Quarto de Casal Planejado – Por onde começar? 44 Ideias e projetos!

O quarto do casal é um dos principais lugares da casa, pois deve ser ideal para momentos relaxantes e tranquilos no fim do dia. Por isso, na hora de organizar os ambientes, vale muito a pena investir de um jeito especial nesse local.

Uma alternativa perfeita para criar um espaço lindo, sofisticado, romântico e funcional é apostar em um quarto de casal planejado.

O planejamento ajudará na hora de deixar tudo mais agradável visualmente, mantendo os efeitos essenciais que um quarto deve ter.  Além disso, os móveis e objetos poderão ser calculados mais precisamente, aproveitando melhor o espaço.

A desorganização e a falta de uma decoração bem planejada pode causar efeitos negativos em seu humor, além de atrapalhar na hora do descanso.

Sendo assim, investir em um quarto de casal planejado é investir na qualidade de vida e no bem estar, tanto individual quanto a dois.

Para te ajudar a começar o projeto sem se perder, preparamos dicas e fotos incríveis para você se inspirar e reproduzir. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Tópicos

quarto de casal planejado com foto do casal na parede
Além do aspecto tranquilo o calmo, o quarto do casal precisa ser romântico! Decorar com fotos do casal dará um ar mais íntimo e personalizado ao ambiente.

Como começar a planejar o quarto e os móveis?

Uma coisa é certa, planejamento é tudo! Ou seja, quanto mais detalhes vocês incluírem no planejamento, mais fácil será na hora de colocar tudo em prática.

Preparamos a seguir uma pequena lista de planejamento, mas o casal deve ficar à vontade para personalizar os itens e adicionar outros importantes e particulares. Vamos lá!

Planejamento a dois

A parte mais importante do projeto é a conversa e o planejamento a dois. Afinal, será preciso entrar em um consenso para unir as ideias e suprir as necessidades individuais do casal em uma mesma obra.

Sendo assim, é essencial que o casal reserve um tempo para conversar sobre seus gostos, expectativas, ideias e desejos para o quarto.

Nessa etapa, vocês precisarão definir o estilo do quarto, se será mais clássico, moderno, clean, minimalista, retrô, vintage, luxuoso ou mais básico.

Além disso, também será preciso definir um orçamento limite para o projeto. Desse modo, vocês conseguirão se organizar melhor nas decisões sem riscos de prejudicar as finanças do casal.

Conhecendo quanto poderá ser gasto no ambiente, vocês poderão escolher melhor os materiais, móveis e decoração.

Feito isso, comecem a listar as prioridades para o quarto de casal planejado. Ou seja, o que deverá ser feito primeiro, não podendo ser descartado de forma nenhuma.

Dessa forma, vocês conseguirão designar melhor as porcentagens do orçamento para as prioridades. Após o mais importante ser feito, o valor restante poderá ser distribuído entre os outros aspectos do projeto.

Guarda-roupas e armários

A escolha do guarda-roupa e dos armários precisa levar em consideração se o espaço do quarto é amplo ou mais limitado.

Desse modo, será possível definir o melhor modelo, tamanho e articulação das portas e gavetas. Por exemplo, entre portas que abrem para fora ou para o lado, como as de correr.

Outra característica importante para aproveitar melhor o espaço é considerar qual a necessidade do casal em relação a capacidade de armazenamento do móvel. O que precisará ser guardado nesses armários? Vocês tem um grande volume de roupas e itens?

 

Um exemplo disso está na quantidade de sapatos que vocês tem. Se forem poucos pares, provavelmente será fácil guardar de forma organizada no mesmo local que as roupas.

Já se a quantidade de pares de sapatos for alta, talvez investir em uma sapateira ou outro móvel específico para eles seja a melhor opção. Desse modo, será mais fácil manter tudo no lugar de forma eficiente e bem organizada!

Para escolher de formam mais certeira o tamanho dos armários ou guarda-roupas, façam uma lista de tudo que será guardado no quarto do casal.

Os móveis planejados ajudarão muito nessa missão de buscar o melhor aproveitamento de espaço e funcionalidade do ambiente. Sendo assim, nessa hora vale a pena investir um pouco mais.

Cores, texturas e acabamentos

Outro ponto importante de ser decidido a dois é o estilo do quarto de casal planejado que vocês sonham e desejam.

Afinal, a decoração dependerá do efeito que vocês querem. Cores mais claras proporcionam um ambiente clean, calmo e relaxante, ideal para quem gosta de um visual mais clássico.

No entanto, as cores escuras também ajudam na hora de relaxar e curtir momentos aconchegantes, dando um ar mais moderno e sofisticado ao espaço.

Os acabamentos e as texturas também ajudarão a enriquecer ainda mais a decoração e o estilo do quarto do casal, agregando personalidade e originalidade.

parede de tijolinho para quarto de casal planejado

Para deixar o visual mais uniforme e valorizar a amplitude, vale a pena escolher acabamentos que combinem com a cor da madeira ou outro material usado na mobília.

Já se a intenção é destacar as paredes ou o piso, investir em contrastes também é uma bela alternativa.

O importante é entrar em um consenso e visualizar antes o que os dois pretendem obter em questão de estética do quarto.

Dessa forma, vocês conseguirão deixar o lugar com a cara de vocês, perfeito para momentos a dois inesquecíveis e para recarregar as energias no fim do dia!

