Prateleira suspensa – 40 ideias lindas na decoração da casa!
Você já ouviu falar de prateleira suspensa? Se você gosta de decorações modernas, minimalistas e criativas, este é o modelo certo pra você! Confira neste post diversas inspirações deste tipo de prateleira, com muitas dicas para você decorar o seu cantinho!
Tópicos
O que é? #características
A prateleira suspensa é justamente o que o próprio nome indica: uma ou mais prateleiras pendentes, penduradas por cordas, cabos, correntes ou qualquer outro material que sustente o peso estipulado. É um modelo versátil, já que possui muitos estilos diferentes e é fácil de combinar com qualquer decoração!
O preço varia de acordo com o material que você escolher; há modelos mais simples de madeira com tiras de couro, fio de algodão ou cordas, que saem em média por 50 reais. Além destes, existem opções mais caras feitas com ferro, madeira rústica e outros materiais mais elaborados – a média de preço varia entre 200 a 500 reais.
Apesar de ter uma diversidade grande no mercado, vale lembrar que os tipos mais simples são muito fáceis de fazer em casa. São poucos os materiais necessários, além de serem baratos e acessíveis. Você economiza, aprende algo novo e ainda vai decorar a casa com uma prateleira linda feita por você! ♥
Obs: no final do post colocamos um passo a passo para você seguir e fazer sua própria prateleira suspensa!
Fotos e modelos de prateleira suspensa
Agora que já falamos sobre as características desta prateleira tão querida, vamos mostrar algumas fotos e inspirações para você escolher a sua preferida! Apesar de ser mais comum em quartos e cozinhas, é possível utilizá-la em qualquer ambiente da casa. Basta usar a criatividade!
Prateleira suspensa para sala
Vale de tudo para decorar a sua prateleira na sala; desde composições lindas de quadros e livros, até enfeites charmosos como vasos e velas aromáticas! Você pode utilizá-la apenas para guardar e organizar suas coisas, mas lembre-se que elas estarão expostas e visíveis. Tente mantê-la sempre organizada e limpa para transformá-la em um item decorativo maravilhoso!






Como a sala costuma ser um lugar mais espaçoso do que o resto dos cômodos, uma ótima ideia é adotar prateleiras grandes e bem chamativas. Deste modo, além de ser um ótimo organizador para suas coisas, vai chamar muita atenção e transformar totalmente o ambiente!
Prateleira suspensa para cozinha
A cozinha é, com certeza, o lugar da casa onde mais encontramos inspirações deste tipo de prateleira. O modelo é especialmente perfeito para cozinhas com ilha, pois ocupam um espaço que não é utilizado (no caso, o espaço em cima da ilha).




Prateleira suspensa para quarto
A prateleira suspensa é incrível para decorar o quarto, pois seus materiais contribuem muito para a decoração. Por exemplo, a madeira pinus ou o MDF branco deixam o quarto mais delicados; já a madeira de demolição traz o ar rústico que todos amamos. Em uma casa com mais de um morador, o quarto costuma ser o ambiente mais especial para cada um. Portanto, é importante pensar em uma decoração que lhe traga uma sensação de paz, conforto e segurança.





Se você sabe qual estilo de decoração quer em tal ambiente, pense com cuidado nos materiais dos móveis e objetos decorativos. Vá construindo pouco a pouco a sua casa dos sonhos!
Prateleira suspensa para banheiro
Este modelo também fica lindo nos banheiros, principalmente nos pequenos, onde vai ser ainda mais valorizado! É ótimo para aproveitar aquele espaço do lado da pia/espelho e acima do vaso sanitário. Aqui, a escolha dos materiais é mais importante ainda, pois deve-se levar em conta a umidade do banheiro.




Caso você opte por prateleiras de madeira no banheiro, o ideal é escolher aquelas mais duras, resistentes e com maior durabilidade. Alguns exemplos são: pinus, eucalipto, cumaru, jatobá, carvalho, entre outros. Para resistir à umidade, elas recebem um tratamento especial com impermeabilizantes, resinas e vernizes.
Prateleiras diferentes e criativas
Para os amantes de decorações diferenciadas, seguem as fotos de modelos menos comuns, porém muito bonitos e modernos! A prateleira suspensa é fácil de ser feita e a variedade de materiais que podem ser usados é imensa, como já vimos no post. Portanto, conseguimos criar infinitas possibilidades de estilos e modelos!





Como fazer uma prateleira suspensa? – Passo a passo
Ficou empolgado com as nossas inspirações e quer ter uma prateleira suspensa em casa gastando pouco? Então vamos finalmente te ensinar a fazer um modelo simples e bonito, com um tutorial descomplicado! Siga o passo a passo abaixo e, acima de tudo, divirta-se muito!
O DIY (“do it yourself”: faça você mesmo) de hoje é da Luisa do site Why Don’t You Make Me.
Materiais necessários
- Tábua de madeira;
- Corda (escolha qualquer material de sua preferência, desde que suportem todo o peso; exemplos de materiais: corda de sisal, cabos de aço, alças de couro, fio de algodão, etc.);
- Argolas de metal;
- Tesoura;
- Furadeira.
Passo a passo
Passo 1
- Se necessário, corte a tábua de madeira (caso você não tenha ferramentas em casa, peça para um marceneiro que você conheça);
- Faça dois furos em cada lado (você pode fazer a olho ou, melhor ainda, medir antes de furar).
Passo 2
- Corte dois pedaços de corda com o comprimento de sua preferência (lembre-se de deixar uma medida de sobra para finalizar com os nós) – O comprimento escolhido no tutorial é de, aproximadamente, 1 metro;
- Dobre os dois pedaços no meio e coloque a ponta dobrada embaixo da argola de metal;
- Puxe a ponta dobrada por dentro da argola e, depois, puxe as pontas soltas das cordas por dentro da ponta dobrada.
Passo 3
- Puxe a corda para apertar o nó feito na argola de metal.
Passo 4
- Separe os fios e coloque cada uma das pontas em seus respectivos furos na tábua de madeira.
Passo 5
- Ajuste o comprimento da corda para deixar a prateleira mais alta ou mais baixa;
- Faça nós em todas as pontas e corte o excesso da corda.
Passo final
- Pendure suas prateleiras e decore-as como preferir!
Dica: seguindo este mesmo tutorial você também pode fazer uma prateleira dupla; basta pegar mais uma tábua de madeira (maior do que a primeira) e, logo após terminar o Passo 5, amarrar a segunda tábua abaixo da primeira.
Importante: para tal, é necessário uma corda ou outro material mais resistente; além disso, para as prateleiras ficarem bonitas, deve-se medir a segunda tábua de modo que as cordas fiquem retas (se a tábua de baixo for muito maior do que a de cima, as cordas vão ficar tortas).
→ Para ver o tutorial original e completo, basta clicar aqui.
Gostaram do tutorial e das inspirações?
Comentem abaixo suas críticas e sugestões!