Varanda Gourmet – Como decorar? + 80 Ideias e projetos magníficos!

O conceito “varanda gourmet” está na moda. Ela pode ser vista em projetos atuais de casas, bem como de apartamentos, compondo a área externa com muito charme e funcionalidade.

Afinal, quem é que não gostaria de ter um espaço propício para receber a família e os amigos em um almoço festivo, sem precisar utilizar a cozinha?

Uma varanda dessas é o sonho de consumo de muita gente e por isso que também encontramos muitas ideias de inspiração.

Se você é uma dessas pessoas que desejam muito construir ou adaptar um cantinho gourmet no lado de fora de casa ou na sacada do apê, fique com a gente nesse post.

Varanda gourmet
Conheça as vantagens de investir em uma varanda gourmet!

Preparamos um conteúdo repleto de informações, dicas e imagens para você entender o que é, o que ter nesse local, os tipos de decoração, entre tantos detalhes. Acompanhe!

Tópicos

O que é varanda gourmet?

Primeiramente você deve entender o que é uma varanda gourmet e isso é bem intuitivo. Como o próprio nome indica, trata-se de um ambiente do lado de fora da residência, que pode ser uma casa, na cidade, na praia ou no campo, ou então um apartamento.

Nesse espaço é equipada uma espécie de cozinha, mas com uma decoração mais descontraída e com um visual que demonstra que seu uso é mais voltado para dias de lazer do que para o dia a dia.

E é isso mesmo. A varanda gourmet costuma conter churrasqueira e/ou forno a lenha e/ou forno para pizza. São os equipamentos ideais para convidar pessoas para finais de semana, feriados ou curtir as festividades.

Varanda gourmet
Varandas gourmet geralmente contam com churrasqueira

Além disso, possuem em sua estrutura uma mesa para as refeições, bem como pia, tal qual uma cozinha convencional. Também é possível complementar com eletrodomésticos para as comemorações ficarem perfeitas, como geladeira, adega climatizada e freezer.

A composição desse ambiente varia bastante de projeto para projeto. Afinal, cada família tem gosto, necessidade e orçamento diferentes. Mas essas são dicas básicas para quem deseja começar a construir um espaço como esse em casa.

Nesse sentido, a varanda gourmet é uma área de lazer voltada para as refeições entre família e amigos, localizada na área externa das residências. Podem ser próximas ao jardim, ao deck, à piscina, quando se trata de casas.

No caso de apartamentos, quando eles são grandes e com sacadas, é possível introduzir essa tendência dentro do espaço possível e seguindo as normas da administradora predial.

Varanda gourmet
Varandas gourmet podem ser criadas em casas ou apartamentos

Dicas de decoração de varanda gourmet

São muitas formas de fazer a decoração de uma varanda gourmet. Tudo vai depender do estilo escolhido para esse ambiente, que deve ser a primeira coisa a ser feita antes de comprar os itens decorativos, revestimentos, móveis, etc.

Como falamos anteriormente, esse local requer peças que são tradicionalmente usada em cozinhas. Você pode tratar esse ambiente como se fosse a área da churrasqueira, mas com um toque mais sofisticado e decorado.

Para fazer a decoração você pode lançar mão de quadros, vasos de plantas e flores, prateleiras, móveis em madeira, lampiões, utensílios vintage de cozinha, relógio de parede, poltronas estofadas, etc.

Confira a seguir tópicos relacionados aos principais estilos de varandas gourmet.

Rústica

O estilo rústico é muito adotado para varandas gourmet. Ele predomina o uso de móveis e demais peças em madeira, de preferência maciça ou de demolição, além de ferro fundido, cobre e couro.

Essas informações já ajudam muito na hora de compor essa decoração. Mas dá para incluir ainda mais recursos decorativos que deixam o resultado lindo.

Um exemplo é o revestimento de madeira para as paredes, bem como para a churrasqueira ou forno a lenha. Pode ser tanto madeiras maciças tratadas e protegidas quanto materiais que imitam madeiras, como é o caso da cerâmica e do porcelanato.

varanda gourmet rústica
Tijolinhos à vista combinam com decoração rústica

Caprichar nas plantas e flores também é algo que valoriza muito. Podem ser vasos suspensos, de chão, de mesa ou de parede, pequenas árvores e arbustos. Além disso, as paredes verdes surgem como uma opção interessante.

