Grama preta – 46 jardins magníficos + Como cuidar e plantar!

Se você se interessa por projetos paisagísticos, é bem provável que já tenha ouvido sobre diferentes tipos de gramas, mas será que você conhece a grama preta, uma tendência do mundo da jardinagem?!

A grama preta tem sido uma opção cada vez mais frequente nos projetos paisagísticos e rende lindas opções para compor toda a forração ou ser utilizada em contornos ou desenhos do projeto de jardinagem.

E se você quer conhecer mais sobre esse tipo de forração e ver como utilizá-la em diferentes propostas, no post reunimos todas essas informações para que você fique por dentro desse tendência.

grama preta

Tópicos

O que é grama preta?

A grama preta tem nome científico de Ophiopogon japonicus, e popularmente pode ser chamada de grama anã, grama japonesa ou grama pelo de urso.

E apesar de receber o nome grama em suas denominações populares, esse tipo de forração não faz parte da família das gramíneas, e na verdade é uma planta ornamental que costuma ser utilizada para forrar o solo e criar faixas, contornos ou desenhos decorativos para compor o jardim.

o que e grama preta
A forração tem tom de verde bem escuro

Essa plantas ornamental, que recebe o nome de grama preta, é denominado assim em virtude de suas características, como é o caso da coloração em tom de verde escuro com folhas finas e alongadas, que são em tonalidade mais intensa que muitas opções de gramas tradicionais, como é o caso da grama São Carlos.

Esse tipo de forração pode atingir até 20 cm de altura e criar um detalhe interessante para o projeto paisagístico, tendo baixa manutenção e sendo uma ótima opção para regiões quentes e com pouca umidade.

Esse tipo de forração é dividido em 2 espécies – grama preta comum e grama preta anã / mini.

  • Grama preta comum: Essa formação tem estrutura foliar mais robusta e alta, sendo uma opção mais volumosa para a forração e dando um efeito “fofo” ao jardim por conta da forração mais alta.
  • Grama preta anã / mini: A espécie apresenta estrutura foliar menor e mais compacta, não dando a mesma ideia de efeito fofo na cobertura do solo, mas sendo um pouquinho mais alta que gramas tradicionais.

 

Quais suas vantagens?

O fato de estar cada vez mais presente nos projetos de jardinagem, é resultado das inúmeras vantagens que esse tipo de forração apresenta. E se você quer conhecer esse universo de pontos positivos para a escolha desse gramado, vamos aos tópicos.

  • Manutenção: Ao contrário de muitas espécies de gramíneas, a forração de grama preta é uma opção de baixíssima manutenção, uma vez que a característica fofa da forração dispensa a necessidade de podas, o que torna o cultivo mais simples.
  • Versatilidade: O fato desse tipo de forração ser usado em diferentes propostas de jardinagem, que vão desde a forração completa do solo, para bordaduras, canteiros, faixa r de desenhos, é o que garante a versatilidade para usar a grama preta nos mais variados projetos de paisagismo.
  • Adaptação: A adaptação é outro fator positivo para a escolha da grama preta em projeto de jardinagem, uma vez que esse tipo de forração se adapta bem em sol pleno ou em sombra, sendo até mesmo uma alternativa para o cultivo em ambientes sombreados e que dificilmente desenvolve um belo gramado.
  • Desenvolvimento: Um dos fatores positivos dessa formação é o rápido desenvolvimento e crescimento em jardins, sendo uma opção que se desenvolve rápido e deixa a forração completa em pouco tempo.

Quanto custa em média? #preço

Em geral, esse tipo de forração é vendido em mudas, que podem ser plantadas no jardim e facilmente forram toda a área. Assim, o preço médio para o metro quadrado (m²) de mudas é em torno de R$ 30.

Como plantar e cuidar da grama preta?

Local / Plantio

Essa forração tem como vantagem o fato de se adaptar a diferentes locais, sendo assim, essa espécie pode ser cultivada em locais sob sol pleno ou até mesmo sombreados, uma vez que não necessita de tanto sol para o seu desenvolvimento.

como cuidar de grama preta

Para o plantio do gramado, é necessário preparar o solo como terra e adubo orgânico, fazendo pequenas covas para inserir as mudas e preencher o espaço desejado.

Uma dica é dar preferência ao plantio em locais úmidos, e em estações como outono e primavera, sendo as melhores épocas para o plantio da forração.

Rega

As regas devem ser regulares e em média a cada 2 dias, mantendo o solo úmido, mas com o cuidado de não encharcá-lo, principalmente durante as estações mais frias do ano.

Nesse período de temperaturas mais baixas, é indicado fazer as regas como maior espaçamento, garantindo que o solo não fique encharcado.

Manutenção

Uma das grandes vantagens da grama preta é o fato de não necessitar ser aparada, como é o caso de outras espécies de gramíneas, o que torna o cultivo mais fácil e de pouquíssima manutenção.

Para garantir o pleno desenvolvimento da forração e manter a planta saudável, é indicado fazer adubação semestralmente, garantindo os nutrientes necessários para que a espécie continue se desenvolvendo.

