Como esconder fios? – 50 ideias lindas, práticas e funcionais!

Como esconder fios? É fato que todo mundo se incomoda quando fios da TV, do computador e de outros aparelhos ficam aparentes. A exposição pode até prejudicar as estruturas e toda a decoração do ambiente, dando aquela sensação de bagunça.

Sendo assim, é essencial contar com dicas práticas para esconder fios e manter o cenário de uma sala, quarto ou qualquer outro cômodo em total harmonia.

Para ajudar você, selecionamos ótimos tutoriais simples e funcionais. Acompanhe o post completo e saiba como esconder fios facilmente.

Tópicos

como organizar e esconder fios
Aprenda a organizar, camuflar e esconder fios com 50 ideias incríveis!

Muitos aparelhos são essenciais para determinados cômodos da casa, como a sala de estar. Um espaço bem mobiliado deve contar com sofás, mesas de centro, rack e, claro, a TV.

Já em quartos ou home office, é essencial ter um computador para trabalhar, estudar ou simplesmente navegar na internet. Esses e outros aparatos necessitam de energia elétrica e da ligação com outros adereços: roteadores, aparelhos de sinal de antena, modem, consoles de games, entre outras opções.

Tudo isso gera uma quantidade grande e aparente de fios, o que é péssimo para a decoração e aspecto do ambiente. Sendo assim, é primordial buscar alternativas para mantê-los escondidos ou camuflados.

Fotos e dicas de como esconder fios

Para ajudar você a como esconder fios, selecionamos uma série de tutoriais com dicas e fotos. Acompanhe e siga a opção mais interessante para seu projeto.

Da TV

Como esconder fios da TV?

De fato, esse aparelho é o que mais possui entradas para uma série de adereços: antenas, consoles, DVD, home theater, etc. Por isso, gera muitos fios que acabam prejudicando o visual da sala de estar, por exemplo.

De acordo com especialistas, a primeira coisa a fazer é organizar tudo. Saiba qual fiação é de qual aparato, e não misture tudo, já que podem se entrelaçar e gerar um problema ainda maior.

Após a identificação, você pode até colar etiquetas com nomes ou fitas coloridas para saber qual é qual. Se houver cabos não utilizados, elimine. Remova as extensões, tire tudo da tomada e comece a organização do zero. Feito isso, você pode considerar algumas alternativas para esconder os fios da televisão.

No painel

Que tal usar um painel de TV para esconder fios? Essa é a melhor e mais prática solução para evitar que a fiação fique aparente. Além da funcionalidade, ainda dá um toque moderno e elegante à decoração da sua sala.

O painel pode ser instalado de diversas formas, contando inclusive com um rack. Assim, é possível passar os fios pelas aberturas presentes no painel e deixá-los atrás da estrutura, de modo simples e básico.

A instalação do painel é fácil, em alguns casos o próprio usuário pode realizar esse serviço. Só é necessário contar com uma parede rígida e resistente que comporte o aparato. O painel geralmente é de madeira, por isso há várias opções de cores e texturas, além de uma ótima qualidade.

como esconder fios da TV no painel
Alguns painéis podem ser customizados passo a passo
como esconder fios no painel
Lindo painel moderno que divide os ambientes da casa
como esconder fios no painel de TV
Os painéis de madeira são convencionais em muitos projetos
como esconder fios no painel de madeira
Uma forma acessível e criativa para esconder fios
como esconder fios no painel da TV
O painel de parede é planejado e possui vários compartimentos

No chão

Outra alternativa é esconder fios da TV no chão, mas de um modo elegante e ordenado. Fios jogados no piso é péssimo tanto no aspecto visual quanto na proteção dessa fiação, pois fica propícia à poeira, ataques de pragas e são até perigosos para crianças e animais domésticos.

Sendo assim, a melhor forma de esconder fios no chão é aproveitar os rodapés da parede. Nesse caso, é primordial o uso de canaletas embutidas. Esses acessórios possuem dois ou três espaços para a passagem de fios, que podem seguir o padrão do rodapé da origem até o ponto final.

Essa é uma alternativa elegante e prática que mantém os fios totalmente escondidos. Entretanto, depende de um trabalho especializado para um bom resultado, logo na construção ou na reforma da sala/quarto.

como esconder fios da TV no chão
Canaletas podem ser instaladas acima do rodapé
como esconder fios no rodapé no chão
Uma ideia criativa que ornamenta a decoração da sala
como esconder fios
Os rodapés são simples, acessíveis e práticos

Na parede

As mesmas canaletas utilizadas nos rodapés podem ser instaladas na parede. Trata-se de uma ideia simples, acessível e fácil de instalar, sem precisar quebrar nada ou fazer um grande serviço.

Entretanto, as canaletas ficam totalmente evidentes na parede, seja os modelos de plástico ou metal. No primeiro caso, uma boa alternativa é pintá-las da mesma cor da parede. Já as versões de aço podem incrementar um estilo de decoração industrial, combinando com revestimentos rústicos e aparatos do mesmo material, por exemplo.

Em todo caso, vale usar a sua criatividade para criar conceitos interessantes. De fato, é melhor usar canaletas do que deixar os fios todos emaranhados e aparentes. Além disso, você gasta pouco e pode realizar a instalação seguindo tutoriais básicos.

como esconder fios em canaletas
Antes e depois da instalação de canaletas na parede
como esconder fios da TV
A canaleta simples combina com a decoração P&B

Atualmente, há uma série de marcas que fabricam canaletas em formato diferenciado, com espaço para lâmpadas e interruptores, entre outras diversas versões.

como esconder fios em parede
Canaletas metálicas são extremamente funcionais
como esconder fios em canaletas na parede
Os modelos de ferro servem de base para interruptores e luminárias
como esconder fios da TV em parede
Uma ideia simples e conceitual com canaleta branca

No teto

Quem pretende esconder fios no teto deve seguir o mesmo esquema do chão. No caso, só muda a superfície. Em vez de usar canaletas nos rodapés, você pode instalar roda tetos (ou roda forro), que funcionam exatamente da mesma maneira.