Os quadros sempre dão um toque interessante. E uma ideia bem tradicional é apostar nas cabeças de animais silvestres (de mentira, claro), encontradas em lojas para decoração.

Leia mais sobre o assunto: Decoração Rústica – Dicas Especiais + 60 Ambientes Apaixonantes!

Tenha uma noção melhor com as imagens que selecionamos abaixo!

varanda gourmet rústica
Veja a mesa e o piso com madeira envelhecida
varanda gourmet rústica
Você também pode compor com forno à lenha
varanda gourmet rústica
Decoração rústica em varanda gourmet de casa
varanda gourmet rústica
Veja como o telhado de madeira faz toda a diferença
varanda gourmet rústica
A madeira maciça pode estar na bancada, bem como na parede
varanda gourmet rústica
Capriche na iluminação intimista
varanda gourmet rústica
As plantas também podem fazer parte desse decor
varanda gourmet rústica
Sua varanda rústica pode ser bem sofisticada
varanda gourmet rústica
Dica de varanda pequena rústica

Moderna

Uma varanda gourmet moderna conta com peças com design irreverente, diferente e original, tanto os móveis como os itens de decoração. As cores são indiferentes, mas a excelente qualidade dos materiais é imprescindível.

O que é sugerido, de acordo com profissionais de arquitetura e decoração, é o investimento em uma paleta de cores harmoniosa e elegante, não muito sobrecarregada. Faça um contrapontos entre elementos com cores fortes e vivas e as mais brandas e pasteis.

varanda gourmet moderna
Solução moderna para decorar seu apartamento

Usa-se bastante revestimento de porcelanato, cimento queimado ou pedras decorativas, por exemplo. Esses materiais, inclusive, podem ser usados para revestir a churrasqueira, componente importante desse ambiente.

A iluminação intimista também ajuda a reforçar a decoração moderna e chique. Pode-se usar luminárias pendentes na região da mesa para isso. A luz natural também é bem-vinda, então mesmo se for em apartamento, o ideal é que a varanda seja bem aberta.

Veja alguns modelos de varandas gourmet modernas:

varanda gourmet moderna
Selecione bem os revestimentos da varanda moderna
varanda gourmet moderna
Você também pode criar uma área de descanso
varanda gourmet moderna
Que tal receber os amigos e familiares em uma varanda assim?
varanda gourmet moderna
As luminárias pendentes dão charme a mais
varanda gourmet moderna
Varanda gourmet moderna em apartamento grande
varanda gourmet moderna
Veja decoração de churrasqueira com revestimento moderno
varanda gourmet moderna
O projeto de iluminação deu um up na decoração
varanda gourmet moderna
Dica para modernizar varanda pequena
varanda gourmet moderna
O design dos móveis conta muito para a decoração

Varanda gourmet com churrasqueira

Como falamos anteriormente, uma varanda assim fica completa quando tem uma churrasqueira. É fato que em alguns projetos ela pode não ser interessante, mas se sua instalação for possível, vai agregar ainda mais valor a esse ambiente.

A churrasqueira nessa varanda pode ser de alvenaria, pré-moldada ou elétrica. Esta última pode ser usada tanto em casas quanto em apartamentos sem problemas, já as outras devem ter autorização para instalar em apês, dependendo da estrutura predial referente.

Varanda gourmet com churrasqueira
A varanda gourmet com churrasqueira é tradicional

Além de ver a posição da churrasqueira, a vazão de fumaça e o tamanho, você deve pensar também no material que será usado para construí-la ou então para revesti-la.

A saber, a churrasqueira pode ser revestida com cimento queimado, tijolinhos à vista, cerâmica, pastilhas, ladrilhos hidráulicos ou porcelanato, para citar alguns exemplos.

Uma dica é você pedir ajuda para um profissional indicar o melhor tipo de churrasqueira, bem como fazer a instalação.

Leia mais sobre o assunto: Revestimento para Churrasqueira – 80 Ideias e dicas espetaculares!

