Porta Pivotante: O que é? – 79 Modelos Modernos na Decoração!

A porta pivotante é um tipo de abertura que entrou para a lista de modelos queridinhos de porta de entrada, e que traz um visual moderno para a fachada.

Esse modelo de porta é uma opção entre os recursos arquitetônicos que funciona muito bem como porta principal e que dá um estilo moderno que não depende só do design da porta, mas também do seu estilo de abertura que não segue o tradicional das portas com dobradiças.

E se você tem visto muitos projetos com porta pivotante, mas ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse estilo de porta, reunimos dicas e modelos incríveis que vão te fazer considerar esse tipo de porta para o projeto.

modelos

Tópicos

 

Sobre a Porta Pivotante

O que é?

A porta pivotante diferencia-se dos modelos tradicionais por conta do seu estilo de abertura que não é como nos modelos clássicos, como portas com sistema de dobradiças.

No caso do modelo pivotante, a abertura da porta é feita através de um sistema de eixos verticais, instalados em cima e em baixo, e assim a porta não se abre através da esquadria lateral.

o que é

Apesar do diferencial no estilo de abertura, o estilo da porta pivotante pode ser bastante diversificado e ter desing mais tradicional com materiais clássicos, como porta de madeira, ou seguir uma tendência moderna com porta de vidro.

Como Funciona? Abre Para os Dois Lados?

O funcionamento da porta pivotante é o principal diferencial desse estilo de abertura, e nesse caso a instalação é feita por meio de um eixo vertical, denominado pivô, que é instalado na parte superior e inferior com pinos de fixação.

Assim ao abrir a porta ela se move através desses eixos que não ficam visíveis, deixando um vão livre entre porta e esquadria, onde tradicionalmente seriam instaladas as dobradiças.

como funciona e como instalar
A imagem mostra a instalação através do eixo vertical
como funciona
Nessa instalação, a porta tem abertura para dentro

Uma das vantagens desse estilo de porta é a possibilidade de instalação com abertura para os dois lados, ou seja, para dentro e para fora.

Para aderir ao sistema de abertura para os dois lados, é preciso considerar isso no projeto, impedindo que a esquadria venha com trava para um dos lados, assim a porta pode ser deslocada para dentro ou para fora.

Outro ponto a se considerar na instalação da porta com abertura para dentro e para fora é o tipo de fechadura, que deve atender a esse estilo de abertura e ser mais reforçada.

Qual o Tamanho Ideal?

Ao considerar o uso de uma porta pivotante como opção para o projeto, um fator a ser decidido é o tamanho da porta, e nesse tipo de abertura a dimensão da porta não significa o tamanho total de abertura.

Isso acontece porque a porta se abre através de eixos verticais, deixando um espaço entre a porta e a dobradiça lateral, espaço que não é considerado como parte útil da abertura.

Em geral, esse espaço não contabilizado como parte da abertura tem em média 10 cm, mas isso vai depender do ponto de instalação dos pivôs, que são o mecanismo para abertura da porta.

No caso dos pivôs se distanciarem em 10 cm da esquadria, uma porta com largura de 1 m vai ter abertura útil de 90 cm, ou seja, é preciso descontar a distância entre instalação dos pivôs e da esquadria, que geram esse vão livre que é o charme da porta pivotante.

O tamanho ideal da porta vai depender do espaço disponível no projeto, mas em caso de portas de entrada, o ideal é que a largura útil seja de no mínimo 82 cm para portas tradicionais, o que permite a entrada de cadeirantes no espaço.

No caso das portas pivotantes, o ideal é que seja adicionado ao menos 10 cm, que é o espaço que costuma ficar não utilizado, sendo assim, o ideal é que a porta pivotante tenha ao menos 92 cm de largura.

Já a altura deve ter no mínimo 2,10 m, mas vale considerar modelos mais altos e até mesmo porta pivotante para pé direito duplo.

Quanto Custa? #preço

Para planejar o orçamento e incluir a porta pivotante como parte do projeto, o preço pode variar bastante em relação ao tipo de material da porta e as dimensões.

No entanto, para quem quer um modelo tradicional em madeira maciça e com um preço justo, há versões que giram em torno de R$ 1300, em lojas online como Americanas.

Fotos e Modelos de Porta Pivotante

Porta Pivotante de Madeira

Entre os modelos tradicionais de porta pivotante, uma das mais conhecidas é o modelo em madeira.

A porta pivotante em madeira é uma ótima opção para quem quer um material mais clássico e resistente como porta de entrada.

