Decoração com piso branco – 24 ideias, fotos e projetos apaixonantes!

O piso branco traz um estilo totalmente atemporal, valorizando muito os espaços e ajudando nos efeitos de amplitude.

Além disso, para quem quer uma decoração mais clean ou minimalista, essa escolha de tom será ideal para compor a decoração perfeita para qualquer ambiente.

No entanto, é normal que várias dúvidas surjam na hora de optar pelo branco, já que também existem alguns cuidados necessários para manter a beleza desse piso.

Mesmo diante de alguns contras, não há como negar que o piso branco transforma totalmente o ambiente, oferecendo um toque mais sofisticado e chique para a decoração.

Por isso, preparamos neste artigo algumas dicas e ideais de projetos inspiradores para que você se decida de uma vez por todas por esse acabamento fabuloso!

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Tópicos

Vale a pena investir no piso branco?

Antes de escolher essa alternativa de piso para seus espaços, é preciso considerar todos os prós e os contras desse item.

Sendo assim, você precisa considerar o seu dia-a-dia e sua disponibilidade para realizar os cuidados necessários para que seu piso fique sempre lindo!

Para te ajudar a decidir de uma vez por todas, listamos alguns prós e contras que a escolha do piso branco pode trazer para você. Confira só!

Prós

  • Versatilidade na decoração

O piso branco combina facilmente com várias decorações diferentes, seja em estilo clássico, moderno, contemporâneo, retrô, vintage, entre outros.

A cor neutra facilita na hora de combinar outros tons e paletas. Desse modo, você consegue criar espaços mais minimalistas e clean, ou mais coloridos e divertidos.

Você terá mais liberdade em brincar com estampas e texturas sem que isso brigue com a cor do piso. Ou seja, a possibilidade de combinações é bem maior!

  • Variedade de materiais 

Se engana quem pensa que piso branco só serve em porcelanato. Essa escolha se tornou super popular por causa do efeito liso e sofisticado desse material. No entanto, você consegue achar pisos de diversos materiais e modelos nesse tom.

Outros estilos que estão em alta são as versões em cimento queimado e madeira, que agregam um charme único ao espaço!

  • Valorização do espaço

Uma das principais vantagens de se adotar o piso branco no ambiente está na valorização que essa cor dá para o espaço.

O branco ajuda a potencializar o efeito de amplitude, dando a impressão de que o local é bem maior e arejado. Além disso, essa cor também agrega leveza e aconchego ao ambiente.

Você ama o efeito de limpeza, calmaria e luminosidade em seus cômodos? Então pode apostar que o piso branco será perfeito para te dar essa sensação!

Contras

  • Maior necessidade de limpeza

Como nem tudo são flores, o piso branco também tem alguns contras para quem não tem muito tempo disponível ou não gosta de limpar o chão várias vezes.

A cor clara faz com que qualquer mancha ou sujeira mínima fique super aparente na superfície. Sendo assim, para manter o efeito de limpeza do ambiente, será preciso limpar o chão constantemente.

Aqui vale a pena considerar se você terá tempo para isso ou se poderá contratar alguém para esse serviço. Afinal, não adianta investir em algo lindo e não cuidar corretamente da manutenção.

Além disso, em outros espaços como na cozinha, o excesso de gordura pode amarelar o piso, sendo mais difícil para limpar e deixá-lo como novo.

  • Fragilidade e aparência de danos

O branco também torna os riscos, rachaduras ou partes danificadas muito mais aparentes. Além disso, quanto mais liso for o material, mais as imperfeições se destacarão.

Por isso, ao investir nesse item é preciso considerar os cuidados em arrastar móveis ou outras atitudes que possam danificar o chão.

Como não dá para evitar totalmente o desgaste, os pisos claros precisam ser trocados em menos tempo do que os demais.

Materiais mais populares

Confira a seguir quais são os materiais mais populares na hora de escolher o piso branco. Aproveite para se inspirar e já pensar qual seria o material ideal para sua decoração!

Mármore

O mármore é um dos materiais mais clássicos e com potencial de deixar seu espaço sofisticado presente no mercado.

Essa pedra elegante e requintada é perfeita para quem pode investir um pouco mais na hora de escolher o piso. Desse modo, é possível criar ambientes super chiques e finos!

