Como pintar portão de ferro? – 8 passos fáceis e práticos!

Como pintar portão de ferro? Muitas pessoas têm essa dúvida na hora de fazer esse tipo de acabamento na obra. Afinal, há muitas cores para escolher para decorar a abertura principal de uma casa ou qualquer outro projeto. 

Devemos sempre lembrar que o portão de ferro precisa de cuidados específicos. Por ficar em um ambiente externo, exposto a sol, chuva, poeira, pode apresentar sinais maiores de desgaste.

Como pintar portão de ferroSendo assim, para garantir uma maior durabilidade, é preciso investir em uma pintura completa, incluindo a aplicação de produtos que evitem ferrugens e demais corrosões no material. Depois disso, há manutenções que vão conferir mais resistência ainda.

Vale lembrar que
os portões de ferro são muito resistentes por natureza, então já é meio caminho andado. Basta então escolher as tintas e os demais materiais certos, manter as precauções em dia.

Neste post vamos mostrar como pintar o portão de ferro com de maneira correta, com produtos de qualidade, deixando o lindo e ainda mais resistente. Confira a seguir!

Como pintar portão de ferro 3

Tópicos

Como pintar portão de ferro? – Passo a passo

Antes de mais nada, é preciso ter uma ideia de como você deseja a decoração da fachada de sua casa. Existem muitos tipos de portão de ferro, podendo ser encomendados sob medida em uma serralheria, por exemplo, comprados prontos em lojas ou em depósitos de materiais de demolição.

Como pintar portão de ferro para portões nobres
Há muitos modelos de portões de ferro para combinar com o seu projeto!

A decoração da fachada é sempre muito importante, seja para quem está levantando a casa ou para uma obra já pronta. Vale dizer que o portão pode ser trocado de tempos em tempos, se for necessário, e você pode adequa-lo conforme for o estilo decorativo.Como pintar portão de ferro 1O que mais pesa na hora de combinar com a decoração do projeto é o estilo do portão. Há modelos modernos, clássicos, provençais, entre tantos outros para escolher. Além disso, a cor influencia muito no resultado final.

Cores escuras são sempre as mais requisitadas por serem mais fáceis de combinar com tudo, assim como são menos prováveis de transparecer a sujeira. Entretanto, há tintas de diversas tonalidades para aplicar no portão, podendo optar por pintar com mais de uma cor.

Como pintar portão de ferro 2Assim que você definir como será a decoração já pode sair à procura dos materiais certos para realizar essa pintura.

Devemos dizer que a pintura de portões de ferro ou outros materiais podem ser feitos por mão de obra especializada. Mas caso você queira economizar dinheiro pode tentar se incumbir desse procedimento DIY (Faça Você Mesmo).

Como pintar portão de ferro 2 1

Vamos então conhecer quais são os produtos necessários e o passo a passo? Confira a seguir!

Primeiro passo

Separe os materiais:

  • Jornais ou plásticos
  • Escova de aço 
  • Aguarrás
  • Lixa para ferro de grossuras diferentes
  • Pincel ou rolo
  • Espátula
  • Pano limpo
  • Água 
  • Zarcão ou Ferrox
  • Tinta

É possível que você não tenha todos esses materiais, procure uma loja especializada ou um depósito de construção.

Segundo passo

Cubra a área que for trabalhar com jornais e / ou papelão, assim como na imagem abaixo:

v4 728px Remove Paint from Iron Railings Step 1
Forre o chão para proteger de tintas e outros materiais

Terceiro passo

Prepare o portão. Primeiramente, é ideal que você limpe-o bem, além de fazer a remoção das tintas antigas.

Utilize a escova de aço, espátula e lixas para remover tudo e possíveis excessos de ferrugem. Esse é um processo bem trabalhoso e você deve ser bem caprichoso, pois não pode ficar resquício nenhum de cenários passados.

Como pintar portão de ferro no estilo vintage
Como pintar portão de ferro no estilo vintage

Quarto passo

Utilize um pano para limpeza, retire todo pó que foi gerado após passar a lixa. Deixe a superfície limpa para que possa estar apta para receber os produtos.

portao enferrujado alta
Portão com ferrugem, precisando de tratamento

Quinto passo

Hora de tratar o portão!

Depois de retirar todo excesso de ferrugem, use o Zarcão ou Ferrox para tratar o portão. Esses são produtos chamados de “fundo para metais”, eles formam uma base ideal para o ferro receber a tinta. Para aplicá-lo, use um pincel ou rolo. 

Melhor tinta para pintar portão de ferro 006
Fundo para metais, Zarcão.

