Fogão a lenha – Como construir? + 90 modelos para se inspirar!

Quem costuma visitar casas localizadas na zona rural sempre se surpreendente com o fogão a lenha. Esse aparato é clássico e usual nas áreas campestres, mas com o tempo acabou se popularizando também em residências urbanas.

Se antes o fogão a lenha era confeccionado apenas com barro ou tijolos, hoje em dia há propostas modernas e versáteis. Além de funcional, é interessante para dar um toque rústico a decoração de cozinhas, varandas e áreas gourmet.

Sendo assim, vale a pena conhecer as vantagens do fogão a lenha, os modelos mais tradicionais e como fazer passo a passo. Preparamos um guia completíssimo que vai deixar você surpreso. Acompanhe e inspire-se!

Tópicos

fogão a lenha vários modelos
90 modelos de fogão a lenha + dicas para escolher e fazer passo a passo!

Conforme o nome indica, a lenha é o material responsável por manter o fogo aceso nesse tipo de fogão, uma opção natural que tem grande disponibilidade em áreas campestres.

Quando mais lenha há no fogão, maior será o fogo, por isso é preciso técnica para acender, manter a constância e a temperatura ideal. É por isso que muitas pessoas usam o fogão a lenha para preparar alimentos de longo cozimento, como carnes e ensopados, por exemplo.

Ao longo do tempo, o fogão a lenha foi substituído pela versão a gás, mas a versão tradicional ainda perdura em muitas chácaras, sítios e casas da zona rural. Por outro lado, há quem inclua diferentes versões desse aparato em projetos urbanos e modernos, seja em varandas, área com churrasqueira, área gourmet e na cozinha em si.

Vale destacar que todo fogão precisa ter uma chaminé acoplada para dissipar a fumaça na área externa. Geralmente as lojas vendem chaminés de vários modelos, seja de inox, galvanizado, esmaltado, etc.

fogão a lenha rústico

Dúvidas frequentes – FAQ

Preparamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o fogão a lenha! Leia tudo e surpreenda-se!

Quais as vantagens do fogão a lenha?

Muita gente se encanta pelo fogão a lenha devido as suas vantagens. A primeira delas é dar aquele toque caseiro à comida, dando um sabor diferente aos alimentos que são preparados geralmente de modo mais lento.

Do mesmo modo, o aparato é ideal para utilizar durante a noite e os dias mais frios, pois ajuda a esquentar o ambiente. Muitas pessoas costumam sentar à beira do fogão a lenha clássico para conversar, criando um momento intimista e prazeroso com amigos e familiares.

fogão a lenha planejado

A versatilidade é outra qualidade dos fogões modernos. Você pode escolher entre uma variedade enorme de modelos, seja de ferro, tijolo, pré-moldado, de canto, etc. Além disso, o fogão a lenha pode ser acoplado a outros aparatos úteis, como churrasqueira e forno.

Não podemos deixar de salientar a importância desse aparato à decoração. De fato, incrementa um estilo rústico e provençal, mas também pode valorizar até cômodos com conceito moderno. Além do material, o fogão pode ter vários acabamentos: pintado de vermelho, com tijolos aparentes, concreto, azulejos, entre outras ideias.

Existem desvantagens?

É importante destacar que também há desvantagens no uso do fogão a lenha, começando pela disponibilidade da própria lenha, que não é tão grande nas áreas urbanas. Nesse caso, ela precisa ser comprada, o que demanda um investimento por parte do usuário – o que não acontece no interior/zona rural.

Alguns modelos de fogão também podem gerar muitos resíduos e sujeira, que ficam aparentes em cozinhas pequenas. Mesmo que conte com um sistema para propagação de fumaça na área externa, há a presença de fuligem, cinzas, lascas de madeira, enfim, sobretudo se você conta com o modelo tradicional.

Do mesmo modo, o aparato clássico ocupa bastante espaço, portanto deve ser planejado caso você queira instalar em cozinhas pequenas. Sendo assim, é importante contar com o apoio de um especialista para delimitar a melhor posição.

Por fim, em dias de muito calor, pode ser um problema usar fogão a lenha, pois deixará o ambiente bem quente e incômodo. Nesse caso, é interessante somente em dias frios ou instalar em áreas externas com bastante espaço, como em varandas, por exemplo.

como fazer um fogão a lenha

Quanto custa em média? #preço

Quanto custa um fogão a lenha?

De modo geral, depende da versão, do material, do tamanho, entre outros fatores. Alguns modelos podem ser construídos de forma artesanal, com tijolos ou alvenaria.

Por outro lado, há tipos já prontos para instalação (como os pré-moldados). Além disso, é essencial considerar a mão de obra caso você escolha um modelo planejado.