Dê uma olhada nas varandas com churrasqueira:

varanda gourmet com churrasqueira
Varanda em apartamento com churrasqueira
varanda gourmet com churrasqueira
Atualmente há apartamentos que permitem churrasqueiras
varanda gourmet com churrasqueira
Existem vários tipos de churrasqueiras para investir
varanda gourmet com churrasqueira
O revestimento de tijolos ainda faz sucesso
varanda gourmet com churrasqueira
Também é possível por uma churrasqueira elétrica
varanda gourmet com churrasqueira
Veja ideia de churrasqueira suspensa
varanda gourmet com churrasqueira
Além da churrasqueira você pode investir em um forno de pizza
varanda gourmet com churrasqueira
Garanta o churrasco nas festas, bem como nos finais de semana!
varanda gourmet com churrasqueira
Sugestão de varanda moderna com churrasqueira
varanda gourmet com churrasqueira
Panorama de casa com varanda com churrasqueira

Com piscina

As varandas gourmet em casas podem contar com uma piscina para deixar o lazer perfeita! Se sua residência tem espaço e estrutura para isso e você tem o desejo de ter uma piscina, bem como o orçamento, considere a construção de uma piscina. Que tal?

Não vamos falar que é algo simples, nem barato. Porém, é possível ir criando esses dois espaços de entretenimento em sua casa com cautela, de forma organizada, aos poucos.

varanda gourmet com piscina
A área de lazer fica mais charmosa!

Pense em um projeto possível para a piscina – caso já tenha uma em sua casa, já é meio caminho andado! E monte uma varanda gourmet dentro de sua realidade, com uma churrasqueira simples, mesa e cadeiras. Vá incrementando ela conforme for possível.

De uma forma ou de outra, pode ter certeza que você terá dois ambientes compartilhados incríveis, que vão surpreender toda a sua família!

Leia mais sobre o assunto: Área de Lazer com Piscina – Como decorar + 35 Ideias maravilhosas!

Inspire-se com imagens da varandas gourmet com piscina:

varanda gourmet com piscina
Veja dica de área da piscina luxuosa
varanda gourmet com piscina
Combine esses dois espaços de lazer para sua casa
varanda gourmet com piscina
Pode ser uma opção para casas na praia
varanda gourmet com piscina
Panorama de uma casa com essas características para você se inspirar
varanda gourmet com piscina
Decoração simples para uma casa com piscina
varanda gourmet com piscina
Reúna amigos e familiares nesse espaço gourmet!
varanda gourmet com piscina
Ideia de decoração para varanda pequena com piscina
varanda gourmet com piscina
Projeto luxuoso para você sonhar alto!
varanda gourmet com piscina
O deck de madeira dá um charme a mais
varanda gourmet com piscina
Você também pode apostar na hidromassagem

Varanda gourmet pequena / de apartamento

Você mora em uma casa pequena ou em apartamento? Então saiba que você também pode ter uma varanda assim, considerando a área disponível.

Caso você tenha mais recursos, pode recorrer a uma empresa de móveis planejados para fazer armários e a bancada sob medida, por exemplo. A churrasqueira, se tiver, deve ter um tamanho razoável também, para que não tome muito espaço.

Varanda gourmet em apartamento
Varanda gourmet em apartamento deve ser bem planejada

Em alguns projetos não é possível compor com uma mesa, daí a saída é investir somente em uma bancada com banquetas. Mas se tiver espaço é bacana por pelo menos uma mesa com quatro lugares para melhor acomodar os convidados. Isso já basta. Mas tudo vai depender das necessidades da família.

Vale dizer aqui também que não é por que se trata de uma varanda pequena que ela deve ser simplória! Caso você possa gastar um pouquinho a mais, pode arranjar soluções muito modernas e deixar esse local incrível!

Inspire-se com algumas ideias de varandas gourmet pequenas:

varanda gourmet de apartamento pequena
Uma ideia é apostar nos móveis sob medida
varanda gourmet de apartamento pequena
Deixe sua sacada mais chique!
varanda gourmet de apartamento pequena
Você pode fazer uma varanda para acomodar vários convidados
varanda gourmet de apartamento pequena
Transforme a varanda em um espaço gourmet
varanda gourmet de apartamento pequena
Você pode proteger a sacada com vidro
varanda gourmet de apartamento pequena
Panorama de espaço gourmet para apartamento
varanda gourmet de apartamento pequena
Já pensou em um café da manhã com essa vista?
varanda gourmet de apartamento pequena
Crie um espaço compartilhado com a varanda!

