Muro CHAPISCADO: +25 projetos e dicas de como pintar!

O muro chapiscado é uma das maiores tendências para revestir as fachadas das casas brasileiras. Além disso, ele pode servir como uma camada protetora antes de revestir.

O chapisco é muito comum em muros. Como acabamento final, confere uma textura diferenciada, que pode se adequar a diversos estilos, do rústico ao moderno.

Segundo especialistas no assunto, praticamente todos os muros passam pelo processo do chapisco, para falar a verdade. Trata-se de um passo que é realizado antes do reboco, feito com massa de cimento.

Muro chapiscado 1

Tópicos

Se você está construindo o muro de seu projeto ou pretende transformar o que já tem em sua casa, fique de olho em nosso post. Vamos falar em detalhes sobre o muro chapiscado, quanto custa o procedimento, além de diversos modelos para lhe inspirar!

Muro chapiscado
Vamos falar por aqui tudo sobre os tradicionais muros chapiscados. Acompanhe!

Dúvidas frequentes – FAQ

Qualquer etapa da construção precisa ser bem estudada. Não deve haver dúvidas e, além disso, a recomendação  é que quem realmente possui experiência realize qualquer serviço.

No caso do muro, a atenção deve ser a mesa do que a construção da casa. Um muro mal construído traz problemas à fachada da obra. Qualquer que seja, não é nada interessante. Afinal, essa é uma estrutura que precisa ser bem sólida e nivelada para oferecer a proteção que esperamos.

Muro chapiscado

A seguir vamos falar especificamente sobre o muro chapiscado. Muita gente não sabe como ele é feito e o quanto um serviço desse custa no mercado atual. Se você se questiona acerca disso, confira as informações!

O que é um muro chapiscado?

Antes de falar propriamente do muro, é importante entender o que é o “chapisco” em si.

Ele pode ser feito a partir da junção de massa de cimento, areia grossa e água. Essa mistura é aplicada diretamente no bloco, tijolo ou outro material escolhido para construção do muro ou da parede. Geralmente, a aplicação é feita com brocha, colher de pedreiro ou máquina específica.

Preparação da massa para chapiscar
Preparação da massa para chapiscar

Para ser considerado chapisco, a massa deve ser arremessada ao bloco a fim de criar uma textura áspera.

Ou seja, feito esse procedimento, o muro estará chapiscado. Aí fica a seu critério se deixa o muro somente com chapisco ou se deseja uma superfície mais lisa. Para essa finalidade, porém, será preciso rebocar.

Prepare a massa para chapiscar o muro
Prepare a massa para chapiscar o muro

No entanto, a procura pelo chapisco como efeito texturizado é alta. O muro fica mais estilizado e não precisa de muitos outros detalhes para contribuir para a estética da fachada.

Só que para o acabamento ficar perfeito, a dica é pintar o muro. A melhor maneira é com pistola para que a tinta possa cobrir toda a superfície.

Muro chapiscado 2

O chapisco no muro é uma ótima opção se você está pensando em economizar, pois além de servir como revestimento, conseguirá cortar gastos com mais materiais e mão de obra. Falaremos mais sobre os custos a seguir.

Arremessando a massa para obter o chapisco ideal
Arremessar a massa é a melhor forma de conseguir o chapisco ideal

Por que usar o chapisco em muro? #vantagens

O chapisco tem muitas utilidades, como já evidenciamos aqui no post. Você poderá usá-lo de acordo com o resultado que desejar para a estrutura.

Ele pode ser usado como uma espécie de ‘sustentação’ para o reboco. Isso ajudará a dar segurança e praticidade a esse procedimento.

Além disso, o chapisco, quando bem aplicado, ajuda a prevenir infiltrações. Para melhorar ainda mais esse efeito, pode ser bacana usar um produto protetor.

Muro chapiscado e uma de suas texturas
Muro chapiscado e uma de suas texturas

Por ser uma técnica muito comum na construção civil para acabamento de muros, é possível que o pedreiro e ajudante que contratar já tenham bastante experiência com esse tipo de serviço.

Selecionamos as principais vantagens de apostar no chapiscado para o muro:

  • Economia

Recorrer ao chapisco para muros significa economizar no acabamento e no revestimento. Afinal, é bem mais barato do que outros materiais para revestir, como pedras ou cerâmicas, por exemplo.

Dá para aproveitar o cimento que normalmente é usado no restante da obra para fazer esses detalhes. Além disso, não precisa contratar um profissional somente para tal serviço, pois o próprio pedreiro o faz.

Realizando o chapisco do muro
Fazer o chapisco do muro não é algo caro
  • Proteção

Como falamos anteriormente, o chapisco também é uma proposta para quem deseja garantir segurança a mais ao muro. Muitas vezes, falta uma cobertura na estrutura para evitar infiltrações e deixar o muro bem robusto. O chapiscado consegue esse feito!