Apesar de ter manutenção simples, é importante lembrar que a grama preta não suporta ser pisoteada, uma vez que é uma forração fofa e mais delicada. Por isso, é indicado evitar o plantio em áreas de tráfego e circulação.

Fotos de jardins com grama preta

Jardim pequeno com grama preta

3 projeto paisagistico de jardim pequeno com grama preta

Uma proposta para usar a grama preta no projeto de jardinagem para um espaço pequeno é esta ideia que traz o uso da formação no jardim lateral estilo corredor.

O projeto do corredor traz a proposta de criar uma área como muitas plantas ornamentais e um caminho de pedras, criando um trajeto nesse espaço.

A forração por se desenvolve entre as pedras, mantendo o toque verde também para o piso, mas garantindo que o trajeto de pedras seja usado na circulação, de modo a evitar que a forração não sofra com pisoteadas.

 

jardim no corredor com grama preta
A espécie foi usada em parte do jardim estilo corredor
fachada com jardim pequeno com grama japonesa
O jardim da fachada traz desenhos feitos com o uso da grama
jardim pequeno com plantas e grama preta
O projeto paisagístico traz a grama forrando o solo e o jardim com mix de plantas de estilo tropical
jardim pequeno decorado com grama japonesa e pedras
O jardim pequeno mistura a forração fofa e pedras
jardim decorado com grama preta e vasos de flores
A delimitação da forração cria um desenho no pequeno jardim
jardim pequeno com grama decorativa
No projeto paisagístico, a forração fofa foi usada apenas em parte do desenho do jardim com pedras
jardim pequeno perto da piscina com grama preta
O pequeno jardim ao lado da piscina traz plantas ornamentais e forração de grama pelo de urso
jardim pequeno com grama japonesa
A forração foi usada no pequeno canteiro

jardim pequeno com grama preta projeto de jardinagem pequeno com grama preta

Jardim grande com grama preta

jardim amplo com grama preta

Para quem tem um espaço amplo no jardim, a grama preta pode ser uma excelente possibilidade de cobertura para a forração do solo, uma vez que a espécie se desenvolve rápido para cobrir o solo.

Como inspiração para o projeto de jardinagem em espaço amplo, a proposta aqui foi de usar a grama anã em tom de verde escuro cobrindo todo o solo na frente da casa, e com acréscimo de algumas plantas entre a forração, o que completa o jardim de um modo simples e mantém a proposta de baixa manutenção para o projeto de jardinagem.

 

jardim tropical com grama preta
O jardim estilo tropical traz a forração cobrindo o solo
jardim grande com grama preta
A forração fofa é uma das características do projeto
jardim com bancos e grama preta
Para não pisar na forração, o jardim tem pedras que servem para o deslocamento
jardim com plantas e grama preta
A grama forra parte do jardim com mix de plantas
jardinagem com grama preta
A espécie mini foi a escolha para o projeto paisagístico
jardim amplo com forragem de grama preta
A grama fofa deixa o jardim especial!
jardim amplo decorado com grama preta
O trajeto foi criado com troncos de madeira, o que evita pisar na forração
jardim decorado com grama preta e lirio da paz
Para o projeto, a espécie escolhida foi a versão comum, que é mais alta e fofa
jardim gramado com grama japonesa
A área ampla tem solo coberto por grama pelo de urso

jardim grande com grama preta

Jardim simples com grama preta

jardim simples com grama preta e pedras claras

Para quem não pretende fazer um projeto paisagístico muito elaborado e busca opções simples e de pouca manutenção, a ideia aqui traz uma ótima proposta para criar uma área verde e fácil de manter.

Para o projeto simples, a inspiração foi de usar a grama pelo de urso delimitada, criando desenhos no jardim e a área entre a forração complementada com pedrinhas, o que permite a circulação no jardim sem que afete a grama e com a proposta de manutenção bem simples.

 

projeto de jardinagem com jardim vertical e grama preta
A forração decora o espaço próximo ao jardim vertical
fachada de casa com grama preta em jardim simples
A forração cobre o solo na entrada da casa e o caminho tem tábuas rústicas de madeira
projeto de jardinagem simples com grama japonesa
A forração cobre o solo no pequeno canteiro da árvore
jardim simples com pedras e grama japonesa
O jardim simples e fácil de manter fica na lateral da casa
fachada com jardim simples e grama preta
O jardim simples em frente da casa traz a grama e pedras
jardim simples e pequeno com grama japonesa
O jardim com desenhos traz o mix da forração com pedras
jardim simples no corredor com grama japonesa
O jardim próximo do muro traz orquídea bambu e solo forrado com grama pelo de urso
projeto de jardim simples com grama preta
O pequeno jardim mistura tipos de grama

jardim simples com grama preta

Você já conhecia essa opção de forração? Conte-nos o que acha da proposta de incluir essa forração em projetos de jardinagem e se você prefere a versão comum ou a opção anã.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.