Carpete de madeira – Vale a pena? + 60 ambientes incríveis!

O carpete de madeira está entre um dos melhores tipos de revestimento para pisos e até paredes. Esse material chama atenção pela versatilidade e beleza, combinando com estilos de decoração modernos, rústicos e clássicos.

Você pode investir nesse acabamento em diversos cômodos da casa, sobretudo em salas e quartos, ambientes secos que não sofrem com umidade e excesso de água.

Sendo assim, vale a pena conhecer melhor o carpete de madeira: vantagens, desvantagens, preço e diversas fotos impressionantes. Acompanhe nosso guia e saiba tudo!

carpete de madeira na sala e cozinha
Um guia completo sobre carpete de madeira com dicas e fotos!

Dúvidas frequentes – FAQ

 

O que é carpete de madeira?

O piso de madeira se classifica em alguns tipos, seja na estrutura da peça, na cor ou na qualidade. Os mais populares são o piso laminado e o carpete de madeira. Enquanto o primeiro é “flutuante”, assentado sobre uma manta, o outro é instalado diretamente no contrapiso.

Segundo especialistas, o carpete de madeira é bastante fino, com espessura de cerca de 5 milímetros. Funciona como um tipo de revestimento que pode ser aplicado no contrapiso ou em um piso frio, sem a necessidade de usar colas ou parafusos. O encaixe é simples e prático, por meio da fixação de peças “macho” e “fêmea”.

Em comparação com o piso laminado, é menos resistente, por isso é indicado para locais de baixa circulação de pessoas, como salas de estar e quartos. Todavia, com uma manutenção frequente, o piso terá ótima durabilidade.

carpete de madeira claro 1
Pisos claros se destacam em muitos projetos

Quais suas vantagens?

O carpete de madeira possui muitas vantagens:

Praticidade e rapidez na instalação – o carpete de madeira é muito fácil de ser aplicado, apenas com encaixe, sem a necessidade de materiais auxiliares, como colas, massas e outras opções. O trabalho pode ser realizado em poucas horas, ainda mais com mão de obra especializada. Além disso, não gera muitos resíduos e poeira, ao contrário de outros tipos de piso.

Aspecto visual e estético – o ambiente fica mais bonito e renovado com essas peças de madeira. Do mesmo modo, fica mais aconchegante, além de contar com toda a elegância desse material versátil. Vale destacar que o carpete pode ter um visual rústico, envernizado, mais claro ou mais escuro.

carpete de madeira na decoração
O carpete pode ter diferentes tons, dos mais claros aos escuros

Conforto térmico – a madeira funciona como um bom isolante térmico, mantendo a temperatura do ambiente agradável, nem tão quente e nem tão frio.

Preço – em comparação com outros tipos de revestimento, o carpete de madeira possui um preço menor. Isso se vale porque não se trata de madeira maciça, apenas uma peça que imita o material.

Existem desvantagens?

Vale destacar algumas desvantagens do carpete de madeira:

Pouca resistência a água e umidade – o carpete não é indicado para áreas com excesso de água e propensas à umidade. Por isso, você não deve instalar em banheiros ou na parte externa, como em varandas ou jardins. Caso contrário, o piso pode ficar danificado e começar a “inchar” com o tempo.

Baixo isolamento acústico – ao caminhar sobre o carpete de madeira, é inevitável a geração de ruídos, como um barulho de oco, que pode ser bastante incômodo para muitas pessoas. Esse barulho é latente quando caem objetos no chão e também com o caminhar frequente de animais de estimação, como cachorros.

Resistência menor – conforme salientamos, esse tipo de piso é pouco resistente em comparação a outros tipos de revestimento. Além disso, pode riscar com facilidade, ainda mais se você arrasta móveis no chão. Sendo assim, é necessário se atentar a cuidados com manutenção e limpeza frequentes.

carpete de madeira para sala
O revestimento fica perfeito em salas de jantar e estar

Quanto custa em média? #preço

O preço do carpete de madeira varia de acordo com a região, por isso é essencial realizar orçamentos em diversas lojas. De modo geral, a média é de 40/50 reais o metro quadrado.

Segundo especialistas, trata-se de um bom custo-benefício, sobretudo em relação a outras variações de piso de madeira. É uma opção mais barata em relação à madeira maciça e até mesmo que o piso laminado (que apresenta maior resistência). Além disso, a instalação é prática e rápida.

Indicamos que você consulte lojas de materiais para construção e escolha a quantidade exata de peças para cobrir o piso de sua casa. Algumas opções físicas e online: Obramax, C&C, MadeiraMadeira, Mercado Livre, Leroy Merlin, etc.

Principais cuidados com o piso

Os cuidados com o carpete de madeira são essenciais para a durabilidade do piso. Sendo assim, você deve se atentar a esses cuidados com a manutenção:

  • Limpeza recorrente – use uma vassoura de pelo ou aspirador de pó para eliminar a poeira.
  • Faxina geral – além da vassoura e/ou aspirador, você pode limpar com detergente neutro misturado com um pouco de água para tirar a sujeira. Depois, tire o excesso com um pano úmido. Nunca jogue água diretamente no piso.

