Jardim de Inverno – O que é? + 65 Ideias Incrivelmente Apaixonantes!

O jardim de inverno é um espaço planejado para deixar a casa mais arejada, além de trazer ainda mais beleza para a decoração. Essa é uma área que vai além da estética, podendo ser usado como uma forma de dar um toque verde na casa, dividir ambientes ou até mesmo ser um cantinho de descanso.

Atualmente, é possível encontrar modelos de jardins de inverno que se encaixam nos mais variados espaços e gostos pessoais.

Deseja investir em um jardim de inverno para sua casa e está em busca de ideias que tenham a ver com seu projeto de decoração? Confira nesse post 65 opções absurdamente lindas para se inspirar e arrasar na escolha do modelo ideal para sua casa!

Tópicos

O que é jardim de inverno?

O jardim de inverno é um jardim criado na parte interna da casa. Esse tipo de espaço deve ser montado com as espécies de plantas e elementos que ajudam a promover mais frescor, umidade e perfumes agradáveis para o lar.

Uma das principais vantagens em investir em um jardim de inverno é a chance de desfrutar de um pedacinho da natureza dentro de casa, principalmente para quem mora em apartamentos ou não possui quintal em casa. Nesses casos o jardim de inverno se torna a alternativa perfeita, pois pode ser adaptado para diferentes ambientes. 

Fotos e inspirações de jardim de inverno

Existem quatro tipos de jardins de inverno sendo eles:

Aberto: Existem duas opções de jardins de inverno abertos sem paredes e com abertura em cima. O jardim de inverno sem parede é utilizado para integrar ambientes internos da casa, não havendo uma separação entre o jardim e o cômodo, com isso jardim acaba se tornando parte integrante do espaço. Com relação ao jardim com abertura em cima, nessa configuração não existe teto fechando o espaço. Se deseja optar por essa opção de jardim é importante considerar que quando chover a água pelo espaço aberto, por isso, é necessário utilizar vidros para separar o jardim dos demais cômodos.

Fechado: O jardim de inverno fechado tem como principal característica a não integração com outros ambientes da casa, na maioria das vezes essa separação é feita por meio da utilização de vidros que além de separar os ambientes permitem a visualização das plantas e demais elementos.

Grande: Se você possui um espaço grande na parte interna da casa disponível para montagem do seu jardim de inverno, pode aproveitar esse espaço com diferentes tipos de plantas, pedras e elementos decorativos. Alguns modelos de jardins de inverno grandes contam com uma grande variedade de itens como pedras de diferentes tamanhos, espécies de plantas grandes e até mesmo lindas cascatas.

Pequeno: Ter pouco espaço não é desculpa para deixar de investir no seu jardim de inverno. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível aproveitar qualquer cantinho independente do tamanho. Se você possui uma área menor, pode valer a pena recorrer a um espaço vertical, por isso jardins verticais são muito utilizados principalmente na decoração de apartamentos e casas pequenas.

Se você deseja investir em um lindo jardim de inverno, separamos a seguir por categorias diferentes opções de modelos para se inpirar.

Ideias para jardim de inverno1 Ideias para jardim de inverno2 Ideias para jardim de inverno3 Ideias para jardim de inverno4 Ideias para jardim de inverno5

Jardim de inverno pequeno

Como já dissemos o jardim de inverno pequeno é uma opção para quem possui pouco espaço disponível. Se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo, essa pode ser a alternativa ideal para dar um toque verde ao ambiente.

Para deixar seu jardim de inverno pequeno lindo, é importante aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível. As plantas podem ser organizadas verticalmente. Outra opção é investir nas plantas pendentes, dessa forma aproveitando o espaço livre no teto e deixando o ambiente ainda mais acolhedor.

Para se inspirar veja a seguir alguns modelos apaixonantes de jardins de inverno pequenos que separamos.

Jardim de inverno pequeno Jardim de inverno pequeno com pedras Jardim de inverno pequeno iluminado Jardim de inverno pequeno com cados grandes

Com cascata

Os jardins com cascatas são sempre lindos, além de ser uma ótima forma de aliviar o estresse com o som da água caindo. Nessa opção de jardim a ideia é utilizar muitas miniaturas para a decoração. Os diferentes tipos de pedras para jardim também são muito bem vindos para deixar o visual da cascata ainda mais atrativo.

Jardim de inverno com cascata
Jardim com cascata grande vertical.
Jardim de inverno com cascata
Jardim com cascata de pedras.
Jardim de inverno com cascata e pedras grandes
Jardim com cascata e pedras grandes.

Jardim de inverno com cascata moderna
Jardim de inverno aberto com palmeiras e cascata vertical.

Com pergolado

Para quem vai investir tanto no jardim de inverno aberto quanto no fechado, uma opção para dar um toque especial na decoração é o pergolado.

O pergolado é uma estrutura como se fosse várias vigas, ele pode ser feito com diferentes tipos de materiais como: madeira, concreto, bambu, entre outros. 

Se você vai investir no jardim de inverno fechado, o pergolado pode ser utilizado como base de sustentação para um telhado de vidro, ou caso opte pelo jardim aberto pode ser uma forma de permitir que as plantas sejam molhadas pela água da chuva. 

