Sobrado Geminado – 40 projetos e fotos para se inspirar【2020】

O sobrado geminado é uma proposta construtiva bastante popular no Brasil. São muitas vantagens atrativas, principalmente para quem pretende gastar pouco ou morar em espaços restritos, como condomínios.

O conceito é clássico, mas ainda há dúvidas sobre o que é casa geminada e suas características. Sendo assim, preparamos este guia completo exaltando os benefícios desse tipo de sobrado + 40 fotos de concepções inspiradoras. Leia e saiba tudo.

modelos de sobrado geminado

O que é?

Morar em sobrados é comum. Trata-se de um estilo de casa que possui dois ou mais pavimentos, perfeito para uma boa distribuição dos cômodos. O acesso é realizado por escadas internas e a projeção depende do espaço disponível e das necessidades dos moradores.

Se um sobrado já chama atenção, a versão geminada se destaca pelo conceito e por uma série de benefícios. O termo “geminado” vem de gêmeo, algo que segue o mesmo padrão.

Construções assim costumam ser idênticas, compartilhando o mesmo terreno e parede, com a fachada igual e total simetria na obra. Até a parte interna pode ser semelhante dependendo do tamanho do imóvel.

Essas estruturas são comuns em condomínios e espaços projetados para moradias populares. Uma única linha de um terreno pode ter várias casas, garantindo total aproveitamento do espaço, além de conforto aos moradores e favorecendo a estética da fachada.

sobrado geminado grande

Vantagens do sobrado geminado

Há muitas vantagens em construir um sobrado geminado.

  • Construção popular

Conforme salientamos, os sobrados são edificações populares em qualquer região do país e se adapta a diferentes tipos de terreno. Além disso, há muita mão de obra especializada na concepção desses imóveis, seja de modo solo ou geminado.

  • Custo da obra

Muitos especialistas garantem que é mais econômico construir um sobrado geminado do que duas (ou mais) casas térreas. Além do terreno, há melhor aproveitamento no uso de materiais, mão de obra, entre outros fatores.

  • Baixa manutenção

O sobrado geminado não exige manutenção frequente em relação à fachada e ao jardim. Basta manter o espaço sempre limpo para garantir a harmonia e o bom aspecto na entrada da casa.

ideias de sobrado geminado 1

  • Otimização do espaço

Se o sobrado comum é uma boa proposta para aproveitar o espaço no terreno, o geminado é melhor ainda. Muitos profissionais indicam essa construção para áreas compartilhadas por mais de uma família e divididas com parentes, por exemplo.

Do mesmo modo, a casa geminada otimiza o espaço em terrenos pequenos, favorecendo a entrada, o quintal, entre outras projeções comuns a residências.

  • Segurança 

As construções geminadas costumam ser erguidas em condomínios fechados, que contam com boa estrutura de segurança contra roubos, monitorando a entrada de pessoas.

Além disso, você pode conversar com os vizinhos para instalar câmeras, cercas elétricas, assim como o sistema comunitário de vigilância para evitar qualquer adversidade.

Desvantagens do sobrado geminado

Há desvantagens na construção de um sobrado geminado? Sim, por isso vale destacá-las também.

  • Valor de venda

Se o custo para construir é baixo, o valor de venda consequentemente também será. Portanto, se você pretende erguer um sobrado geminado para negociar, vale se atentar a esse fator. Em alguns casos, vale optar por casas térreas ou sobrados solo para compensar o investimento.

  • Privacidade

Eis uma das principais desvantagens dessa construção. Como se trata da mesma parede, qualquer som ou ação dos vizinhos pode ser ouvida. Esses hábitos diários acabam incomodando algumas pessoas, por isso é essencial ter bom senso ao viver em uma casa geminada.

Para quem está acostumado a morar em apartamentos, não é algo tão incômodo assim. Já as soluções para atenuar o problema são: instalação de sistemas de isolamento acústico e uma boa conversa, para definir regras de convivência benéficas a todos.

o que é sobrado geminado

  • Parte elétrica e hidráulica

Essas instalações são comuns em ambas as casas, por isso, se acontecer alguma adversidade, todas serão afetadas. Por isso, é necessário realizar manutenções frequentes para evitar descargas elétricas e curtos circuitos, vazamentos, infiltrações, entre outros problemas.