Vale destacar:

  • Se a sua casa tem cães e outros animais de estimação, é necessário usar vinagre branco para eliminar odores. Misture duas colheres do vinagre em um litro de água e aplique usando um pano úmido. Assim, o piso fica totalmente higienizado.
  • Não use produtos abrasivos, álcool e ceras, pois podem danificar o carpete com o tempo.
carpete de madeira claro
O acabamento fica impressionante e valoriza a decoração

Dicas de decoração com carpete de madeira

Veja fotos de ambientes com carpete de madeira e inspire-se com dicas incríveis!

No quarto

O quarto é um dos principais ambientes para instalar esse revestimento, pois é um ambiente seco e com baixa circulação de pessoas. Além disso, você pode combinar o piso com diversos estilos de decoração, seja clássico ou moderno.

A madeira combina com cores mais sóbrias (preto, cinza, azul escuro) e também com a neutralidade do branco. Em todo caso, é interessante adaptar o tom do piso com o conceito decorativo do quarto, seja mais claro ou escuro. De fato, o quarto fica ainda mais elegante com o carpete de madeira.

carpete de madeira para quarto sofisticado carpete de madeira para quarto moderno carpete de madeira para quarto masculino carpete de madeira para quarto infantil carpete de madeira para quarto grande carpete de madeira para quarto de casal carpete de madeira para quarto de casal grande carpete de madeira para quarto de bebê carpete de madeira para quarto classico carpete de madeira para quarto chique

Na sala

Assim como o quarto, a sala também fica mais exuberante com esse tipo de revestimento, sobretudo salas de estar pequenas e compactas.

O piso de madeira já se destaca naturalmente. Se você prefere uma opção acessível e fácil de instalar, o carpete é a melhor opção, perfeita até para combinar com móveis do mesmo material e acabamentos rústicos.

carpete de madeira para sala ampla carpete de madeira para sala chique carpete de madeira para sala de estar grande

Nas salas, você pode substituir o piso de madeira maciça ou o piso laminado pelo carpete de madeira.

carpete de madeira para sala de estr carpete de madeira para sala de jantar carpete de madeira para sala e escritório carpete de madeira para sala grande carpete de madeira para sala moderna carpete de madeira para sala pequena carpete de madeira para sala rustica

Na cozinha

Para dar um toque sofisticado à decoração da cozinha, é interessante instalar carpete de madeira. Esse acabamento combina perfeitamente com estilos modernos, rústicos e industriais, sobretudo com aparatos metálicos e em cores sóbrias.

Do mesmo modo, harmoniza perfeitamente com um estilo minimalista, com paredes brancas, balcões de porcelanato e revestimentos de pedras. Essa versatilidade agrada muitas pessoas, por isso o carpete de madeira está cada vez mais popular em diversos projetos.

carpete de madeira para cozinha integrada com a sala carpete de madeira para cozinha carpete de madeira para cozinha pequena carpete de madeira para cozinha pequena e moderna carpete de madeira para cozinha moderna carpete de madeira para cozinha minimalista carpete de madeira para cozinha industrial carpete de madeira para cozinha grande carpete de madeira para cozinha de apartamento carpete de madeira para cozinha americana

Na escada

Para a escada, o carpete tem a vantagem de ornamentar a estrutura e substituir revestimentos comuns, como de concreto ou granito. Nesse caso, você deve escolher versões sem brilho, para evitar escorregões e manter a escada totalmente segura durante a circulação de pessoas. Sendo assim, é uma boa alternativa para escadas pequenas, de salas de estar e porões, por exemplo.

carpete de madeira para escada e piso carpete de madeira para escada grande carpete de madeira para escada moderna carpete de madeira para escada pequena

Escadas grandes e pequenas podem receber esse revestimento. Entretanto, o carpete de madeira não é indicado para escadas externas devido ao sol e a chuva.

carpete de madeira para escada

Na parede

Pois é, o carpete de madeira também é utilizado para revestir paredes. Embora não seja tão comum, é uma ideia interessante, principalmente para criar um conceito decorativo harmônico, com o mesmo padrão de acabamento em ambas as superfícies. A aplicação também é simples e o ambiente fica totalmente “amadeirado”.

carpete de madeira na parede da sala pequena carpete de madeira na parede da sala carpete de madeira na parede do quarto de casal carpete de madeira na parede do quarto carpete de madeira na parede e na escada

As peças de madeira ornamentam toda a parede ou pequenos detalhes. Vale até combinar com o piso e móveis do mesmo material.

carpete de madeira na parede rustica carpete de madeira na parede

Cinza

Há versões de carpete de madeira cinza ou branco, que se destacam pelo tom claro e diferente, trazendo mais requinte à decoração de quartos e salas. Além disso, essas cores ajudam a dar sensação de amplitude a espaços pequenos, sobretudo se combinados com paredes em tons de branco ou bege, por exemplo. São opções descoladas, minimalistas e exuberantes.

carpete de madeira cinza claro carpete de madeira cinza e branco carpete de madeira cinza em sala carpete de madeira cinza para sala de estar

Pisos claros combinam com ambientes minimalistas, sobretudo salas de estar. Além disso, o cinza combina com praticamente qualquer cor.

carpete de madeira cinza para sala carpete de madeira cinza


De fato, o carpete de madeira possui muitas vantagens e pode ficar perfeito na decoração da sua casa. Gostou de saber mais sobre esse tipo de revestimento? Deixe um comentário e conte pra gente! Boa sorte e até a próxima.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.