso, são indicados para grandes varandas e áreas gourmet.

Ao comprar um desses, você precisa se atentar à estrutura e as peças que a acompanham. Do mesmo modo, o fator durabilidade é muito importante. Escolha materiais resistentes ao calor (refratários) e de ótima qualidade.

conjunto com Forno de pizza pre moldado conjunto completo Forno de pizza pre moldado Forno de pizza pre moldado com churrasqueira Forno de pizza pre moldado ideias Forno de pizza pre moldado moderno Forno de pizza pre moldado lindo Forno de pizza pre moldado

Forno de pizza esteira

O forno de pizza esteira é o mais utilizado em grandes restaurantes e pizzarias, sobretudo pela grande capacidade. Segundo especialistas, pode assar até 60 pizzas em uma hora dependendo da variação – seja elétrico ou a gás.

Tem fácil manuseio, esquenta rápido e se destaca pela versatilidade, tanto na produção de pizzas quanto de outros alimentos. Alguns modelos são grandes e outros compactos. A função da esteira é justamente facilitar o uso, por isso é a versão mais indicada para comércios.

Forno de pizza esteira grande Forno de pizza esteira ideias Forno de pizza esteira moderno Forno de pizza esteira pequeno

Alguns fornos possuem rodinhas e podem ser transportados para qualquer local, como se fosse um modelo portátil. Deixe sempre nos lugares adequados, pois a temperatura aumenta bastante quando está em funcionamento.

Forno de pizza esteira modelos de Forno de pizza esteira

Quanto custa em média? #preço

Quanto custa um forno de pizza?

O preço varia conforme modelo, potência, tamanho, marca, entre outros fatores. Alguns são bem acessíveis. Já outras versões demandam um bom investimento.

Se você pretende ter um forno de pizza em casa, vale apostar em versões rústicas a lenha ou portáteis. Já para estabelecimentos, é indicado comprar um forno grande e eficiente, como os modelos com esteira, elétricos ou a gás.

Saiba qual é a média de preço de cada tipo de forno de pizza:

  • a lenha – a partir de 600 reais;
  • a gás – a partir de 800 reais;
  • elétrico – de 800 a 5 mil reais;
  • esteira – de 2 mil a 9 mil reais;
  • pré-moldado – a partir de 600 reais.

forno de pizza modelos

Onde comprar? – Dicas de marcas e modelos

Para comprar o melhor forno de pizza, você precisa pesquisar e fazer orçamentos em diversas lojas. Muitas são especializadas na venda de peças pré-moldadas ou para uso industrial.

Caso opte por um modelo a lenha, a instalação demanda mão de obra profissional. Logo, será um gasto a mais.

Algumas marcas de forno de pizza: Metavila, Tramontina, Stone Box,, Hamilton Beach, Pizzatec.

Dicas de lojas para comprar:

  • Mercado Livre
  • Centermaq
  • Magazine Luiza
  • Americanas
  • Leroy Merlin
  • Shoptime

forno de pizza

Como fazer forno de pizza? – Passo a passo

Como fazer forno de pizza? Preparamos um tutorial passo a passo para você entender como é o processo.

Materiais

  • 220 tijolos
  • 12 latas (de 18 litros) de terra vermelha (ou argilosa) peneirada.
  • 12 kg de açúcar cristal
  • Água

Passo a passo

  1. Misture a terra e o açúcar e acrescente água aos poucos até a massa ficar grudenta;
  2. Evite deixar muito molhada e use os pés para misturar;
  3. Marque o centro e faça um círculo onde estará o forno utilizando um prego e um fio de nylon, de modo a formar um compasso;
  4. A boca do forno será uma abóbada feita de tijolos. Por isso, você precisará de uma forma.
  5. Use a forma para fazer um arco com diâmetro de 45 a 60 cm. Feito a forma, posicione-a na base.O arco da boca deverá seguir a inclinação dada pela forma;
  6. Feita a marcação, comece as fiadas de tijolos com a massa de terra partindo sempre da boca. A primeira fiada será paralela à base, as seguintes deverão seguir a inclinação dada pelo compasso que utilizamos para traçar o diâmetro do forno;
  7. Suba uma fiada de cada vez intercalando o começo e o meio do tijolo. Siga este procedimento até o final.
  8. Utilize pequenas pedras com massa para fechar os vãos entre as fiadas;
  9.  A partir da sexta fiada, deixe um espaço para colocar uma chaminé na parte de trás do forno, que será encaixada por meio de um bloco cerâmico vazado;
  10. Finalize as fiadas e cubra o forno com o restante da massa que sobrou;
  11. Quando o forno estiver pronto, faça a primeira queima de lenha. O açúcar irá derreter e aumentará a eficiência da massa de barro.

Dicas: 

  • Esse tutorial é essencialmente para fornos a lenha;
  • Instale em uma área plana e limpa;
  • Essa versão tem 1,20 m de diâmetro;
  • Use tijolos refratários, pois suportam melhor a alta temperatura;
  • Conte com o auxílio de outras pessoas para montar o forninho.

Fonte: ArchDaily

forno de pizza a lenha


Enfim, esse é o nosso tutorial completo sobre forno de pizza. Siga as dicas e compre a melhor versão para seu projeto. Gostou? Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.