Cortina para Sala – 50 Inspirações de ambientes lindos e modernos!

Considerado um dos ambientes mais importantes da casa, o living é sempre digno de um adornado art decor. A cortina para sala no entanto, é um dos itens que fecham essa decoração com sofisticação extra e de quebra trazem um charme incrível para o espaço!

Tanto, que na matéria de hoje você vai conferir diversos estilos de cortinas disponíveis no mercado, além das texturas e designs elaborados com uma seleção de cores e inspirações que nunca saem de moda.

Ficou curioso (a) . Então vem conosco!

Ilustrações de salas modernas com cortina 01

Tópicos

 Fotos e modelos de cortina para sala

Das cortinas mais simples aos modelos que enfeitam as janelas de salas luxuosas. Veja + de 40 opções contemporâneas que deixam qualquer espaço ainda mais inspirador!

cortina azul para a sala 02

De renda

A renda é um dos materiais referência quando o assunto é delicadeza. Está presente em decorações provençais e como uma das texturas artesanais mais belas.

Com uma identidade sutil e o efeito que romantiza o ambiente de maneira adorável. Apesar dos arremates presentes na própria textura, ela também é discreta e bastante neutra.

cortina de renda para a sala 06
Cortina de renda marro.

Combina com decorações de salas projetadas em estilos retrô, vintage e até mesmo dando um toque muito mais feminino e delicado aos espaços modernos.

cortina de renda para a sala 04
Modelo tradicional.

As cores da cortina de renda também podem influenciar positivamente no ambiente e até na proposta do efeito visual.

Enquanto as cortinas de renda branca garantem um ar discreto e delicado, as de tons terrosos são modernas e contrastam bem com salas que possuam uma pegada mais clássica!

cortina de renda para a sala 03
Cortina de renda com design transpassado, super delicado.
cortina de renda para a sala 05
Renda provençal.

Branca

Pra quem gosta de tudo mais leve e clean, optar por uma cortina branca é um tiro certo entre as alternativas. Elas deixam o espaço iluminado e são ótimos modelos para quem busca uma sala privativa sem perder a claridade/amplitude.

Veja algumas vantagens de escolher esse estilo e tonalidade de cortina:

  • Textura: Cortinas brancas são fluídas (feitas de tecidos como voil) com transparências. Para quem quer um modelo ainda mais privativo, uma dica válida é optar por cortinas de voil duplo. Tendo em vista que a peça é linda, leve possui caimento sofisticado.

cortina branca para a sala 06

  • Ambientes muito mais amplos: A cortina branca tem a vantagem de ampliar ambientes também, já que deixam a claridade passar. Sendo uma das peças perfeitas para salas com pequena disposição de espaço.
cortina para a sala de voil 07
Cortina branca de voil.
  • Atemporais: Investir em uma cortina branca é escolher também o efeito atemporal da peça. Independente de você mudar de casa, de decoração ela sempre vai cair bem em qualquer espaço.
cortina dupla 08
Cortina branca dupla.

 

Preta

Bloquear a claridade totalmente, pode ser útil em muitos casos. Salas amplas, muito iluminadas e com diversas janelas podem ser triunfais para uma grande e bela cortina preta.

cortina para sala na cor preta 10

Porém a decoração precisar ser muito bem pensada, ou seja: Salas clean e de tons neutros são ambientes propícios para utilizar essa tonalidade de cortina. Tendo em vista que não vai pesar demais o efeito visual do living e nem deixar o espaço sombrio.

A seguir veja alguns decorados projetados com decorações lindas com a sofisticada cortina preta!

cortina para sala na cor preta 09
Cortina para a sala nas cores preto com branco.

Modelos diferentes da peça como as com babados e até detalhes adornantes, também são uma opção legal para deixar a sala ainda mais bonita e personalizada!

cortina preta com babados 12
Cortina para sala na cor preta com detalhe de babados por toda a peça.

A cortina preta por outro lado tem um efeito blackout ótimo aquele cinema de final de semana, sem contar a sua padronagem que tem tudo a ver com o conceito contemporâneo!

cortina para sala na cor preta 08

cortina para sala na cor preta 11
Cortina preta blackout em sala de estilo contemporâneo.

Coloridas

Diferente do clássico preto e branco, as tonalidades coloridas trazem um up para a decoração da sala.

