Tudo sobre【BLOCO ESTRUTURAL】• Prós | Contras | Preços

O bloco estrutural é uma alternativa construtiva muito comum atualmente, presente em projetos de alvenaria com o mesmo nome – alvenaria estrutural. Trata-se de uma tendência muito vantajosa e cada vez mais especializada, ideal para erguer casas de bloco, estabelecimentos e até prédios.

Para entender melhor as características desse insumo, os tipos, o preço, entre outras informações, acompanhe o post completo e esclareça suas dúvidas.

Tópicos

o que é alvenaria estrutural
Guia completo sobre bloco estrutural e as suas características

O que é bloco estrutural?

Bloco estrutural é um tipo de bloco utilizado como base para paredes em construções que dispensam vigas e pilares de sustentação – ou seja, a alvenaria estrutural.

Entre tantos tipos de blocos disponíveis no mercado, essa versão possui o formato ideal para formar paredes de diversos tamanhos. Além disso, tem aberturas que facilitam a instalação de componentes elétricos e hidráulicos, que podem se inseridos junto à concepção da estrutura.

A utilização desse bloco na alvenaria estrutural é essencial, para garantir segurança à obra, um ótimo alicerce e acabamento. Por isso, é uma boa opção para quem busca novos conceitos de construção, seja para um pequeno ou grande projeto.

bloco estrutural

Vantagens e desvantagens

O bloco estrutural possui várias vantagens:

  • Garante economia na obra, já que dispensa vigas, pilares e tijolos na construção, sendo a base ideal para erguer paredes;
  • É resistente, durável e de fácil manipulação devido ao seu formato retangular;
  • Uma alternativa para quem busca rapidez e agilidade na obra;
  • Dispensa a quebra, pois os furos são suficientes para agregar os materiais hidráulicos e elétricos essenciais a qualquer imóvel;
  • O preço é atrativo e pode ser negociado em compras de grande quantidade de peças;
  • Fácil de fabricar e armazenar, com boa disponibilidade em olarias e lojas de materiais para construção.

alvenaria com bloco de concreto

Entretanto, há algumas desvantagens:

  • O uso do bloco estrutural exige planejamento, inspeção e consultoria especializada do início ao fim da obra. Uma vez utilizado, não pode ser alterado, oferecendo poucas possibilidades construtivas e em reformas;
  • Não é tão resistente à água, por isso é necessário usar revestimentos ou produtos impermeabilizantes para evitar infiltrações e outros problemas – sobretudo na base.
  • O preço é maior em relação aos tijolos, por isso não é compensatório investir em pouca quantidade. Quanto mais blocos, maior será o poder de negociação com fabricantes e revendedores.

Tipos de bloco estrutural

Existem dois tipos de bloco estrutural:

Bloco estrutural de concreto

O bloco estrutural de concreto é o mais utilizado nesse tipo de alvenaria, além de ser base para muros e outras possibilidades construtivas.

A fabricação se dá por meio da mistura de areia, cimento seco, brita e água, que moldam a peça para depois ser colocada em um forno de alta pressão – processo conhecido como cura.

bloco de concreto

Bloco estrutural cerâmico

O bloco estrutural cerâmico tem processo de produção semelhante aos tijolos, mas possui um acabamento diferente.

Além de ser maior, o formato é retangular e há algumas aberturas, tudo para facilitar o empilhamento e a construção das paredes. Pode ter várias medidas, seja um bloco principal, meio bloco ou canaletas U ou J.

bloco ceramico

Quanto custa em média? #preço

O preço do bloco estrutural varia bastante. Depende de fatores como tamanho, material e acabamento, por isso você deve realizar diversas pesquisas e orçamentos.

De modo geral, indicamos negociar diretamente com os fabricantes, sobretudo se busca grande quantidade de peças para sua obra (compra em milheiros, por exemplo). Assim, é possível obter bons descontos.

Em uma pesquisa básica, encontramos uma peça de bloco estrutural de concreto por R$ 2,49. Já o bloco cerâmico custa cerca de R$ 1,29 a unidade.

Como construir com bloco estrutural?

A construção com esses blocos se dá por meio da alvenaria estrutural. Tal concepção dispensa o uso de vigas e pilares de sustentação, com construção das paredes junto às instalações elétricas e hidráulicas.

Além dos blocos, são utilizados insumos como graute e argamassa, por isso é considerado um sistema mais rápido e econômico.

Todavia, a alvenaria estrutural demanda um projeto apurado. A primeira etapa é a modulação, na qual os especialistas devem calcular as dimensões da edificação, prever os pontos de graute e delimitar todos os pontos essenciais da obra, para evitar problemas e o desperdício de materiais.

Do mesmo modo, a concepção exige profissionais experientes, tanto no alicerce quanto no acabamento. Para que o projeto tenha um bom resultado, é essencial se atentar aos detalhes, principalmente em relação aos sistemas intermediários – aberturas, revestimento, parte elétrica, entre outros.

Felizmente, esse conceito de alvenaria está cada vez mais popular. Então, não será difícil encontrar bons profissionais disponíveis no mercado. Veja alguns projetos inspiradores:

uso de bloco estrutural alvenaria estrutural alvenaria estrutural passo a passo

alvenaria estrutural em predios

alvenaria com bloco ceramico


Enfim, este é nosso guia completo sobre bloco estrutural. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa proposta. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.