Sala de Jantar Pequena – 76 Decorações Inspiradoras e Modernas!

A sala de jantar pequena não é empecilho para não ter um ambiente agradável e decorado para as refeições em família, pelo contrário, o tamanho reduzido pode ser um ambiente bastante aconchegante.

Para criar uma decoração para sala de jantar pequena, a dica é manter as proporções na escolha dos móveis, respeitando o espaço disponível e optando por cores mais suaves, que ajudem a dar sensação de espaço mais amplo.

Seguindo essas e outras dicas valiosas que reunimos no post, dá para criar a sala de jantar pequena e aconchegante com diferentes estilos decorativos, mantendo o ambiente com uma decoração única.

ideias e dicas

Tópicos

Fotos de Sala de Jantar Pequena Decorada

Industrial

sala de jantar industrial

Para uma decoração simples e com estilo industrial para a sala de jantar pequena, a dica principal deste projeto foi por investir em móveis e elementos com estilo industrial.

No projeto decorativo, a mesa redonda é uma aposta certeira, pois ocupa menos espaço do ambiente pequeno e combina com as cadeiras Tolix em metal preto, bem característica de projetos com estilo industrial.

O projeto ainda traz um cantinho do café com tambor de metal pintado, reunindo mais um elemento que completa o estilo industrial.

E para completar, elementos decorativos, como o objeto decorativo da mesa, unem os elementos de estilo industrial da decoração e deixam a sala de jantar pequena no estilo desejado.

 

decoração industrial
A mesa tem tampo de madeira e pés em metal
sala de jantar integrada
As paredes e o piso de cimento queimado combinam com a decor industrial
decoração com cimento queimado
O projeto tem cadeiras em metal

Provençal

móveis provençal

Para quem deseja seguir um estilo mais delicado e inspirado na região de Provence, sul da França; a dica é apostar no estilo provençal para a decoração da sala de jantar pequena.

Com esse estilo, a sala de jantar com paredes brancas traz uma mesa de jantar redonda com cadeiras provençais brancas e estofados em tom de bege, mantendo as cores claras e iluminadas para o ambiente pequeno.

Outro detalhe interessante dessa decoração, é o espelho na parede, que segue o estilo provençal, e é um ótimo elemento para aumentar a luminosidade do espaço e dar sensação de mais amplitude e profundidade para o ambiente.

 

sala de jantar provençal
Os móveis brancos deixam o ambiente pequeno iluminado
O lustre também segue o estilo provençal

decoração provençal

Rústica em Madeira

decoração rústica simples

Entre as ideias simples para a decoração de uma sala de jantar pequena, uma aposta bem interessante é adotar o estilo rústico com móveis em madeira, como mostra esse projeto.

Na inspiração, a mesa de madeira de demolição é composta por cadeiras e bancos no mesmo estilo, o que são perfeitos para configurar a decoração rústica para o ambiente.

Como os móveis em madeira são escuros e podem pesar no ambiente pequeno, a aposta foi por manter as paredes em tons claros e apostar em quadros para sala de jantar, trazendo um toque colorido através da decoração da parede.

 

decoração rústica colorida
A mesa de madeira foi usada com banco de madeira em tom turquesa
decoração rústica com móveis de madeira
A mesa de madeira é composta por bancos no mesmo estilo

ideias para decoração rústica

Retrô / Vintage

decoração retrô

Entre as ideias para criar uma decoração retrô em uma sala de jantar pequena, este projeto é uma perfeita inspiração para recriar o estilo retrô em um espaço pequeno, e uma das apostas certeiras é o uso do espaço vertical.

Para o projeto da sala de jantar pequena, a ideia de usar o espaço vertical com revestimento em preto e branco e estilo geométrico é determinante para um projeto super estiloso e sem ocupar espaço do ambiente pequeno.

Além da decoração vertical, que é o revestimento da parede, o projeto ainda traz móveis em estilo retrô, como a mesa de jantar redonda e as cadeiras de madeira com detalhes de palha, que remetem perfeitamente a décadas passadas.

