Parede de Espelho【2024】➞ +70 Ideias para Decorar a Casa!

Quer saber mais sobre a parede de espelho e todas as formas incríveis de usá-la na decoração? Nesse post você vai se inspirar com MUITAS FOTOS e dicas imperdíveis!

Tópicos

 

Como escolher o modelo ideal? #dicas

Antes de tudo, é importante conhecer os tipos e cores de espelhos que você pode usar na sua parede. Todos os modelos são ótimos para ampliar e modernizar os ambientes, além de deixar o espaço muito mais iluminado. Essas características tornam a parede de espelho a opção perfeita para ambientes pequenos! Confira abaixo os modelos e suas diferenças:

 

Tipos de espelhos para parede

Há dois tipos de espelhos que você pode escolher para sua parede: o bisotado e o lapidado.

  • Espelho bisotado

O espelho bisotado possui um corte chanfrado nas suas extremidades, criando uma espécie de moldura como acabamento. Possui diversas formas e modelos e, por ter detalhes mais elaborados, é frequentemente usado para destacar algum espaço ou ambiente específico.

modelo de espelho bisotado
Exemplo de espelho bisotado. Note a moldura linda de seu acabamento!
  • Espelho lapidado

É mais simples (e mais barato) do que o espelho bisotado. Após cortado, passa por um processo de lapidação nas bordas, para evitar cortes e acidentes. É a escolha ideal para decorações clean e minimalistas, já que sua simplicidade o impede de sobrecarregar o ambiente.

modelo de espelho lapidado
Exemplo de espelho lapidado. Simples, porém impressionante em qualquer projeto bem planejado!

 

Cores de espelhos para parede

Depois de escolher entre o modelo bisotado e o lapidado, é hora de escolher a cor do seu espelho. Você encontra três cores diferentes:

diferença entre as cores de espelhos
Diferença entre as cores de espelhos. (Imagem 1 retirada do site PS do Vidro / Imagem 2 retirada do site Solar Vidros)
  • Espelho prata

É o mais conhecido e o mais versátil entre os três. Tem um grande poder refletivo e ilumina muito o ambiente, tanto com iluminação natural (de dia) quanto com iluminação artificial (de noite). Muitos apartamentos estilo studio optam por este modelo, pois seus poucos metros quadrados são surpreendentemente ampliados pela parede de espelho (confira o exemplo, clicando aqui).

  • Espelho bronze

Esse modelo virou tendência entre os amantes da decoração; seus tons quentes trazem requinte, sofisticação e aconchego. Entretanto, por ser mais escuro, não traz a mesma claridade que o espelho prata comum. Dependendo da iluminação, pode apresentar tons dourados (iluminação amarelada) ou tons de bronze puro (iluminação branca).

Combina perfeitamente com detalhes amadeirados e tons terrosos. Para quem não quer ousar muito, opte por tons neutros e claros, ou até mesmo tons de cinza. Se você busca algo clássico e extravagante, decore com metais acobreados e dourados.

Atenção: Apesar de ser mais resistente à riscos, evite utilizá-lo em ambientes molhados e com umidade, pois revela manchas com facilidade e é necessário uma limpeza constante (sugestão de post ➞ “5 dicas de como limpar espelhos“).

  • Espelho fumê

Possui uma tonalidade acinzentada e escura e é o modelo com menor poder refletivo. Ideal para amenizar a luz excessiva de ambientes.

Quando for escolher em qual parede você vai colocar o espelho, evite locais que estejam em contato direto com a luz solar. Dessa forma, você impede qualquer tipo de incômodo aos olhos. Lembre-se: a iluminação é muito importante nessa escolha!

 

Decoração com parede de espelho

Agora que você já conhece todos os tipos de espelho para parede, é hora de se inspirar com fotos de ambientes lindíssimos! São projetos muito bem planejados e que acertaram em cheio na decoração! Ficou curioso? É só conferir aí embaixo:

Parede de espelho bisotado

O espelho bisotado tem detalhes suaves e delicados que deixam qualquer lugar mais elegante. Seu acabamento e moldura bem trabalhados fazem com que ele seja praticamente um quadro decorativo!

espelho bisotado fumê e bronze
Espelho fumê / espelho bronze

parede de espelho bisotado na sala de jantar parede de espelho bisotado no hall de entrada

DICA: Para deixá-lo com um ar ainda mais decorativo, você pode criar um mosaico de espelhos bisotados, com diferentes formas, tamanhos e estilos:

mosaico de espelho bisotado

 

