Revestimento de Parede – 77 Ideias com dicas de tipos e materiais!

O revestimento de parede é um acabamento essencial no período de obras, já que tem a função de dar acabamento ao ambiente, além de ser ter uma forte influência decorativa no projeto.

E com tanta importância no projeto, é ideal escolher por um modelo certeiro de revestimento de parede para cada ambiente, de modo a valorizar ainda mais o ambiente.

E se você tem dúvidas de qual estilo usar em cada ambiente, no post trouxemos dicas e inspirações para te ajudar na escolha.

inspirações

Tópicos

Fotos e tipos de revestimento de parede

Revestimento 3D

Canjiquinha

Entre os tipos de revestimento de parede 3D , uma das possibilidades é o acabamento de gesso imitando pedra canjiquinha.

Esse tipo de revestimento de gesso é uma opção mais clean que as pedras naturais e também mais barata, o que torna uma boa opção de custo-benefício para adicionar textura na parede.

sala com revestimento 3D

Uma das inspirações de projeto usando revestimento 3D, é esta sala que traz as placas de gesso que lembram filetes de pedra canjiquinha revestindo a parede.

O acabamento com textura atrás do sofá é uma opção moderna para revestir a parede, e fica interessante até mesmo em áreas comuns, como sala.

 

sala com escada
A parede da escada ganhou textura com as placas de gesso
placas de gesso 3D
Na parede, as placas de gesso lembram pedras naturais
parede com revestimento de gesso 3D
A parede ganhou iluminação direcionada
revestimento canjiquinha gesso
O revestimento que lembra pedra canjiquinha foi usado na sala de jantar

revestimento que imita pedra

Tijolinho

Outra inspiração em placas de gesso 3D, é o revestimento de parede que lembra tijolinho a vista aparente.

Nesse tipo de revestimento, é comum que as placas sejam na cor branca, dando a ideia de que os tijolinhos foram pintados, o que causa um efeito mais clean ao ambiente.

sala retrô

Uma inspiração de projeto que apostou no uso do revestimento 3D, é esta pequena sala que traz uma parede com placas de gesso que lembram tijolinhos aparentes.

O revestimento garantiu a sala um toque com textura na parede atrás do sofá, e que combina com a proposta da decoração retrô.

 

sala com sofá de 2 lugares
Na sala, a parede que imita tijolinhos dá textura para a parede branca

parede de tijolinho

quarto com TV
No quarto, as placas de gesso foram usadas na parede da TV
revestimento de tijolinhos gesso
A parede que imita tijolinhos foi usada na sala de jantar

placas de tijolo aparente

 

Pastilhas

As pastilhas são velhas conhecidas entre as opções de revestimento de parede, e apesar de estarem no mercado há bastante tempo, ainda são excelentes opções para um revestimento frio, o que permite o uso em áreas úmidas e molhadas.

banheiro com pastilhas azuis

A proposta para usar pastilha como revestimento é este projeto de banheiro, que traz o ambiente revestido com azulejos brancos e faixas de pastilhas azuis.

A faixas de pastilhas azuis além de terem grande apelo decorativo, incluindo cor ao ambiente, ainda são bastante funcionais, já que ajudam a ampliar o pequeno banheiro.

 

cozinha moderna
As pastilhas em inox combinam com os eletrodomésticos
pastilha furta-cor
Pastilhas com efeito furta-cor revestem o banheiro
banheiro azul e branco
As paredes do banheiro foram revestidas de pastilhas na cor azul
cozinha com pastilha inox
A pastilha em inox é uma opção moderna

pastilhas

Revestimento de madeira

Com tantas opções de revestimento de parede, uma das possibilidades é apostar em um estilo mais quente e aconchegante para as paredes, e isso é possível com o revestimento em madeira.

Esse tipo de revestimento é uma boa pedida para ambientes que precisam de um toque aconchegante, como quarto e sala, e além dessa sensação de aconchego, a madeira ainda traz um efeito lindo para a decoração.

No caso de ambientes úmidos e molhados, o ideal é usar revestimento que imita madeira, como é o caso do porcelanato amadeirado.

sala de estar com parede de madeira

A proposta para usar madeira como revestimento da sala, é este projeto que traz uma sala de estar com uma parede revestida com tábuas de madeira rústica.

O acabamento em madeira na parede cria uma espécie de painel que é destaque na decoração, e que dita um estilo decorativo com outros itens em madeira, mantendo a harmonia na composição do ambiente.

