Modelos de Portas – Qual Escolher? 56 Ideias e Tipos Inspiradores!

Escolher por modelos de portas não é apenas uma questão de gosto pessoal, mas também de estilo de porta ideal para cada projeto, considerando o ambiente e as dimensões disponíveis para a abertura.

E se você está passando pela fase de obras e está com dificuldades para escolher por modelos de portas, reunimos vários modelos e dicas de cada modelo, assim dá para aliar o gosto pessoal com o modelo ideal para cada projeto.

modelos e dicas

Tópicos

Fotos e Modelos de Portas

Porta de Madeira

Sem dúvidas, a porta de madeira é uma das opções mais procuradas como opção de abertura para portas internas ou externas.

A porta de madeira é uma das queridinhas por conta da sua resistência e da possibilidade de estilos que esse material pode ter, variando entre designs modernos, coloridos, clássicos, simples, entre outros.

Além do estilo e resistência da porta de madeira, essa opção ainda tem a possibilidade de ser em diferentes modelos de abertura, podendo ter abertura tradicional, pivotante, de correr, entre outros.

Sendo assim, entre os modelos de portas, a versão de madeira é uma das preferidas por conta da sua versatilidade em diversos aspectos.

porta de madeira com puxador
A porta de madeira tem estilo rústico
porta interna de madeira
A porta foi usada internamente
porta colorida
A porta azul decora o ambiente

modelos de portas de madeira

Porta de Alumínio / Metal

Entre os tantos modelos de portas, uma das possibilidades é a porta de alumínio ou metal, como uma porta de ferro fundido.

Esse modelo costuma ser mais utilizado em projetos externos, já que esse tipo de porta é resistente às intempéries do tempo.

A porta de metal pode seguir o estilo moderno com design clean e uma pintura que cubra o metal, ou um visual com estilo industrial, onde o metal fica aparente e determina o estilo da porta.

Para as portas de metal que ficam expostas ao tempo, é indispensável um tratamento anti corrosão, evitando que a porta fique com aspecto enferrujado e seja deteriorada.

porta de metal
A porta de metal tem aspecto de metal envelhecido
porta de alumínio
A porta branca de alumínio tem estilo clean
porta ferro fundido
A porta de ferro fundido tem estilo neoclássico
porta de alumínio
A porta de alumínio foi pintada de branco

Porta de Vidro

Entre as opções e modelos de portas, os modelos em vidro costumam ser bastante utilizados como portas de entrada ou portas internas.

A porta de vidro tem como vantagem permitir a entrada de luz natural no ambiente, além de permitir integrar espaços, podendo ser uma opção de abertura que dê a sensação de espaços integrados e como mais amplitude.

No entanto, o vidro incolor e translúcido pode ser uma desvantagem em relação a privacidade, já que dá total visibilidade do interior da residência.

Sendo assim, para a porta de entrada em vidro uma boa alternativa é usar vidro jateado, que dá mais privacidade sem interferir na entrada de luz no ambiente e no estilo moderno desse modelo de porta.

 

porta principal de vidro
Na entrada, porta de vidro jateado
cozinha apartamento
A porta jateada divide cozinha da lavanderia
edícula com vidro
A porta de correr de vidro foi usada na área gourmet

Porta de Correr

Para quem busca por modelos de portas que sejam adequadas para espaço interno e externo, as portas de correr são ótimas escolhas.

O modelo de correr é perfeito para integrar espaços internos com jardim, dando uma abertura maior para a área externa, como unir uma sala ao jardim de inverno ou a varanda.

Além disso, a porta de correr também é uma ótima opção para espaços internos, já que dispensa a necessidade de espaço para abertura, como uma porta tradicional, e costuma ser bastante utilizada em suítes e cozinhas.

porta de correr cozinha
A porta de correr é em madeira
porta de correr de madeira com vidro
A porta de correr de madeira dá acesso da o jardim de inverno
porta de correr embutida
A porta de correr embutida foi usada na suíte

modelos de porta de correr

Porta Pivotante

Entre as opções e modelos de portas com estilo moderno, a porta pivotante é um dos principais modelos.

A porta pivotante tem abertura através de eixos verticais, e isso faz com que não siga o modelo tradicional com sistema de dobradiças, deixando a abertura com estilo contemporâneo.

Esse modelo de porta pode seguir diversos designs, mas costuma ser mais usado como opção de porta principal, já que tende a ter dimensões mais amplas.

porta dentada
O modelo é de porta pivotante dentada
porta pivotante
A porta pivotante tem largura maior que os modelos tradicionais
porta pivotante de madeira
A porta de madeira combina com a parede de pedras

modelos de porta pivotante

Porta Camarão

A variedade de modelos de portas traz como opção a porta camarão, que é um modelo perfeito para uma abertura total e parcial que otimize espaço.

