Portão de Madeira – 65 Modelos Lindos + Vantagens e Desvantagens!

O portão é um item bastante importante em relação a privacidade e segurança do imóvel, mas além de ter funcionalidades tão importantes, é preciso escolher por um modelo que agregue valor para a fachada, e uma das opções é o portão de madeira.

O portão de madeira é um tipo de portão usado há bastante tempo, mas que continua como uma opção atual, afinal é um modelo bastante versátil em relação a estilo, e isso permite combinar o portão com o estilo da casa.

E se você está na fase de escolher por um modelo de portão, e fica em dúvida sobre o uso do portão de madeira, reunimos todas as dicas sobre essa versão, e ainda trouxemos inspirações de modelos.

modelos

Tópicos

Vantagens e Desvantagens

No momento de escolher o modelo de portão para a fachada da casa, bate aquela dúvida se realmente vale a pena, e para acabar com essa dúvida, reunimos os prós e contras do portão de madeira.

Assim, é só “pesar” os dois lados e concluir se esse é o tipo ideal de portão para o projeto.

 

Vantagens

  • Variedade de Estilos: apesar da madeira ser o material base desse tipo de portão, há uma imensa variedade de estilos para o portão de madeira, seguindo desde a ideia clássica e simples, até a possibilidade de um portão com estilo rústico e madeira desgastada. Desse modo, é possível escolher uma versão que seja adequada para o estilo da construção.
  • Estilo Natural: o fato da madeira ser um material de origem natural é um ponto positivo em relação ao design do portão, uma vez que até mesmo em propostas modernas, o aspecto natural da madeira valoriza o portão.
  • Sistema de Abertura: para quem preocupa-se com o tipo de abertura do portão (de correr, basculante, com motor elétrico, etc), a vantagem do modelo em madeira é o fato de ser adaptável aos diferentes sistemas de abertura.
  • Resistente: a madeira é um material bastante resistente e isso torna o portão uma ótima opção para diferentes projetos, inclusive litorâneos, já que o material é resistente aos efeitos da maresia.
  • Aspecto Estético: para quem preza pela beleza da fachada, o portão de madeira é uma excelente escolha, já que o material tem uma beleza ímpar, valorizando a frente do imóvel.

 

Desvantagens

  • Manutenção: um ponto que torna o portão de madeira uma opção menos vantajosa é o fato da manutenção frequente na madeira, de modo a evitar o desgaste devido a exposição ao tempo. Essa manutenção pode envolver uma nova cobertura na madeira e até mesmo o tratamento contra cupins e umidade.
  • Preço: o orçamento é um ponto importante na escolha do portão, e para quem não quer gastar muito, o preço do modelo em madeira pode ser uma grande desvantagem, isso porque o custo de um portão de madeira legalizada costuma ser mais elevado que versões mais tradicionais, como portões de alumínio.

Quanto Custa? #preço

O preço varia bastante de acordo com as dimensões, estilo de abertura e o tipo de madeira, mas para quem quer programar o orçamento, trouxemos alguns valores médios.

Para um modelo de portão simples e já fabricado, com madeira comum (pinus) e de abertura manual, o preço médio é em torno de R$ 900, em sites como Mercado Livre.

Para quem está disposto a gastar mais com um modelo de portão fabricado sob medida, com design moderno e abertura automatizada, o custo pode girar em torno de R$ 3000,00.

Fotos e Modelos de Portão de Madeira

Rústico

O portão rústico de madeira é uma das tantas possibilidades de estilo para esse tipo de portão.

A madeira com aspecto desgastado ou madeira de demolição é perfeita para esse tipo de portão, e traz um visual com muito estilo para o portão.

A escolha por um modelo de portão rústico em madeira pede que o portão siga o estilo da casa, mantendo uma harmonia entre o estilo da construção e da abertura.

Outra possibilidade é usar o modelo rústico como uma opção de destaque no projeto, de modo que a rusticidade do portão de madeira seja impactante em meio a uma fachada moderna.

portão rústico garagem
O portão da garagem traz madeira de demolição
portão simples rústico
O portão é um modelo de duas folhas

modelo rústico

fachada rústica com portão
A madeira desgastada define o estilo do portão
casa moderna
A casa em estilo moderno traz portão rústico
casa rústica
O portão social rústico combina com o estilo da casa

modelos de portões rústicos

Portão de Madeira de Correr

Para quem quer otimizar espaço com a abertura do portão, uma boa escolha é o modelo com sistema de abertura de correr.

Esse tipo de abertura tem a vantagem de não precisar de espaço para as folhas se abrirem, e depende de espaço apenas para trilho e um vão para correr o portão.

O modelo de portão de madeira de correr pode ser manual ou automatizado, com ajuda de um motor, facilitando a abertura do portão da garagem.