 

decoração retrô para sala de jantar
A decoração traz mesa tulipa com tampo de madeira
parede de quadros
As cadeiras em diferentes estilos combinam com a ideia retrô
decoração colorida
A sala de jantar retrô tem decoração colorida

ideias retrô e vintage

Com Espelho

parede de espelho decoração

Uma perfeita aposta para a decoração da sala de jantar pequena é adotar elementos que ajudem a ampliar o espaço, como o uso de espelhos, e esse projeto é uma perfeita inspiração para incluir uma parede de espelho na decoração.

Na proposta, a sala de jantar pequena traz parede de espelho com mesa de vidro, elementos que tornam o espaço pequeno moderno e com sensação de cômodo amplo e com mais profundidade.

Para criar um espaço mais interessante, a ideia foi de sobrepor o espelho com algumas prateleiras com objetos decorativos, o que deixa a decoração completa e com um estilo único.

 

sala de jantar com mesa de 4 lugares
A faixa de espelho horizontal se estende pela parede
mesa de jantar branca
O espelho se estende entre as paredes perpendiculares
decoração moderna
A largura do espelho acompanha a largura da mesa de jantar

Com Aparador / Buffet

buffet suspenso

A sala de jantar pequena deve ser bem planejada em relação a escolha dos móveis para não ficar carregada e com sensação de espaço ainda menor.

E seguindo essa dica, um móvel clássico desse ambiente e que deve ser escolhido com cautela é o buffet, que é perfeito como um complemento para servir as refeições quando a mesa é pequena.

Para a escolha certeira de um buffet que seja funcional para a sala de jantar pequena, este projeto traz a ideia de usar o móvel flutuante, que é fixado na parede e não tem pés, dando a ideia de um móvel menos espaçoso.

O projeto com mesa redonda de vidro, ainda traz o detalhe do buffet em rosa claro, que adiciona um toque de cor ao ambiente, mas sem pesar na decoração.

sala de jantar moderna com aparador
No projeto, o aparador se sobrepõe a mesa de jantar
mesa redonda de vidro
O buffet em vidro combina com a mesa de jantar
decoração buffet
No projeto, o buffet branco é estilo flutuante

como usar buffet sala de jantar

Com Cozinha Integrada

sala de jantar com cozinha integrada

A sala de jantar também pode ser uma extensão da cozinha, mantendo os ambientes integrados e dando sensação de mais espaço para ambos os cômodos.

Para uma inspiração de projeto de sala de jantar pequena com cozinha integrada, este projeto traz a bancada mais baixa separando cozinha da sala de TV, e assim a bancada em madeira funciona como uma separação de ambientes, mas também com a mesa de jantar.

Na proposta, a bancada de madeira foi usada com cadeiras estilo Charles Eames em cor cinza, mantendo tons suaves para a decoração de espaços pequenos.

 

mesa retangular
A mesa se estende da bancada da cozinha americana
cozinha pequena e moderna
A mesa amarela divide cozinha do restante do projeto
cozinha decorada
No projeto, a mesa em madeira é uma extensão da bancada da cozinha

projetos com cozinha integrada

Amarela

decoração amarela

A decoração com cores mais ousadas pode parecer uma aposta arriscada para sala de jantar pequena, mas algumas cores, como amarelo, são bastante funcionais em espaços reduzidos, já que trazem luminosidade para o ambiente.

Como inspiração de uma sala de jantar amarela, a ideia aqui foi de pintar uma das paredes em amarelo para trazer luminosidade ao espaço e adotar cadeiras também amarelas, deixando a proposta moderna e divertida para o projeto.

 

decoração com mesa amarela
A mesa amarela tem estilo moderno
sala de jantar amarela
As cadeiras amarelas trazem a luminosidade da cor para o ambiente
mesa de jantar colorida
A proposta, traz a mesa amarela como um toque colorido

Azul

mesa redonda de madeira

Se a ideia é incluir a cor azul como parte do projeto da sala de jantar pequena, este projeto traz uma solução para usar o azul royal sem pesar no espaço pequeno.

A cor mais intensa faz parte de uma parede da sala de estar, e que aparece na sala de jantar, e também dos estofados das cadeiras, deixando os detalhes azuis como parte da decoração da sala de jantar.