O sistema da porta camarão traz folhas articuladas e um trilho, em cima ou embaixo, por onde as folhas articuladas correm e se acumulam em um das extremidades da porta, formando uma espécie de sanfona quando a porta é toda aberta.

Entre os modelos de portas, a porta camarão costuma ser uma opção para ambientes internos com pouco espaço para uma abertura tradicional ou para integrar o espaço interno a área externa, já que esse tipo de porta permite uma abertura total entre os espaços.

porta camarão de vidro
A porta camarão integra o espaço interno ao jardim
porta camarão
A porta camarão em vidro e metal tem estilo industrial
cozinha com porta camarão
A porta camarão integra espaços internos e funciona como um painel de madeira
modelo de porta camarão
A porta integra o espaço interno à varanda

Porta de Entrada

A escolha da porta de entrada permite uma gama imensa de modelos de portas, já que a porta principal pode variar de acordo com o estilo de abertura, design, material e acabamento, dimensões, entre outros aspectos.

Para escolher a porta de entrada, vale seguir algumas dicas:

  • Harmonia: não basta decidir o modelo da porta de entrada de acordo apenas com o gosto pessoal, mas é preciso considerar também o estilo da fachada, de modo com que a porta principal fique integrada e harmoniosa com toda a frente da casa.
  • Dimensões: um aspecto importante na hora de escolher a porta de entrada é em relação ao tamanho da porta. Para a porta de entrada, é interessante que a largura seja maior que as portas internas, permitindo a entrada de móveis no interior da casa, além de dar mais destaque ao projeto da fachada. Além da largura, vale considerar também a altura da porta, que pode seguir padrões ou ser com pé direito duplo, acompanhando a altura do hall.
porta branca para fachada
Na fachada, porta branca clean e moderna
porta principal simples
A porta de madeira tem estilo tradicional
porta com pé direito alto
A porta tem pé direito duplo

modelos de porta de entrada

Porta Veneziana

A porta veneziana é mais uma das opções de modelos de portas, e que tem ótima funcionalidade para integrar espaços internos a externos.

Esse modelo de porta tem como características paletas, que podem ser móveis, e assim permitir a circulação de ar no ambiente mesmo quando as portas estão fechadas.

A porta veneziana costuma ser uma opção bastante interessante para quartos com saída para a área externa, e para salas com saída para varandas, o que permite a entrada de luz e ventilação através das paletas que compõem a porta.

porta de madeira veneziana
A porta veneziana em madeira tem portas de vidro por dentro
modelo de porta veneziana
A porta veneziana tem abertura estilo camarão
porta veneziana branca
A porta veneziana foi usada no ambiente interno
quarto com porta e janelas de madeira
A porta veneziana no quarto dá ampla abertura para o lado externo

Porta de 2 Folhas

Entre as variedades e modelos de portas, uma velha conhecida é porta de 2 folhas, que costuma ser uma opção bastante usada como porta principal e como opção de abertura maior.

Esse modelo é caracterizado por ter duas portas que podem ser abertas juntas, deixando a abertura maior, ou parcialmente ao abrir apenas uma das portas.

A porta de 2 folhas pode seguir diferentes estilos, sendo em versões mais clássicas, simples e até com design moderno, o que permite que o modelo integre perfeitamente diferentes projetos.

porta 2 folhas de madeira
O modelo traz uma porta 2 folhas com estilo clássico
porta 2 folhas moderna
A fachada moderna tem porta 2 folhas de madeira
porta 2 folhas com vidro
A porta de madeira tem vidros espelhados

modelos de porta 2 folhas

Porta Saloon

As portas saloon ou conhecidas como porta bang bang, por serem comuns em filmes de velho oeste e estilo bang bang, são opções menos usadas, mas que também integram as opções e modelos de portas.

Esse tipo de porta é composto por duas folhas que funcionam no sistema de vai e vem através de molas, que impulsionam as portas a abrirem com o passar o corpo e a força que exercemos ao empurrar as portas.

O modelo saloon é uma opção indicada para ambientes internos e não tem fechadura e nem puxador, por isso é perfeito para ambientes como cozinhas, já que permite passagem fácil entre um cômodo e outro mesmo quando as mãos não estão livres para a abertura da porta.

porta saloon de madeira
O modelo meio porta é um clássico do estilo saloon
porta vai e vem
A porta saloon branca tem detalhe em vidro

porta bang bang

 

 

Agora que você já conhece os variados modelos e estilos de aberturas, já pode aliar o gosto pessoal ao melhor modelo para o ambiente.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.