Árvores frutíferas – 9 tipos e espécies ideais para o seu jardim!

O cultivo de árvores traz diversos benefícios, amenizando as temperaturas, purificando e filtrando o ar, criando um ambiente de sombra e decorando o jardim ou até mesmo espaços internos, mas muito além desses benefícios, ainda existem as opções de árvores frutíferas, que garantem o benefício das frutas frescas e a possibilidade de atrair passarinhos para embelezar ainda mais o jardim.

E se você está pensando em ter frutas frescas no quintal de casa ou até mesmo em um vaso, reunimos uma seleção de espécies para cultivar, além de dicas e cuidados para o cultivo de cada tipo de árvore frutífera.

arvores frutiferas

Tópicos

 

Fotos e tipos de árvores frutíferas brasileiras

Árvores frutíferas de pequeno porte

Acerola

Para quem busca por opções de árvores frutíferas de pequeno porte, a árvore de acerola é uma ótima opção para cultivar no jardim.

Essa espécie nativa das florestas tropicais da América do Sul é conhecida por ter frutos de sabor ácido e com altos índices de vitamina C.

dicas para plantar acerola
A acerola pode é um fruto riquíssimo em vitamina C

A árvore tem como característica tronco tortuoso e bastante ramificado, além de ter uma copa com formato arredondado, e folhas perenes em formato oval e com tom de verde escuro e brilhante.

Essa árvore de pequeno porte pode ter altura entre 1,5 a 3 m, se cultivada em jardins.

Para o cultivo do pé de acerola, é indicado que a árvore seja mantida em local de sol pleno e com regas de 3 a 4 vezes por semana.

Para o plantio dessa espécie, a indicação é de que ocorra não estações da primavera ou outono.

arvore de acerola
A espécie pode atingir de 1,5 a 3 m de altura
dicas para plantar acerola
A acerola pode é um fruto riquíssimo em vitamina C

pe de acerola com frutas

Amoreira

Outra espécie de árvore frutífera ideal para jardins pequenos ou espaços reduzidos é amoreira, uma espécie que pode atingir de 1,5 a 3 m de altura.

amoreira
O pé de amora pode ter de 1,5 a 3 m de altura

Essa árvore tem folhas semi-perenes e de formato oval, e garante frutas múltiplas, ou seja, cada pequeno grão da fruta corresponde a uma baga.

A coloração dos frutos pode variar do branco ao preto, passando por tonalidades de rosa ou roxo, de acordo com a espécie da amoreira.

Essa árvore não precisa de sol constante para o seu crescimento, e é uma opção para o cultivo a meia sombra.

Para manutenção da espécie, é indicado que as regas sejam frequentes, garantindo que a terra fique sempre úmida, mas sem ficar encharcada.

pe de amora com frutas
Os frutos podem passar por diferentes tons

arvore frutifera de amora

arvore de pequeno porte com frutas
A espécie é considerada de pequeno porte

Pé de Carambola

A espécie tropical e de pequeno porte produz frutos de aproximadamente 15 cm de comprimento, e tem como características cristas ao longo de sua polpa lisa, que quando cortadas em fatias lembram uma estrela de 5 pontas.

planta frutifera de pequeno porte
O fruto amarelo tem cristas

O pé de carambola é uma árvore para cultivo em climas tropicais ou subtropicais, e pode sofrer com geadas.

O cultivo da espécie deve ser em um local com sol direto, e com o solo sempre úmido, o que pode exigir regas mais frequentes no período de seca.

Para manutenção da árvore, é indicado fazer fertilização a cada 3 meses, o que ajuda no desenvolvimento da espécie e de frutos.

arvore frutifera pequena
A espécie é considerada tropical

pe de fruta pequeno

Árvores frutíferas em vasos

Limoeiro  

Uma espécie que se desenvolve bem em vaso é o limão, e uma variação que se destaca para o cultivo em vaso, é o limão Siciliano, uma árvore de pequeno porte e se adapta bem em diferentes regiões do país, principalmente em regiões mais frias.

vaso com pe de limao siciliano
O limão siciliano é uma espécie que de adapta bem ao cultivo em vaso

Para o cultivo do limoeiro em vaso, é indicado que o vaso tenha orifícios no fundo para drenagem da água, além de ter espaço suficiente para o cultivo da espécie, tendo no mínimo de 30 a 40 cm de profundidade e de 40 a 50 cm de diâmetro.

