Tipos de Janelas – 30 Modelos Diferentes & Como Escolher o Melhor!

Um dos objetos principais na hora de montar o design da sua casa e dos próprios cômodos da casa são as janelas, elas vão ficar lá para sempre e mesmo que você deseje mudar toda a decoração elas permanecerão por um bom tempo pois quaisquer tipos de janelas são artigos difíceis de serem mudados.

O ideal para não se ter dor de cabeça ao escolher a sua janela é escolher uma janela neutra, com cores que combinem com tudo ou até mesmo utilizar janelas inteiramente de vidro, isso te dará total liberdade para quando for mudar a sua decoração.

As janelas são itens essenciais na hora da iluminação e você precisa ter plena consciência do ponto em que sua casa se encontra pra saber quando e onde o sol bate. É preciso que a janela fique exposta ao sol para entregar ao seu cômodo toda a luz possível e manter o ambiente quente e arejado.

Apesar de as janelas parecerem todas iguais cada uma tem a sua função, é importante conhecer cada uma delas para saber qual se adequa melhor a sua necessidade.

Abaixo vamos te dar dicas de quais janelas são úteis para casa coisa específica e te dar alguns modelinhos super bonitos!

Tópicos

 

Principais Modelos e Tipos de Janelas

Janela Veneziana


A janela Veneziana é um modelo muito encontrado no mercado, ela tem de 4 a 6 folhas e normalmente apenas as 2 internas são feitas de vidro, normalmente a ventilação e iluminação se da através de frestas na parte externa da Veneziana. Opte pelas  folhas de vidro na parte interna pois caso esteja muito frio ou muito calor você pode fechar apenas o vidro e a luz natural entra mesmo com a janela fechada, opte sempre pela luz natural que a janela proporciona.

Elas são comumente utilizadas em quartos e em prédios, porém a veneziana encontrada nos prédios é feita de alumínio e são feitas em padrão. Você pode encontrar venezianas totalmente de vidro, madeira ou até mesmo algumas que tenham mecanismo de abertura das palhetas.

 

Janela Fixa

Esse tipo de janela é mais utilizado em escritórios e centros comerciais, são aquelas janelas que não tem abertura, elas estão lá unicamente para que a luz natural chegue ao ambiente.

 

Janela Camarão

A janela camarão é bastante confundida com a janela sanfonada, porém a diferença é que ela é projetada na vertical e dobrável ao mesmo tempo.

Elas são bastante usadas em locais onde a janela é comprida, isso oferece um ar mais elegante e charmoso ao cômodo em que ela se localiza.

Há muitos exemplos dessa janela em casas de campo, casas de praia, lugares onde você pode ter uma janela bem grande para aproveitar a natureza a fora.

Uma desvantagem dessa janela é que ela pode ocasionar problemas na hora de limpar por exemplo, por ser muito grande e sanfonada, mas isso a gente contorna não é mesmo?

É bastante encontrada em madeira.

 

Janela Maxim Air

Temos aqui uma semelhante a janela Basculante porém a abertura da mesma é no eixo vertical e é de até 90º! Ela se abre praticamente por inteiro e por ter vários tamanhos diferentes é possível de ser usada em todos os tipos de ambientes, desde os grandes e espaçosos aos pequenos.

Esse modelo é bastante usado em escritórios, cozinhas, banheiros ou em ambientes com espaços reduzidos.

 

Janela Basculante

Com uma abertura parecida com a Maxim Air, a basculante é bastante confundida com a mesma porém elas tem algumas diferenças. A basculante possui uma abertura simples, não de 90º graus como vimos na Maxim Air anteriormente e sua abertura é através de um eixo horizontal.

Esse modelo como tem abertura superior e inferior não precisa estar inteiramente aberto para que a luz e o ar entre e pode ser regulada.

 

Janela Pivotante

A janela pivotante é prática e muito usada em prédios comerciais pela facilidade em sua limpeza. É aquela janela que é fixa e em seu centro é possível que se dê um giro de 90º, ou seja, ela abre para fora mas não consegue dar um giro completo, ficando apenas de lado.

Alguns materiais mais utilizados nas janelas pivotantes são a madeira, o vidro e o blindex.

 

Janela Bay Window

É um modelo tradicionalmente usado nos países ingleses e da América do norte, ainda é pouco utilizada no Brasil mas podemos ver muitas delas em casas especialmente grandes e espaçosas.

É um modelo acoplado a parede e tem 3 folhas, uma em cada parte. Ela é normalmente dividida em vários quadrados para que o cômodo não fique tão exposto a pessoas de fora, então, quanto maior ela for, maiores são os quadrados e melhor é a iluminação do ambiente.

O material principal de uma Bay Windows é o PVC e a madeira.

 

Janela Guilhotina

O nome pode até assustar mas o modelo é bem bonitinho! Eles só comumente encontrados em casas e apartamentos por a sua projeção ser discreta e ao mesmo tempo ter uma boa iluminação.

Elas são sustentadas pelas borboletas de metal, abrindo na vertical e normalmente tem 2 folhas, porém nos modelos mais comuns você precisa se utilizar da força para abrir a parte inferior da janela. Alguns modelos mais modernos já estão no mercado e que não precisam de tanta força para serem abertas como as de antigamente.

Os materiais mais encontrados são o PVC e também a madeira.

 

Janela de Correr

Um dos tipos de janelas mais comuns usados também como portas, ela tem uma abertura rápida e horizontal sem que haja esforço para isso.

Essas são geralmente instaladas em salas, cozinhas e quartos para a melhor iluminação, porém para isso é indicado que se escolha um modelo de vidro pois as antigas comuns vinham em grades o que não é muito favorável à luz.

Existem muitos outros tipos de janelas que podem combinar perfeitamente bem com o seu gosto ou estilo de sua casa, veja abaixo algumas outras inspirações para você!

 


Espero que tenham gostado das nossas dicas e inspirações!

Qualquer dúvida ou sugestão, comentem abaixo! Até a próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.