Em casas

Casas geralmente já possuem um espaço para descanso como o jardim e a própria varanda. Dessa forma, fica mais fácil de transformar essa área em um local reservado para cozinhar e receber os amigos e familiares.

Caso sua varanda seja descoberta, o objetivo inicial será fazer uma cobertura a seu modo em uma determinada área. Pense na dimensão dessa cozinha externa que você deseja, considerando o espaço para circulação e demais ambientes que deseja ter nessa metragem.

Não adianta ter uma varanda gourmet enorme, se não sobrar espaço para seus cachorros circularem, por exemplo, ou então estender as roupas, se for o caso.

Antes de tirar o projeto de papel também é importante verificar a incidência e a posição do sol nessa local. Dependendo de como for, você precisará modificar a estrutura para que não se torne um ambiente extremamente quente ou úmido, e não atrapalhe os momentos de lazer.

Veja abaixo algumas varandas gourmet em casas impressionantes!

varanda gourmet de casa
Sua varanda pode receber muita luz do sol
varanda gourmet de casa
Planeje bem o tamanho desse espaço
varanda gourmet de casa
Escolha um estilo decorativo para não errar
varanda gourmet de casa
Varanda decorada para casa grande
varanda gourmet de casa
A madeira é sempre muito requisitada
varanda gourmet de casa
A madeira pode ser usada em tudo!
varanda gourmet de casa
Veja ideia de teto retrátil para esse local
varanda gourmet de casa
Dica de varanda moderna para casa
varanda gourmet de casa
Os itens coloridos alegram o ambiente

Simples

Já falamos por aqui anteriormente que não é preciso ter muita grana para ter uma varanda assim. E reafirmamos isso! Pode ter certeza que dá para você equipar um espaço gourmet como esse aproveitando móveis que possivelmente já tem em casa ou que são econômicos.

Você pode aproveitar aquela promoção na loja de móveis ou busca em lojas de usados um conjunto de mesa com cadeiras, por exemplo, e prateleiras para deixar a varanda funcional.

varanda gourmet simples
Uma área pequena pode se tornar muito aconchegante

A churrasqueira pode ser convencional e a mais simples de construir, revestida com tijolos à vista mesmo e sem um acabamento muito moderno. O estilo rústico pode ser um artifício excelente nessas horas de economia!

A bancada pode ser feita com cimento queimado, em pedra ou em madeira. E para fazer a decoração, você pode usar quadros simples, placas decorativas, flores, etc.

Confira a seguir diversas dicas para você montar uma varanda gourmet linda sem gastar muito dinheiro:

varanda gourmet simples
Não é preciso gastar muito para um espaço assim
varanda gourmet simples
Harmonize a decoração de sua varanda pequena
varanda gourmet simples
Até mesmo apartamentos pequenos podem ter esse espaço!
varandas gourmet simples
Olha só que varanda super charmosa!
varandas gourmet simples
Pouco espaço não é motivo para deixar esse sonho de lado
varandas gourmet simples
Otimize cada cantinho para ficar um projeto funcional
varandas gourmet simples
Visa da varanda com espaço gourmet com churrasqueira pequena
varandas gourmet simples
A decoração minimalista cai bem nesses casos
varanda gourmet simples
Inspiração para quem tem um quintal pequeno

E então, o que acha de apostar em uma varanda gourmet em sua casa? Esperamos que nosso post tenha esclarecido dúvidas e inspirado com as dicas e imagens. Qualquer coisa que desejar saber, pode mandar na seção dos comentários.

Aproveite para ler também:

Varanda Gourmet Pequena – 26 Inspirações e ambientes fascinantes!

Plantas de Casas com Varanda – 20 Projetos Para Você se Inspirar

Volte mais vezes para ficar por dentro de outros conteúdos a respeito de decoração e construção. Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.