Para evitar essa situação, a construtora pode investir em sistemas independentes. Entretanto, ainda assim algum detalhe pode ser compartilhado, portanto, é sempre melhor prevenir do que remediar.

  • Poucas alterações na fachada

A fachada de um sobrado geminado costuma ser simétrico e igual. Há inclusive regras contratuais que proíbem qualquer mudança por parte dos moradores.

Então, se você gosta de reformas, é melhor não escolher esse tipo de imóvel. Além disso, qualquer mudança na fachada ficará aparente. Sua casa destorá das outras e o prejudicará o paisagismo de todo o cenário.

  • Nada de reformas

As reformas na parte interna da casa devem ser evitadas para evitar transtornos com os vizinhos. A parede compartilhada pode gerar um incômodo enorme com os ruídos produzidos. Sendo assim, não vale pensar em grandes mudanças na residência.

  • Iluminação

Ao construir ou comprar um sobrado geminado, atente-se à planta do projeto, sobretudo na questão de iluminação. A casa deve ter janelas estrategicamente instaladas para que a área interna não fique escura e abafada, além de evitar mofo e outros problemas.

Além disso, uma solução para dar amplitude ao espaço é pintar as paredes com cores claras, como branco ou bege.

sobrado geminado 1

Fotos e modelos de sobrado geminado

Para se inspirar, veja fotos de sobrado geminado de vários padrões.

Sobrado simples e pequeno

O modelo de sobrado simples e pequeno é o mais convencional atualmente. Trata-se de uma boa solução para terrenos com espaço reduzido, além de uma boa proposta de urbanização para pequenas cidades ou bairros.

Mas não é por ser simples que o projeto não deve ser bonito. Muitas residências seguem diferentes estilos, desde o moderno até rústico, minimalista, clássico, entre outros.

ideias de Sobrado geminado pequeno lindo Sobrado geminado 1 Sobrado geminado convencional Sobrado geminado pequeno e simples Sobrado geminado pequeno

Muitos projetos seguem um conceito minimalista, mas com foco nos detalhes e no acabamento para valorizar a fachada das residências.

Sobrado geminado simples de tijolos Sobrado geminado simples

Sobrado geminado moderno

Se você gosta de padrões contemporâneos, o sobrado geminado moderno é a melhor opção. Muitas construtoras estão investindo nesse conceito, com plantas para todas as necessidades.

Por ter mais de um pavimento, o sobrado pode ter uma boa quantidade de cômodos, perfeito para famílias com muitos membros. Os quartos podem ser instalados na parte superior, que ainda pode contar com sacada e uma fachada deslumbrante.

foto de Sobrado geminado grandes sobrados geminados ideias de Sobrado geminado ideias de sobrados lindo Sobrado geminado lindos sobrados modelo de Sobrado geminado modelo de sobrados planta de Sobrado geminado moderno

Muitas casas planejadas realmente impressionam e contam com o espaço necessário para o conforto dos moradores.

planta de Sobrado geminado Sobrado geminado azul Sobrado geminado grandes Sobrado geminado moderno Sobrado geminado rustico Sobrado geminado

Sobrado geminado com piscina

Outro projeto popular é o sobrado geminado com piscina. Muitos quintais podem contar com a estrutura, seja particular ou compartilhada.

Além disso, muitos tipos são projetados de acordo com o espaço disponível. Portanto, há diversos modelos de piscinas adaptáveis a qualquer residência, boas opções de lazer e entretenimento para todos.

ideia de Sobrado geminado ideias de Sobrado geminado

Em condomínios, a piscina pode ser instalada em áreas comuns para que todos possam aproveitá-la.

Sobrado geminado com piscina


Acima de tudo, o sobrado geminado é uma proposta bem vantajosa. De fato, há muitas ideias inspiradoras e perfeitas para várias pessoas.

Gostou de saber mais? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.