Para o plantio do limoeiro em vaso, é indicado fazer uma drenagem no fundo, usando pedras ou argila expandida e preenchendo o vaso com terra de boa qualidade.

O vaso de limão deve ser mantido em local de bastante sol e receber regas regulares, com média de 3 vezes por semana.

vaso com pe de limoeiro
O vaso com a espécie deve ser mantido em local de sol pleno

limoeiro em vaso

Romãzeira

A romãzeira é uma espécie de árvore frutífera para vasos ou até mesmo para ser cultivada ao estilo bonsai de frutas.

Essa árvore tem como característica ser uma espécie ornamental com lindas flores alaranjadas e com tonalidade puxada para o vermelho, e tem folhas brilhantes e frutas ácidas.

como cultivar roma em vaso
A romãzeira é uma ótima espécie para o cultivo em vaso

Para o plantio, é possível germinar sementes de romã diretamente de uma fruta, e esse processo de germinação pode demorar até 6 semanas. O plantio através da semente é possível, mas isso pode gerar árvores menos produtivas que as cultivadas a partir de mudas.

Essa espécie deve ser mantida em sol pleno e as regas não precisam ser tão frequentes, sendo que a rega semanal já é o suficiente para o desenvolvimento da espécie.

pe de roma em vaso
A espécie para árvore traz flores e frutos

arvore de roma em vaso

arvore frutifera de roma em vaso
A espécie não exige regas frequentes

Jabuticabeira

Uma opção que costuma ser bastante cultivada em vasos é o pé de jabuticaba, que traz frutas comestíveis de sabor adocicado e com pequenas flores brancas, que se desenvolvem no tronco e nos galhos.

pe de jabuticaba em vaso
A jabuticabeira é uma espécie que se desenvolve bem em vasos

Essa espécie deve ser cultivada em sol pleno, e pode sofrer com a baixa luminosidade.

A manutenção da espécie pede regas diárias, uma vez que a planta gosta de solo sempre úmido.

Para garantir frutos em um período menor, é ideal escolher espécies híbridas de jabuticabeira, que se desenvolvem bem em vaso e dão frutos em pouco tempo.

jabuticabeira em vaso
A espécie apresenta frutos até no tronco
arvore frutifera em vaso pequeno
As espécies híbridas dão frutos desde novas

como plantar jabuticaba em vaso

Árvores frutíferas do cerrado

Uvaia

Também conhecida por o uvalha ou uvaieira, essa árvore pode se desenvolver e chegar a medir de 6 a 13 m de altura, garantindo frutos de aroma suave e agradável e com altíssimo teor de vitaminas C.

arvore uvaia do cerrado
O fruto de Uvaia é rico em vitamina C

A árvore de uvaia tem cultivo indicado para regiões em que as temperaturas variam de 18° a 26 °C , e não são indicadas para o cultivo em temperaturas muito baixas.

Para o plantio da árvore, é indicado que o processo ocorra durante a primavera, quando há maior incidência de sol e há o início do período de chuvas.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, profundo, levemente ácido e bem drenado.

O cultivo da árvore em sol pleno garante frutos mais doces, e caso o cultivo seja feito à meia sombra os frutos serão mais ácidos.

Para a manutenção da espécie, é indicado que durante o primeiro ano as regas sejam regulares para garantir o desenvolvimento da muda, e depois desse período a irrigação pode ser apenas com as chuvas locais.

Para o caso de regiões muito secas no período da primavera e verão, tempo em que ocorre a floração e frutificação da espécie, é ideal garantir regas mais frequentes para que os frutos fiquem mais suculentos.

arvore de uvaia
A árvore aprecia as chuvas de primavera e verão

arvore frutifera do cerrado uvaia

Araticunzeiro

O nome araticum tem origem do Tupi e significa “fruto mole”, uma característica dos suculentos frutos dessa árvore, que além de serem chamados de araticum, também costumam ser denominados de marolo.

