Parede de Tijolinho – 75 Decorações apaixonantes com tijolo à vista!

Você certamente já viu alguma casa com parede de tijolinho à vista, não? Essa tendência antigamente era mais utilizada para as áreas externas, bem como para revestir churrasqueiras.

No entanto, viu-se a possibilidade de retornar com as referências às construções antigas da Europa, assim como da própria era medieval.

Parede de tijolinhos para ambientes rústicos
Paredes de tijolinhos ficam perfeitas em ambientes rústicos

Sendo assim, com o intuito de favorecer a decoração rústica, voltou com tudo a moda de decorar com tijolinho os ambientes internos.

E com a evolução desse tipo de revestimento, atualmente podemos encontrar ideias para decorar projetos modernos, contemporâneos, vintages, provençais, entre tantos outros estilos. Ou seja, essa ideia não é somente destinada à decoração rústica!

Você pode usar e abusar da criatividade para montar um ambiente bem coerente e harmônico, apostando nos tijolinhos em qualquer coloração.

Se você pensa que existem somente os tijolos com a cor natural, enganou-se. Hoje em dia há materiais que imitam os tijolos em diversas cores, como preto, cinza e branco, por exemplo. Assim fica mais fácil de combinar com o estilo decorativo de seu quarto ou sua sala.

Conheça várias dicas para decorar com tijolinhos à vista!
Conheça várias dicas para decorar com tijolinhos à vista!

Vamos mostrar nesse post inúmeras ideias de decoração com tijolinho! Além disso, você poderá conhecer como fazer esse tipo de revestimento nas paredes de sua casa, que tal? Leia e fique por dentro!

Tópicos

Decoração com parede de tijolinho à vista

Muita gente curte a ideia de decorar com tijolinhos, mas não sabe por onde começar. Como incluir essa tendência dentro de casa sem ficar brega, ridículo ou ‘nada a ver’?

Bom, essa é realmente uma dúvida que muitas pessoas têm. Afinal, uma parede de tijolinho é muito icônica e causa um efeito bem chamativo em qualquer ambiente – não passa desapercebido!

Por isso é bacana que você pense bem onde irá implementar esse revestimento, como será a decoração do ambiente de um modo geral, qual será a cor, o estilo, enfim. Coloque tudo na ponta do lápis para seu projeto sair do papel cheio de estilo.

Parede de tijolinhos
Os tijolinhos à vista estão na moda atualmente. Invista!

Você pode colocar os tijolinhos à vista em qualquer espaço de sua casa. Por exemplo:

  • Quartos
  • Sala
  • Cozinha
  • Banheiro
  • Lavabos
  • Corredores
  • Hall de entrada

Pois é! Essa parede pode ser uma ideia para qualquer local de sua residência, proporcionando uma decoração bem personalizada, diferenciada e repleta de simbolismos.

A saber, atualmente você pode apostar nos lindos tijolinhos de diversas formas e não só pelo modo convencional, utilizando os tijolos em alvenaria com o cimento.

Você pode utilizar papel de parede de tijolinhos à vista, fixados com cola especial ou com autoadesivo. Além disso, há a possibilidade de você fazê-los artesanalmente, utilizando isopor ou tinta. Vamos falar disso mais a fundo em nosso último tópico!

Decoração com tijolinhos à vista!
Deixe sua casa mais estilosa com essa dica de decoração!

A seguir você poderá ver imagens inspiradoras de tipos de tijolinhos à vista e ambientes com esse modelo de parede. Confira!

Parede de tijolinho branco

Sabia que há tijolinhos brancos para você decorar o interior de sua casa? Sim! Ele pode ser feito tanto com tijolos normais, sendo pintados posteriormente, ou por meio de autoadesivos de parede, bem como de isopor.

O tijolo branco é uma alternativa bem bacana para quem visa criar uma decoração clássica ou simplesmente clean. De acordo com os decoradores, a principal vantagem de apostar nessa cor é a ampliação visual, assim como a limpeza e iluminação que ela proporciona.

