Muro de Vidro – 40 Inspirações, fotos e modelos de fachadas!

Já pensou em instalar um muro de vidro em sua casa? A fachada com esse material pode ficar bela e exuberante, afinal, sobretudo em comparação a outras opções convencionais.

Sendo assim, o muro de vidro pode destacar qualquer prédio, residência ou empreendimento, sobretudo em áreas urbanas. Entretanto, é preciso se atentar a alguns fatores, como segurança, qualidade e instalação da peça.

Com tantas dúvidas, é preciso esclarecer tudo sobre a estrutura, desde as vantagens até os tipos mais convencionais no mercado. Para ajudar você, preparamos este post completo.

Saiba tudo sobre muro de vidro, encante-se com dicas e 40 fotos!

Tópicos

tipos de muro de vidro
40 ideias de muro de vidro + dicas essenciais!

Muro de vidro é seguro?

O vidro é um material clássico na decoração, seja em áreas internas ou externas. Chama atenção pela versatilidade e pelo padrão clean que valoriza diversos estilos, dos clássicos aos modernos.

Quem pretende montar um projeto elegante pode contar com estruturas em vidro, seja em pequenos detalhes ou em uma parte destacada. Quando se trata de fachadas, uma boa opção é o muro de vidro.

Você pode demarcar sua casa, prédio ou comércio com um lindo muro de vidro em diferentes disposições, cores e acabamentos. Além disso, dá para unir com outras opções, como grapas, metais e madeira, além de escolher vidros com algumas variações: fumê, verde, jateado, etc.

muro de vidro com grapa 1

A questão, todavia, é se o muro de vidro garante segurança e proteção à residência. Segundo especialistas, é altamente confiável e muito resistente, tudo porque não se utiliza um vidro comum para fazer um muro.

Nesse caso, é indicado sempre o vidro temperado, que chama atenção pela qualidade, durabilidade e força. Para se ter ideia, resiste a fortes impactos, não gera estilhaços e não trinca com facilidade.

Além disso, por ser um material liso, é praticamente impossível escalar muros de vidro, ao contrário das opções de pedra, por exemplo. Por fim, com a fachada aparente, qualquer pessoa pode perceber se há movimentações suspeitas na residência, fato que acaba inibindo a ação de criminosos.

muro de vidro

Vantagens e desvantagens

O muro de vidro apresenta algumas vantagens incríveis:

  • É visualmente bonito, clean e sofisticado, destacando qualquer fachada;
  • Aumenta a iluminação natural para o interior da residência;
  • Favorece o paisagismo de jardins e da fachada em geral;
  • É versátil e combina com outros materiais, como metais e madeira;
  • A instalação é simples e até mais rápida que as opções de alvenaria;
  • Há vários tipos com diferentes cores e acabamentos;
  • Resiste a sol e chuvas, além de ficar livre de oxidação, ferrugem e pragas;
  • A limpeza é simples e rápida, sem a necessidade de aplicar produtos específicos;
  • Quanto mais alto, mantém a casa protegida eficientemente;
  • Fácil manutenção e ótima durabilidade.

muro de vidro sofisticado

Entretanto, como nada é perfeito, vale destacar as desvantagens do muro de vidro:

  • De fato, quem gosta de privacidade pode se incomodar com essa estrutura, já que o jardim e a entrada da casa estarão sempre visíveis. Uma solução é optar pela versão fumê, que é mais escura;
  • Embora seja simples, a limpeza deve ser frequente para evitar poeira e sujeiras que ficam aparentes no vidro;
  • O preço é maior em comparação a outros materiais, por isso você deve estar disposto a fazer um grande investimento;
  • A instalação demanda mão de obra especializada nesse tipo de serviço.

muro de vidro ideias

Fotos de fachadas com muro de vidro

Para inspirar você, selecionamos diversas fotos de fachadas com muro de vidro. São vários tipos incríveis para vários projetos.