A seguir a gente selecionou as quatro principais cores de cortina, que nunca saem de moda e agregam amplo requinte ao ambiente.

ilustração de salas com cortinas de cores tendência 13

Azul

Entre os tons de azul mais em alta, estão o marinho e o turquesa. Ambos são elegantes e deixam a sala com um efeito moderno e sofisticado.

cortina para sala nas cores azul 15

A cortina azul ainda pode ser usada ainda como o detalhe trunfo em ambientes de tons claros. Já que ela é uma nuance fria semi neutra, que não vai correr o risco de desarmonizar o restante da decoração.

Amarela

Para garantir aquele detalhe ainda mais impactante no espaço a cortina amarela é a sugestão ideal. Por ter uma tonalidade viva e solar, a peça além de dar destaque a sala e a decoração, bloqueia levemente a claridade.

cortinas para sala nas cores amarelo 16

Mas todo cuidado é pouco, afinal devido ao amarelo ser uma cor forte o interessante é usa-la com cautela no design do seu living.

Combina-la em salas de cores neutras e com poucos itens, por exemplo, pode ser uma sugestão inteligente para preservar a sala com um estilo moderno e harmônico.

Marrom

Assim como objetos de madeira rústica, artigos decorativos, a cor marrom nas cortinas da sua sala podem deixar o espaço ainda mais contemporâneo.

cortina marrom para sala 18

Por ser um tom terroso semi fechado que agrega elegância, charme e de quebra sobriedade ao ambiente.

Outro benefício das cortinas marrons é o fato que delas geralmente serem queridinhas para trazer um leve blackout, aliadas a cor, que é certeira quando o assunto é uma sala aconchegante e intimista.

Cinza

O cinza nunca sai de moda é ideal tanto para tapetes, quanto cortinas. Considerando também que está super em alta nos projetos de decorados com design atemporal.

A peça ainda é uma das alternativas mais especiais entre as tonalidades que selecionamos por aqui. Justamente por carregar uma nuance leve, seguindo a linha da neutralidade coringa que jamais pesa dentro do ambiente!

cortinas cinza para salas clean 17

 

Cortinas Estampadas

Cortinas estampadas combinam bastante com salas de estilo moderno/contemporâneo mais descontraído, assim como aquelas de uma pegada clássica retrô.

cortinas estampadas para a sala 19
Modelos com estampas diversas.

No entanto, algumas dicas são importantes na hora de escolher o modelo para enfeitar a sua sala:

  • Combine as cores: Usar a cortina com uma estampa do seu gosto na mesma tonalidade predominante da sua sala de estar ou jantar, pode ser uma dica inteligente que vai deixar tudo ainda mais lindo e charmoso.
cortinas estampadas para a sala 22
Cortinas com florais de tons claros deixam a atmosfera da sala linda e delicada.
  • Reinvente a decoração: Estampas geométricas são modernas e deixam o ambiente descontraído. Enquanto os florais são delicados e contribuem para uma atmosfera mais meiga e romântica.
cortinas estampadas para a sala 21
Cortinas com estampas geométricas.

cortinas estampadas para a sala 20

  • Combine as estampas: Brinque com os efeitos dentro da decoração e deixe o seu living despojado. Combinar as estampa da sua cortina a suas almofadas ou até quem sabe a estamparia do seu tapete pode ser um trunfo e tanto para mega transformar a sala, tudo isso sem precisar pensar muito.

cortinas estampadas para a sala 23

Cortina para sala moderna

Atualmente os projetos de decorados modernos possuem uma paleta de cores sóbrias. Todas elas combinam muito bem com esse conceito contemporâneo, assim como os materiais como as texturas ricas e de caimento impecável.

cortina rosê para sala moderna 25

As tonalidades pastel, como a exemplo do bege, marrom e até o cinza são uma das principais, assim como todas as suas variações e nuances que se combinadas deixam o espaço charmoso e intimista.

sala de estar moderna com cortina bege 27
Cortina bege palha ajuda a complementar o efeito da sala de estilo contemporâneo.

O cinza grafite, chumbo e suas nuances, também estão muito em alta em grandes projetos modernistas. Sendo também uma das tonalidades mais populares nas buscas do mural de inspirações – Pintrest!

sala moderna com cortina cinza 26
Ambiente moderno projetado com tons de cinza e azul royal.
cortina cinza para sala moderna 24
O cinza e seu efeito moderno aconchegante dentro dos espaços.