Parede de espelho lapidado

O modelo lapidado pode ser até mais sofisticado do que o bisotado, se usado da maneira correta. Por não ter detalhes no seu acabamento, é capaz de criar uma decoração limpa, minimalista e moderna.

parede de espelho no quarto e no closet espelho lapidado na sala de estar espelho lapidado na sala de jantar

 

Parede de espelho bronze

Lembra de quando afirmamos que a escolha da iluminação é muito importante em um projeto com espelhos? Como já foi comentado anteriormente, há diferença entre as iluminações incididas no espelho bronze. A luz amarela deixa o espelho com tons dourados, enquanto a luz branca com tons de bronze puro. Já a iluminação natural, também amarelada, traz tons dourados mais claros e suaves. Confira na imagem abaixo:

diferença entre as luzes no espelho bronze

Qualquer um dos tons fica lindo na decoração, basta escolher aquele que lhe agrada mais. Você quer algo mais escuro, mais frio? Ou algo mais brilhante e aconchegante? Tudo depende do seu gosto!

espelho bronze na sala de jantar

espelho bronze na decoração

parede com espelho bronze

 

Parede de espelho fumê

O espelho fumê é um modelo mais escuro e traz uma seriedade que, muitas vezes, é utilizada como toque moderno de decoração. Fica lindo em ambientes finos e também é uma boa opção para quartos masculinos!

parede de espelho fumê para sala de estar e jantar

parede inteira com espelho fumê
Ambiente inteiramente revestido com paredes de espelho

espelho fumê para quarto

 

Decoração para sala de estar

Veja abaixo o exemplo de decoração de studio com parede de espelho. Faz toda a diferença nesse espaço pequeno, né? Isso vale para qualquer ambiente pequeno que você quer ampliar na sua casa:

studio com parede de espelho

DICA: Na sala de estar, procure evitar colocar espelhos nos lados ou ao redor da TV; por ter muita informação refletida, pode acabar causando incômodo ou mal-estar para algumas pessoas.

sala de estar com parede de espelho espelho na sala de estar

Sugestão de post ➞ “Espelho decorativo para sala

 

Decoração para sala de jantar

A sala de jantar é o cômodo preferido para colocar a parede de espelho. Costuma ser um local para receber visitas e, por isso, muitos querem deixá-la bonita e elegante para impressionar os amigos!

sala de estar com espelho na parede

parede de espelho com moldura
O exemplo é de um espelho com uma moldura enorme, confirmando a opinião de que a parede de espelho pode ser usada praticamente como um quadro na decoração.

parede de espelho na sala de jantar

Sugestão de post ➞ “Sala de jantar com espelho

 

Decoração para quarto

É a escolha perfeita para quartos pequenos, pois cria uma ilusão de amplitude que deixa o espaço muito maior. Também pode ser utilizado como um complemento à cabeceira ou na porta de correr do guarda-roupa.

parede de espelho na cabeceira
Cabeceiras com parede de espelho

quarto com espelho quarto com parede de espelho

Sugestão de post ➞ “Espelho para quarto

 

Decoração para banheiro

A parede de espelho não é muito utilizada no banheiro, já que funciona melhor em banheiros espaçosos. Se você tem um banheiro grande e quer colocar um espelho de parede, apenas tenha o cuidado de não colocá-lo de frente para o vaso sanitário.

parede de espelho em banheiro amadeirado
Espelhos em banheiros amadeirados

banheiro com parede de espelho banheiro com espelho na parede atrás da pia

 

Decoração para hall de entrada

Assim como em quartos pequenos, o hall de entrada também funciona muito bem com a parede de espelho. Geralmente o hall de entrada é um espaço pequeno e muitas vezes estreito; portanto, um espelho apresentado do chão ao teto é a combinação perfeita!

parede de espelho para hall de entrada
Na terceira foto (esquerda para direita) o espelho possui ganchos para pendurar bolsas e casacos.

parede de espelho fumê para hall de entrada hall de entrada com espelho

 


A parede de espelho é realmente incrível e traz muitas vantagens na decoração! Apenas lembre-se de evitar espelhos nos seguintes casos:

  • próximos da TV;
  • ambientes com exagero de enfeites e decorações;
  • locais de estudo e concentração;
  • em contato direto com a luz do sol.

Caso você queira fazer algo do tipo no seu projeto, procure escolher modelos mais escuros ou com menor poder refletivo. De qualquer forma, escolha sempre o modelo que o deixa mais à vontade e feliz dentro de seu lar!

Gostaram das nossas dicas e inspirações? Não esqueçam de deixar seus comentários abaixo, a opinião dos leitores é muito importante para nós!

Até a próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.