Decoração de Mezanino – 65 Ideias de Como Usar e Decorar!

Você provavelmente já viu um mezanino em casas de shows e baladas. Em muitos eventos é nesse espaço que fica o camarote, com poltronas, mesas e cadeiras.

Se sua casa tem pé direito alto você pode ter um mezanino e aproveitar melhor o espaço. Precisa de inspirações? Nesse post vamos mostrar 65 ideias maravilhosas de mezanino decorado que você pode aplicar na sua casa ou sua empresa.

Tópicos

O que é Mezanino?

Antes de investir em uma estrutura como essa é necessário saber exatamente como funciona para que fique do jeitinho que você imaginou.

O conceito de mezanino na arquitetura é de um nível que fica entre o térreo e o primeiro andar em imóveis com pé direito alto. Esse nível não conta na metragem da casa e funciona como um piso rebaixado.

Mesmo que a casa seja térrea, mas tenha pé direito alto é possível fazer o mezanino. Outra característica marcante é o fato de ser todo aberto, podendo ver toda a casa de cima e ver todo o mezanino debaixo.

Quer uma explicação mais simples? Podemos dizer que o mezanino é tipo uma varanda, só que fica para o lado de dentro da casa.

A estrutura pode ser construída de madeira, ferro, cimento ou o tipo de material que harmonizar com o restante do imóvel.

Geralmente, a estrutura fica na sala de estar, mas também pode ser instalada no quarto e funcionar como um escritório.

Fotos e Modelos de Mezanino

Ainda não sabe se o mezanino é a melhor opção para o seu lar? A seguir vamos mostrar modelos maravilhosos de estruturas decoradas com os mais variados estilos. Com certeza esse é um item que valorizará o seu imóvel e ainda  aumentará o espaço interno.

Mezanino modelos para se inspirar

Mezanino modelos para se inspirar

Mezanino modelos para se inspirar

Mezanino modelos para se inspirar

Mezanino modelos para se inspirar

Mezanino Metálico / De Ferro

O andar intermediário metálico traz um ar industrial para a decoração do ambiente, por isso é a pedida certa para quem buscar modernidade.

Outra vantagem do metal é para os casos de imóvel alugado. Com o pé direito duplo esse tipo de estrutura pode ser facilmente instalada e desinstalada, sem prejudicar a estrutura do ambiente.

A facilidade de instalação é um fator que chama muito a atenção, pois acaba sendo uma reforma rápida que quase não faz sujeira. É um sonho se comparado ao uso do concreto!

A fácil instalação faz com que o preço do dessa estrutura seja mais barato que os outros materiais. Muitas empresas fazem o projeto de acordo com o gosto do proprietário do imóvel, ou seja, há mão de obra especializada para fazer esse piso intermediário com segurança, agilidade e preço camarada.

Mezanino metálico decoração com sofá ckinza

O metal pode estar presente em toda a estrutura ou apenas em alguns detalhes, como no corrimão e no guarda corpo. A quantidade de detalhes de metal vai definir se a decoração é moderna ou mais delicada.

O metal aparente sugere uma decoração urbana, remetendo aos antigos galpões das indústrias. Para seguir esse estilo é bacana que a estrutura metálica tenha uma cor escura, como o cinza grafite ou preto.

Mezanino metálico decoração com quadro

Mezanino metálico decoração com quadro de madeira

Mezanino metálico decoração com sofá preto

Um detalhe que chama muito atenção nessa estrutura  que separamos é  escada diferente e moderna. Para investir no visual do seu andar intermediário é super importante se atentar ao estilo de decoração que será usada.

Mezanino metálico decoração com lustre

O guarda-corpo telado tem tudo a ver com o estilo industrial. Deixa a decoração moderna e combina perfeitamente com as cores escolhidas para o restante do ambiente como preto, cinza e branco.