Essa opção serve perfeitamente para qualquer tipo de parede e revestimento, na qual você pode aproveitar o acabamento para camuflar os fios de antenas, fibra ótica de roteadores, entre outros cabos. Embora o processo seja mais trabalhoso em comparação ao rodapé, também apresenta um ótimo resultado.

como esconder fios no roda teto
Os fios ficam atrás do roda teto
como esconder fios no teto
Os roda tetos podem ser de plástico, gesso e outros materiais

Do pc/computador

Quem usa computador (pc) para trabalhar, estudar ou jogar sempre se incomoda com aquele excesso de cabos que ligam a máquina à tomada e aos periféricos (teclado, mouse, impressora, etc).

Esses aparelhos costumam ficar sempre em uma mesa ou escrivaninha, e o móvel por si só já ajuda a manter os fios camuflados. Porém, além disso, vale contar com outras alternativas simples:

  • Organizador flexível – trata-se de uma estrutura feita de velcro ou PVC que serve para unir todos os fios, seja os que saem do gabinete, do monitor ou da impressora. Você encontra em lojas de informática com o nome popular de “macarrão”.
como esconder fios
Os adereços de PVC organizam os fios perfeitamente
como esconder fios do pc
Acima de tudo, essa é uma ideia simples, prática e funcional
  • Fitas de velcro – são opções básicas que serve para manter os fios organizados, evitando que se cruzem e facilitando a identificação de qual é qual.
como esconder fios com feltro
Use fitas de velcro coloridas, conforme mostra a foto
como ordenar fios
As fitas de velcro podem ser encontradas facilmente em diversas lojas
  • Abraçadeiras de nylon – conhecidas também como “enforca gato”, prendem perfeitamente qualquer cabo e são perfeitas para unir os fios que saem do gabinete (CPU).
como esconder fios do pc com nyylon
De fato, as abraçadeiras são opções simples e baratas para organizar fios
como esconder fios com nylon
Um único abraçador pode comportar vários fios
  • Grampos de papel – aqueles grampos maiores e resistentes são perfeitos para fixar cada cabo acoplado à máquina. Você pode instalar diretamente na mesa ou em outros móveis e estruturas.
como esconder fios com grampos
Os grampos podem ser fixados na mesa

De internet/roteador

Embora seja um aparelho pequeno, o roteador serve de base para uma série de cabos, sobretudo de fibra ótica e do modem. Mantê-lo sobre um móvel com esses fios pode ser incômodo para muitas pessoas, por isso é interessante pensar em maneiras de camuflá-lo.

Uma ideia é simples é usar caixas organizadoras. Você pode inserir o roteador dentro da caixa e passar os fios pelas aberturas. Além de ser funcional, ainda dá um plus na decoração do ambiente, por isso é indicado customizar a caixa com papéis estampados, contact, adesivos, etc. Você mesmo pode confeccionar essa caixa ou comprar pronta em papelarias.

como esconder os fios em caixas
Você mesmo pode confeccionar as caixas organizadoras
como esconder fios
Sem dúvidas, as caixas são ideias práticas e funcionais para esconder fios

Por outro lado, gaveteiros também servem perfeitamente para armazenar o roteador e todos os seus fios, assim como placas de madeira compensada, que possuem vários furos. Sendo assim, basta utilizar as abraçadeiras de nylon para prender fios, fontes e aparelhos na estrutura.

como esconder fios em gavetas
Você pode esconder o roteador e todos os seus fios em gavetas, conforme mostra a imagem
como esconder fios do roteador
As gavetas grandes servem para guardar o roteador, fios avulsos e outros equipamentos

Maneiras criativas de esconder fios

A criatividade faz toda a diferença!

Além das soluções apresentadas, você pode se inspirar em maneiras bem criativas para manter os fios totalmente escondidos. Eles podem, inclusive, fazer parte da decoração da parede, sabia?

Surpreenda-se com algumas fotos incríveis e impressionantes e utilize em seu projeto!

como esconder fios com corda
Essa espécie de corda serve perfeitamente para camuflar os fios da TV
como esconder fios na parede
Que tal criar formas e desenhos conceituais e maravilhosos?
como esconder fios em tubo no teto
Uma ideia moderna incrível para ambientes contemporâneos
como esconder fios em caixa
De fato, as caixas servem como decoração e ainda escondem os fios
como esconder fios do pc com criatividade
Esses aparatos coloridos podem ser fixados à mesa ou escrivaninha
como esconder fios de modo criativo
Alguns adereços são vendidos especialmente para organização dos fios
como esconder fios de maneira criativa
Que tal seguir essa ideia simples e futurista?
como esconder fios na madeira
Placas de madeira também ajuda a deixar os fios ordenados
como esconder fios de forma criativa
Use grampos e adesivos coloridos para organizar os fios e ornamentar a parede
como esconder fios da TV na parede
Os fios podem ser fixados na parede formando diversas figuras
como esconder fios com criatividade
Uma maneira inteligente que mantém os fios bem alinhados

Então, já sabe como esconder fios de maneira prática e funcional? Após este guia, ficará mais fácil mantê-los ordenados para deixar o ambiente mais bonito e equilibrado.

Esperamos que tenha gostado das dicas, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.