Além de ser um clássico, há vários estilos para a porta em madeira, o que permite variar bastante o design nesse estilo de porta.

Para escolher uma porta em madeira, vale seguir desde o visual mais clássico com portas tradicionais em madeira, mas com abertura pivotante; ou opções que tragam estilo moderno, como design contemporâneo ou com dimensões para pé direito duplo, o que combina com projetos modernos.

porta com pé direito duplo
A fachada tem porta com pé direito duplo
porta de entrada
O modelo tem os veios da madeira aparentes
porta de madeira fachada
A porta é em madeira clara
porta princial de madeira
O modelo em madeira contrasta com a fachada moderna em concreto
porta de madeira
A porta tem detalhes da própria madeira
porta de madeira com vidro
O modelo em madeira traz quadriculados com vidro

modelos de porta em madeira

Porta Pivotante de Vidro

Para aliar a abertura moderna da porta pivotante com um design moderno, vale escolher por um modelo de porta de vidro.

A porta de vidro é uma opção perfeita para projetos contemporâneos, mas tem a desvantagem de tirar parte da privacidade por deixar o interior da casa mais exposto.

Para evitar esse problema com privacidade, a porta de vidro pode ter algumas características como:

  • Vidro Jateado: permite a entrada de luz, mas deixa a visibilidade menor e apenas com vultos;
  • Vidro Serigrafado: traz uma camada de cor para a superfície; deixando a porta de vidro colorida;
  • Vidro Fumê ou com Película: vidro em cor mais escura ou com película sobre a superfície dá mais privacidade.
porta de entrada moderna
A porta de vidro incolor tem esquadria preta
porta moderna
A porta de vidro mantém o visual moderno do projeto
porta de vidro e madeira
A esquadria em madeira deixa a porta de vidro com ar mais aconchegante
porta de vidro de pé direito duplo
A porta moderna de vidro tem pé direito duplo
porta moderna e clean
A porta clean é em vidro incolor com esquadria branca

modelos em vidro

Porta Pivotante de Alumínio / Ferro

Entre as opções e estilos para a porta pivotante, uma das opções de materiais é a porta em metal, que pode ser de alumínio, ferro, ou outros.

A porta de alumínio é uma das opções de metal mais utilizada, pois é um material resistente e mais leve.

A opção em alumínio pode ter design moderno e ser pintada, ficando como uma opção contemporânea, e resistente às intempéries do tempo.

Outra opção para a porta é o modelo feito em ferro, que pode trazer um visual mais industrial para a porta principal e dar um estilo único para a entrada.

O ferro é uma opção perfeita para quem quer aliar estilo com resistência, mas esse material precisa passar por um processo para evitar corrosão.

porta branca de alumínio
O modelo em alumínio foi pintado de branco
porta cinza
A porta cinza combina com a fachada branca
porta de ferro
O modelo em ferro traz estilo industrial ao projeto
porta branca de alumínio
A porta branca é em alumínio
porta de entrada
A porta de alumínio é um mix de branco e preto
porta de entrada em alumínio
O modelo em alumínio tem design clean

Dentada

Entre os designs e estilos de porta pivotante, uma opção bastante moderna é a porta dentada.

Esse modelo tem como parte da esquadria dentes que completam a porta como se fosse um quebra cabeça.

A instalação da porta dentada pivotante segue o mesmo sistema com eixos verticais, e os dentes são fixos na esquadria, assim ao abrir a porta os dentes ficam mais aparentes, e ao fechar a porta se completa ficando como uma porta tradicional.

Nesse estilo de porta dentada, o vão entre esquadria e porta que é inutilizado não existe, já que esse vão é ocupado pelos dentes que formam o design da porta.

porta dentada de vidro e madeira
Os dentes são em vidro contrastando com a porta em madeira
modelo de porta rústica
A porta dentada é em madeira rústica
porta branca moderna
A porta branca tem design moderno

porta dentada rústica

Porta dentada branca
O puxador moderno é em inox
porta dentada rústica
A porta dentada em madeira tem estilo rústico
porta dentada grande
A porta dentada tem pé direito duplo

Branca

Uma opção que tem sido frequente em projetos arquitetônicos é a porta branca como opção para a porta principal.

A porta branca é uma perfeita opção para combinar com projetos contemporâneos ou compor o projeto com um toque neutro.

E não é diferente para a porta pivotante branca, que pode ser uma ótima opção para porta principal e para fachadas, dando um ar neutro e com um estilo moderno por conta da abertura diferenciada.

