Casa Cinza – 31 Fachadas encantadoras com os melhores tons!
Já pensou em ter uma casa cinza? Na hora de escolher a cor da fachada, não há como errar com os tons neutros e clássicos, como o cinza. Essa cor, apesar de discreta, pode se diferenciar em meio a outras tonalidades mais comuns, como o branco e o bege.
Tópicos
Motivos para usar cinza na fachada
O cinza é conhecido por sua versatilidade, já que pode ser uma ótima base para outras cores e elementos, o que facilita a composição de fachadas bem trabalhas e elaboradas.
Significado da cor cinza
Símbolo da estabilidade, sucesso e modernidade, se utilizado em excesso, o cinza pode transmitir morbidez e falta de vigor. Um céu acinzentado, por exemplo, na maioria das vezes, não costuma transmitir uma ideia positiva. Por tanto, quanto mais escuro, mais pode expressar desânimo e monotonia. Então, cuidado com os cinzas mais escuros!
No entanto, quando bem utilizado, o cinza pode passar a sensação de equilíbrio e flexibilidade, já que é o equilíbrio entre o preto e o branco. A neutralidade perfeita.
Ocasionalmente, a cor cinza pode expressar maturidade. Por isso, algumas pessoas a veem como a cor da razão. Ultimamente, é muito associada aos conceitos de futuro, inovação e tecnologia. Embora seja um símbolo do bruto, do urbano, do concreto. Enquanto que, ao mesmo tempo, pode representar a prata, o aço, o cromado e outros metais nobres.
Perfil das pessoas que gostam de cinza
Quem tem preferência por essa cor tende a ser quieto, reservado e reflexivo. O cinza sugere discrição, conservadorismo, modéstia e imparcialidade. Os apaixonados por essa cor, geralmente, buscam por segurança, confiabilidade e procuram se distanciar das agitações.
Modelos de fachadas de casa cinza decoradas
Quando utilizado no design de interiores, o cinza pode passar tranquilidade ao ambiente e, é muito utilizado nos estilos de decoração contemporâneo e minimalista. Na área externa também é o preferido entre as construções que seguem o estilo clean.
Dependendo da tonalidade escolhida, uma casa cinza pode ter uma atmosfera elegante e arrojada. Essa cor também se adéqua a diversos estilos arquitetônicos, desde o clássico até o mais moderno.
Confira mais sobre os vários tons de cinza e nossas sugestões de fachadas!
Variações de cinza: Escolhendo o tom certo
Para achar a melhor tonalidade de cinza para a sua casa, pode-se levar em consideração o ambiente ao redor, como a arquitetura do bairro e a posição da casa em relação a luz do sol.
Antes da decisão final, procure fazer testes no exterior da casa, para ver como a cor de adapta sob diferentes condições de luz.
Como já foi mencionado, é preciso estar atento, pois o cinza pode drenar a energia. Caso o tom seja escuro, pode exprimir um aspecto deprimente. Entretanto, quanto mais claro, mais leveza ele confere ao local.
Cinzas claros
Cinzas mais claros compõem fachadas clássicas e elegantes. A cor pode ter fundo esverdeado ou azulado e fica muito bem harmonizada com detalhes em branco, como janelas e portas.
Como são tons mais próximos ao branco, geralmente, são os mais pedidos e os mais fáceis de trabalhar. Porém, quem deseja uma fachada mais séria e conservadora, pode explorar detalhes em tons de cinzas mais escuros.



Cinzas escuros
Os tons de cinza mais escuros ajudam a criar fachadas contemporâneas e imponentes.
Quanto mais próximo ao preto for a tonalidade escolhida, mais dramática e misteriosa se torna. É uma opção para aqueles que buscam sair do comum sem perder a elegância.
Para quebrar a monotonia e possível morbidez, nesses casos, é importante balancear a composição com elementos de outras cores e outros materiais em pequenos detalhes e acabamentos.
Combinação com outras cores
Para quebrar a neutralidade do cinza, pode-se introduzir pequenos toques de cores em alguns elementos.
Um recurso bastante utilizado para quem quer fugir do branco básico é destacar portas e janelas com outras cores.
- O amarelo e o cinza formam um par fora do convencional, porém, já se tornaram queridinhos de alguns arquitetos.
- O azul e o vermelho podem ser uma alternativa para os projetos que seguem a linha clássica.





Mix de texturas
Através do mix de texturas na fachada é possível criar várias nuances de cinza de maneira harmoniosa.
Este recurso pode ser utilizado para mesclar outros estilos à fachada, quebrando um pouco da modernidade e neutralidade transmitida pelo cinza. Além disso, acrescenta um toque de inovação à decoração.
Madeira
Agrega detalhes do estilo rústico à fachada e combina perfeitamente com a versatilidade da cor, criando um visual sofisticado e contemporâneo.
Quando o cinza utilizado é mais escuro, pode equilibrar o uso da cor, para que o visual não fique pesado.


Pedras, ladrilhos e tijolos
Ainda no estilo rústico, o uso de pedras, ladrilhos e tijolos no exterior da casa pode auxiliar na composição de outros tons de cinza, tornando a fachada mais equilibrada e elegante.



Vidro
Neste caso, janelas e detalhes em vidro complementam o estilo clean e moderno. Na maioria das vezes, são utilizadas em construções do mesmo estilo, caracterizadas pelo uso de linhas retas e geométricas.


Metal
Acabamentos e detalhes em metal são comuns nas casas de estilo minimalista e contemporâneo.
Outra maneira de utilizar bem essa combinação é buscar inspiração no estilo neoclássico.



Urbano x Natureza
Um belo jardim também pode fazer toda a diferença e ocupar um local de destaque na fachada, graças a cor cinza.
O jogo entre o verde da natureza com o ar urbano e tecnológico do cinza cria um contraste rico e inusitado.


Jogo de luzes em casas cinzas
Se engana quem pensa que casas cinzas perdem seu charme ao anoitecer. A solução para este problema é investir em um projeto de iluminação que destaque a beleza da fachada durante a noite.
Os spots de luz garantem que os melhores pontos do exterior da casa sejam admirados até na ausência de luz natural.

Se identificou com a cor? Agora é só escolher o tom de cinza certo para a fachada sua casa, e decorá-la com o seu estilo. Fique ligado no blog para mais dicas e inspirações!