Mezanino metálico decoração com mesa

Se você é fã do rústico e de móveis antigos temos certeza que vai adorar esse modelo de decoração. O andar intermediário revestido com pedras é super charmoso e deixa o ambiente perfeito para quem está em busca de algo mais retrô.

Mezanino metálico decoração com cadeira

O minimalismo é um estilo de vida e decoração que está super em alta. De forma geral o minimalismo se resume em fazer uso na decoração da casa apenas de objetos que não agreguem apenas estética, mas que também seja um espaço com itens funcionais. 

Mezanino de Madeira

Se comparado com o de metal o mezanino de madeira custa mais caro, mas traz um estilo rústico maravilhoso.

Além da madeira custar mais caro, ela precisa receber tratamento para aumentar a durabilidade e é necessário mão de obra especializada para desenhar o projeto e fazer a instalação.

A decoração com estilo rústico é uma das opções de decoração que mais está em alta. Trazer elementos rústicos para a decoração da casa ou apartamento é uma forma de criar um ambiente muito mais bonito e aconchegante que remeta as maravilhosas casas de campo. Para se inspirar veja o post especial que preparamos com 60 ideias apaixonantes para decorar diferente ambientes.

Mezanino de madeira decoração com mesa de jantar

Mezanino de madeira decoração simples

Mezanino de madeira decoração com cortina

Mezanino de madeira decoração com livros

Para dar um toque especial na decoração do seu andar rebaixado de madeira a dica é investir em delicados e lindos detalhes como o uso de vasos de planta.

Para se inspirar confira o post especial que preparamos com 60 modelos de decorações incríveis de decoração com plantas. Temos certeza que entre as imagens que separamos você vai encontrar dicas incríveis para o seu mezanino.

Mezanino de madeira decoração simples

O andar intermediário de madeira pode ser vintage, moderno ou rústico. Depende da cor que vai escolher para a madeira e do restante da decoração. 

Mezanino de madeira decoração com livros

A madeira pode ser usada em conjunto com a estrutura de metal.São muitos itens para mesclar os materiais como os degraus da escada, o corrimão e o guarda-corpo.

Mezanino de madeira decoração com estante

Mezanino de madeira decoração simples

Mezanino de madeira decoração com estante de livros

Mezanino de madeira decoração simples
Lampadas: suspensas: Esse modelo de iluminação trouxe ainda mais beleza e elegância para o andar rebaixado.

Mezanino de madeira decoração com cama

Mezanino de madeira decoração com vidro

Quarto / Cama Mezanino

Imagina poder quase que dobrar o tamanho do seu quarto? Hoje em dia muitas pessoas usam o quarto para trabalhar, estudar e claro, para o merecido descanso.

Se antigamente esse ambiente acomodava apenas a cama e o armário, hoje é necessário mais espaço para que seja aconchegante, confortável e funcional.

O mezanino no quarto é uma ótima pedida para casas pequenas. Você pode optar por colocar a cama no nível rebaixado ou a mesa de estudos com todos os materiais necessário. Confira algumas inspirações maravilhosas que selecionamos:

Mezanino de madeira para quarto

Nas plantas de casas pequenas muitas vezes um quarto é dividido por até 3 crianças. Para aproveitar bem o espaço o andar rebaixado pode ser uma boa opção, colocando duas camadas embaixo e outra na parte de cima. Assim, cada criança tem o seu próprio cantinho e o quarto fica muito mais organizado.

Mezanino de madeira para quarto

Mezanino de madeira para quarto clean

Mezanino de madeira para quarto

Se a sua cama vai ficar na estrutura  a dica é investir em um móvel bonito e confortável.

Como sabemos o quarto é um dos espaços mais importantes da casa, pois é nele onde repousamos e recuperamos  a energia perdida na correria do dia a dia. Com isso podemos dizer que nada mais justo do que caprichar no espaço que utilizamos para uma tranquila noite de sono.

