Rodameio – O que é? + 30 Ideias lindas e como usar nos ambientes!

Você sabia que a escolha dos detalhes faz total diferença no resultado final de um ambiente? Por isso, os acabamentos em geral são a cereja do bolo de toda reforma ou decoração.

A escolha desses elementos te ajudará na hora da personalização do ambiente, podendo até mesmo criar efeitos visuais em altura, largura e profundidade, valorizando seus espaços.

Um dos acabamentos que tem esse poder é o rodameio. Mas afinal, você sabe o que é rodameio e como utilizá-lo nos ambientes? Continue a leitura e confira algumas dicas e fotos incríveis para você se inspirar!

Tópicos

sala de estar com rodameio dividindo as cores da parede, branco acima e amarelo abaixo.

O que é rodameio?

O rodameio é um elemento decorativo colocado nas paredes. O nome remete à altura em que ele deve estar posicionado, entre o teto e o piso.

Esse acabamento pode trazer diversos efeitos para os ambientes. Sendo assim, a imaginação na hora de colorir ou adicionar texturas e objetos de decoração às paredes pode ser bem explorada.

Com essa divisão, há a opção de utilizar cores diferentes na parte superior e inferior ao rodameio. Desse modo, é possível criar ilusões visuais destacando uma das partes.

Escolher uma cor neutra para a parede toda e adicionar uma textura ou papel de parede em uma das divisões também é uma excelente escolha para agregar elegância e sofisticação ao seu espaço.

Além disso, o rodameio também ajuda a proteger a parede contra móveis que possam encostar e danificar a superfície, além de poder ser utilizado para esconder os fios.

Ou seja, a funcionalidade desse acabamento é um dos motivos pelos quais os especialistas em decoração de ambientes não dispensam o seu uso em projetos de qualidade.

rodameio dividindo parede com desenhos de triângulos acima e liso abaixo.

Principais tipos de materiais

A variedade de materiais e tipos desse acabamento também ajudam na hora de criar espaços modernos ou clássicos, de acordo com o estilo que você preferir!

Para escolher o melhor para o seu espaço, é preciso considerar o efeito desejado e o estilo do local. Além disso, também há opções para todos os tipos de orçamento.

Se o seu objetivo é agregar funcionalidade e esconder os fios, se atente para os modelos que sejam vazados e permitam essa utilização.

Rodameio de madeira

O rodameio de madeira é ideal para quem quer elaborar um espaço mais clássico e elegante.

Esse tipo de material tem como vantagem a resistência e duração, além de poder ser moldado de acordo com o objetivo ou preferência de design ou função.

A madeira também pode apresentar diversas cores ou então manter seu tom tradicional. Ou seja, é possível combinar uma infinidade de tons e texturas na parede.

Para locais com alta umidade ou resíduos, como banheiro e cozinha, é essencial realizar a impermeabilização desse acabamento.

rodameio de madeira no quarto
A madeira pode apresentar diversas cores ou então manter o seu tom tradicional.

Rodameio de gesso

O gesso é um material muito utilizado para esse tipo de acabamento, pois é fácil de moldar e apresenta um ótimo custo benefício.

No entanto, é importante lembrar que o gesso é mais sensível do que os demais materiais. Desse modo, evitar encostar móveis é uma maneira de preservar e aumentar vida útil do seu acabamento.

Esse material é ideal para ambientes mais sofisticados e cleans, podendo compor espaços tanto clássicos como também contemporâneos.

É possível obter diferentes texturas e desenhos com o gesso, o que também agrega uma maior riqueza de detalhes ao local, valorizando o espaço.

rodameio de gesso em um ambiente com decoração minimalista
O gesso é uma excelente escolha de material para um estilo mais sofisticado.

Rodameio de poliestireno

O poliestireno tem um efeito mais plástico e sua versão expandida é bem popular, conhecida como Isopor.

Esse tipo de material possui um valor mais acessível e com a vantagem de apresentar uma fácil aplicação e manutenção.

Por ser fácil de ser moldado, também pode oferecer diversos designs diferentes, com texturas, desenhos e recortes elegantes.

É uma versão mais simples que o gesso, mas que também oferece o mesmo efeito clean e sofisticado. Ou seja, se você sonha em colocar um acabamento em gesso mas precisa economizar, essa opção é uma excelente alternativa.

Rodameio de poliestireno em quarto grande
O poliestireno é mais acessível e oferece um efeito sofisticado semelhante ao gesso.

Rodameio de EVA

Se você procura pela opção mais barata possível, fácil de aplicar e de limpar, o acabamento de EVA será o seu melhor amigo!

Essa opção é muito utilizada em quarto de crianças e bebês, mas pode ser levada para qualquer ambiente.

Por ser um material barato e altamente flexível, é muito fácil de criar desenhos e recortes diferentes, podendo decorar de acordo com a sua imaginação.

O legal de utilizar em quartos infantis é fazer uma brincadeira de cores, além de poder trocar facilmente se necessário.

O material é macio, então protege a parede ao mesmo tempo que não oferece riscos para as crianças. Além disso, tem uma boa durabilidade quando bem preservado.

Essa é uma excelente alternativa para transformar os seus espaços, agregando elegância e detalhes, com a maior economia possível.

rodameio feito com EVA em quarto de criança, dividindo a parede rosa acima e branco abaixo.

Fotos de ambientes decorados com rodameio

Confira a seguir algumas inspirações incríveis de como utilizar esse acabamento em cada ambiente:

Quarto de bebê

Um detalhe que agrega muita delicadeza ao quarto do bebê.
A cor do acabamento pode complementar uma composição bem colorida e alegre para o ambiente.

Corredores

Os corredores ficam muito mais sofisticados e rico em detalhes, deixando de ser uma parte sem graça.

Sala de estar

Uma excelente opção para adicionar cores e texturas às paredes da sala, assim como esconder a fiação de uma forma criativa.

Banheiros

Para o banheiro, é importante lembrar de utilizar um rodameio com superfície impermeável.

Escritório ou Home Office

O acabamento é ótimo para criar espaços minimalistas, mantendo a elegância e leveza do ambiente de trabalho.

Esperamos que essas dicas e fotos tenham colaborado e te inspirado para transformar seus ambientes e valorizar seus espaços com o uso desse acabamento tão incrível e funcional!

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.