23 Casas Sobre Rodas Inspiradoras – Ideias Criativas e Inovadoras!

Tenho certeza que você já se imaginou pegando o carro e saindo pelo mundo vasto afora em viagem e conhecendo de tudo o que ele tem a oferecer. Quem, principalmente entusiasta da natureza nunca pensou em fazer isso, não é mesmo? Agora, melhor ainda, quem já pensou em fazer isso mas morando em seu próprio meio de locomoção ou veículo? Conheça mais sobre as casas sobre rodas!

Neste texto mostraremos que há muitas formas de viajar sem sair de casa e perder o aconchego que a mesma lhe dá. O melhor de tudo é montar ela do jeito que você mais gosta e que dá pra fazer coisas muito legais e criativas com alto ou até mesmo baixos orçamentos, tudo depende do estilo de automóvel que pretende usar.

casas sobre rodas diferentes modelos

Tópicos

O que é uma casa sobre rodas?

Essa tendência de “casa sobre rodas” começou nos Estados Unidos com Tiny House Movement (“Movimento das Casas Pequenas”, em tradução livre) que foi incentivado pelo estilo de vida minimalista do “menos é mais”. A partir de então as pessoas começaram a construir pequenas casinhas de aproximadamente 20m² ou menos, tendo tudo o que era necessário para se viver e isso foi adaptado então para o estilo “quatro rodas”, como se fosse realmente um trailer!

https://www.youtube.com/watch?v=ofMAUgq3ip8 (Beautifully Handcrafted Heirloom Tiny House)

No vídeo podemos ver um exemplo de casa sobre rodas (tiny house movement) de um casal que mora na Califórnia e que decidiram montar algo simples e bonito. Eles definiram uma localização para a casa, perto dos pais e da família, como disseram e com uma ótima vista em uma montanha, mas que também pode se locomover dependendo da necessidade deles.

A casa é toda em madeira maciça, um material muito usado para a confecção das pequenas casas. Geralmente esse estilo de casa sobre rodas é construído em madeira ou em contêiner e tem um sistema interno de som.

Ela pode ser movida a energia solar ou eólica, o que a torna sustentável e que é basicamente a ideia em se ter uma casa sobre rodas já que ela é tão artesanal!

E para que seja feita em boas condições é preciso licenciar ou comprar uma já com o licenciamento necessário. O restante da casa é totalmente customizável porém esse estilo é muito conhecido por ser feito no modo DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, na tradução), então há muitas pessoas que fazem a casa do início ao fim.

Nada melhor do que levar a sua própria casa contigo em suas viagens!

→ Aprenda mais sobre “menos é mais” no post: “Decoração Minimalista

casas sobre rodas modelos

Fotos e inspirações de casas sobre rodas

Agora que você já sabe o que é uma casa sobre rodas e de onde veio este estilo único, vamos mostrar algumas inspirações e modelos diferentes:

Trailers

Há muitas casas sobre rodas feitas como “trailers”, nesse caso essas são retiradas da loja já neste modelo e nas normas e licenciamento necessários.

Por virem direto de fábrica elas são mais padronizadas no que se diz em componentes como banheiro, cozinha e lugares para dormir, porém isso não te tira a chance de customizar do modo que quiser.

trailer sobre rodas cinza com compartimento para carro (na imagem é mostrado um carro de luxo branco)
Opção de trailer sobre rodas luxuoso

trailer sobre rodas branco com compartimento para motos (na imagem é mostrada duas motos verdes)

Mais um modelo com compartimento para carro
Trailer sobre rodas branco com compartimento para carro (na imagem é mostrado um carro de luxo branco)

trailer sobre rodas branco e cadeiras no gramado

 

Camper Móveis

A casa camper móvel é aquela que pode ser colocada e retirada da caçamba do automóvel, o automóvel que a guia, e ela não faz parte do mesmo.

Esse estilo de casa onde o carro é o “motor e guia a casa” é mais comum no Brasil, porém para que você possa ter uma casa nesse formato é preciso se adequar a algumas normas. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o artigo 143 diz que apenas condutores da categoria B estão autorizados a dirigir veículos automotor da espécie motor-casa e além disso ele não pode exceder a 6 mil kg (o que já sabemos), caso exceda esse limite é preciso portar uma carteira de motorista na categoria C.

camper móvel rústico e simples
Casa no formato americano (1)
camper móvel azul na beira do lago
Casa no formato americano (2)
camp móvel com a placa "tiny house giant journey"
Casa no formato americano (3)

camper móvel simples com caminhonete vermelha

Além dos cuidados com as normas é preciso ter ciência também de que mesmo que os veículos tenham passado por manutenção é importante fazer inspeção nos pneus e no estepe. Uma coisa a se levar em conta é que no Brasil a infraestrutura para camping ainda é precária, então caso você deseje ter uma belezinha dessas fique atento aos lugares que pretende acampar, pois pode ser que muitas não tenham lugares para tomar banho ou até mesmo bons terrenos para estacionar uma casa sobre rodas por dias.

 

Casas sobre rodas em madeira

Essas casas feitas em madeira ou container são as que normalmente ficam “imóveis” por mais tempo por serem feitas de materiais mais delicados de modo que se tornam um estilo de moradia para certas pessoas de fora do país. Eles escolhem uma localização fixa para a casa sobre rodas mas isso não a impossibilita de dar passeios.

casa sobre rodas de madeira com detalhes brancos na porta e janelas, além de um espaço em cima da casa (como uma varanda(
Modelo de casa sobre rodas para quem procura mais espaço do que os convencionais

casa sobre rodas colorida (vermelha, verde e amarela com partes em madeira)

casa sobre rodas contêiner preta
Casa sobre rodas em estilo container

Interior de casas sobre rodas

Depois de saber de todas as normas e possibilidades de se ter e se customizar uma casa sobre rodas por fora, vamos as possibilidades de customização do interior o que é uma das partes mais interessantes de se fazer uma casa, você customizar ao seu estilo bom gosto.

Há muitas maneiras de se fazer o interior de uma casa, você pode se utilizar da madeira para compor todo o espaço interno interligando com o externo, ou até mesmo fazer algo totalmente diferente da parte de fora, fazendo com que as pessoas que entrem vejam a dualidade de elementos o que é algo muito legal de se fazer.

A maioria das casa tem dois andares ou ao menos uma escada que liga a um espaço superior (mezanino) onde você pode colocar uma cama sem que atrapalhe o espaço inferior, onde normalmente fica a cozinha, sala e banheiro.

interior de casa sobre rodas longa
Interior inteiramente decorado com madeira
Esta imagem nos mostra que é possível ter tudo que é necessário para viver bem, em um espaço pequeno e aconchegante

interior de casa sobre rodas com mezanino

cama no mezanino de casa sobre rodas

A cama no mezanino conta com várias janelas ao seu redor, ampliando o espaço pequeno disponível

interior de casa sobre rodas decorada em madeira

Nos exemplos acima temos muitas utilizações de janelas para a entrada da luz natural tanto do Sol quanto da Lua ao anoitecer e das estrelas, o que permite que a casa tenha um ar ainda mais sofisticado e sustentável.

 

Agora é a sua vez de pegar um desses exemplos e fazer a sua conforme o seu gosto!
Não há nada melhor do que viajar com a sua casa por perto. E como diria as empresas Tumbleweed Houses que é uma das empresas criadoras dos modelos de casas:

“O lar é onde você estaciona.”

Comente abaixo o que achou do post!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.