Com grapa

É muito comum instalar um muro de vidro com grapa. Mas você sabe o que é isso? Segundo especialistas, grapa é uma estrutura que dá suporte ao vidro em toda a extensão do muro.

A grapa geralmente é de alumínio ou de outro material e pode ser instalada tanto em uma base de alvenaria como de modo solo, depende de cada projeto. Sendo assim, é uma opção convencional e que garante uma instalação prática e segura.

muro de vidro com grapas muro de vidro com grapa muro de vidro com grapa no predio

Os muros de vidro combinam com grapas brancas, conforme mostram as imagens.

muro de vidro com grapa grande muro de vidro com grapa branca

Verde

O vidro verde é uma bela opção para valorizar longas fachadas. Combina com casas com grandes jardins e também com estruturas rústicas, como grapas revestidas em pedras ou metais.

Além disso, essa opção valoriza um projeto moderno. Não deixa a estrutura tão escura, como o vidro fumê, e não é tão claro quanto o vidro transparente. Uma versão simples e com belo acabamento que ainda incrementa o paisagismo de qualquer projeto.

muro de vidro verde com pedra muro de vidro verde em predio muro de vidro verde grande muro de vidro verde para casa

O muro verde combina com casas com belos jardins.

muro de vidro verde

Fumê

O muro de vidro fumê chama atenção pela elegância e sofisticação. É um modelo escuro que evita a incidência de raios solares no ambientes e tem baixa transparência, ideal para quem busca privacidade na fachada de sua residência.

Todavia, embora garanta um efeito estético incrível, o vidro fumê é o mais caro dentre as opções destacadas. Portanto, você deve estar preparado para fazer um bom investimento. Porém, o resultado é incrível e compensador, incrementando a beleza da fachada e deixando a casa mais segura.

muro de vidro fume moderno muro de vidro fume pequeno com pedra muro de vidro fume pequeno

O vidro fumê deixa qualquer fachada mais elegante e requintada.

muro de vidro fume simples muro de vidro fume

Temperado

Todo muro é confeccionado com vidro temperado, o mais indicado para projetos externos. Esse modelo chama atenção pela qualidade, resistência e durabilidade. Para se ter ideia, é cerca de seis vezes mais forte que um vidro tradicional.

Sendo assim, ao comprar, atente-se sempre a esse fator. Além disso, o vidro temperado pode receber diferentes cores e acabamentos, além de se destacar pela versatilidade e facilidade de combinar com outros materiais.

muro de vidro temperado em jardim muro de vidro temperado em prédio muro de vidro temperado moderno muro de vidro temperado preto muro de vidro temperado

Jateado

O vidro jateado é uma opção diferenciada ideal para quem prefere privacidade. O material recebe uma camada de areia no acabamento, que acaba com a transparência e deixa o vidro opaco, bloqueando a claridade e qualquer efeito espelhado.

Tendência em áreas externas, o vidro jateado também fica perfeito em fachadas de residências e prédios. Alguns modelos, inclusive, podem ser customizados com formas desenhadas e aprimoradas, valorizando ainda mais a estrutura e toda a estética de seu projeto.

muro de vidro jateado em casa grande muro de vidro jateado em predio muro de vidro jateado em sacada

O vidro também pode incrementar e proteger sacadas e áreas de piscinas.

muro de vidro jateado grande muro de vidro jateado

Espelhado

O muro de vidro espelhado é perfeito para incrementar a iluminação do ambiente. Chama atenção pela transparência e pelo acabamento que valoriza a estética de qualquer projeto.

Por suas características, é interessante para fachadas de grandes residências, em prédios e sobretudo comércios, para que as pessoas tenham uma boa visão da parte interior do edifício.

muro de vidro espelhado muro de vidro espelhado no predio muro de vidro espelhado na fachada

O muro de vidro pode ser combinado com um portão com detalhes do mesmo material.

muro de vidro espelhado em jardim muro de vidro espelhado grande


De fato, o muro de vidro é uma opção incrível para valorizar qualquer fachada. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse material e tenha se encantado com as imagens. Comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.