Em todo caso, indicamos que você faça uma boa pesquisa em várias lojas de decoração ou materiais de construção. Realize orçamentos e escolha o fogão que mais se adapta ao seu projeto.

Segundo nossas pesquisas, a média de preço do fogão a lenha completo é 1500 reais.

O que são os modelos com números?

Alguns modelos de fogão a lenha são vendidos com números: 1, 2, 3, 4, 5, etc. Esse é um padrão comum nas versões de ferro e esmaltadas.

De acordo com especialistas, refere-se ao tamanho do aparato, sobretudo quando são da mesma linha ou marca. De qualquer forma, as dimensões são importantes para definir o modelo correto para instalação. Com isso, você não terá dúvidas na hora da compra.

como fazer um fogão a lenha passo a passo

Fotos e modelos de fogão a lenha

Há uma diversidade de modelos de fogão a lenha que vale a pena conhecer. Selecionamos mais de 70 fotos para inspirar você!

Fogão a lenha de ferro

Quem busca uma opção prática e funcional pode comprar um fogão a lenha de ferro. Esses modelos são vendidos em números nas lojas e possuem muitos tamanhos. Alguns são modernos, outros seguem um padrão vintage.

O modelo de ferro combina com estilos de decoração industrial, provençal e rústico. Sendo assim, é bastante versátil e, devido ao material em cor neutra, combina perfeitamente com elementos de vários tons.

fogão a lenha de ferro moderno
Um fogão de ferro moderno para uma cozinha com conceito industrial
fogão a lenha de ferro para área gourmet
Os fogões de ferro combinam com elementos de madeira
fogão a lenha de ferro para cozinha
O pequeno fogão fica ótimo em cozinhas planejadas
fogão a lenha de ferro preto
Você pode combinar o fogão de ferro com um fogão tradicional a gás
fogão a lenha de ferro rústico
Que tal essa inspiração rústica?
fogão a lenha de ferro vintage
Pequeno fogão vintage para ambientes rústicos
fogão a lenha de ferro
O aparato é planejado e acoplado a uma estrutura de ferro

Fogão a lenha de tijolo

O fogão a lenha de tijolo é clássico e está presente em muitos projetos de áreas externas. Esse material dá um charme rústico à peça e ainda pode compor uma churrasqueira ou forno, por exemplo.

Além disso, os tijolos estão presentes na estrutura de fogões pré-moldados, chamando atenção pelo aspecto, pela versatilidade e o belo acabamento.

fogão a lenha de tijolo com churrasqueira
O fogão a lenha grande conta com churrasqueira e forno
fogão a lenha de tijolo grande
Modelo pré-moldado com espaço para lenha
fogão a lenha de tijolo rústico
Um padrão rústico planejado combinando com a parede
fogão a lenha de tijolo vintage
O fogão rústico compõe o ambiente de muitas cozinhas
fogão a lenha de tijolo
Um lindo fogão de lenha clássico com vários tijolos

Fogão a lenha pré-moldado

Os modelos pré-moldados são vendidos prontos para a instalação em sua cozinha. Você pode comprá-lo em vários tamanhos e com muitos padrões e valores. De fato, há opções práticas que ainda incrementam a decoração do cômodo.

fogão a lenha pré moldado com forno fogão a lenha pré moldado grande com churrasqueira fogão a lenha pré moldado grande fogão a lenha pré moldado moderno fogão a lenha pré moldado para área externa fogão a lenha pré moldado

Fogão a lenha caseiro

Todo mundo se encanta com as versões de fogão a lenha caseiro. Os modelos vermelhos são clássicos e encontrados em muitas casas da roça, assim como os padrões rústicos. Acima de tudo, é uma bela escolha para dar um toque aconchegante ao seu projeto.

fogão a lenha caseiro charmoso fogão a lenha caseiro para área externa fogão a lenha caseiro pequeno fogão a lenha caseiro planejado fogão a lenha caseiro rústico fogão a lenha caseiro vermelho fogão a lenha caseiro

 Fogão a lenha esmaltado

Em muitas lojas você encontra com facilidade o fogão a lenha esmaltado, que possui um aspecto brilhante e original, perfeito para conceitos modernos e para quem busca praticidade. Esses modelos são vendidos em números, de acordo com o tamanho da peça.

fogão a lenha esmaltado branco e antigo fogão a lenha esmaltado e moderno fogão a lenha esmaltado e rústico fogão a lenha esmaltado para cozinha rústica fogão a lenha esmaltado para cozinha fogão a lenha esmaltado vintage

Fogão a lenha moderno

Que tal contar com um fogão a lenha moderno? Há muitos fabricantes que confeccionam peças com adereços modernos, em um design inovador que vai além do convencional. São perfeitos para estilos contemporâneos e industriais, por exemplo.