 

frontão cozinha
Na cozinha, o frontão foi feito com porcelanato amadeirado
quarto de casal
O revestimento de parede em madeira tem estilo rústico
quarto pequeno de casal
No quarto, a parede de madeira tem tom escuro
sala decorada moderna
Na sala, a parede traz placas de porcelanato que imita madeira
banheiro com piso que imita madeira
No banheiro, porcelanato amadeirado de cor clara

revestimento madeira

 

Branco

Quando a ideia é usar um modelo de revestimento de parede na cor branca, há uma infinidade de modelos, que vão desde as opções mais clássicas, como azulejos branco, placas 3D, pastilhas, entre outros.

O revestimento branco é uma opção clean e perfeita para quem quer incluir o revestimento no acabamento, mas sem pesar no ambiente.

cozinha planejada preta

Para um projeto com acabamento branco nas paredes, esta cozinha pequena e moderna traz a parede revestida com azulejo metrô, uma tendência nos projetos arquitetônicos.

Na proposta, a instalação das plaquinhas de azulejo foram feitas no sentido diagonal, criando um efeito ainda mais moderno para o frontão da cozinha.

A aposta pelo acabamento branco foi ideal, já que a cozinha tem armários planejados pretos. Desse modo, o azulejo branco contrasta com os armários e ajuda a iluminar a pequena cozinha.

 

cozinha branca moderna
Na cozinha, o revestimento 3D adiciona uma textura interessante na parede
cozinha apartamento
No frontão da cozinha, as pastilhas brancas formam desenhos na parede
cozinha industrial
O azulejo metrô ganha destaque junto ao rejunte preto
quarto clean e moderno
No quarto, a parede tem revestimento branco com textura
sala de jantar clean
O revestimento 3D branco foi usado na sala de jantar

Preto

Entre as opções de estilos e cores de acabamento para revestir as paredes, vale ousar mais e apostar numa opção de cor preta.

A cor escura e fechada pode ser usada como destaque do projeto ou ser uma parte complementar para um ambiente onde o preto já é predominante em outros elementos.

revestimento 3D preto

Para inspirar o uso do acabamento na cor preta, este lavabo moderno é uma excelente ideia para mostrar como o acabamento pode ser o diferencial do ambiente.

No projeto, a parede de fundo foi revestida com peças 3D na cor preta, e isso dá um efeito incrível ao ambiente.

Como o lavabo é um ambiente pequeno, a ideia para a cor não pesar no projeto, foi de ter um amplo espelho e iluminação bem clara, inclusive direcionada para a parede preta.

cozinha corredor
Na parede da cozinha, pastilhas em formato sextavado
cozinha preta e branca
Na parede da cozinha, azulejo metrô preto
lavabo preto
O lavabo tem azulejos pretos com textura
revestimento preto moderno
A parede tem acabamento com textura 3D

cozinha preta

Colorido

Há inúmeras possibilidades de acabamento para as paredes, e uma das ideias para revestir esse tipo de superfície é com a escolha de algo colorido.

O colorido do revestimento pode ser um mix de peças em cores diferentes, ou uma versão onde cada peça já tem seu colorido próprio.

lavabo colorido

Como uma ideia moderna e mais ousada para inovar no lavabo, a proposta aqui foi de usar azulejos quadradinhos em diferentes cores.

Os azulejos de cores diferentes foram assentados lado a lado, e criam um efeito de destaque no lavabo, garantindo um ar moderno ao ambiente.

 

banheiro pequeno e colorido
No banheiro, as faixas coloridas no interior do box foram feitas com pastilhas
cozinha colorida
Os azulejos quadrados e coloridos foram usados em frente ao fogão
decoração moderna com ladrilho hidráulico
A parede traz revestimento de ladrilhos hidráulicos em cores suaves
sala de jantar retrô
Na sala de jantar, os azulejos coloridos trazem um ar retrô
banheiro com ladrilho hidráulico
A parede de ladrilhos hidráulicos é colorida

Revestimento adesivo

Para quem pretende renovar a decoração do ambiente, mas não quer passar pelo processo de obras, pode apostar em uma solução mais viável e barata, que é o uso de revestimentos adesivos.

Esse tipo de acabamento, nada mais é que adesivos de parede que lembram revestimentos, como azulejos, ladrilhos hidráulicos e pastilhas.

decoração cozinha apartamento alugada

Para usar esse tipo de acabamento adesivo, a ideia aqui traz o projeto de uma cozinha com parede de azulejos brancos e que ganhou o revestimento adesivo colorido sobre o azulejo.