No projeto, a cor mais intensa foi contraposta com paredes brancas e bastante iluminação natural e artificial, detalhes que fazem com que os detalhes azuis não pesem na decoração.

 

decoração moderna e colorida
Cadeiras azuis compõem a mesa redonda
sala de jantar com mesa de vidro
Na sala de jantar, parede azul turquesa
sala de jantar com parede azul
A parede em azul claro ilumina o ambiente

Branca

decoração branca

Uma cor bastante funcional para sala de jantar pequena, é o branco. E apesar de ser uma cor curinga, é preciso tomar cuidado para não deixar a sala sem graça.

Como opção de decoração de uma sala de jantar branca, a ideia aqui traz paredes brancas e móveis brancos, como a mesa e as cadeiras.

Para deixar a proposta longe da monotonia da cor branca,a  ideia foi por investir em detalhes de design dos móveis, como o pé da mesa que traz um elemento interessante para a decoração.

Outro detalhe é o amplo quadro na parede, que traz a ideia de profundidade para a sala de jantar branca.

 

sala de jantar branca e moderna
O projeto tem canto alemão
decoração clean
O projeto conta com mesa redonda branca

ideias para sala de jantar branca

Preta

sala de jantar preta e branca

Um medo bastante frequente é em relação ao uso da cor preta para pequenos ambientes, já que a tonalidade pode escurecer o ambiente e dar sensação de espaço ainda menor.

Ao contrário do que se pensa, de que a cor preta deve passar longe de sala de jantar pequena, a cor pode sim ser usada em detalhes do ambiente e até mesmo como uma proposta de parede preta, como mostra esse projeto.

Para a parede preta, a ideia foi de investir em contrastes com a cor branca, como o piso e o aparador, que ficam próximos da parede e ajudam a iluminar essa superfície.

Outro detalhe para a sala de jantar preta é o uso de móveis pretos, como a mesa de jantar e as cadeiras, que também são iluminadas por conta do contraste com a cor branca que aparece em vários pontos da sala de jantar.

 

decoração com mesa preta
No projeto, mesa com vidro preto
decoração moderna
O piso claro e a iluminação do pendente iluminam a sala de jantar preta
sala de jantar com cadeiras pretas
A mesa com estrutura preta tem tampo de vidro incolor

Moderna

cadeira dourada decoração

Há muitas ideias para criar uma sala de jantar pequena e moderna, e para investir nesse estilo contemporâneo, vale apostar em detalhes.

Entre as ideias e detalhes que podem compor a sala de jantar moderna, vale introduzir texturas na parede, como tijolinhos a vista pintados de branco; e elementos modernos como o pendente rose gold e as cadeiras douradas, que deixam o ambiente super moderno.

 

cadeira transparente
O canto alemão foi usado no espaço pequeno
canto alemão moderno
A sala de jantar com canto alemão tem paredes de espelho cobre
decoração moderna
A decoração moderna é um mix de preto e branco com pendente metálico
decoração com cadeiras modernas
A mesa de jantar de vidro foi usada com cadeiras coloridas
decoração moderna
A decoração moderna traz parede com arte personalizada
sala de jantar integrada
A decoração moderna traz mix de vidro, elementos coloridos e detalhes em madeira

Luxuosa e Sofisticada

decoração de luxo

Para o projeto da sala de jantar pequena com estilo luxuoso, a proposta aqui traz o ambiente com mesa de vidro e espelho na parede, detalhes que ampliam o espaço.

O detalhe de luxo aparece na escolha das cadeiras, que seguem um estilo clássico, combinando com o lustre sobre a mesa de jantar.

 

lustre para sala de jantar
O lustre tem estilo sofisticado
decoração sofisticada
A sala de jantar tem mesa retangular branca
lustre estilo candelabro
O lustre de cristal decora a sala de jantar

sala de jantar luxuosa

 

Gostou das dicas e inspirações para decoração? Agora é só aproveitar as ideias, e deixar esse cantinho das refeições aconchegante para reunir todos a mesa.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.