Realizando o arremesso da massa para chapiscar a parede
O chapisco no muro pode ser uma boa para evitar infiltrações
  • Versatilidade

Essa é uma outra vantagem do muro chapiscado. Ele é considerado versátil por que pode ser requisitado para revestir muros de projetos com diferentes estilos. Cabe bem a casas rústicas, modernas, simples, clássicas, minimalistas, entre tantas outras. Além disso, esses muros podem ser pintados com muitas cores, ganhar floreiras e trepadeiras, etc.

Muro chapiscado finalizado e sem pintura
Muro chapiscado finalizado e sem pintura

Quanto custa para chapiscar um muro? #preço

Os preços para chapiscar um muro podem variar de profissional para profissional e até mesmo de região para região.

Você pode optar por fechar com uma empresa especializada para somente realizar essa tarefa, sendo uma boa ideia no caso apenas de uma reforma no muro. Mas se você for construir uma casa ou estiver em meio a essa empreitada, vale a pena passar esse serviço para o pedreiro já contratado.

Muro chapiscado com textura mais grossa
Muro chapiscado com textura mais grossa

De acordo com especialistas no assunto, a média de valores cobrados para chapiscar o muro está entre R$ 28 e R$ 40 por m² atualmente. Mas tenha em mente que tudo pode mudar conforme a inflação também.

Dica importante: O preço do custo final pode cair na hora de comprar os materiais se você pesquisar bastante um melhor custo x benefício e tentar descontos.

Chapiscando o muro com rolo
O muro pode ser chapiscado com o rolo
Você pode chapiscar o muro com rolo também
Chapiscado com com rolo bem simples de fazer

Fotos e modelos de muro chapiscado

Logo após conhecer os detalhes o processo de muro chapiscado, o que acha de ver imagens de projetos com esse tipo de acabamento nas fachadas?

Lembrando que esse procedimento é muito requisitado não só para residências, mas também para escolas e estabelecimentos comerciais.

Confira a seguir ideias de muros lindos com chapiscados:

Muro chapiscado
Esse estilo de muro pode ficar mais estiloso com cores vibrantes
Muro chapiscado
Podem ser feitos desenhos no muro chapiscado
Muro chapiscado com planta à frente
Muro chapiscado com planta à frente
Muro chapiscado personalizados com grafites
Muro chapiscado personalizado com grafites

"<yoastmark

Parede chapiscada e pintada em azul
Parede chapiscada e pintada em azul
Textura do chapisco
Textura do chapisco
Vista externa do muro chapiscado
Vista externa do muro chapiscado
Casa moderna com chapisco no muro
Casa moderna com chapisco no muro
Muro marrom chapiscado
Muro marrom chapiscado
Chapisco repuxado
Dica de chapisco repuxado

Como pintar um muro chapiscado #dicas

Muitas pessoas, depois do muro já pronto e chapiscado, têm dúvidas sobre como pintá-lo. Colocar uma cor é no muro da casa ou de outro projeto é sempre bom para proporcionar mais estilo, personalidade e beleza à fachada.

Há muitas cores de tintas para áreas externas que podem ser usadas para customizar esse muro. O que é característico dessa pintura é a forma como ela é realizada.

  • Confira um passo a passo de como pintar o muro chapiscado.

Materiais necessários:

  • Pincel ou Pistola / Compressor
  • Brocha
  • Rolo
  • Tinta
  • Recipiente para por a tinta
  • Jornais, revistas, papelão, plástico, entre outros
Pintura de muro com rolo
Pintura de muro com rolo
Pintando o muro chapiscado de verde
Pintando o muro chapiscado de verde

Como fazer o chapiscado:

1 – Forre o chão com papelão, jornais, revistas, lona, plásticos. Isso para proteger a calçada de manchas de tintas

2 – Dependo do tipo de muro com um pincel ou brocha faça os recortes necessários. 

3 – Com os recortes feitos, utilize a brocha para pintura. 

4 – Depois de pintar uma parte do muro com a brocha, utilize o rolo para dar acabamento a pintura 

5 – Pronto, o muro estará pintado e lindo

Há quem prefira pintar o muro chapiscado com compressor. O resultado também fica bom, mas fica a seu critério decidir qual ferramenta utilizar. Esse passo a passo que passamos é mais simples e econômico, com materiais que todo mundo tem em casa. 

Selecionamos um vídeo de um passo a passo para lhe ajudar ainda mais com tal serviço:


E então, o que achou de nosso post sobre muro chapiscado? Esperamos que tenha gostado das dicas, informações, imagens, bem como do passo a passo.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Muro de arrimo – Para que serve? + 35 modelos inspiradores!

Fachadas com muro de pedras – 40 Ideias incríveis para se inspirar!

55 Muros Modernos Sensacionais – Inspirações e dicas imperdíveis!

Volte mais vezes para ficar por dentro do universo da construção 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.