Vale lembrar que o branco é a cor mais versátil que existe, combinando com qualquer outra e também com qualquer tipo de material.

Inspire-se com ideias de decoração com tijolinho branco:

Parede de tijolinho branco
Sala simples com parede de tijolinho branco
Parede de tijolinho branco
Os tijolinhos brancos são ótimos para ampliar o ambiente
Parede de tijolinho branco
Veja ideia de como você pode decorar esse espaço
Parede de tijolinho branco
Parede linda para sua sala clean
Parede de tijolinho branco
Paredes de tijolinhos brancos deixam quartos bem diferentes
Parede de tijolinho branco
Sugestão de quarto com parede de tijolinhos brancos
Parede de tijolinho branco
Tijolos customizados na cor branca para diversos ambientes

Preto / cinza

Atualmente também encontramos tijolinhos pretos e cinzas. Quem deseja uma decoração mais alternativa, moderna e contemporânea pode apostar nessas cores.

Ao contrário do que muita gente pensa, dá para deixar ambientes bem elegantes com cores escuras como essas sem que eles fiquem sombrios ou sobrecarregados.

Os tijolos podem ficar somente em uma das paredes ou em duas. Já a cor escura pode se estender para todo o cômodo.

Outra dica é apostar no cinza ou preto com branco, que são combinações certeiras e bem clássicas. Não há como errar.

Veja a seguir uma série de dicas para você apostar nos tijolinhos pretos ou cinzas para sua casa:

Parede de tijolinho preto
Escritório / sala de jantar com parede de tijolinhos pretos
Parede de tijolinho preto
Uma só parede com o tijolinho preto já dá um up no ambiente
Parede de tijolinho preto
Você pode apostar em uma decoração preta e branca
Parede de tijolinho preto
Sugestão de como você pode decorar a sala com tijolinhos pretos
Parede de tijolinho preto
Parede de tijolinho cinza bem elegante
Parede de tijolinho preto
Papel de parede que imita tijolinho preto
Parede de tijolinho cinza
Outra possibilidade para quem deseja aplicar tijolinhos cinzas
Parede de tijolinho cinza
Que tal então investir nos tijolinhos cinzas para seu quarto?
Parede de tijolinho cinza
Dê um toque especial a sua sala de jantar

De vidro

Pode parecer incrível, mas também há tijolos de vidro! É isso mesmo. Muito mais comuns na decoração de escritórios e consultórios médicos, eles estão ganhando força quando se trata de design de interiores de residências.

Já há as mais variadas inspirações de ambientes com esse material, que pode ser tanto decorativo quanto funcional. Afinal, por ser de vidro ele possui a transparência, ajudando a iluminar os cômodos.

Por isso, você pode pensar que eles jamais seriam indicados para os quartos, não é mesmo? No entanto, muita gente tem apostado nos tijolos de vidro para esse local, deixando o quarto mais iluminado. Mas a ideia principal é por esses tijolos em uma parede que dá para o interior da casa e não para o lado de fora, ok?

Parede de tijolinho de vidro
Os tijolos de vidro deixam o quarto iluminado. Então atente-se a esse fator

Você também pode investir nos tijolos de vidro em corredores. Além disso, eles são excelentes para criar divisões entre ambientes ou entre espaços em um mesmo cômodo.

Por exemplo: use os tijolos de vidro para separar a sala de jantar da de estar. Ou a cozinha da lavanderia. Que tal? Dá para usá-los até mesmo para substituir o box do chuveiro.

Veja a seguir diversas inspirações para usar paredes de tijolos de vidro na decoração:

Parede de tijolinho de vidro
Parede de tijolinhos de vidro para divisórias de sua casa
Parede de tijolinho de vidro
Dê um toque moderno em sua casa com a parede de tijolos de vidro
Parede de tijolinho de vidro
Os tijolos de vidro são tendência atualmente
Parede de tijolinho de vidro
Outra ideia de tijolos de vidro no quarto
Parede de tijolinho de vidro
Esses tijolos também são bem-vindos em escritórios, bem como estruturas prediais
Parede de tijolinho de vidro
Ambiente elegante com parede de tijolos de vidro

Rústico

Chegamos ao tópico que é facilmente relacionado aos tijolos à vista. O estilo rústico combina muito com esses tijolinhos, principalmente quando eles apresentam uma aparência envelhecida e antiga.

