Janela para Quarto – 76 Ideias e Modelos Lindos na Decoração!
A janela para quarto não é apenas parte estrutural do projeto e que garante a entrada de luz e ar para o ambiente, mas também parte decorativa do projeto.
E você não leu errado quando definimos a janela como parte decorativa do projeto, afinal o estilo da janela para quarto pode definir o estilo do ambiente e até mesmo o rumo da decoração.
Sendo assim, no momento da obra é preciso considerar a janela como parte estrutural sim, mas também como um elemento que pode valorizar a decoração e o projeto do quarto.
E se você ficou em dúvida de qual o melhor modelo de janela para quarto, separamos dicas de modelos que são funcionais estrutural e esteticamente.
Tópicos
Fotos e Tipos de Janela para Quarto
De Madeira
Para quem busca por modelos de janela para quarto, uma das possibilidades é a janela em madeira, material que transmite sensação mais acolhedora e aconchegante para o quarto.
A janela de madeira pode seguir diferentes estilo, seguindo uma versão mais moderna do mix de madeira com vidro; ou um estilo mais rústico com janelas de madeira de demolição.
E essa variação de estilos para a janela de madeira torna a opção como uma ótima escolha de janela para quarto.
Como inspiração para usar janela de madeira no quarto, a proposta aqui traz um projeto com inspiração moderna, onde as janelas de madeira possuem vidro.
A escolha da madeira para a janela combina com elementos internos, como piso e forro, mas também com o visual externo que traz paisagem verde.
E o vidro na janela além de trazer um visual moderno, ainda valoriza a vista externa.
Como opção de janela para quarto com estilo rústico, o projeto traz as clássicas janelas de madeira colorida, muito usadas em casas antigas de fazenda.
A janela de madeira colorida combina com a proposta do quarto rústico, mas por conta da cor ainda é bastante ativa na decoração, trazendo um toque de cor para o quarto, e combinando com a porta colorida que segue o mesmo estilo.










De Vidro
Entre os modelos de janela para quarto, uma das variações é a janela em vidro, que traz a vantagem de ser uma versão que amplia a visão, dando mais amplitude ao quarto.
Esse tipo de janela traz ares mais modernos e clean ao projeto, e pode ser uma excelente escolha para valorizar a visão externa, trazendo a paisagem como parte do quarto.
O único ponto negativo desse tipo de janela é em relação a entrada de luz e a privacidade, que fica comprometida, mas tais desvantagens podem ser resolvidas com uso de cortinas.
Como proposta de um projeto com janela de vidro para quarto, a ideia aqui traz o uso da janela como uma aposta para integrar a linda paisagem externa ao ambiente do quarto.
A ampla janela de vidro ocupa toda a parede e é do modelo de correr, o que permite que toda a janela possa ser aberta para a entrada de luz e ar.
Outra variação de janela para quarto em vidro, é este modelo de canto.
A janela de canto tem o estilo sanfonada, onde as folhas abertas se acumulam em um dos cantos da janela, permitindo uma maior abertura.
Esse tipo de janela é uma opção menos comum, e perfeita para quem busca por um modelo de janela moderna para o quarto.







De Alumínio
Entre as versões de janela para quarto, um dos modelos mais usados é a janela de alumínio.
O modelo em alumínio torna-se um dos mais usados pelo ótimo custo-benefício, já que tem preço bom, resistência, durabilidade e é versátil em relação ao uso e composição do projeto.
A janela de alumínio pode traz vidro por dentro, o que permite manter a janela fechada apenas no vidro e permitir a entrada de luz no interior do quarto.
Além disso, a lâmina externa em alumínio é perfeita para quebrar a entrada de luz natural no ambiente, o que deixa o quarto escurinho para dormir.
Outra vantagem do modelo em alumínio é o fato de poder se pintado, e isso faz com que o modelo seja versátil para integrar diferentes projetos.
Como ideia de uso de janela para quarto em alumínio, este projeto traz a janela pintada de branco com vidro no vidro no interior.
A janela branca combina com o quarto e fica como uma proposta clean para o ambiente.
Outro estilo que pode compor o projeto são as janelas em alumínio estilo Sasazaki.
Esse tipo de janela em metal é um modelo clássico e tradicional para quartos, e pode trazer algumas variações, como essa versão com paletas reguláveis para a entrada de ar mesmo com a janela fechada.








Com Grade
Para quem preza pela segurança, a janela pode receber um item de segurança que é a grade.
E neste caso, é preciso considerar se o modelo de grade para janela combina com o estilo da abertura.
Para deixar o visual harmonioso e não tornar a grade na janela um elemento que pese na decoração, tente escolher por modelos clean ou que sigam o mesmo estilo da janela, de modo que o acessório de segurança pareça parte da janela e não uma prisão no quarto, que obstrua a vista externa.
Como inspiração de janela para quarto com grade, essa proposta traz uma janela de abrir para fora ao estilo vintage, combinando com a proposta decorativa do interior da casa.
A janela de madeira com abertura para fora traz janela de vidro estilo guilhotina por dentro, o que é clássico das construções antigas e vintage.
E neste caso, a grade em metal e com estilo vintage fica entre as duas janelas, combinando com o estilo da abertura e mantendo o visual harmonioso.
Outra inspiração para a janela do quarto com grade é esta versão, que traz a grade como um elemento decorativo da janela de vidro.
Na proposta, as janelas de vidro compõem o projeto rústico e a grade com desenhos de losangos decoram o exterior da janela, formando um desenho sobre o vidro.
O elemento de metal escolhido para a grade combina com a ideia rústica do ambiente e mantém o projeto decorativo harmonioso.








Para Quarto Pequeno
A dimensão do ambiente é um ponto bastante importante na hora de escolher o modelo de janela para quarto, afinal o ideal é que a janela seja proporcional ao tamanho do quarto, mantendo o resultado harmonioso.
Em casos de quartos pequenos, os modelos de janelas podem variar bastante, e neste tipo de ambiente vale optar por aberturas que não ocupem tanto espaço, como janela camarão ou de abertura para fora.
Outra possibilidade funcional para quarto pequeno são as janelas em vidro, que dão sensação de mais amplitude no espaço. Neste caso, a janela pode ser combinada com uma folha externa que controle a entrada de luz ou usada com uma cortina blackout.
No projeto do quarto pequeno a escolha da janela traz uma versão interessante de janela estreita e mais alta.
Esse modelo mais alto permite aproveitar melhor a área do quarto pequeno e não ocupa parte da parede, dificultando a disposição dos móveis.
Para tornar a janela funcional, a ideia foi por estendê-la por toda a parede das camas, já que o modelo é estreito, e assim mesmo com uma janela pequena é possível a entrada de bastante luz natural e ar.
Outra inspiração de janela para quarto que se encaixa perfeitamente em ambientes pequenos, é este modelo de janela camarão e madeira e vidro.
A janela com abertura camarão deixa as folhas da janela dobradas quando abertas, e isso otimiza espaço e dá maior abertura para a janela.
Neste caso, a composição da madeira com o vidro valoriza o projeto, já que a estrutura e madeira combina com o interior do quarto e o vidro integra a paisagem externa com o ambiente interno.








Agora é só considerar as dimensões do ambiente e o estilo do projeto para escolher o modelo que vai se encaixar ao projeto estrutural e ao projeto arquitetônico e decorativo.