Sexto passo

Deixe o Zarcão ou Ferrox secar e logo após isso lave bem o portão. Respeite o tempo de secagem que consta na embalagem. 

A saber, o uso do zarcão é para dar melhor aderência na hora da pintura, se necessário, dê duas demãos. 

unnamed 2
Como pintar portão de ferro? Antes trate as ferrugens

Sétimo passo

Lixe novamente toda a superfície do portão. Retire possíveis excessos, complete o tratamento limpando o portão com um pano e aguarrás e deixe secando por pelo menos 40 minutos.

Passo oito

Depois de passar o tempo de secagem, você já poderá pegar seus apetrechos para realizar a pintura. Pode utilizar a tinta com a cor de sua preferência.

Veja abaixo uma sequência de imagens que demonstram a forma de passar a tinta nas grades do portão de ferro. É sempre em movimentos para uma mesma direção, em vai e vem.

aid3537171 v4 900px Paint a Wrought Iron Fence Step 8
Maneira de como pintar portão de ferro
pintura55 900x506
Veja como pintar portão de ferro com pincel fazendo uso da luva para não sujar as mãos
pintura de portao vira briga e resulta em prisao por ameaca em para de minas 352018163240
Pintando portão de ferro com pincel

Dê a primeira demão e espere secar segundo o tempo que estiver na embalagem da tinta. De acordo com especialistas, é melhor pintar o portão na parte da manhã ou começo da tarde, pois a secagem será mais completa e satisfatória.

Também é bom evitar dias de chuvosos ou nublados para fazer isso. Afinal, quando está assim fica bem mais difícil de secar a tinta.

Caso necessário, dê a segunda demão para uma cobertura mais ampla de todo o ferro. E prontinho!

Lembre-se de sempre conferir o rótulo da tinta para o melhor uso.

TINTA EPOXI
Veja a pintura do portão de ferro com tinta preta

Dica importante: Tome cuidado com o manuseio dos pincéis, principalmente se for pintar o portão com mais de uma cor. Tente usar um para cada cor, mas se só tiver uma unidade, lave-o bem antes de trocar de tinta. 

Há quem prefira pintar o portão com pistola pulverizadora, mas fica a seu critério.

Como pintar portão de ferro veja o antes e depois
Modelo de antes e depois do portão de ferro pintado com pistola

Qual a melhor tinta para ferro?

Essa dúvida permeia na cabeça de muitas pessoas, por isso vamos falar um pouco sobre os principais tipos de tintas que são específicas para pintar ferro.

Tinta esmalte sintético

É um dos modelos mais indicados pelos especialistas, sendo que você pode encontrar à base de água ou solvente. Seu acabamento pode ser fosco, acetinado e brilhante, e fica a seu critério escolher o que mais te agrada.

A tinta esmalte sintético cria uma camada protetora sobre o ferro, além de ser impermeável, deixando-o mais resistente e, consequentemente, com maior vida útil. 

Em decorrência de toda essa versatilidade, é uma das mais procuradas do mercado. As marcas oferecem a linha tradicional e a premium, apresentando variações de preços.

Como pintar portão de ferro e ficar lindo
Portão de ferro em duas cores

Tinta óleo

Outra opção de tinta para pintar o portão de ferro é a tinta óleo. É bastante utilizada também e pode dar um acabamento brilhante ou fosco, dependendo do tipo de decoração que você deseja para a fachada.

Dentre suas maiores qualidades está a alta capacidade de impermeabilização. Por isso garante uma boa proteção contra umidade, proporcionando uma maior vida útil ao portão de ferro.

Há quem prefira a tinta óleo pela sua boa aderência, além de ter um brilho mais intenso. Outra vantagem é que possui aspecto liso, o que dificulta o acúmulo de sujeiras.

Como pintar portão de ferro para portões brancos


Esses são os dois principais tipos de tintas que vão proporcionar maior durabilidade para o seu portão de ferro.

Fique sempre atento ao estado do portão para saber se ele pode ainda ser tratado e pintado, e que não está oferecendo riscos aos usuários. Há casos em que a peça está muito deteriorada e precisa ser trocada.

Como pintar portão de ferro com elegância
Portões de ferro podem ser pintados com tinta esmalte ou óleo

E então, gostou de conhecer como pintar portão de ferro? Esperamos que tenha gostado das dicas e consiga seguir o passo a passo para fazer o acabamento perfeito na abertura de seu projeto.

Leia também outros artigos que podem beneficiar a sua obra:

Como pintar porta de madeira? – Passo a passo rápido e fácil!

Como colocar placa de gesso na parede? •【PASSO A PASSO】

Custo de mão de obra【2020】► Qual o preço e valor atual?

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para a gente. Até a próxima visita!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.