Os marrons são os que mais ficam coerentes quando se adota uma decoração rústica, mas é possível inovar e apostar nos brancos. Tudo depende do resultado que você busca.

Você pode investir na parede de tijolinho de alvenaria, que fica linda, mas é mais recomendada para quem mora em casas. Caso você esteja construindo então é muito melhor, pois não precisará quebrar paredes depois.

Para quem vive em apartamento, essa ideia geralmente não é aconselhada por consta da estrutura predial que pode ser comprometida. Nesse caso, os papeis de parede são o material ideal.

Parede de tijolinho rústico
Parede de tijolinho em alvenaria, agregando ao estilo rústico e moderno

Outra opção é o papel de parede que possui a estampa de tijolos à vista rústicos. Atualmente há muitas marcas que oferecem esse visual e pode ser uma excelente ideia para quem mora em apês ou até em casas, mas querem evitar o quebra-quebra.

Algumas pessoas também recorrem à pintura nas paredes para fazer os tijolinhos artesanais. Essa é uma dica mais difícil, pois requer habilidades. Contudo, pode ser uma saída bem mais econômica.

Curtiu esse estilo? Então dê uma olhadinha nas opções de decoração com tijolos rústicos:

Parede de tijolinho rústico
Tem uma casa no campo? Então considere os tijolinhos!
Parede de tijolinho rústico
Você pode transformar sua sala com os tijolinhos na parede
Parede de tijolinho rústico
Deixe sua sala de jantar mais aconchegante e convidativa
Parede de tijolinho rústico
Ideia de decoração de restaurante com tijolos à vista
Parede de tijolinho rústico
Não há dúvidas de que essa parede deixa qualquer local mais estiloso
Parede de tijolinho rústico
Que tal então os tijolinhos rústicos em sua sala de estar?

Para sala

Sua sala está sem graça? Não tem nenhum estilo definido? Ou está construindo, mas não sabe o que fazer nela? Bom, neste tópico você conhecerá a eficiência dos tijolinhos à vista nesse ambiente.

Lembrando que eles podem ser utilizados em salas de estar, de TV, de jogos, de jantar… enfim, não há regras para essa aplicação.

Qualquer cor de tijolo pode deixar sua sala mais especial. A escolha da cor ideal varia conforme o seu projeto. É bacana que você saiba qual estilo decorativo adotar nela para ficar mais fácil de escolher a cor dos tijolos.

Parede de tijolinho na sala
Uma parede de tijolinho branco na sala dá um up elegante!

O que mais vemos por aí é uma parede somente da sala com os tijolinhos, a fim de não deixar o ambiente sobrecarregado e dar um visual mais moderno.

Você pode por os tijolos, em alvenaria ou papel adesivo, na parede da televisão ou ainda atrás do sofá. A área da mesa de jantar com esse revestimento também fica bem interessante, com um super ar de aconchego.

Selecionamos inúmeras dicas de salas com parede de tijolos para você se inspirar!

Parede de tijolinho na sala
Parede branca de tijolinho na sala
Parede de tijolinho na sala
Como falamos anteriormente, a parede da TV é um bom local para os tijolos
Parede de tijolinho na sala
Sala de estar aconchegante com os tijolinhos!
Parede de tijolinho na sala
Até mesmo salas contemporâneas podem ter uma parede assim
Parede de tijolinho na sala
Dê um toque rústico à sua sala moderninha
Parede de tijolinho na sala
Escolha uma das paredes de sua sala de estar para por os tijolos
Parede de tijolinho na sala
Ideia de decoração criativa com tijolos à vista na sala

Para cozinha

Sua cozinha também pode ficar bem mais estilosa com parede de tijolinhos. Sua cozinha pode ser grande, pequena, americana, compartilhada com a sala de jantar, enfim, qualquer modelo fica incrível com esse tipo de revestimento.

