Casas de Esquina – 28 Fachadas e Projetos Absurdamente Lindos!

As casas de esquina são realmente muito inspiradoras e são o sonho de muita gente além de ser de muitos arquitetos também, pois essas casas normalmente dispõem de muito espaço para a construção.

Essas casas ganham algumas características específicas como a possibilidade de trazer diferentes projetos e desafios arquitetônicos decorativos e também diferentes formas de fachada realmente inspiradoras.

Mas a criação dessas fachadas não precisam ser especificamente de casas de esquina. Na hora da construção de uma casa tudo é válido se estiver de acordo com os parâmetros estipulados pelo arquiteto e engenheiro.

O ideal é que elas sejam construídas em terrenos quadrados para que a fachada seja muito bem aproveitada com um jardim, que é outro ponto muito importante da casa de esquina. Um jardim ou área de lazer que aproveite bem o espaço deixa qualquer casa ainda mais bela e chamativa. Elas normalmente dispõem desse espaço pela forma como são construídas e para isso é necessário a contratação de um ótimo paisagista.

Para melhor ilustrar uma casa de esquina, vemos abaixo em plano superior uma das plantas mais comum em moldes retos e arredondado na parte da esquina, com um grande espaço para os jardins da casa:

Nesta imagem podemos ver a planta da casa da primeira foto, primeiramente como é distribuído todo o espaço da casa, depois, como é apenas a parte que fica na esquina.
Planta de uma casa de esquina simples.

Tópicos

 

Decoração e Fachadas de Casas de Esquina

Você não precisa seguir precisamente um só estilo para a construção de sua casa de esquina apesar de ter um mais comum de ser visto, você pode se utilizar de seus recursos para criar uma casa reta, com curvatura de esquina, de mais de 2 andares ou até chalés se for a sua preferência. Conheça alguns modelos, veja o que melhor lhe agrada e construa a sua casa de esquina dos sonhos!

 

Casas de Esquina Estilo Moderno

A maioria das casas de esquina modernas são feitas em formatos geométricos incríveis. O estilo moderno usufrui muito da geometria nas construções. Em alguns projetos elas são feitas de forma mais reta, alinhada e alongada o que as torna mais elegantes e simétricas, mas existem também as arredondadas que também combinam bastante, ainda mais se mesclada com formas mais retas como os primeiros exemplos.

fachada de casa moderna com poucas janelas

Fachada branca com porta de madeira e coqueiro grande no jardim
fachada de casa de esquina moderna
Observe os traços geométricos das janelas frontais, grandes e quadradas, e das janelas laterais redondas.

Em muitos, os jardins também seguem o padrão simétrico mas para que ela fique com uma fachada ainda mais chamativa e apaixonante é possível mesclar formas diferentes da própria casa moderna, assim teremos um jardim totalmente fora do padrão moderno com uma casa moderna ao fundo, essa mescla de estilos adicionada com características particulares de cada um é o que deixa a sua casa mais especial, consulte o seu paisagista e dê-lhe a ideia, aposto que ele vai adorar.

 

Casas de Esquina Simples

Os mais simples normalmente são os projetos mais comuns encontrados na cidade. Alguns sobrados pequenos, casas térreas e outras plantas mais populares são vistas como fachadas simples porém não é porque são simples que não guardam um charme. Lembre-se que o seu gosto na hora da construção e da decoração poderá fazer um projeto super simples ser muito encantador e chamativo.

Alguns exemplos abaixo se utilizam de plantas simples, apenas térreas e alguns se utilizam de plantas com dois andares. Podemos observar que mesmo elas sendo plantas simples ainda é possível adicionar uma sensação de lugar espaçoso e muita personalidade em sua fachada.

fachada de casa de esquina com muro de vidro

casa de esquina construída em declive
Esta casa foi construída em um declive e utiliza-se do jardim como decoração para manter-se nivelada

casa de esquina grande e luxuosa

projeto de casa de esquina

Exemplo de muro decorado com pedras para casa de esquina

Algumas dicas para transformar sua casa de esquina simples algo mais requintado:

  • Adicione muros altos revestidos com pedras;
  • Ou use muros bem baixinhos e bem claros para mostrar a arquitetura interna da casa;
  • Se utilize de vidros, a sensação que o vidro causa em qualquer espaço é o segredo para que aos olhos ele pareça bem maior do que realmente é;
  • Faça uma trilha de madeira na entrada;
  • Faça um belo projeto paisagista com muitas plantas e um gramado bem rente ao chão. O paisagismo é a chave para a elegância!

 

Sobrados de Esquina

As casas de esquina de dois andares ou mais são as que mais chamam a atenção pela sua arquitetura naturalmente alta e imponente. Você pode muito bem mesclar esse estilo de projeto com muros altos, arquitetura moderna ou até mesmo uma mais comum que se assemelhe a uma mansão.

casa de esquina luxuosa
A porta de entrada e janelas altas são essenciais para esta fachada chique e moderna

casa de esquina grande de dois andares

casa de esquina com telhado aparente
O telhado aparente funciona muito bem em alguns projetos
casa de esquina diferente
Aqui vemos um projeto de uma casa de esquina diferente, com a fachada curva e elementos ousados

casa de esquina com porta de entrada grande

A fachada desta casa acompanha o formato curvo da calçada, criando uma harmonia incrível!

 

Casas de Esquina em Terreno Declive

Não se assuste se o seu terreno tem um pequeno declive, isso não afetará em nada a sua construção, pelo contrário, você pode usar isso a seu favor. Um declive pode fazer com que uma casa pequena tenha mais espaço e isso pode favorecer o projeto além de ela parecer maior do que o normal por fora, temos assim mais um projeto muito imponente.

casa em declive com fachada de madeira

Além de muitos estilos de casas de esquina diferentes há muitos tipos de materiais também para que essas casas sejam construídas no jeitinho que imaginou. Já pensou em construir uma casa inteiramente de madeira ou até mesmo mesclar formas geométricas modernas com um muro gigantesco em tijolos? Tudo depende muito da sua criatividade.

Então, mão na massa e vamos uma casa de esquina bela e aconchegante?!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.