Cortina Simples e Barata

Não é porque a cortina é simples que ela também não pode deixar sua sala incrível. A seguir veja algumas dicas para acertar nessa escolha:

Modelos de cortina simples e barata para sala 28

  • Cortina de Voil: Tecido leve, com transparências e caimento delicado deixam a sala com um estilo bem sofisticado e são modelos com um custo bastante baixo.
Modelos de cortina simples e barata para sala 32
Peça de voil simples.
  • Tecidos encorpados: Cortinas feitas de materiais encorpados como o oxford, também são uma sugestão interessante e de baixo custo, disponíveis em várias cores a peça também é uma boa opção para bloquear totalmente a claridade dentro do ambiente.
Modelos de cortina simples e barata para sala 33
Cortina de oxford com estampas.
  • Tamanho: O tamanho da cortina também pode influenciar o valor final. O interessante seria optar por um modelo exatamente no tamanho da sua parede a fim de economizar uma grana.

Modelos de cortina simples e barata para sala 31

Cortina para sala grande e luxuosa 

As salas de luxo sempre tem um ponto em comum: As tonalidades neutras combinadas entre si. Dica essa que prevalece também nas cortinas e em todo aparato do ambiente.

cortina para sala grande e luxuosa 34

Geralmente as peças são desenhadas por um designer, pensadas com texturas de bom caimento e tecidos nobres .Modelos esses que são feitos sob medida para o espaço, a fim de cobrir todas as amplas janelas.

cortina para sala grande e luxuosa 36

Note que salas luxuosas geralmente possuem o pé direito duplo.

Cortinas para livings nesse estilo precisam ser ainda mais elaboradas a fim de bloquear a claridade, valorizar o art/decor e possuir um design de acordo com o estilo proposto pelo projetista e o proprietário.

cortina para sala grande e luxuosa 35

 

Uma curiosidade dentro dos projetos das salas de luxo, é o fato das cortinas serem inteiramente automatizadas. Afinal as peças são gigantescas e contam com essa alternativa a fim de facilitar a vida do proprietário.

cortina para sala grande e luxuosa 37
Living luxuoso de design clean.

Cortina para sala pequena / de apartamento

Apartamento pequenos são espaços que precisam ser também bem pensados tanto no quesito cores e decoração (para que você tenha uma amplitude extra do ambiente) quanto uma boa optimização do local, para deixar tudo visualmente bem distribuído e harmônico .

cortina para sala pequena 40
Sala pequena com decoração clean.

E as cortinas para salas pequenas, precisam também seguir essa linha de raciocínio quanto a tonalidades. Já que a peça precisa trazer um pouco de claridade (ampliando o local),contrastando sempre com o restante das cores do living.

As melhores opções ficam por conta de nuances como o branco, bege palha e até o cinza fosco!

cortina para sala pequena 38
Contraste moderno entre tons de bege terra e cinza.

Cortina para sala de jantar

Dependendo do estilo da sua sala de jantar, vai servir como parâmetro para a escolha da sua cortina.

cortina para sala de jantar 46
Sala de jantar elegante com tonalidades terrosas combinadas.

Salas de jantar de estilo clássico ou moderno por exemplo, ficam belíssimas e ainda mais valorizadas com cortinas de texturas ricas, detalhes em renda e até peças em linho. Considerando o efeito sofisticado que o modelo agrega ao ambiente.

cortina para sala de jantar 45
Tonalidades e design moderno.

Para os conceitos clean e minimalista, as cortinas voil são bastante indicadas, valorizam o design leve que projetos minimal exigem.

Assim como peças de nuances intensas, como as cortinas em cores somo o amarelo ou as estampadas que remetem a ideia de descontração trazendo destaque ao espaço, deixando-o mais solar e convidativo.

Como você pode ver, nas inspirações lindas e diferentes, a seguir!

cortina para sala de jantar 44
Com os tons clássicos, preto & branco sobrepostos.
cortina para sala de jantar 42
Sala de jantar de design escandinavo
cortina para sala de jantar 48
Descontraído.
cortina para sala de jantar 43
Simples e interiorano.
cortina para sala de jantar 47
Neutralidade em alta.

Gostou dessas super dicas e quer acompanhar + sugestões legais e modelos lindos de cortinas para sala e outros ambientes? Veja mais aqui!

Só não esqueça de nos deixar a sua opinião, logo abaixo nos comentários. Afinal ela é sempre muito importante pra gente!

Um grande beijo e até a próxima!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.