Esse fruto de árvore do cerrado é típico de áreas secas e arenosos, e tem como característica uma casca marrom e grossa, tendo no interior uma polpa suculenta com sementinhas.

fruta do cerrado
O fruto tem casca grossa e em tom de marrom

A árvore pode atingir até 8 m de altura e a floração ocorre entre os meses de setembro a novembro sendo que os primeiros frutos começam a aparecer em novembro e podem ser colhidos até março.

Para fazer o plantio através de semente, é preciso ter bastante disposição, uma vez que as sementes de araticum podem demorar até 300 dias para germinar.

pe de marolo
A árvore do cerrado pode chegar a até 8 metros de altura
pe de Araticunzeiro
Os frutos aparecem de novembro a março

como plantar arvore frutifera do cerrado

Cagaita

Como opção de árvores para jardim e com frutas do cerrado, a dica é a cagaita, que traz um fruto pequeno, de aproximadamente 3 cm de diâmetro, e que tem casca amarela em tom levemente esverdeado e com polpa bastante suculenta, tendo até 4 sementes na parte interna do fruto.

fruta de cagaita
O fruto amarelo e suculento é uma das características da espécie

A cagaiteira é uma árvore com casca grossa e tronco tortuoso, características comuns de plantas do cerrado, e traz copa frondosa coberta de folhas verdes e brilhantes, que pode chegar de 4 a 10 m de altura e garantir uma deliciosa sombra.

O florescimento da árvore acontece entre os meses de agosto e setembro e costuma iniciar com as primeiras chuvas desse período. Essa etapa de florescimento não costuma durar mais que uma semana.

Para o cultivo da cagaiteira, é indicado que o plantio seja feito em um local de temperatura amena a quente, e com solos profundos e bem drenados.

Uma vantagem dessa árvore frutífera é o fato de se adaptar a longos períodos sem chuvas, uma vez que durante a estação do inverno a planta consegue usar seu sistema radicular para absorver umidade do solo.

arvore de cagaita fruta do cerrado
A espécie pode medir de 4 a 10 m de altura
arvore frutifera do cerrado
A árvore do cerrado tem folhas verdes e brilhantes

arvore frutifera do cerrado

Como plantar árvores frutíferas? – Passo a passo

Agora que você já viu dicas de espécies de árvores frutíferas para cultivar, é hora de aprender como plantar esse tipo de árvore.

Para ajudar no plantio, trouxemos um passo a passo que pode ser usado para diferentes espécies, mas é importante analisar as características da espécie que escolheu para o cultivo.

 

Materiais necessários:

  • Adubo animal curtido
  • Farinha de ossos
  • Areia de construção
  • Composto orgânico ou húmus de minhoca
  • Adubo químico NPK 10-10-10

Modo de plantio:

como plantar arvore frutifera passo a passo

  • Cave uma cova com o dobro das dimensões do torrão. Exemplo: Caso o torrão tenha 20 cm de diâmetro por 30 cm de altura, a indicação é de que a cova tenha 40 cm de diâmetro e ao menos 60 cm de altura;
  • Mexa o fundo da cova para a terra ficar mais solta e não formar uma camada dura, que pode deixar o solo menos drenável e prejudicar as raízes da planta;
  • Adicione uma pouco de areia no fundo da escova e misture com o solo solto, garantindo que essa camada soltinha fique com boa drenagem;
  • Faça camadas no fundo da cova como os seguintes elementos – adubo, NPK e farinha de osso;
  • Descompacte o torrão da muda e dê uma leve umedecido e desestruturada na borda para garantir o crescimento das raízes;
  • Encaixe o torrão na cova e complemente as laterais com composto orgânico e terra para cobrir toda cova e manter o torrão fixo na terra.

 

*No caso do plantio em vaso, faça uma camada de drenagem usando argila expandida no fundo do vaso.

Você já cultiva alguma dessas espécies? Conte-nos qual das espécies você mais se interessa e se você tem alguma dica especial para garantir frutos deliciosos e suculentos.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.