fogão a lenha moderno cinza fogão a lenha moderno com adega fogão a lenha moderno e funcional fogão a lenha moderno e pequeno fogão a lenha moderno em área gourmet fogão a lenha moderno para área gourmet fogão a lenha moderno

Fogão a lenha pequeno

Não precisa de grandes espaços para ter um fogão a lenha em casa. Instale um modelo pequeno, seja de canto, esmaltado ou de alvenaria, planejado de acordo com a sua varanda, cozinha, etc.

fogão a lenha pequeno branco fogão a lenha pequeno e funcional fogão a lenha pequeno e planejado fogão a lenha pequeno em cozinha fogão a lenha pequeno planejado branco fogão a lenha pequeno preto fogão a lenha pequeno vermelho fogão a lenha pequeno

Fogão a lenha de canto

O fogão a lenha de canto é uma bela opção para cozinhas compactas e espaços reduzidos. Pode ser confeccionado de acordo com a disponibilidade do seu projeto e em vários tamanhos, conforme mostram as imagens.

fogão a lenha de canto
O modelo é pequeno e conta com coifa
fogão a lenha de canto rústico
O revestimento de madeira dá um charme rústico à peça
fogão a lenha de canto pré moldado
Versão ideal para cozinhas pequenas
fogão a lenha de canto planejado
Linda versão acoplada à pia
fogão a lenha de canto pequeno
O modelo de ferro fica perfeito no canto junto ao balcão
fogão a lenha de canto amarelo
O aparato combina preto com amarelo

Fogão a lenha com forno

Os modelos com forno são funcionais e perfeitos para quem costuma preparar vários alimentos usando esse aparato. O mesmo fogo serve para cozinhar e também para fazer vários assados. Assim, você pode aproveitar os momentos em família da melhor forma.

Além de ser um modelo planejado, o fogão a lenha com forno é ideal para áreas amplas, como varandas ou áreas gourmet. Você pode comprá-lo pronto ou solicitar um serviço especializado para moldá-lo com alvenaria, por exemplo.

fogão a lenha com forno amarelo
Fogão grande instalado na varanda
fogão a lenha com forno azulejado
Você pode revesti-lo com azulejos estampados
fogão a lenha com forno de tijolo
Modelo de tijolos para uma cozinha rústica de interior
fogão a lenha com forno pequeno
O pequeno fogão de lenha é planejado de acordo com o espaço disponível
fogão a lenha com forno planejado
Um modelo grande para varanda
fogão a lenha com forno rústico
Crie uma área gourmet completa com esse aparato
fogão a lenha com forno vermelho
O modelo vermelho é clássico
fogão a lenha com forno
O revestimento estampado chama atenção

Fogão a lenha com churrasqueira

O fogão a lenha com churrasqueira é comum em varandas e áreas de lazer. Muitas pessoas complementam os dois aparatos com o mesmo material e revestimento, combinando ainda com um balcão ou com um forno.

Você pode seguir esse padrão e ter um espaço totalmente planejado em sua casa. Há diversas inspirações incríveis para complementar seu projeto, sobretudo com tijolos e detalhes em metal, por exemplo.

fogão a lenha com churrasqueira branca e grande
Modelo completo com churrasqueira para a varanda da casa
fogão a lenha com churrasqueira com varanda
O fogão a lenha é acoplado à churrasqueira e ao balcão
fogão a lenha com churrasqueira em área gourmet
Os aparatos combinam entre si
fogão a lenha com churrasqueira grande
O revestimento de tijolos permeia todos os aparatos
fogão a lenha com churrasqueira rústico
Os modelos revestidos em tijolos são os mais convencionais
fogão a lenha com churrasqueira
Bela inspiração para uma varanda rústica

Como fazer um fogão a lenha? – Passo a passo

Você sabia que é possível fazer um fogão a lenha passo a passo?

  1. Primeiramente, é essencial delimitar o espaço em que o fogão será instalado;
  2. Após a marcação, o local deve ser limpo antes do assentamento de blocos com cimento – de acordo com o tamanho da peça;
  3. O fogão deve ser construído seguindo as divisões necessárias;
  4. Cada compartimento deve ser colocado passo a passo – chapas, forno, espaço para chaminé, etc;
  5. O acabamento se dá com o revestimento de sua preferência.

O canal Ensinando Viver preparou um vídeo completo, assista e siga todas as instruções para ter um lindo fogão em sua casa.


Dicas úteis:

  • Um fogão a lenha completo deve contar com gabinete, caldeira, cinzeiro, serpentina, tampa e chaminé;
  • Telhas, canos e caixas de lenha são acessórios opcionais;
  • A limpeza – sobretudo da chapa – é primordial para uma boa durabilidade da peça;
  • Adapte o aparato ao estilo de decoração da sua cozinha.

Enfim, esse foi o nosso guia completo sobre fogão a lenha. Esperamos que tenha gostado das dicas. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.