O mais comum é apostar nos tijolos rústicos para esse ambiente. Assim você dá um toque industrial, europeu e, claro, de cozinha de ‘fazenda’ a sua cozinha. Mas tudo é questão de gosto.

Com a possibilidade de ter tijolos cinzas, pretos ou brancos, você pode usar e abusar da criatividade e conseguir uma cozinha moderna e elegante com esse revestimento.

A saber, há azulejos em forma de tijolinhos que podem ser usados para criar esse efeito. Eles são muito recomendados para cozinhas e outros ambientes que possam ter bastante umidade. Veja exemplo abaixo:

Parede de tijolinho na cozinha
Azulejos brancos que imitam tijolinhos

Conforme for o seu projeto residencial, dá para apostar nos tijolos à vista em toda a cozinha. Ou então, você pode aplicá-los somente em algumas áreas, em metade das paredes, enfim, combinando com tintas ou outros revestimentos.

Separamos imagens inspiradores de cozinhas com tijolos à vista. Veja só:

Parede de tijolinho na cozinha
Tijolinhos até o teto de sua cozinha. Que tal?
Parede de tijolinho na cozinha
Uma das paredes da cozinha podem ser decoradas com tijolos
Parede de tijolinho na cozinha
Cozinha compartilhada com sala de jantar bem estilosa
Parede de tijolinho na cozinha
Dê um toque industrial a sua cozinha de casa
Parede de tijolinho na cozinha
Ideia elegante de cozinha com parede de tijolos
Parede de tijolinho na cozinha
A saber, você pode combinar os tijolinhos aos azulejos

Para quarto

O que fazer para dar um toque especial em seu quarto? Uma das possibilidades mais interessantes atualmente é a parede de tijolinho. Que tal então conhecer como fazer isso?

Bom, com o surgimento dos papeis de parede com essa estampa, ficou bem mais simples de escolher esse tipo de decoração. Muita gente tem optado por esse material nos quartos ao invés dos tijolos em alvenaria.

Há inúmeros motivos, entre eles a ‘dor de cabeça’ da reforma, bem como da sujeira. Mas além disso, devemos lembrar do acúmulo de pó que os tijolos podem ocasionar, não sendo uma boa ideia para o ambiente no qual dormimos, certo?

Caso você queira uma parede de tijolos originais em seu quarto, de acordo com especialistas, é recomendado envernizá-la, no mínimo, para evitar a escamação de resíduos e acúmulo de sujeira.

Parede de tijolinhos para o quarto
Três ideias de parede de tijolinhos para o quarto

Quartos pequenos ficam lindos com tijolos brancos, que ajudam a iluminar e ainda a ampliar o espaço visualmente. Os tijolos rústicos também fazem sucesso na decoração de quartos.

Para ficar por dentro, confira nossas sugestões de quartos com tijolos à vista:

Parede de tijolinho no quarto
Quarto cheio de frescor com tijolos rústicos
Parede de tijolinho no quarto
Uma só parede com tijolinho no quarto
Parede de tijolinho no quarto
Você pode usar qualquer tipo de tijolo à vista no quarto
Parede de tijolinho no quarto
Quarto super moderno com tijolos cinzas
Parede de tijolinho no quarto
Os tijolos brancos são os mais utilizados em quartos femininos
Parede de tijolinho no quarto
Que tal então uma decoração rústica assim?
Parede de tijolinho no quarto
Seja criativo! Aposte nos tijolos para seu quarto!

Para banheiro

Já pensou em se dedicar na decoração do banheiro / lavabo de sua casa? Muita gente se esquece de decorar esse ambiente. Mas acontece que ele atualmente não é só um local funcional, também deve oferecer conforto visual e aconchego. Afinal, passamos uma boa parte do dia nele, certo?