Para se inspirar a veja a seguir ideias apaixonantes de jardins de inverno com pergolado

Jardim de inverno com pergolado de madeira Jardim de inverno com pergolado Jardim de inverno pequeno com pergolado Jardim de inverno com pergolado de concreto

Uma dica importante se você vai aderir o pergolado de madeira em um jardim aberto é trabalhar a madeira para que ele fique protegida com os danos causados pelo exposição tanto a luz do sol quanto a chuva. Para isso, nossa dica é fazer uso do verniz marítimo que além de realçar a beleza do aspecto natural da madeira, também prolonga a vida do material.

Artificial

Não tem como negar que com a correria do dia a muitas vezes é impossível investir em plantas naturais para casa, afinal, elas precisam de cuidados que levam tempo. Se você não abre mão de ter uma jardim de inverno para embelezar sua casa, uma boa opção é investir em um jardim artificial.

Atualmente, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de plantas artificiais de diferentes espécies. O bacana é que na grande maioria das opções é quase impossível conseguir diferenciar as plantas artificiais das naturais.

Para se inspirar separamos a seguir modelos incríveis de jardins de inverno com plantas artificiais de diferentes tipos.

Jardim de inverno artificial Jardim de inverno artificial com pedras brancas Jardim de inverno artificial com plantas grandes

Jardim de inverno artificial Jardim de inverno artificial com pedras e grama

Jardim de inverno com plantas artificiais em hall de entrada.

Jardim de inverno na sala

O jardim de inverno na sala é uma opção cada vez mais comum em projetos de decoração. O objetivo é trazer para o ambiente um toque da natureza, detalhe esse que está agradando muitas pessoas. 

Existem várias formas de montar o jardim de inverno na sala, um dos espaço mais utilizado para isso hoje em dia é o caminho entre a sala e a cozinha. Se a sua casa tem um espaço entre esse cômodos, ficará ainda mais simples executar o seu projeto. O próximo passo será decidir se o seu jardim será aberto ou fechado.

Nos casos dos jardins fechados para sala que são feitos com plantas naturais, uma boa opção é optar pela iluminação artificial feita por spots ou investir em uma clarabóia para que as plantas recebam luz natural.

Jardim de inverno na sala Jardim de inverno na sala Jardim de inverno na sala Jardim de inverno na sala Jardim de inverno na sala

Jardim de inverno no quarto

O quarto é o cômodo da casa que utilizamos para relaxar, se você tem espaço disponível vale muito a pena incluir um jardim de inverno para trazer ainda mais aconchego para o ambiente. Você pode tanto investir em um jardim de inverno pequeno em um cantinho do quarto quanto elaborar um projeto maior caso tenha espaço disponível, podendo até mesmo separá-lo do cômodo por meio de vidros.

Jardim de inverno no quarto Jardim de inverno no quarto Jardim de inverno no quarto

Na cozinha

A cozinha é um espaço que também pode receber um toque verde. Muitas pessoas optam por juntar o jardim de inverno e uma horta no mesmo espaço. Além de trazer ainda mais destaque para o espaço, as hortaliças são uma forma de oferecer à família alimentos frescos e orgânicos.

Jardim de inverno na cozinha Jardim de inverno na cozinha Jardim de inverno na cozinha Jardim de inverno na cozinha

No banheiro

Investir no jardim de inverno para banheiro é uma ótima forma de valorizar o espaço e deixar o banheiro mais arejado. Para criar um jardim de inverno nesse ambiente, você pode aproveitar o espaço disponível embaixo da bancada ou até mesmo na entrada do lavabo, o que deixa o resultado ainda mais bonito e harmonioso.

Jardim de inverno no banheiro Jardim de inverno no banheiro Jardim de inverno no banheiro

Jardim de inverno embaixo da escada

Se você não tem muito espaço disponível ou se está buscando uma forma de aproveitar o espaço debaixo da escada, é possível criar um lindo de jardim de inverno e aproveitar cada cantinho com diferentes elementos.

Uma das principais vantagens em optar pelo jardim embaixo da escada é que além de aproveitar o espaço disponível, o custo para o projeto pode ser baixo, mas sem deixar de trazer um resultado incrível no final.

É válido ressaltar que se você vai investir em um jardim embaixo da escada são necessários alguns cuidados com relação a escolha das plantas devido a baixa luminosidade nesse espaço. Pensado nisso, invista em plantas que se adaptem bem a espaços com pouca luz como no caso de Antúrio, Babosa, Bambu-Mossô, Begônia, Bromélia, Lírio da Paz, Mini Cacto e Ráfis.

Jardim de inverno embaixo da escada Jardim de inverno embaixo da escada

Como fazer um jardim de inverno: Passo a passo

Um dos tipos de jardins de inverno favoritos atualmente é o embaixo da escada. Pensando nisso, separamos a seguir um vídeo com todo o passo a passo para que você possa arrasar na montagem desse novo cantinho para sua casa.

Gostou das nossas ideias para jardim de inverno? Já sabe qual modelo vai fazer na sua casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.