Além da variação do sistema de abertura, o modelo de correr ainda traz uma gama de estilos, que podem variar desde portões simples e baixos, até modelos que fechem toda a frente da casa.

fachada moderna
A casa moderna tem portão de madeira estilo lambri
casa moderna com muro
A casa moderna tem portão de correr na mesma altura do muro

casa moderna com portão

sobrado moderno com portão
O portão corre em frente a fachada moderna
portão de correr
O modelo traz madeiras posicionadas na horizontal
portão de correr moderno
O modelo de correr dá acesso a garagem
portão de correr simples
O portão de madeira é baixo e simples

Vazado

Entre os estilos de portão de madeira para casa, uma das possibilidades de estilo é modelo vazado.

Esse design traz espaçamento entre as madeiras, que podem estar na posição vertical ou horizontal.

A vantagem do portão vazado é o fato de dar visibilidade, o que permite ter visão da rua, e até mesmo de parte da fachada que fica visível pelas frestas entre as madeiras.

Apesar do estilo vazado ter como ponto positivo a visibilidade, esse mesmo ponto pode ser uma questão negativa para que prioriza a privacidade, já que as frestas entre uma madeira e outra deixam a casa mais exposta.

portão vazado simples
O portão tem madeiras no sentido horizontal
portão basculante garagem
O modelo traz madeiras fininhas
portão garagem vazado
O modelo tem madeiras em sentido diagonal
portão basculante
O portão tem abertura basculante
portão vazado
O mesmo estilo de portão foi usado para a garagem e para a entrada social
sobrado com portão
O portão vazado tem estilo quadriculado

modelos vazados

Moderno

O estilo do portão é essencial para determinar a harmonia com a construção,  e a fachada da residência.

E entre as tantas opções de estilos para portão de madeira, uma das versões é o portão com estilo moderno.

Para um portão de madeira moderno, a versão pode trazer um mix de materiais, como madeira e vidro; sistema de abertura diferenciado e com características arquitetônicas contemporâneas; entre outras características.

Esse estilo moderno do portão é ótimo para contribuir com a fachada, mantendo a segurança e privacidade, sem interferir negativamente na fachada.

portão moderno
Ao ser aberto o portão cruza as madeiras e ganha um estilo moderno
fachada com muro de madeira
O muro e os portões são em madeira
muro com portão de madeira
Os portões seguem padrões simples e modernos

fachada sobrado

fachada casa moderna
O portão da garagem combina com a fachada moderna
sobrado madeira
O portão da garagem traz o mix de madeira e vidro
casa térrea moderna
A cor da madeira do portão da garagem combina com a porta principal

modelos modernos

Simples e Pequeno

Uma das variações para o portão de madeira são os modelos com estilo simples, que são perfeitos para quem quer manter o estilo da casa simples com uma opção mais barata de portão.

O modelo simples e pequeno costuma aparecer como um portão estilo cerca, que traz ares aconchegantes para a casa, contribuindo mais visualmente com a fachada, que com a segurança.

O modelo simples pode ser feito em madeira tipo pinus, que é uma versão mais barata e também resistente para a exposição ao tempo.

casa térrea de madeira
A casa de madeira tem portão de madeira pinus
portão simples e pequeno
A madeira foi envernizada em tom avermelhado
portão simples garagem
O modelo para garagem é uma versão de 2 folhas
portão branco
O portão simples foi pintado de branco
cerca de madeira
A casa tem cerca e portão de madeira

modelos simples

Com Tela

Entre as tantas opções para portão de madeira, um dos estilos é o mix de madeira e tela.

A tela, tipo alambrado, pode ser uma parte do portão com moldura de madeira, o que torna o modelo mais barato, já que a madeira não é usada em todo o portão.

A vantagem de usar tela junto do portão de madeira é em relação ao portão ficar com menos espaçamentos, o que evita que animais de estimação fujam através dos espaços vazados entre uma madeira e outra.

portão com alambrado
O portão traz estrutura em madeira escura

modelo com tela

casa rústica fazenda
A casa rústica traz portão e cerca com tela
porta simples com tela
A tela preenche a moldura de madeira
portão de tela
A tela deixa a fachada da casa visível
modelo com tela
O portão baixinho tem tela quadriculada
casa simples com portão
A madeira foi envernizada em tom escuro

Para Chácara / Sítio

O portão de madeira é um estilo bastante versátil para diferentes propostas de construções, inclusive para ambientes rurais, como chácaras e sítios.

Nesse tipo de ambiente, o portão em madeira é perfeito para manter a proposta harmoniosa entre o ambiente e o portão com estilo natural.

Além de ser uma opção bastante versátil para ambientes rurais, o estilo do portão pode contribuir muito com a proposta e ter uma pegada mais rústica, combinando com a proposta de um portão para chácara e sítio.

portão para sítio
O portão combina com a cerca rústica
portão casa campo
O portão tem abertura em duas folhas
porteira sítio
Rodas de ferro decoram o portão
portão simples sítio
O protão de pinus é simples
portão rústico para sítio
O portão tem estilo rústico
portão para casa rural
O portão de duas folhas tem estilo simples

modelos para sítio e chácara

 

Gostou dos modelos? Conta aqui no comentários qual sua versão favorita.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.