No entanto, é importante levar em consideração que o mármore branco é mais frágil do que os demais materiais. Por isso, será preciso cuidar muito da limpeza e evitar atritos sobre a superfície.

piso branco de mármore no banheiro

Porcelanato

O porcelanato se tornou popular e muito requisitado nas decorações atuais, sejam elas modernas ou clássicas.

Esse tipo de material combina bem com vários estilos diferentes, trazendo um ar mais elegante e bonito ao ambiente devido ao seu brilho e acabamento fino.

Dentro dessa categoria, ainda é possível encontrar variações como porcelanato polido, porcelanato líquido e porcelanato acetinado.

Essa alternativa é mais barata que o mármore, mas também pode ser feita com efeito marmorizado, mantendo a beleza e sofisticação do espaço!

No entanto, esse material também demanda cuidados com atritos e sujeira, pois pode manchar e riscar facilmente, já que sua superfície é super lisa. Mas o efeito que esse piso dará ao seu espaço pode ser muito recompensador!

piso de porcelanato na sala

Cimento queimado

Se você quer decorar um ambiente rústico com um piso bonito e funcional, o material cimento queimado é uma alternativa perfeita.

Por ter uma superfície mais aderente, ele é mais resistente e tem efeito antiderrapante. Desse modo, o cimento queimado oferece segurança e elegância ao mesmo tempo.

Esse modelo tem conquistado cada vez mais espaço nos estilos modernos de arquitetura e decoração, combinando facilmente com qualquer decoração.

Essa opção também é mais acessível e econômica, sem perder em nada para os outros modelos de piso branco. Seus espaços ficarão lindos e cheios de personalidade!

Madeira

A madeira, assim como o cimento queimado, é uma opção incrível para compor decorações rústicas e elegantes!

Esse material também deixa o ambiente com um ar clássico, sofisticado, aconchegante e muito confortável. Além disso, a madeira tende a ser mais resistente contra danos e arranhões ou manchas.

No entanto, por se tratar de uma cor clara, vale a pena adotar cuidados para evitar manchas e manter a cor sempre linda e com ar de limpeza.

A manutenção da madeira geralmente consiste em reforçar o polimento de tempos em tempos, ou trocar alguns tacos caso você escolha esse estilo de piso.

Quer uma alternativa mais barata e simples de incorporar ao chão? Então vale a pena conferir também as opções lindas de pisos que imitam madeira.

De qualquer forma, escolher essa opção com certeza transformará seus espaços em originais e incríveis!

piso branco de madeira no quarto

Rejunte preto, cinza ou branco, qual escolher?

Por ser uma cor clara, a escolha da cor do rejunte fará toda a diferença no resultado final do seu projeto.

Sua intenção é aproveitar o efeito de amplitude e dar a sensação de espaço maior aos seus cômodos? Então o ideal é que você escolha o rejunte da mesma cor do piso.

Ou seja, para deixar o ambiente o mais uniforme possível, combine o piso branco com o rejunte branco!

No entanto, se o seu objetivo é destacar o chão e chamar a atenção para o piso, investir no constaste de cores é a melhor opção.

Para esse efeito, você pode combinar tons mais escuros com o piso claro. Ou seja, combinar o piso branco com rejunte preto ou cinza.

banheiro com piso branco e rejunte escuro

Desse modo, você conseguirá destacar melhor os detalhes do piso, como desenhos, bordas ou texturas.

Sendo assim, para escolher a cor do rejunte ideal é só você pensar o seguinte: você deseja chamar a atenção para o piso em si ou para o ambiente? 

Para o piso, aposte no contraste. Já para o ambiente, dê preferência para a uniformidade.

Dicas de decoração com piso branco

Confira a seguir mais fotos de projetos incríveis para você se inspirar e aproveitar todo o potencial do piso branco em seus ambientes!

Para sala

piso branco para sala

Para quarto

Para cozinha

Para banheiro

piso branco para banheiro

Esperamos que essas dicas e fotos tenham te inspirado para aproveitar toda a funcionalidade e beleza que o piso branco pode trazer aos seus espaços!

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 😀


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.