Suculentas: 70 Ideias para usar na decoração + Dicas e cuidados! 

As suculentas são plantas que estão super em alta no paisagismo e decoração, independente do estilo. Adicionar elementos da natureza em casa ou no escritório ajuda a dar um toque de leveza e tranquilidade ao ambiente.

Além disso, as suculentas possuem formatos, cores e tamanhos variados, o que ajuda a complementar a decoração e colorir os espaços, enriquecendo a estética de locais internos ou externos. Outra grande vantagem dessa espécie de planta está na facilidade de cuidar e mantê-las sempre lindas e saudáveis.

Ou seja, se você sonha em ter plantas em casa mas não tem tempo para se dedicar à elas, as suculentas serão a sua melhor escolha! E tem mais, a variedade dentro dessa categoria ainda permite com que elas sejam plantadas tanto em conjunto, em terrários ou quadros vivos, quanto isoladas, em vasinhos decorados ou lembrancinhas.

Quer saber mais sobre como usar as suculentas para deixar seus espaços ou eventos ainda mais encantadores? Então, é só continuar a leitura e conferir as principais dicas de decoração e cuidados com essas fofuras! 😉

Tópicos

suculentas

O que são as suculentas?

O nome “suculenta” representa muito bem a principal característica dessa plantinha cheia de charme. As folhas que acumulam muita água apresentam formatos gordinhos e arredondados, característica típica de plantas que são originárias de locais áridos, como os cactos.

Sendo assim, podemos afirmar que todo cacto é, de fato, uma planta suculenta. No entanto, as suculentas se dividem ainda em várias sub-categorias, por isso, nem toda suculenta pode ser considerada um cacto.

O acúmulo de água nos caules e folhas tornam essas plantinhas as melhores amigas de quem não tem muito tempo ou habilidade para cuidar de plantas. Afinal, o estoque de água faz com que elas demandem menos cuidados essenciais, sendo super fáceis de serem mantidas lindas e saudáveis.

O alerta aqui fica para o excesso de cuidado: ao longo do artigo, você aprenderá como e quando regar uma suculenta para que ela não sofra com doenças e problemas advindos do excesso ou da falta de água!

suculentas em vasos

Qual o significado destas plantas?

As lembrancinhas feitas com suculentas tem feito o maior sucesso nos eventos de casamento e/ou aniversários atualmente. E não é à toa, além de lindas e práticas, essas plantas também tem um significado muito especial.

De acordo com o Feng Shui, as suculentas purificam o ar e também são consideradas guardiãs. Além disso, por viverem isoladas e solitárias em regiões áridas, elas também representam persistência, vitalidade e resiliência.

Principais tipos de suculentas

Além dos cactos que já são reconhecidos mais facilmente por seus formatos e espinhos, as suculentas apresentam ainda outros tipos bem diversos. É possível encontrar, por exemplo, suculentas gigantes e encantadoras ou miniaturas fofíssimas para decorar de acordo com seu gosto e estilo.

Além disso, algumas também apresentam folhas coloridas, texturas diferentes e até mesmo flores. Dessa forma, as composições entre várias suculentas diferentes pode ser o toque especial que você está buscando para os seus ambientes.

Confira a seguir alguns dos tipos mais famosos e usados no paisagismo moderno para se inspirar e criar os seus cenários dos sonhos!

Suculentas coloridas

As suculentas coloridas são perfeitas para adicionar um elemento surpresa em decorações mais minimalistas, clean ou monocromáticas. Dessa forma, os seus vasinhos ou composição de plantas serão o destaque do ambiente, adicionando leveza e alegria ao espaço.

vaso de suculentas coloridas suculentas coloridas 2 vasos com suculentas coloridas mini suculentas coloridas suculentas coloridas

Suculentas com flores

As suculentas com flores também são incríveis como destaque na decoração ou para integrar jardins externos ou jardins de inverno. Caso você escolha esse tipo de planta, vale a pena pesquisar pela espécie e conferir a necessidade de luminosidade dela.