Mezanino de madeira para quarto

Mezanino de madeira para quarto branco

O lugar de estudos e trabalho precisa ser bem ventilado e com boa iluminação. Para conseguir esse feito nossa dica é apostar em paredes e estrutura em tons neutros, como é o caso do branco.

Mezanino de madeira para quarto

O conceito aberto continua sendo uma tendência para os mais variados tipos de residências. No conceito de kitnet temos um espaço pequeno e pode ser difícil criar sala, cozinha e quarto em um único cômodo.

Com o mezanino a parte do quarto fica elevada, garantindo uma melhor separação dos espaços e mais privacidade.

 Mezanino para quarto com vidro

 Mezanino para quarto com cama cinza

 Mezanino para quarto com plantas

 Mezanino para quarto com cama listrada

 Mezanino para quarto com cama branca

Mezanino de Sala

O mezanino de sala é um verdadeiro sonho para quem deseja mais espaço seja para acomodar os livros ou para decorar um ambiente diferente para receber amigos e familiares. Mezanino para sala com livros

Para quem mora em casa pequena ter um cômodo apenas para biblioteca pode parecer um sonho distante, mas esse modelo de estrutura torna isso possível.

A altura mínima para uma estrutura é de 5,4 metros, caracterizando um pé direito duplo. Pode ser um pouco mais baixo, mas considere que o nível intermediário ficará reduzido, portanto menos ventilado e menos iluminado.

Em relação ao térreo é bacana que o mezanino comporte até 1/2 espaço, sendo o ideal de apenas 1/3.

Mezanino para sala com vidro

Mezanino para sala com livros e planta

Para fazer um cantinho de leitura é bacana colocar prateleiras com todos os seus livros favoritos e aqueles que pretende ler. Um sofá confortável e plantas naturais vão deixar o ambiente super aconchegante e fresco.

Mezanino para sala com vidro

Mezanino para sala com tapete

Mezanino para sala com mesa

Mezanino para sala com mesa de jantar

Na integração com a sala a estrutura pode ser uma espaço para adega, sala de TV ou com poltronas para relaxar.

Mezanino para sala com decoração clean

Mezanino para sala com móveis de madeira

Mezanino para sala com planta

Mezanino para sala com luzes

Mezanino para sala com cinema

As vigas de madeira a mostra tornam o espaço rústico, sendo uma boa pedida para casa de praia ou casa de campo.

Mezanino para Home Office

Fora do Brasil já é comum, mas no país trabalhar em casa é uma tendência que vem ganhando espaço aos poucos. Quem não gostaria de se livrar do trânsito todo dia? Ou poder dormir até um pouquinho mais tarde e compensar depois?

Trabalhar em casa exige muita disciplina, mas também um ambiente com boa iluminação, bem ventilado e que seja aconchegante para incentivar a produtividade.

Esse cantinho também é importante para quem estuda bastante, seja para faculdade, vestibular ou concursos públicos. Pensando nisso trouxemos uma seleção incrível de mezanino para home office. O melhor é ter um cantinho mais isolado sem comprometer o espaço disponível na casa.

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Para otimizar o espaço do mezanino a dica é investir em prateleiras parafusadas na parede. Se a ideia é ter uma mesa com um computador, o mezanino pode ocupar apenas 1/4 do espaço do térreo e ainda assim ficar funcional.

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Mezanino para home office

O guarda-corpo de vidro dá um sentido todo especial a estrutura para sala. Podendo ser incolor transparante ou verde, o guarda-corpo de vidro dá uma sensação de amplitude, mesmo em espaços pequenos. Além disso, garante que o mezanino vai receber boa iluminação natural.

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Mezanino para home office

Para quem não tem pé direito alto e precisa aproveitar o espaço essa pode ser uma boa ideia. Esse modelo de estrutura não é um mezanino, mas faz a mesma função. Embaixo você pode montar uma mesa de estudos, com livros e computador e na parte superior a cama.

Mezanino para home office

Gostou das nossas inspirações de mezanino? Escolheu o modelo certo para sua casa? Deixe o seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.