Como fazer alporquia? – 8 passos fáceis e rápidos!【2024】

Você sabe como fazer alporquia? Para muitas pessoas esse procedimento é algo corriqueiro e bastante tranquilo de fazer, mas há quem não saiba do que se trata o procedimento e também tem dúvidas sobre como fazer o processo.

E se você faz parte desse time que tem dúvidas sobre o processo de como fazer alporquia, no post reunimos todas as dicas necessárias para sanar suas dúvidas e passo a passo para fazer o processo de um modo eficiente e simples.

o que é e como fazer alporquia

O que é alporquia?

A alporquia também recebe o nome de alporque, e é um procedimento para reprodução assexuada das plantas, visando o enraizamento a partir de um ramo da planta.

 

como fazer enraizamento de plantas
A técnica visa desenvolver o enraizamento da planta

A técnica de multiplicação da planta através do processo de alporque é bastante utilizada em algumas espécies de planta, principalmente nas espécies em que o processo de reprodução por estacas não funciona.

No caso da alporquia, o ramo continua recebendo água e nutrientes da planta, uma vez que está ligado a essa, ao contrário da reprodução por estacas.

O processo de alporquia consiste no enraizamento de um ramo com ele ainda preso a planta, e a retirada só é feita após a formação das raízes.

De um modo geral, o processo consiste na retirada de um anel da casca do galho, para que haja a formação de seiva e hormônios vegetais na área cortada, incentivando o surgimento de novas raízes.

como é feita alporquia
A imagem mostra as etapas do alporque

Dicas para fazer alporquia

Para acertar no processo de alporque, alguns procedimentos são essenciais, de modo a garantir o que o processo de reprodução assexuada seja eficiente.

  • Época do ano: Para que o enraizamento aconteça, é essencial aguardar o período da primavera e verão, quando a planta está desenvolvendo a parte vegetativa e não está em dormência.
  • Planta sem pragas ou doenças: Para fazer o enraizamento da planta a partir de um ramo, a planta escolhida não pode estar infestada de insetos, como pulgões, cochonilhas e brocas. No caso de infestação de insetos ou qualquer outra doença, é necessário tratar a planta antes para que o processo de reprodução seja iniciando.
  • Escolha do ramo: A escolha do ramo para incentivar o enraizamento é um ponto importantíssimo, afinal esse ramo deve ter um bom formato e uma quantidade boa de pequenos ramos distribuídos; sendo o ideal um ramo de ao menos 1 a 3 cm de diâmetro. Outra dica é não usar o ramo principal, ou seja, o que fica ao centro da planta, uma vez que isso pode prejudicar a muda cultivada.
  • Cortes: Para fazer os cortes do alporque, o indicado é que o anel seja feito a pelo menos 30 cm de distância da união entre o ramo escolhido e o tronco principal.
  • Evite o excesso de alporques: Um erro comum é fazer uma quantidade demasiada de alporques na mesma planta, uma vez que isso pode reduzir a sua copa e consequentemente reduzir a área de produção de fotossíntese da planta.
  • Cuidado com a planta matriz: Para fazer alporquia e garantir que a planta matriz continue saudável, é indicado que seja feita a adubação antes e depois do processo de alporque, garantindo nutrientes suficientes para a planta.

Como fazer alporquia? – Passo a passo

E se você quer aprender como fazer alporquia com passo a passo simples, vamos ao tutorial para fazer o enraizamento de plantas a partir de ramos ligados a matriz.

 

Materiais:

  • Canivete ou estilete
  • Sfagno (espécie de musgo – Sphagnum)
  • Pedaço de plástico
  • Barbante ou corda para amarrar

 

Passo a Passo:

passo a passo para fazer alporquia

  • Seguindo as dicas de como escolher ramo para alporquia, escolha o ramo e faça um anelamento (retirada da casca) com o auxílio de canivete ou estilete. O anel retirado deve ter de 3 a 5 cm de largura;
  • Prepare o sfagno com água, e cubra a parte em que foi feita a retirada da casca da planta, de modo a envolver esse anelamento;
  • Em seguida envolva o esfagno úmido com o plástico e amarre as 2 pontas com o auxílio do barbante;
  • Mantenha a ponta mais próxima do ramo um pouco mais solta, o que facilita a introdução de água periodicamente no alporque;
  • A partir de 70 dias, abra cautelosamente o plástico e observe se o enraizamento já começou. Esse processo pode durar em torno de 70 a 100 dias, e o tempo total de enraizamento pode depender da espécie da planta;
  • Caso as raízes ainda não tenham começado a se formar, ajeite novamente o sfagno e envolva a área com o plástico, para que o processo de alporque continue;
  • Com as raízes já formadas, serre o ramo e plante-o em substrato apropriado;
  • Para evitar o ataque de brocas e doenças no ramo da planta matriz que foi cortada, cubra essa área até que a planta se regenere.
como fazer alporquia
O enraizamento mostra que o processo deu certo

Você já conhecia esse método de enraizamento de plantas? Se ainda não, fica a dica e o passo a passo para fazer o processo de uma maneira eficiente e que garante a reprodução das plantas.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.