Lista de materiais elétricos【2024】➞ O que não pode faltar?

Toda construção ou reforma demanda uma lista de materiais elétricos que devem ser trocados ou instalados de acordo com o projeto. São várias opções essenciais para garantir que a energia seja distribuída por todo o imóvel, de modo seguro e eficiente.

A questão é que pouca gente sabe do que se trata e quais são essas peças. Por isso, é interessante entender melhor o assunto para não deixar tudo nas mãos de eletricistas e outros profissionais. Desde que você tenha noção, saberá escolher os melhores insumos e poderá verificar o que é realmente necessário.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, preparamos este guia completo. Leia e conheça os 11 materiais elétricos fundamentais para qualquer obra.

Tópicos

Materiais elétricos

O que são materiais elétricos?

Materiais elétricos são todos os elementos que permitem a distribuição e utilização da energia elétrica em uma casa. A transmissão de forma segura deve ser realizada sempre por algumas peças de forma segura, funcional e econômica.

Assim, os moradores podem usufruir das tomadas, instalar sistemas de iluminação e utilizar uma série de aparelhos, como a geladeira, televisão, computador, entre outros que funcionam à base de energia elétrica.

Os materiais elétricos podem ser condutores, semicondutores ou isolantes. A instalação se dá por diversas etapas, desde a instalação do poste padrão até os interruptores que facilitam o uso das lâmpadas. Portanto, é importante conhecer melhor o sistema e toda a sua importância para diversos imóveis.

o que é sistema elétrico
Entenda como funciona o sistema elétrico

Lista completa de materiais elétricos

Conheça todos os materiais elétricos e suas principais características.

Poste padrão

Um sistema elétrico funciona a partir de uma base conhecida como poste padrão. Portanto, essa é a primeira providência em seu projeto: a instalação do poste de acordo com a recomendação da concessionária de energia local.

Há diversos modelos, grande parte feita de concreto ou aço galvanizado. A estrutura vem com a caixa para o quadro medidor e deve ser implementada em local estratégico para visualização dos detalhes desse quadro.

Além disso, o poste padrão pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, bem como comportar mais de um quadro – para duas residências, por exemplo.

poste padrão

Quadro medidor

Conhecido popularmente como relógio de luz, é o responsável por mensurar o consumo de energia elétrica no imóvel.

A mediação do gasto é dado por kwh e todo quadro medidor deve seguir as especificações dos órgãos competentes. Além disso, deve ser instalado de modo facilitador para a leitura dos funcionários das concessionárias de energia.

quadro medidor

Quadro de distribuição

Como o próprio nome indica, é o aparato que distribui a energia que vem do poste padrão para todos os pontos da casa.

É instalado sempre na área interna e se caracteriza por ser uma caixa de metal ou plástico, formada por uma série de dispositivos, como fusíveis e disjuntores.

Há vários modelos disponíveis, dos mais simples aos robustos, cada qual com uma indicação específica.

quadro de distribuição

Disjuntores

Os disjuntores são partes essenciais do quadro de distribuição. São peças que interrompem a condução de energia elétrica em casos de anormalidade. Além disso, evita o superaquecimento de fios e cabos, evitando o surgimento de fogo e incêndios.

Os tipos de disjuntores mais conhecidos são DIN (brancos) e NEMA (preto). Os primeiros são menores, porém rápidos e modernos. Já os outros são tradicionais e mais lentos, porém ainda são utilizados em alguns projetos.

Vale destacar que o funcionamento do disjuntor varia conforme a voltagem e o tipo de sistema elétrico, seja unipolar, bipolar ou tripolar.

Além disso, o disjuntor trabalha em conjunto com o dispositivo DR (que evita os choques elétricos) e com os fusíveis, que também ajudam a evitar a sobrecarga – porém, são mais frágeis.

disjuntores

Cabos e Fios

Os cabos e fios são condutores elétricos distribuídos por todo o imóvel, desde o poste até os pontos finais.

Há muitos tipos disponíveis que mudam conforme a cor, diâmetro, tensão, resistência, entre outros fatores. A capacidade se dá pelo tamanho. Quanto maior, melhor será a condução de energia elétrica.

fios e cabos de energia

Tubos e Eletrodutos

Os tubos e eletrodutos protegem os condutores elétricos. Geralmente são feitos de plástico ou metal, para mantê-los livres de problemas como a umidade, por exemplo.

Alguns tipos comuns são os conduítes, além dos conduletes, de PVC, entre outros.

eletrodutos

Caixas de Luz

As caixas de luz servem de suporte para instalação de diversos pontos finais: tomadas, interruptores e demais peças.

Os modelos disponíveis são quadrados, redondos, retangulares ou octogonais, que podem ser fixados no teto e na parede. Além disso, podem ter várias cores: amarelo, cinza, laranja, etc.

caixas de luz

Caixas de passagem

As caixas de passagem são responsáveis pela organização dos fios e cabos. São confeccionadas em PVC ou metal e podem ser embutidas ou sobrepostas na parede. Do mesmo modo, variam conforme o tamanho, mas o formato quadrado é padrão.

caixas de passagem

Tomadas

As tomadas estão entre os materiais elétricos mais populares do mercado. É por meio desses pontos que fazemos as ligações dos aparelhos.

Possuem tensão de 110v ou 220v, sendo os modelos com três furos os mais comuns atualmente. Não necessitam de proteção, ao menos que haja crianças em casa, já que o toque direto causa choques.

As tomadas de uso específico (TUE) são indicadas para equipamentos que exigem corrente maior de 10 amperes de corrente, como os chuveiros. Do contrário, as tomadas TUG (de uso geral) são recomendadas para diversos aparelhos em geral.

tomadas

Interruptores

Os interruptores mantêm ou interrompem a passagem da luz no ambiente, ou seja, ligam ou desligam as lâmpadas e luminárias em geral.

São feitos geralmente de plástico branco, ordenados por quatro modelos:

  1. Simples – o tipo mais versátil, utilizado para uma única lâmpada e indicado para vários ambientes.
  2. Paralelo – comporta dois pontos diferentes que podem estar em ambientes distintos, como a sala e a varanda, por exemplo.
  3. Intermediário – possui teclas duplas e controla uma lâmpada em vários pontos, como corredores longos.
  4. Dimmer – funciona do mesmo modo que um interruptor simples, mas controla a luminosidade das lâmpadas a partir de um dispositivo redondo.

interruptores

Lâmpadas e luminárias

As lâmpadas e luminárias são os pontos que distribuem a luz por todo o ambiente, a parte final de qualquer sistema elétrico de iluminação. Variam conforme a tensão, potência, formato, temperatura, cor, entre outros fatores.

Além disso, as lâmpadas são classificadas conforme a eficiência:

  1. Fluorescentes
  2. Incandescentes
  3. LED
  4. Halógenas

lâmpadas

Por outro lado, os modelos de luminárias mais comuns são os lustres, spots, plafons, arandelas, pendentes e abajures. Eles têm vários formatos e podem ser instalados em diversos locais da casa: teto, parede, em cima de móveis, etc.

tipos de luminárias


Todos os materiais elétricos devem ser manipulados por especialistas, sobretudo na instalação durante obras e reformas.

Você pode comprá-los em diversas lojas, de fabricantes que sigam as recomendações do INMETRO. Faça uma boa pesquisa e compre sempre produtos de qualidade.

Algumas marcas famosas: Amanco, Megatron, Tigre, Ourolux, Alumbra, entre outras. O preço varia conforme cada peça.


Enfim, esperamos que tenha gostado da nossa lista de materiais elétricos. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.