Isso, porque, geralmente as plantas com flores precisam de mais luz solar indireta para terem energia suficiente para emergir suas flores lindas e delicadas. Também é importante se atentar para o porte da planta. Dessa forma, você não correrá o risco de colocá-la em vasos pequenos demais ou em conjunto com com outras plantas que acabem sufocando sua suculenta.

suculentas com flores 2 suculentas com flores suculenta com flor

Suculentas pendentes

As plantas pendentes se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de jardim. Se você tem interesse em criar um jardim vertical – ideal para espaços pequenos – esse tipo de suculenta seria a melhor opção para compor sua paisagem.

Além disso, elas também ficam lindas integrando jardins de inverno ou jardins externos onde não haja incidência direta do sol. Para decorar paredes, as suculentas pendentes também adicionam uma sofisticação a parte que está super em alta!

suculenta pendente 10 suculenta pendente 9 suculenta pendente 8 suculenta pendente 7 suculenta pendente 6 suculenta pendente 5 suculenta pendente 4 suculenta pendente 3 suculenta pendente 2 suculenta pendente

Suculentas raras

Para quem ama elementos exóticos e diferentes, vale a pena admirar a beleza sem igual das suculentas raras. Por serem raras, pode ser difícil de encontrar essas espécies para comprar. No entanto, você pode ainda se inspirar nas cores e formatos e pesquisar por tipos mais comuns que se assemelhem a essas plantas maravilhosas.

Confira algumas das espécies mais raras no universo das suculentas:

  • Crassula Red Pagode – Dente de Tubarão

suculenta rara 3 suculenta rara 2 suculenta rara

  • Rhipsalis Baccifera – Cacto espaguete

cacto raro cacto espaguete 2cacto espaguete

  • Crassula Buddha’s Temple – Templo de Buda

suculenta rara templo de buda 2 suculenta templo de buda suculenta rara templo de buda

  • Graptopetalum Mirinae

Graptopetalum Mirinae suculenta rara Graptopetalum Mirinae suculenta rara rosa

  • Albuca spiralis – Corkscrew Albuca

suculenta Corkscrew Albuca suculenta rara Corkscrew Albuca Corkscrew Albuca

  • Anacampseros-tomentosa

suculenta Anacampseros tomentosa suculenta rara Anacampseros tomentosa Anacampseros tomentosa

  • Conophytum Calculus

suculenta Conophytum Calculus suculenta rara Conophytum Calculus Conophytum Calculus

Fotos e dicas de decoração

Agora que você já conheceu alguns dos tipos mais famosos de suculentas, vamos te apresentar maneiras incríveis de usá-las em suas decorações diversas. Confira!

Suculentas em vasos

Os vasos são acessórios que podem incrementar ainda mais a sua composição de plantas. Além disso, os vasinhos pequenos são ótimos para ambientes onde não há muito espaço, como prateleiras e estantes em ambientes de sala de estar, escritório, quartos ou outras áreas internas.

vasos de suculentas coloridasvasos de suculentassuculentas em vasos 1

Se a sua intenção é fazer uma coleção de suculentas, preparar um local externo para posicioná-las te dará o prazer de ter um mini jardim incrível em casa. As possibilidades são infinitas. Por isso, vale a pena soltar a imaginação nessa tendência!

suculentas em vasos 3 suculentas em vasos 2

Suculentas em vidro

Para quem busca um toque a mais de sofisticação e modernidade, as suculentas em vidro são uma excelente opção. Com uma estética mais minimalista e que destaca bem as formas e cores das plantas, o vidro também é uma tendência forte para abrigar essas espécies no paisagismo.

Essa combinação também fica linda para usar as plantinhas como lembrancinhas em eventos ou como decoração para ambientes internos!

vidro com suculentas suculentas em vaso de vidro suculentas em vidro 2 suculenta em vaso de vidro suculentas em vidro

Suculentas em xícaras

Se o seu perfil de decoração pende para uma estética retrô e vintage, as suculentas em xícaras darão um charme todo especial e deixarão seus espaços com a sua cara! Se você já acha essas plantinhas fofas, saiba que dá sim para potencializar esse efeito encantador com os acessórios certos.

xícara grande com suculenta xícaras com suculentas suculentas em vaso de xícara cactos em xícaras suculentas em xícaras