O resultado deixa a cozinha bem diferente e colorida, sendo uma ideia incrível para mudar de maneira prática e também para imóveis alugados, já que é possível remover os adesivos para a devolução da casa ou apartamento alugado.

 

banheiro simples decorado
As pastilhas adesivas formam uma moldura em volta do espelho
cozinha simples
Na cozinha, os adesivos de parede foram colados sobre o azulejo branco
cozinha com azulejo adesivo
Os adesivos de parede lembram azulejos coloridos
cozinha simples decorada
Na cozinha, a ideia foi decorar usando ladrilhos hidráulicos adesivos
pastilha adesiva
As pastilhas adesivas foram usadas no banheiro

Decoração de ambientes com revestimento de parede

Revestimento de parede para sala

mosaico de madeira na sala

Há inúmeras opções e ideias de revestimento para sala, e uma das opções é o mosaico de madeira, como mostra este projeto.

Para deixar o ambiente da sala mais acolhedor, a proposta aqui traz a parede revestida com quadradinhos de madeira, formando uma espécie de mosaico.

O acabamento em madeira clara é super elegante no projeto e traz uma sensação mais aconchegante para a sala, e se contrapõe às paredes brancas.

 

sala de TV moderna
Na sala, acabamento estilo mosaico na parede atrás da TV
sala com rack retrô
A sala pequena tem parede de tijolinhos

Revestimento de parede para cozinha

azulejo geométrico cozinha

A cozinha também traz uma infinidade de tipos e estilos de acabamentos, e uma das possibilidades é o uso de azulejo geométrico, como mostra este projeto decorativo.

Na pequena cozinha, o azulejo geométrico foi usado como frontão, dando um toque de cor ao ambiente, já que o acabamento é um mix de azul e branco.

A proposta ainda traz a ideia de um toque retrô para a cozinha, e combina com as opções neutras para o ambiente, como é o caso dos armários em branco e cor de madeira natural.

 

cozinha americana cinza
A cozinha americana tem revestimento em azulejo metrô
cozinha moderna com revestimnto 3D
Na cozinha branca, o acabamento 3D adiciona textura sem influenciar na cor do ambiente

Revestimento de parede para quarto

quarto com revestimento 3D

Há inúmeras ideias para adicionar revestimento de parede no quarto, e uma das ideias incríveis para esse ambiente é o uso de acabamento de gesso 3D.

Para o projeto desse quarto de casal, a ideia traz as paredes revestidas com placas de gesso 3D em formato de ondas, dando um estilo mais moderno ao quarto.

O acabamento na parede dá um toque moderno ao ambiente, e não influencia na cartela de cores neutras, já que a acabamento é na cor branca.

 

revestimento moderno quarto
A parede de mosaicos em formato quadrado fica atrás da cama
quarto simples decorado
No quarto, a parede de tijolinhos fica atrás da cama

Revestimento de parede para banheiro

banheiro com porcelanato amadeirado

Para o ambiente do banheiro é imprescindível que a escolha do acabamento seja por um modelo resistente a áreas úmidas e molhadas, e nesse caso a ideia foi por usar um revestimento para banheiro que remete a madeira.

Para usar a ideia de madeira no interior do box, a proposta foi de usar placas de porcelanato que imita madeira, assim o acabamento frio pode ser usado na área molhada.

O revestimento que imita madeira foi usado na parede e no piso na área interna do box e é o ponto de cor no banheiro branco.

 

banheiro azul moderno
No banheiro moderno, as paredes foram decoradas com azulejo metrô
banheiro branco
O banheiro branco traz revestimento 3D na parede

Revestimento de parede externa

fachada com pedra ferro

Para a área externa é preciso escolher por um tipo de acabamento que seja resistente a exposição ao tempo, e no caso desta fachada, a ideia foi de usar revestimento de pedra ferro.

Na frente da casa, o acabamento em pedra ferro é uma espécie de mosaico da pedra, e traz um ar mais imponente para a fachada.

A cor mais escura da pedra contrasta com a pintura clara da fachada, e o resultado final fica bastante harmonioso.

 

revestimento muro
O muro foi decorado com acabamentos 3D
quintal com piscina
Na área da piscina, a parede foi revestida com porcelanato amadeirado

Gostou das ideias e dicas? Agora é só aproveitar as inspirações e ir para a etapa de acabamentos da obra sem medo de errar.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.