Urban Jungle – O que é? + 21 Ambientes lindos para você se inspirar!

Urban Jungle nada mais é do que um estilo de decoração que consiste em adicionar plantas e elementos relacionados a natureza no interior do ambiente.

O objetivo dessa proposta é trazer a natureza de volta para os lares e inserir o verde na decoração a fim de que gere bem estar, vida e aconchego.

Quer descobrir como usar essa tendência? Neste post vamos explicar a você o que é urban jungle e também dar dicas de como usar e inspirações para tornar o seu ambiente muito mais lindo. Confira!

urban jungle samambaia

[ toc ]

Tópicos

O que é urban jungle?

Se você traduzir o termo do inglês, o resultado seria algo como “selva urbana”, o que está totalmente de acordo com a proposta deste tipo de decoração.

Além de resgatar a brasilidade através da inserção de plantas e objetos remetentes à natureza, o urban jungle também promove saúde física e mental para os moradores.

Isso acontece por causa do ar de tranquilidade proporcionado pelo contato com a natureza, que vem se perdendo devido a era tecnológica.

Urban Jungle vasos grandes ficam perfeitos nos cantos foto pinterest

Outro motivo que gerou essa tendência, foi o fato do termo sustentabilidade vir ganhado bastante força no mundo todo atualmente.

urban jungle quarto

Fotos e dicas de decoração urban jungle

Se interessou por esse tipo de decoração e não sabe como usá-la? Não se preocupe, pois agora iremos te dar algumas dicas para você incluir o urban jungle no seu ambiente. Vamos lá?

1 ) Prefira espécies de plantas de sombra

urban jungle vasos

Se você quer manter sempre sua decoração sempre bonita, essa dica é essencial.

Mas o que é uma planta de sombra? Plantas de sombras são plantas que não precisam da luz do sol diretamente para crescerem.

Explicando melhor: para esse tipo de planta, se você somente abrir as cortinas e as janelas é o suficiente para o seu desenvolvimento. Dessa forma, as plantas de sombra necessitam da luz somente de forma indireta.

Plantas de sombra são muito importantes no conceito do urban jungle, já que os espaços fechados nem sempre terão entrada de sol.

urban jugle parede

Se você não tem ideia de quais tipos de plantas são plantas de sombra, não se preocupe. Aqui vão algumas sugestões para você:

  • samambaia;
  • cacto;
  • espada de São Jorge;
  • palmeira ráfia;
  • calateias;.
  • begônias, entre outras.

2 ) Aposte na diversidade de plantas

urban jungle plantas variadas

Se pensarmos em floresta tropical, a imagem que nos vem à mente é de um lugar repleto de plantas dos mais diversos tipos, não é?

Portanto, para que você cumpra a proposta do urban jungle, é necessário variar nas plantas dentro de casa também.

urban jungle plantas diferenciadas

A dica é: aposte em espécies diferentes, porém com necessidades parecidas. Um exemplo são as suculentas, que surgem em várias formas e tamanhos e mesmo assim o cuidado é parecido.

3 ) Utilize o espaço da sacada

samambaia 1

A sacada é um lugar ideal para você abusar do uso de plantas, pois dependendo da quantidade de incidência do sol, você pode usar muitos tipos diferentes de plantas, já que todas irão crescer lindas.

Além disso, em projetos de decoração de sacadas o que é bastante pedido é que ela seja um lugar de refúgio das situações estressantes do dia a dia. Então o que é melhor para descansar do que uma área da casa cheia de lindas plantas que exalam um ar de paz e calmaria?!

4 ) Crie um jardim vertical

jardim vertical

O jardim vertical é um dos queridinhos do urban jungle e é um ótimo aliado para aproveitar espaços e para dar aquele toque verde especial na parede.

Porém, alguns aspectos devem ser observados antes de se colocar um jardim vertical. São eles:

Lugar escolhido

Escolha um lugar que tenha luz e ventilação para que as plantas vivam. Por exemplo, um corredor não seria uma boa opção. Além disso, a dica é escolher plantas com cuidados parecidos.

Estrutura

Para estruturas, muitas opções estão disponíveis: pallets, tábuas de madeira, canos PVC, suportes ripados, etc.

5 ) Inclua quadros que remetam à natureza

Urban Jungle quadro

Para fortalecer a pegada urban jungle e compor ainda mais o ambiente de “selva”, quadros com fotos de plantas ou algo que remeta à natureza são excelentes opções.

Além de ser uma ideia bastante charmosa, incluir quadros desse tipo também é econômico e barato. Você pode aproveitar aquele parede livre para posicionar quadros e trabalhar a linguagem de natureza em todo o ambiente.

6 ) Aposte em móveis de madeira natural

móveis madeira urban jungle

Investir em materiais que remetam a natureza também está na proposta do urban jungle. Por isso, invista em bambu, madeira e palha para completar o visual.

urban jungle móveis madeira

Além de móveis de madeira serem mais clássicos, eles estabelecem uma conexão mais prática se colocados ao lado das plantas. Uma sugestão para incluí-los é através de mesas, cadeiras, racks e etc.

7 ) Invista mais nas folhagens e menos nas flores

urban jungle folagens

A proposta do urban jungle é adicionar mais verde às moradias, não é? Por isso, investir em folhagens é o passo principal para se remeter a uma floresta urbana.

O ideal é priorizar plantas com bastante folhagens e de preferência de tamanho médio ou grande para obter sucesso na composição do ambiente.

plantas sala urban jungle

Porém, isso não quer dizer que não possa ter flores. A dica é usá-las de forma mais discreta de modo a deixar que só as folhagens sejam o foco principal.

7 ambientes lindos para você se inspirar

Quer apostar na proposta do urban jungle aí na sua casa também? Então vem com a gente nesses 7 ambientes lindos para você se inspirar!

1) urban jungle: sala de estar com variedade de plantas
2) urban jungle: predominância de folhagens na sala de estar
3) urban jungle: jardim vertical
4) urban jungle: quarto com vasos de diferentes plantas
5) urban jungle: móveis de madeira
6) urban jungle: plantas de sombra
7) urban jungle: quadros que remetem à natureza

Gostou das dicas e das sugestões de ideias? Se quiser saber mais sobre decoração, leia os nossos posts relacionados abaixo:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.