Suculentas em rolhas

Essa opção pode sim ser usada como decoração minimalista, mas é – sem dúvidas – uma alternativa super original e criativa para presentes e lembrancinhas. Outra dica legal é usar as mini suculentas em rolhas para decorar espaços mais descontraídos e inspiradores, como salas de leitura ou até mesmo nas prateleiras da cozinha ou como imã de geladeira!

ima de geladeira com suculentas em rolhas suculentas em rolhas de vinho suculentas em rolhas 3 suculentas em rolhas 2 suculentas em rolhas

Terrário de suculentas

Já imaginou ter um mini jardim dentro de casa ou em áreas externas? Os terrários também estão em alta nas tendências de paisagismo e ficam lindos e elegantes em qualquer espaço.

E o mais interessante é que você mesmo pode montar o seu. Para isso, basta comprar suas suculentas favoritas e um recipiente que acomode o seu mini jardim, confira as nossas inspirações de destaque para copiar ou recriar!

terrario de vidro com suculentas terrario com suculentas 2 terrario de aquario terrario com suculentas terrario de suculentas

Suculentas para lembrancinhas

E por fim em nossa lista de inspirações maravilhosas, selecionamos algumas ideias criativas e fofíssimas para presentear seus convidados de uma forma única e especial!

lembrancinhas de suculentas 10 lembrancinhas de suculentas 7 lembrancinhas de suculentas 6 lembrancinhas de suculentas 5 lembrancinhas de suculentas 4 lembrancinhas de suculentas 3 lembrancinhas de suculentas 2 lembrancinhas de suculentas lembrancinhas de suculentas 8 lembrancinhas de suculentas 9

Como plantar, cultivar e cuidar de suculentas

Como dissemos no início do artigo, as suculentas são as melhores amigas de quem ama a natureza e deseja ter plantas em casa, mas não tem muito tempo disponível para isso. Além disso, se você não tem espaço disponível para ter um jardim grande, elas farão muito bem esse papel em seu lar.

Seja para complementar o seu jardim externo ou interno, ou para decorar seus espaços, confira como cuidar corretamente dessas plantinhas maravilhosas.

Onde plantar

As suculentas precisam de um solo ou substrato que tenha uma boa drenagem. Ou seja, é importante evitar o acúmulo de água na região das raízes.

Por isso, o ideal é cultivar suas plantas em vasos e terrários ao invés de diretamente no solo. Dessa forma, você poderá proporcionar essa drenagem adicionando cascalhos ou pedrinhas no fundo do recipiente.

Em lojas de jardinagem e floriculturas, também é possível encontrar substratos próprios para cultivo de suculentas. No entanto, em geral, essa espécie é bem fácil de cuidar e não possui muitas exigências nutricionais.

Quando regar

Por terem uma grande capacidade de armazenamento de água, a rega pode ser feita apenas uma vez por semana. Além disso, é importante evitar qualquer acúmulo de água nas raízes, folhas ou caules. Isso, porque, o excesso de água pode apodrecer facilmente o tecido dessas plantas.

Por isso, atenção: só regue sua suculenta quando a terra ou substrato estiver seco!
Se o clima de sua região for ou estiver muito úmido, as regas podem ser mais espaçadas. Já se o clima estiver quente e seco, o recomendado é fazer a rega ao menos uma vez por semana.

Sol ou sombra?

Por serem originárias de regiões áridas, as suculentas não tem problema com calor intenso. No entanto, a maioria dos tipos de suculentas não respondem bem a exposição direta ao sol.

Sendo assim, o cenário ideal para suas plantas se desenvolverem saudáveis e lindas é um local que seja bem iluminado de forma indireta. Ao receberem luz, suas suculentas estarão sempre vigorosas, coloridas e até floridas (caso seja característica da espécie).

Nesse momento, vale lembrar que a luz solar é o que fornece energia para as plantas. Por isso, vale a pena escolher um lugar iluminado e especial para abrigar seus vasinhos!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre essa espécie prática e super versátil para enriquecer a decoração de suas espaços íntimos ou comerciais. Agora, é só se inspirar nas fotos e ideias e partir para a busca pelas plantinhas que são a sua cara.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir também as outras matérias do nosso blog. Dessa forma, você fica sempre por dentro de mais inspirações e dicas de decoração!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.