Terraço Decorado – 55 Ideias incríveis + fotos e dicas de decoração!

Um terraço bem decorado é uma grande vantagem para quem possui esse espaço extra em seu lar, seja em uma casa ou em um apartamento. Com as ideais e inspirações certas, é possível transformar esse local em um dos seus ambientes favoritos para comemorações, momentos especiais ou apenas para relaxar em qualquer momento.

Investir na decoração inteligente é a melhor forma de valorizar cada cantinho do seu imóvel. Por isso, preparamos uma matéria super especial sobre terraços decorados para que você possa adaptar tudo de acordo com o seu estilo e gosto pessoal para viver momentos inesquecíveis em seu lar!

Quer saber mais sobre como aproveitar ao máximo esse espaço? Então, continue a leitura e confira! 😉

Tópicos

terraço

O que é um terraço?

O terraço é definido por um local externo do imóvel, localizado acima do solo. Sendo assim, esse espaço geralmente fica nas áreas de cobertura, independente de ser em casas ou apartamentos.

Um dos pontos mais especiais de se ter um terraço em casa está relacionado a essa localização. Afinal, ela oferece uma visão privilegiada, com um espaço incrível e cheio de potencial para criar decorações maravilhosas e super funcionais!

Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, por exemplo, o terraço oferece alguns metros quadrados extras para projetar locais de encontro, comemorações e momentos gostosos com amigos e familiares. Ou seja, esse local pode substituir bem cômodos como varanda, sala de jantar ou área de lazer.

Terraço x Varanda x Sacada

Para esclarecer melhor a diferença do terraço para outros locais, como varanda e sacada, listamos as principais diferenças entre eles. Confira!

Terraço

  • Tem destaque na vista aberta.
  • Prioriza a entrada de luz natural.
  • É localizado na cobertura dos imóveis.

Varanda

  • Apresenta coberturas, geralmente de vidro, telhas ou madeira.
  • É anexada aos ambientes internos do imóvel.
  • É localizada em áreas como entradas ou laterais da parte externa.

Sacada

  • É projetada para fora do imóvel.
  • Está ligada a algum comodo interno.
  • Geralmente, apresentam espaços menores.

Vantagens de ter um terraço decorado em casa

Se você está no processo de escolha do seu imóvel ou desenvolvendo o projeto do seu novo lar, confira alguns motivos que fazem valer a pena dar uma atenção especial para os terraços!

Espaço para relaxar ao fim do dia

Ao investir em uma boa decoração no terraço, é possível compor um espaço de total relaxamento para recarregar as energias. Por ser geralmente mais privativo, você conseguirá transformar esse ambiente no seu aconchego favorito.

Se você gosta de ler, por exemplo, poderá usar espreguiçadeiras, poltronas e puffs confortáveis para ler e estudar nesse local. Seja para meditar, curtir uma música ou ficar em silêncio ou extravasar, o terraço decorado pode se tornar o refúgio que você tanto precisa em seu lar!

terraço para relaxar

Aconchego para receber amigos e família

Os terraços gourmets representam bem a funcionalidade de receber convidados nesse local encantador. Mesmo que você não tenha uma sala de jantar ou cozinha grande, projetar o terraço com esse objetivo te ajudará a valorizar o seu imóvel e vivenciar momentos maravilhosos com pessoas especiais.

Sendo assim, você poderá optar por uma área de churrasco ou minicozinha no terraço. Ou, então, só decorar tudo de forma bem aconchegante e receptiva para render ótimas conversas.

terraço para receber amigos

Opção para cultivar plantar e ter um jardim

Outra ótima alternativa para usar de forma inteligente a decoração do seu terraço é aproveitando para levar um pouco de vida para seu lar. Ou seja, mesmo que você não tenha uma varanda ou espaço específico para ter um jardim em casa, você poderá aproveitar o terraço para ter a sua conexão com a natureza.

Nesse ambiente, você poderá fazer uma composição com vasos e plantas, ou até mesmo investir em um pergolado para incrementar a decoração. Além disso, outra excelente opção para cultivar plantas no terraço é criando um jardim vertical.

terraço com jardim

terraço com plantas

Fotos e inspirações de terraço decorado

Agora que você já entendeu melhor como o terraço pode transformar toda a estética, funcionalidade e decoração de uma casa, chegou a hora de se inspirar em projetos incríveis para reproduzir ou personalizar de acordo com o seu estilo!