Uma das opções para você decorar seu banheiro é o revestimento com tijolinhos à vista. Assim como em outros ambientes, dá para investir em papeis de parede, azulejos ou então nos de alvenaria mesmo.

Contudo, é preciso dizer que os de alvenaria e os papeis de parede não são recomendados para as áreas úmidas do banheiro, como a parte de dentro do box (banheira / chuveiro). Nesse caso você pode usar os tijolos de vidro ou os azulejos em forma de tijolinhos.

Parede de tijolinho no banheiro
Os tijolos em alvenaria dão um estilo a mais

No restante do banheiro, qualquer material pode ser aplicado. Um cuidado apenas com o papel de parede é que o vinílico é que mais oferece resistência a esse tipo de ambiente com alta umidade. Então na hora de comprar preste atenção nisso.

Leia mais: Papel de parede para banheiro – 70 Modelos e ideias sensacionais!

Fique por dentro dessa decoração de banheiro super estilosa:

Parede de tijolinho no banheiro
A parte do espelho é a mais usada para isso
Parede de tijolinho no banheiro
Os tijolos de vidro são usados até mesmo como box
Parede de tijolinho no banheiro
Azulejos podem ser usados em qualquer área do banheiro
Parede de tijolinho no banheiro
Use azulejos em forma de tijolinhos na área do box
Parede de tijolinho no banheiro
Dica de banheiro rústico moderno
Parede de tijolinho no banheiro
Renove seu banheiro com tijolos à vista

Como fazer parede de tijolinho: Passo a passo

Achou que fôssemos mostrar inspirações, mas sem explicar como fazer isso, de fato? Nada disso.

Resolvemos fazer esse tópico para mostrar a você a possibilidade de projetar sua própria parede de tijolos!

Parede de tijolinho de isopor

Quer muito uma parede de tijolinho, mas não quer gastar muito? Então olha essa dica especial: tijolos feitos com nada mais que isopor.

É isso mesmo. O isopor comum, que você encontra em papelarias e armarinhos pode ser transformado em uma parede estilosa em sua casa.

A saber, esse material é recomendado somente para áreas internas e secas. Ou seja, nada de colocá-los em banheiros ou na varanda. Prefira em salas, corredores ou quartos, por exemplo.

Basicamente, você vai usar a quantidade de isopor necessária para cobrir a parede que deseja. Calcule a medida certinho antes de comprar o material.

Use um estilete para cortar os tijolos em tamanhos iguais. Logo após, você pode usar tinta líquida ou spray para colorir os tijolinhos de isopor.

Uma dica caso queira tijolos rústicos, com aspecto envelhecido, é usar o estilete para dar umas ‘machucadinhas’ no isopor. Abaixo você vê isso com precisão.

Como fazer parede de tijolinho de isopor
Tijolinhos com finalização de spray cinza
Como fazer parede de tijolinho de isopor
Método para cortar e estilizar os tijolinhos de isopor
Como fazer parede de tijolinho de isopor
Dica para colocar os tijolinhos!

Confira abaixo um vídeo que explica passo a passo de como fazer a parede de tijolinhos customizada com isopor!

Outras ideias!

Como falamos anteriormente aqui, você também pode usar a pintura para fazer os tijolinhos. Confira abaixo soluções práticas para obter resultados incríveis!

Como fazer parede de tijolinho artesanal
Como fazer parede de tijolinho artesanal
Como fazer parede de tijolinho artesanal
Como fazer parede de tijolinho artesanal
Dica para fazer o tijolinho à vista com tinta
Dica para fazer o tijolinho à vista com tinta

Alvenaria e papel de parede.

Tenha uma ideia de como são feitos os tijolinhos na parede dessas maneiras:

Papel de parede que imita tijolinhos à vista
Papel de parede que imita tijolinhos à vista
Como fazer parede de tijolinho à vista de alvenaria
Como fazer parede de tijolinho à vista de alvenaria

Uau! Quanta ideia fantástica, não é mesmo? E então, o que acha de ter uma parede de tijolinho em sua casa? Esperamos que tenha gostado de nosso post. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um recado para a gente!

Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.