A porta branca com sistema de abertura pivotante pode ser em diferentes materiais, e cada um traz um estilo para a abertura.

porta branca entrada
A porta branca tem puxador embutido

modelo de puxador para porta branca

porta branca com espelho
O modelo branco tem detalhes espelhados
porta branca fachada moderna
O modelo branco fica neutro na fachada verde
porta com vidro
A porta branca traz detalhe em vidro serigrafado
porta entalhada
A porta de madeira branca tem detalhes entalhados

modelos de portas brancas

Preta

Para criar um projeto neutro e com impacto para a fachada, uma bela pedida é misturar o sistema de abertura pivotante com uma porta preta.

A porta pivotante traz o design moderno para a abertura e a cor preta é neutra, mas com um estilo moderno, já que é uma opção menos usual.

Para usar a porta preta como opção, uma dica é misturar a cor mais escura a tons claros, como branco, ou até mesmo com cimento queimado, criando um estilo moderno para o projeto.

A porta preta ao estilo pivotante pode ser em diferentes materiais (metal, madeira, vidro serigrafado, laca, entre outros), e cada material dá um acabamento único para a porta.

porta pivotante preta
A porta preta combina com as paredes brancas
porta larga preta
A porta preta tem faixas espelhadas

porta de madeira preta

porta preta
O acabamento da porta tem efeito com brilho
fachada moderna com porta preta
A porta preta foi usada na fachada moderna

modelos de porta preta

Colorida

Em geral, a porta pivotante costuma ser uma opção bastante utilizada para porta de entrada, e essa abertura principal pode ter destaque no projeto com uma porta colorida.

A escolha da cor para a porta pivotante pode variar entre tons de mais destaque, como azul, vermelho, amarelo, turquesa, roxo, entre outros tons; ou pode seguir uma cartela de cores menos ousada, como cinza e bege.

A escolha da cor para a porta deve ficar em harmonia com o projeto, mesmo que a ideia seja de contraste para a porta principal.

fachda rústica
A fachada em tijolinho à vista tem porta cinza
porta colorida de madeira
A porta de madeira foi pintada de azul turquesa
porta azul
A porta tem tom de azul
porta colorida
A porta roxa combina com a cor da parede interna
porta turquesa
A porta turquesa combina com a proposta externa
porta amarela
A porta amarela combina com a ideia de um projeto moderno
porta de entrada vermelha
A porta vermelha é destaque no projeto

Espelhada / Com Espelho

A porta pivotante já tem visual moderno por si só, mas esse estilo de abertura pode trazer acabamento que complete a ideia moderna, como estilo espelhado ou com detalhes em espelho.

A porta espelhada é uma ótima escolha para dar visual moderno para a porta principal, mas deve ser usada com cautela em áreas com muitos pássaros para evitar que as aves batam na porta espelhada.

Para quem não quer o efeito espelhado como totalidade da porta, pode trazer faixas de espelho ou detalhes em espelho que tragam essa ideia.

A vantagem da porta ou detalhe espelhado é a sensação de amplitude, que pode refletir o jardim externo, ou na parte interna aumentando a ideia de  profundidade do ambiente.

porta espelho cobre
A porta espelhada tem efeito envelhecido

porta espelhada

porta para sala
A porta tem detalhe espelhado na parte interna
porta em madeira com espelho
A porta em madeira tem faixas de espelho
porta branca com espelho
A porta branca tem detalhe espelhado
porta pivotante interna
A porta espelhada foi usada no banheiro da suíte

Rústica

Entre tantos modelos e estilos para a porta pivotante, uma das opções é o modelo em estilo rústico.

A porta rústica é uma opção em madeira que pode ser definida pelo estilo desgastado da madeira natural ou pelo estilo da madeira de demolição.

Esse estilo rústico é um perfeito contraponto com a abertura pivotante e uma maneira de unir estilos.

Para usar a porta rústica como parte do projeto, a proposta pode ser de um estilo moderno usando a porta pivotante rústica como uma opção de contraste, ou seguindo a ideia de uma casa com fachada rústica, onde a porta fica em total sinergia com o estilo.

lustre para hall
A porta rústica é um elemento decorativo do hall de entrada

modelo de porta rústica

porta grande de madeira
A madeira rústica marca a fachada
puxador para porta
A porta rústica tem puxado simples

modelo rústico

porta de madeira com inox
A porta rústica tem detalhe em inox
casa com escada de madeira
A porta rústica de madeira combina com a escada interna de madeira
porta rústica sala
A porta rústica é em madeira clara

porta de madeira rústica

 

Gostou desse estilo de abertura e de seu sistema diferenciado? Conta aqui nos comentários qual o estilo e design que você mais gostou.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.