Terraço pequeno

A melhor solução para os espaços pequenos sempre será a decoração funcional e inteligente. Com isso, você conseguirá aproveitar cada cantinho da melhor forma possível, ganhando efeitos de amplitude e valorizando o seu ambiente.

terraço pequeno 5 terraço pequeno 4 terraço pequeno 3 terraço pequeno 2 terraço pequeno

Terraço moderno

Prefere uma estética mais moderna e sofisticada? Então, decorar o terraço com luzes e coberturas leves, como o pergolado, pode ser o toque especial que você precisa!

terraço moderno 5 terraço moderno 4 terraço moderno 3 terraço moderno 2 terraço moderno

Terraço com piscina

Já imaginou ter uma área de piscina em casa mesmo sem ter uma varanda ou quintal aberto? Se você tem um espaço de terraço, esse projeto dos sonhos pode se tornar realidade!

terraço com piscina 5 terraço com piscina 4 terraço com piscina 3 terraço com piscina 2 terraço com piscina

terraço com piscina 10 terraço com piscina 9 terraço com piscina 8 terraço com piscina 7 terraço com piscina 6

Terraço com churrasqueira

Decorar seu terraço com área para churrasco te garantirá um local perfeito para curtir momentos deliciosos com os amigos e familiares. Por ser em área externa e alta, você não precisará se preocupar com a fumaça invadindo os outros cômodos.

Além disso, a atmosfera mais privativa também permite com que você aproveite piscina e música com maior tranquilidade.

terraço com churrasqueira 10 terraço com churrasqueira 9 terraço com churrasqueira 8 terraço com churrasqueira 7 terraço com churrasqueira 6 terraço com churrasqueira 5 terraço com churrasqueira 4 terraço com churrasqueira 3 terraço com churrasqueira 2 terraço com churrasqueira

Terraço com jacuzzi

A jacuzzi é uma versão mais íntima e relaxante para quem quer uma alternativa diferente da piscina. Investir nesse item em seu terraço dará um toque totalmente luxuoso e sofisticado, perfeita para curtir momentos com pessoas especiais ou apenas aliviar a tensão do dia a dia.

terraço com jacuzzi 10 terraço com jacuzzi 9 terraço com jacuzzi 8 terraço com jacuzzi 7 terraço com jacuzzi 6 terraço com jacuzzi 5 terraço com jacuzzi 4 terraço com jacuzzi 3 terraço com jacuzzi 2 terraço com jacuzzi

Terraço rústico

Áreas externas combinam muito bem com o estilo rústico. Para quem é fã dessa estética, investir em materiais como ferro e madeira é uma dica de ouro para potencializar esse efeito.

O rústico desses materiais ainda concede ao ambiente um efeito de maior aconchego e conforto. Para regiões mais frias, você ainda pode soltar a criatividade e adicionar outros elementos incríveis, como uma lareira!

terraço rustico 10 terraço rustico 9 terraço rustico 8 terraço rustico 7 terraço rustico 6 terraço rustico 5 terraço rustico 4 terraço rustico 3 terraço rustico 2 terraço rustico

Terraço com jardim

E para fechar com chave de ouro, selecionamos paisagens verdes e lindas para que você possa reproduzir ou se inspirar para o terraço de sua casa. E fica a dica: as plantas, além de encantadoras, ainda ajudam a purificar e melhorar a qualidade do ar. Por isso, quanto mais área verde você tiver, maior será esse efeito no seu espaço.

Além disso, especialistas acreditam que o contato com a natureza é muito relevante para a saúde da mente. Já imaginou chegar em casa depois de um dia corrido e poder sentir o perfume das flores e o ar puro direto do seu terraço? Vale muito a pena apostar nessa tendência de decoração!

terraço com jardim 10 terraço com jardim 9 terraço com jardim 8 terraço com jardim 7 terraço com jardim 6 terraço com jardim 5 terraço com jardim 4 terraço com jardim 3 terraço com jardim 2 terraço com jardim 1

Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor o potencial dessa área externa tão vantajosa para o seu imóvel. Agora, é só colocar o projeto em ação e deixar esse cantinho do jeito que você sempre quis!

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir também as outras matérias do nosso blog. Dessa forma, você fica sempre por dentro de mais inspirações e dicas de decoração!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.