Iluminação

Na hora de escolher a iluminação será preciso avaliar o que vocês precisam no ambiente. Por exemplo, se o quarto do casal for pequeno, é natural que o planejamento busque aumentar o efeito de amplitude.

Para isso, a melhor alternativa é escolher uma iluminação mais clarinha, fria e branca, que ajudará a fazer com que o espaço pareca maior do que realmente é.

Já se vocês estão satisfeitos com o tamanho do cômodo e a intenção é influenciar o clima, uma iluminação mais amarelada e quente pode ser o ideal.

Afinal, os tons mais quentes ajudam a dar um aspecto mais aconchegante e romântico ao ambiente, perfeito para o quarto do casal!

iluminação para quarto de casal planejado
Uma iluminação mais quente enriquecerá o aspecto romântico e aconchegante do ambiente.

Outro ponto a ser definido são os pontos de luz que podem ser mais amplos ou focados em pequenos lugares. Para equilibrar bem a luminosidade, é interessante apostar em uma boa iluminação no teto.

No entanto, vocês ainda podem instalar pequenos focos de luz e abajures para possibilitar uma meia iluminação ou ajudar em momentos de leitura na cama.

Cama do casal

Definir o tamanho ideal para a cama é um dos passos mais importantes na hora de fazer um quarto de casal planejado.

Sendo assim, a escolha deve considerar o espaço disponível no cômodo e o aspecto confortável para os dois.

Se vocês estiverem dispostos a investir um pouco mais nesse item tão importante, a melhor opção é adquirir uma cama sob medida.

Dessa forma, é possível fazer a peça perfeita para caber no quarto e para comportar o casal de forma aconchegante.

Além disso, as peças sob medida são mais personalizáveis e você pode combinar mais facilmente com o restante dos móveis.

cama para quarto de casal planejado

No entanto, nada impede que vocês optem por um modelo já pronto, como uma cama box com cabeceira. Nesse caso, é só pesquisar por um modelo com tamanho ideal e cores que ornem com a decoração.

Também é possível encontrar opções no mercado que são integradas com a cabeceira ou com criados nas laterais.

Ou seja, dá para economizar comprando uma cama mais funcional que esteja de acordo com as medidas necessárias para o ambiente e para o seu bolso.

Quarto com TV

Outra questão relevante na hora do planejamento a dois é definir se o quarto terá ou não uma TV. Com isso, vocês poderão planejar melhor a distribuição de itens no ambiente.

Para um quarto de casal pequeno, o ideal é que a TV seja posicionada em painéis mais minimalistas. Outra opção interessante é apostar nas prateleiras de canto, que aproveitam de forma muito inteligente o espaço.

TV para quarto de casal planejado
Painéis e prateleiras para TV ajudam a valorizar o espaço do quarto.

Móveis multifuncionais

Para um quarto de casal planejado perfeito, os móveis multifuncionais fazem total diferença tanto na estética quanto na praticidade.

É muito importante que o quarto tenha espaço suficiente para a circulação. Além disso, manter a organização do local fica muito mais fácil quando tudo tem seu lugar definido.

Aproveitar camas com gavetas embutidas ou baús é uma forma de economizar espaço e valorizar a estética mais clean do ambiente.

Desse modo, você consegue ter menos móveis no quarto com funções múltiplas super úteis e eficientes!

cama com gaveta para quarto de casal planejado
Os móveis funcionais são perfeitos para aproveitar o espaço de forma inteligente e linda!

Dicas de decoração de quarto de casal planejado

Confira a seguir uma seleção sensacional de projetos de quarto de casal planejado para se inspirar!

Quarto de casal planejado pequeno

Quer que seu quarto de casal pareça mais amplo e espaçoso? O planejamento é o melhor amigo dos espaços pequenos!

quarto de casal planejado pequeno

Quarto de casal planejado e moderno

Os quartos modernos são cheios de sofisticação, ideal para quem gosta de um estilo mais requintado.

quarto de casal planejado moderno

Quarto de casal planejado com closet

E que tal dividir melhor o espaço e criar um closet em seu quarto de casal planejado? Essa estratégia é perfeita para quem gosta de organização e praticidade!

quarto de casal planejado com closet

Quarto de casal planejado clássico

Para os fãs do estilo clássico de decoração, um quarto bem planejado fará toda a diferença. Os móveis e objetos escolhidos um a um garantem elegância e charme ao ambiente, fazendo uma linda composição!

Quarto de casal planejado preto

Que tal um visual mais ousado e cheio de personalidade? A cor preta tem ganhado espaço nos cômodos, incluindo quartos de casal.

Esse tom enriquece muito o aspecto sofisticado e moderno do ambiente. Uma tendência que vale a pena apostar!

Quarto de casal planejado preto

Quarto de casal planejado com espelhos

Você sabia que os espelhos podem ajudar a fazer com que o quarto pareça maior?

Uma combinação desses objetos refletores com uma boa iluminação transformará a aparência do seu quarto de casal planejado!

quarto de casal planejado com espelho

Quarto de casal planejado de luxo

E para quem sonha com um quarto de casal luxuoso e com cara de realeza, os projetos planejados são de encher os olhos!

Desfrutar de momentos a dois em um espaço super requintado com certeza faz toda a diferença para o casal. Vale muito a pena o investimento!

quarto de casal planejado de luxo

Esperamos que essas dicas e fotos tenham te inspirado para aproveitar toda a funcionalidade e beleza que o quarto de casal planejado pode trazer para você!

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 😀


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.